publicações selecionadas
-
artigo académico
- Supervisão e inovação pedagógica: Um estudo na formação inicial de professores de Francês em Moçambique. Educação & Sociedade. 2024
- A gamificação no ensino de inglês a crianças: Um projeto de investigação-ação em contexto formativo. PRATICA - Revista Multimédia De Investigação Em Inovação Pedagógica E Práticas De E-Learning,. 2023
- Primary English teacher education in Portugal: an exploratory study. European Journal of Teacher Education. 2022
- A investigação-ação ao serviço de uma pedagogia para a autonomia na formação contínua de professores de Inglês. Estreiadiálogos. 2022
- Vivências da supervisão de estágio – Um estudo em Angola. Indagatio Didactica. 2022
- A supervisão como espaço de transformação - um estudo no contexto do estágio. Educação & Sociedade. 2021
- Formar professores para a investigação pedagógica: O caso do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Estreiadiálogos. 2021
- Autonomy in Language Education 2020
- Avaliando o modelo de estágio dos Mestrados em Ensino da Universidade do Minho: Entre a qualidade desejada e a qualidade percebida. Instrumento - Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 2020
- Pedagogy of experience in teacher education for learner and teacher autonomy. Profile: Issues in Teachers´ Professional Development. 2020
- Reconfiguring a T&L centre to support the transition to emergency remote learning: Key findings from the IDEA centre, University of Minho. eucen Studies. eJournal of University Lifelong Learning. 2020
- O papel do livro didático na promoção da autonomia na aprendizagem de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2019
- Condições e trajetos do desenho de projetos de investigação-ação no estágio da formação inicial de professores. Estreiadiálogos. 2019
- Expressive reading and dramatization of stories in Teaching English to Young Learners. CLELEjournal. Children’s Literature in English Language Education. 2019
- Formando professores reflexivos através da investigação no estágio. Revista Internacional de Formação de Professores (rifp). 2019
- Promoção da aprendizagem cooperativa em contexto de estágio: Um estudo na formação inicial de professores em Moçambique. Indagatio Didactica. 2019
- A construção de competências profissionais no contexto do estágio em Enfermagem. Campo Abierto Revista de Educación. 2018
- Apresentação. Educar em Revista. 2017
- Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola. Eduser - Revista de Educação. 2017
- Investigação pedagógica na formação inicial de professores: Uma estratégia necessária e controversa. Estreiadialogos, . 2016
- Finalidades da supervisão e perfil dos supervisores: um estudo de caso em Angola. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Para uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade. REDU: Revista de Docencia Universitaria. 2014
- Pedagogia na universidade em transição: Reflexões a partir do Processo de Bolonha e da voz de gestores pedagógicos de cursos de Engenharia de Portugal. Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2014
- Aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional docente na universidade – Desafios, perspectivas e trajetórias de mudança. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. 2014
- Professional development as empowerment? The case of learning communities. The International Journal of Adult, Community, and Professional Learning. 2014
- Representations of Academic Life: Institutional and Personal Values. Revista Electronica de Investigacion Educativa. 2014
- A experiência educativa na formação inicial de professores. Atos de Pesquisa em Educação. 2013
- Em busca de uma avaliação mais educativa. Revista Meta:Avaliação. 2013
- Making a difference in teacher education? A case study. International Journal of Learning in Higher Education. 2013
- O professor como arquiteto da pedagogia na universidade. Revista Teias. 2013
- Searching for a more educative evaluation,Em Busca de uma Avaliação mais Educativa. Meta: Avaliação. 2013
- A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional. Linguarum Arena. 2011
- Towards teacher and learner autonomy: Exploring a pedagogy of experience in teacher education. . Revista Canaria de Estudios Ingleses. 2010
- Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade. 2009
- Developing the scholarship of pedagogy – Pathfinding in adverse settings. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning (JoSoTL). 2009
- Em contracorrente. O valor da indagação da pedagogia na universidade. Revista Educação Sociedade e Culturas. 2009
- Para uma pedagogia da experiência na formação pós-graduada de professores. Indagatio Didactica. 2009
- Towards a transformative vision of pedagogical supervision | Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade. 2009
