publicações selecionadas
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artigo académico
- The right to education of adults in Portugal. The International Journal of Human Rights. 2023
- Conscientizar para esperançar: a importância do legado político-pedagógico de Paulo Freire no século XXI. Educação: Teoria e Prática. 2021
- Políticas educacionais: gerencialismo e democratização da educação em Portugal (2007-2017). Revista Brasileira de Educação. 2021
- LGBTI Sexualities and intersectional research. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults. 2021
- VALORIZAR A EXPERIÊNCIA DE VIDA E DE TRABALHO NA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO – BREVES SUBSÍDIOS AO DEBATE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. 2020
- Adult learning and education in Spain and Portugal: an interpretative study of doctoral theses (2006-2018). International Journal of Lifelong Education. 2020
- Aspectos da construção histórica da identidade da educação de jovens e adultos no Brasil e em Portugal: enfoque na agenda política e suas práticas discursivas. Cadernos de História da Educação. 2020
- Educação Permanente e Intergeracionalidade: O Papel Transformador dos Projetos de Animação. SER Social. 2020
- Fluxos assistenciais intermunicipais de nascimentos e óbitos perinatais na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Brasil, em 2011 e 2014 2020
- Más Alla del Género: Educación afectiva-sexual con adultos/as y mayores - Una revisión bibliográfica narrativa . OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes. 2020
- O ensino integrado como medida política em prol da justiça social: o caso dos cursos EFA em Portugal e do PROEJA no Brasil. Revista Brasileira de Educação. 2020
- Resgatar a Meta-Reflexão Freiriana em Cinco Atos - Um marco perene para pensar dilemas do educador-investigador hodierno . Educação e Pesquisa. 2020
- Pedagogia social e políticas educacionais: desafios e solicitações. Laplage em Revista. 2019
- Os estágios curriculares supervisionados (práticas) de alunos da licenciatura em educação social – reflexões em torno das perceções de um grupo de estudantes. Laplage em Revista. 2019
- State responsibility for fostering participation and social justice – policies for low skilled adults in Portugal and Italy 2019
- The right of adults to education: A comparative analysis from the Portuguese and Italian policy agenda. Research in Comparative and International Education. 2019
- Emergência e transformações ocorridas nas políticas e práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais (RAE) em Portugal (1999-2017) 2018
- A EDUCAÇÃO DE ADULTOS EM PORTUGAL E OS TRAÇOS DA POLÍTICA GLOBAL EM TEMPOS DE AUSTERIDADE. Holos. 2018
- A Nova Política de Educação e Formação de Adultos em Portugal: crítica à governação neoliberal do sector em contexto de europeização. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2018
- Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educação e Pesquisa. 2018
- Silêncios e Desafios da Agenda para o Desenvolvimento Pós-2015 – reflexões sobre o papel da Educação Social Crítica. Currículo Sem Fronteiras. 2018
- A resiliência do oprimido e a emergência do movimento da economia solidária – Uma questão de esperança. Conhecimento & Diversidade. 2017
- At the 'backstage' of a scientific research in education: methodological and intellectual reflections and questions 2017
- DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLOGIA DE INTERVENÇÃO DA PEDAGOGIA-EDUCAÇÃO SOCIAL – REFLEXÕES NUMA ZONA DE FRONTEIRA 2017
- Desafios epistemológicos e metodologia de intervenção da pedagogia-educação social – reflexões numa zona de fronteiraEpistemological challenges and methodology for intervention of social pedagogy-education – reflections in a border zone 2017
- Nos bastidores de uma investigação científica educacional: reflexões e questionamentos metodológicos e intelectuais. Práxis Educacional. 2017
- Older persons' experiences and perspectives of receiving social care: a systematic review of the qualitative literature. Educação & Sociedade. 2016
- Animação Socioeducativa e Envelhecimento Ativo: reflexões em torno da promoção da saúde e prevenção da doença . OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes. 2016
- Da conceção à implosão da nova política de educação e formação de adultos (EFA) em Portugal (1996-2016): e agora tudo o vento levou? 2016
- Diversificação, Massificação e Esvaziamento da Oferta de Educação e Formação de Adultos (EFA) em Portugal: Algumas Reflexões e Inquietações. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2016
- A Nova política pública de educação e formação de adultos em portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada?. Educação & Sociedade. 2015
- A nova política pública de educação e formação de adultos: os educadores de adultos numa encruzilhada? 2015