- Reflective Teacher Development Towards Pedagogy for Autonomy in Schools: Promoting and Understanding Change through Pedagogical Inquiry. Challenges in teacher development: Learner autonomy and intercultural competence. 2007
- Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo Sem Fronteiras. 2005
- Transformar a pedagogia na universidade?. Currículo Sem Fronteiras. 2005
- Pedagogic Quality at University: What teachers and students think. Quality in Higher Education. 2002
- Concepções de pedagogia universitária ¿ uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 2000
- Concepções de pedagogia universitária – Uma análise do questionário de avaliação do ensino ministrado na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 2000
- The role of instructional supervision in the development of language pedagogy. Mélanges Pédagogiques. 2000
- Pedagogy and autonomy: Can they meet?. Revista Canaria de Estudios Ingleses. 1999
- Pre-service teacher development through action research. The Language Teacher. 1999
- Para uma caracterização do estado actual da Didáctica das Línguas em Portugal: Alguns dados preliminares. Educação & Sociedade. 1992
- Iniciativa e aprendizagem na aula de língua estrangeira. Educação & Sociedade. 1990
-
artigo de conferência
- Apoio institucional a projetos de inovação: criando cenários de aproximação ao ‘Scholarship of Teaching and Learning’ 2020
- Apoio institucional a projetos de inovação: criando cenários de aproximação ao ‘Scholarship of Teaching and Learning’ 2019
- Leading change for teacher education 2018
- Compreender a construção de competências profissionais: um estudo no contexto do estágio em enfermagem 2017
- Articulação entre ensino e investigação na formação de professores em estágio: o caso da Universidade do Minho 2016
- Políticas institucionais de qualidade e democratização no ensino 2016
- Pre-service teacher education in Angola: how student teachers perceive the practicum. AI Communications. 2016
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino (The role of research in the pedagogical practice of Masters in Teaching) 2013
- Aprender a ensinar antes de ensinar : uma experiência na formação didática de futuros professores de ciências 2012
- Aprender a ensinar antes de ensinar: uma experiência na formação didática de futuros professores de ciências 2012
- Inovar a supervisão em enfermagem: um projecto de investigação-intervenção 2012
- Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia 2011
- Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar 2011
- Transformar a pedagogia: um percurso de indagação pedagógica na Universidade do Minho 2010
- GT-PA: imagens com história(s)... de esperança! 2009
- Teacher education towards teacher (and learner) autonomy: what can be learnt from teacher development practices?. AILA Applied Linguistics Series. 2008
- Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade. 2007
- Transformar a Pedagogia na Universidade: condições de impossibilidade. 2005
- Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade 2005
- Para a compreensão da área de estudo acompanhado 2004
- Resistir e agir estrategicamente: a pretexto de um prefácio às actas do 2.º Encontro do GT-PA 2004
- Sobre a qualidade da pedagogia universitária : o que pensam professores e alunos 2003
- Sobre a qualidade da pedagogia universitária: O que pensam professores e alunos 2003
- Concepções de pedagogia universitária – um estudo na Universidade do Minho: um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
- Learner autonomy and teacher development : a brief introduction to GT-PA as a learning community 2002
- Looking back and ahead : issues and challenges 2002
- Concepções de pedagogia universitária: Um estudo na Universidade do Minho 2001
- Principios reguladores da pedagogia universitária 2001
- Para o desenvolvimento da autonomia com o manual escolar 1999
- A Investigação-acção na formação de professores : um projecto de supervisão do estágio integrado e um percurso de formação 1996
- A interacção verbal em contexto pedagógico. Perspectivas de análise 1989
-
artigo de revista
- Inquiry-based professional learning in the practicum: Potential and shortcomings. Teaching and Teacher Education. 2021
- Formação de professores baseada na investigação pedagógica. Educação em Perspectiva. 2020
- A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem. Campo Abierto: Revista de Educación. 2018
- Task-based instruction for autonomy: Connections with contexts of practice, conceptions of teaching, and professional development strategies. Tesol Quarterly. 2017
- Nursing students’ perceptions of training processes in clinical supervision contexts. Revista de Enfermagem Referência. 2017
- Formação pós-graduada de professores: Construindo uma pedagogia da experiência, rumo a uma educação mais democrática. Educar em Revista. 2017
- Learner-centred materials development in initial language teacher education. IOSR Journal of Research & Method in Education (IOSR-JRME). 2017
- Perceções da supervisão de estágio numa escola de formação em Angola. Eduser: Revista de Educação. 2017
- Para uma mudança profunda da qualidade da pedagogia na universidade. REDU: Revista de Docencia Universitaria. 2014
- Representations of academic life : institutional and personal values 2014
- Research in foreign language education in Portugal (2006-2011): Its transformative potential. Language Teaching. 2014
- A experiência educativa na formação inicial de professores 2013
- Em busca de uma avaliação mais educativa. Meta: Avaliação. 2013
- O professor como arquiteto da pedagogia na universidade. Revista Teias. 2013
- Academic development as educational inquiry? Insights from established practices. International Journal for Academic Development. 2012
- A experiência educativa como espaço de (trans)formação profissional. Linguarum Arena. 2011
- Towards teacher and learner autonomy: exploring a pedagogy of experience in teacher education. Revista Canaria de Estudios Ingleses. 2010
- Enhancing pedagogy for autonomy through learning communities: making our dream come true?. Innovation in Language Learning and Teaching. 2009
- Developing the scholarship of pedagogy: pathfinding in adverse settings. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning. 2009
- Em contracorrente: o valor da indagação da pedagogia na universidade. Educação e Pesquisa. 2009
- Para uma pedagogia da experiência na formação pós-graduada de professores. Indagatio Didactica. 2009
- Para uma visão transformadora da supervisão pedagógica. Educação & Sociedade. 2009
- Pontes (in)visíveis entre teoria e prática na formação de professores 2005
- Concepções de pedagogia universitária : uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 2000
- Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares 1992
- Iniciativa e Aprendizagem na Aula de Língua Estrangeira 1990
-
capítulo de livro
- Professional learning competences and tasks in Primary English teacher education curricula in Portugal 2024
- Inovação pedagógica no ensino superior português: As experiências dos professores 2023
- A articulação investigação-ensino na formação inicial de professores: O caso dos mestrados em ensino pós-Bolonha da Universidade do Minho 2021
- Avenues for autonomy: concluding remarks 2020
- From European to national policies in language education: Plurilingualism and the case of Portugal 2020
- Language teacher education for autonomy: The role of inquiry in practicum experiences 2020
- O papel do Centro IDEA-UMinho na transição para o ensino online durante a pandemia COVID-19: enfrentar desafios e criar oportunidades 2020
- Trajetos de mudança na educação: Uma história de várias histórias 2020
- Estruturas de apoio institucional ao ensino no contexto português 2019
- Mudança pedagógica e apoio institucional ao ensino: Um estudo no contexto português 2019
- Understanding and enhancing change in post-Bologna pre-service teacher education: Lessons from experience and research in Portugal 2019
- Estruturas de apoio à reconfiguração das culturas pedagógicas no ensino superior 2018
- O potencial transformador da investigação dos professores 2018
- Teacher education for autonomy: Case pedagogy as an empowering interspace between reality and ideals 2018
- Enhancing teacher research for autonomy in postgraduate teacher education 2017
- Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas 2017
- The critical role of writing in inquiry-based pre-service teacher education 2017
- Estudar e inovar a pedagogia no ensino superior: Trajetória de constituição do NEIP 2016
- A investigação ao serviço da formação e do desenvolvimento profissional dos formadores: Um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensino 2016
- Comunidades de aprendizagem interorganizacionais: que sinergias emancipatórias? 2016
- Estudar e inovar a pedagogia na universidade: Trajetória de constituição do NEIP 2016
- Integrating research into the practicum: Inquiring into inquiry-based professional development in post-bologna initial teacher education in Portugal 2016
- O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior 2016
- Pedagogy for autonomy and educational change: ‘the flight of a butterfly or the flight of a bullet 2016
- Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia 2016
- Qualidade do Ensino nas Políticas Institucionais: o caso da Universidade do Minho 2016
- Qualidade do ensino nas políticas institucionais – O caso da Universidade do Minho 2016
- Entre a reprodução e a transformação – A investigação como prática pedagógica na formação de professores 2015
- Research on Portuguese as a non-native language in Portugal: Inquiring into its transformative potential 2015
- A condição docente e o exercício da liderança: perspetivas dos professores [The teaching profession and the exercise of leadership: teachers' perspectives] 2014
- Formar professores para a diversidade linguística nas escolas portuguesas: Necessidades e possibilidades de intervenção 2014
- Formação inicial de professores em Portugal: Problemas, desafios e o lugar da prática nos Mestrados em Ensino Pós-Bolonha 2014
- Investigação educacional e experiência educativa 2014
- Para uma formação professional emancipatória: Pressupostos e linhas de ação 2014
- Para uma investigação verdadeiramente pedagógica 2014
- Pedagogia, formação e investigação 2014
- História de um movimento de transformação da pedagogia: Moral da história? 2013
- Teacher education and autonomy: Where’s the real story? 2013
- The scholarship of pedagogy in adverse settings - Lessons from experience 2013
- Representações da vida académica: o papel do ensino na universidade 2012
- Inovar a Supervisão em Enfermagem: um projecto de investigação-intervenção. 2012
- Inovar a supervisão em enfermagem , um projecto de investigação-intervenção 2012
- Inovar a supervisão em enfermagem : um projecto de investigação-intervenção 2012
- Inovar a supervisão em enfermagem: um projecto de investigação-intervenção 2012
- Investigar a educação em línguas no contexto da formação pós-graduada de professores. Uma abordagem em rede 2012
- O lugar da experiência na formação de professores 2012
- Pre-service teacher education in Portugal – The transformative power of local reform 2012
- Transformar a pedagogia na universidade: Um caminho de transgressão? 2012
- Entre o privado e o público: O diário como lugar de transformação 2011
- Language learner autonomy in a Portuguese context 2011
- Supervisão: (Re)produzir a pedagogia 2011
- A avaliação como espaço de (des)aprendizagem: Tensões e possibilidades 2010
- A investigação-acção na formação reflexiva de professores-estagiários: Percursos e evidências de um projecto de supervisão 2010
- A supervisão como um jogo de subversão de regras 2010
- Formação em supervisão: (Re)produzir a pedagogia no espaço da possibilidade 2010
- Formação reflexiva de professores e pedagogia para a autonomia: Para a constituição de um quadro ético e conceptual da supervisão 2010
- Olhares sobre o projecto ‘Línguas e Educação: Construir e Partilhar a Formação’ – A paixão na linguagem e a condição da diversidade 2010
- Para uma pedagogia da investigação ao serviço de uma educação transformadora 2010
- Para uma pedagogia transformadora na formação pós-graduada em supervisão 2010
- Regulação crítica da prática supervisiva: Propostas de acção 2010
- Transformar a pedagogia na universidade: possibilidades e constrangimentos 2009
- (Des)aprender a avaliação avaliando: Episódios de uma experiência pedagógica 2009
- Investigating contexts for learner autonomy – A study of learner readiness and beyond 2009
- Que direção para a formação em supervisão pedagógica? 2009
- Reflective teacher education towards learner autonomy: Moving towards a culture of possibility 2008
- Reflective teacher education towards learner autonomy: building a culture of possibility 2008
- Staging pedagogy for autonomy : two plays 2008
- Staging pedagogy for autonomy: Two plays 2008
- Teacher development and learner autonomy: Images and issues from five projects 2008
- Teacher development for learner autonomy : images and issues from five projects 2008
- Teacher education towards teacher and learner autonomy: What can be learnt from teacher development practices 2008
- Teacher development through inquiry - Getting started 2007
- Addressing constraints on autonomy in school contexts – Lessons from working with teachers 2003
- Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
- Das representações e práticas de aprendizagem dos alunos à (re)conceptualização das (teorias) práticas dos professores 2000
- Pedagogia e autonomia 2000
- Pedagogy for autonomy - Exploratory answers to questions any teacher should ask 1997
- Pedagogia para a autonomia: Implicações discursivas e análise da interacção 1995
- Alunos autónomos e professores reflexivos 1994
- Consciência metalinguística e aprendizagem de uma língua estrangeira 1993
- Observação e supervisão de professores 1993
-
documento
- Pedagogies for autonomy in language teacher education- Perspectives on professional learning, identity, and agency 2024
- Autonomy in language education: Theory, research and practice 2020
- Cenários de mudança na educação 2020
- A FORMAÇÃO COMO PONTO DE PARTIDA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: FOLLOW-UP DAS SEMANAS DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM DO CENTRO IDEA-UMINHO/TRAINING AS A STARTING POINT FOR THE IMPLEMENTATION OF INNOVATIVE PRACTICES IN HIGHER EDUCATION: FOLLOW-UP OF DEVELOPMENT WEEKS THE TEACHING AND LEARNING OF CENTRO IDEA-UMINHO 2019
- A formação como ponto de partida para a implementação de práticas inovadoras no Ensino Superior: follow-up das Semanas de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem do Centro IDEA-UMinho 2019
- Apoio institucional a projetos de inovação: criando cenários de aproximação ao 'Scholarship of Teaching and Learning'/Institutional support for innovation projects: creating scenarios of approximation to the 'Scholarship of Teaching and Learning' 2019
- Apoio institucional a projetos de inovação: criando cenários de aproximação ao ‘Scholarship of Teaching and Learning’/Institutional support for innovation projects: creating scenarios of approximation to the ‘Scholarship of Teaching and Learning’ 2019
- CNaPPES 2018 – Atas do 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior 2019
- A formação como ponto de partida para a implementação de práticas inovadoras no Ensino Superior: a experiência inicial do Centro IDEA-UMinho/Training as a starting point for the implementation of innovative practices in Higher Education: the initial experience of the IDEA-UMinho Center 2018
- A construção de competências profissionais no contexto do estágio em enfermagem 2018
- A formação como ponto de partida para a implementação de práticas inovadoras no Ensino Superior: a experiência inicial do Centro IDEA-UMinho 2018
- Language teacher education for learner autonomy: the empowering potential of case pedagogy 2017
- Prefácio [a "Inovação pedagógica no ensino superior: ideias (e) práticas"] 2016
- Articulação entre ensino e investigação na formação de professores em estágio: o caso da Universidade do Minho 2016
- Dificuldades e aprendizagens dos estudantes em contexto de ensino clínico hospitalar da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho 2016
- Inovação pedagógica no Ensino Superior: Ideias (e) práticas (vol. 1 / 2) 2016
- Pedagogia Universitária 2015
- Pedagogia para a autonomia - Imaginar e fazer a mudança em tempos difíceis. Atas do 6º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia), 2014
- Quando os professores investigam a pedagogia, em busca de uma educação democrática 2014
- Re-conhecendo e transformando a pedagogia. Histórias de superVisão 2014
- Atas do Congresso Ibérico - Pedagogia para a autonomia 2011
- Understanding and exploring pedagogy for autonomy in language education - a case-based approach 2011
- Atas do Congresso Ibérico - Ensino superior em mudança: tensões e possibilidades. 2010
- Pedagogia para a autonomia-(Re)construir a esperança na educação. Atas do 4º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia) 2009
- Transformar a pedagogia na Universidade - Narrativas da prática 2009
- Pedagogia para a autonomia - Resistir e agir estrategicamente. Atas do 2º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia) 2004
- Pedagogy for autonomy and English learning -Atas do 1º Encontro do GT-PA (Grupo de Trabalho-Pedagogia para a Autonomia) 2002
- Educação em línguas estrangeiras. Investigação, formação, ensino. Atas do 1º Encontro Nacional de Didáctica/ Metodologia do Ensino das Línguas Estrangeiras 1999
-
livro
- "Sobre a Natureza e as causas da autonomia dos artistas" 2024
- Inovação pedagógica no ensino superior. Cenários e caminhos de transformação 2022
- Mapeando abordagens da formação inicial de professores de inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal 2021
- Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas 2017
- Mapping autonomy in language education: A framework for learner and teacher development 2017
- Estudar e inovar a pedagogia no ensino superior: Trajetória de constituição do NEIP 2016
- O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior 2016
- Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia 2016
- Enhancing autonomy in language education: A case-based approach to teacher and learner development 2015
- Transformar a pedagogia na universidade: Experiências de investigação do ensino e da aprendizagem 2014
- Supervisão e avaliação do desempenho docente: para uma abordagem de orientação transformadora 2011
- Supervisão e avaliação do desempenho: Para uma abordagem de orientação transformadora 2011
- No caleidoscópio da supervisão: Imagens da formação e da pedagogia 2010
- No caleidoscópio da supervisão: imagens da formação e da pedagogia 2009
- Pedagogy for autonomy in language education in Europe - Towards a framework for learner and teacher development 2007
- Concepções de Pedagogia Universitária: Um Estudo na Universidade do Minho 2002
- Concepções de pedagogia universitária - Um estudo na Universidade do Minho 2002
- Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
- Autonomia na aprendizagem da língua estrangeira - Uma intervenção pedagógica em contexto escolar 1998
- Caracterização da Didáctica das Línguas em Portugal - Da análise dos programas às concepções da disciplina 1993
- Para além dos testes - Práticas de avaliação na aula de Inglês 1993
- Supervisão: uma prática reflexiva de formação de professores 1993