- AS POLÍTICAS DE ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL E O CASO DOS ESTUDANTES NÃO TRADICIONAIS: REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DOS ADULTOS À EDUCAÇÃO (SUPERIOR) 2015
- Interdisciplinaridade e mediação intercultural - Knowles, Freire e Apostel revisitados . OMNIA Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes. 2015
- The new public policy for adult education and training policy in portugal. Are adult educators at a crossroad? | La nouvelle politique d’éducation et de formation des adultes au Portugal. Les formateurs d’adultes à la croisée des chemins? | A Nova política pública de educação e formação de adultos em portugal. Os educadores de adultos numa encruzilhada?. Educação & Sociedade. 2015
- Reflexões epistemológicas sobre o potencial emancipador da pedagogia da libertação para superar o modelo escolar no quefazer do(a) professor(a). Educar em Revista. 2014
- Ensaio sobre Pedagogia-educação social - pensar as repercussões da filosofia político-pedagógica de Paulo Freire . Cadernos do Grupo de Estudos Interdisciplinares-GREI . 2014
- La Realidad Perdida en la Educación Bancaria y su Rescate Experiencial . Diálogo Filosófico . 2014
- Os educadores de adultos no quadro de uma nova política pública de educação e formação de adultos em Portugal: alguns desafios . Sensos. 2014
- The Portuguese Recognition of Prior Learning (RPL) policy agenda - Examining a volatile panacea by means of ethnophenomenological interpretations. Encyclopaideia. 2014
- A Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos (ANEFA): Um marco na europeização da agenda pública do setor 2013
- A Agência Nacional para a Educação e Formação de Adultos (ANEFA) - um marco na europeização da agenda pública do sector. Educar em Revista. 2013
- Europeinization of adult education policies: Theorethical reflections from the Spanish and Portuguese cases | Europeização das políticas de educação de adultos: Reflexões teóricas a partir dos casos de Espanha e Portugal. Education Policy Analysis Archives. 2013
- Mediar entre Regulação e Emancipação - perspetiva crítica sobre os princípios e valores da cidadania social . Cadernos do Grupo de Estudos Interdisciplinares-GREI . 2013
- O Movimento das Histórias de Vida e a Educação de Adultos de Matriz Crítica: ideias e conceitos em contexto 2013
- Social Care and Well-Being. Experiences and Perspectives of an Old-Aged Group . Journal of Spatial and Organizational Dynamics - Discussion Papers . 2013
- The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators: some tensions and ambivalences in the framework of new public policies. International Journal of Lifelong Education. 2013
- The movement of life histories and critical adult education: Putting concepts and ideas in context | O Movimento das Histórias de Vida e a Educação de Adultos de Matriz Crítica: Ideias e conceitos em contexto 2013
- A Educação Social e Permanente de Adultos (ESPA) como um Quefazer Filosófico Transformadorde Situações-limite. Haser: Revista Internacional de Filosofía Aplicada. 2012
- From lifelong education to lifelong learning: Discussion of some effects of today’s neoliberal policies. European Journal for Research on the Education and Learning of Adults. 2012
- BRON Jr, Michal; GUIMARÃES, Paula e CASTRO, Rui Vieira de (Eds.). (2009). The State, Civil Society and the Citizen – Exploring Relationships in the Field of Adult Education in Europe. Frankfurt am Main: Peter Lang (229 páginas). 2011
- The State, Civil Society and the Citizen - Exploring Relationships in the Field of Adult Education in Europe 2011
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artigo de conferência
- Women and NEETs in the Mediterranean Area: looking for emerging opportunities in a context of socioecological crisis 2021
- A crise recente da Agenda Portuguesa de Educação de Adultos e Adquiridos Experienciais – reflexões em torno de sereias e argonautas 2020
- Desarrollo de la Igualdad Afectivo-Sexo-Genérica a través de la Participación en un Programa de Aprendizaje-Servicio: un Estudio de Caso en la Universidade do Algarve (Portugal) 2019
- Práticas Socioeducativas Inclusivas em Portugal - Reflexões Preliminares a partir das Perspetivas de Atores no âmbito do Projeto EDUPLACES 2019
- As medidas educacionais em prol da formação plena dos sujeitos – o caso do ensino integrado para jovens e adultos vulneráveis em Portugal e no Brasil 2018
- Projeto EDUPLACES - Reflexões a partir dos critérios de constituição do portefólio de práticas socioeducativas inclusivas 2018
- O papel da pedagogia-educação social no aprofundamento de transições societais democráticas e sustentáveis 2016
- Centralidades e periferias na intervenção educacional: a inserção escolar como problema de inclusão social e a escola como instituição parceira 2015
- Educação Social, Direitos Humanos e Democratização: Silêncios e Desafios da Agenda para o Desenvolvimento Pós-2015 2015
- Changing configurations in the governance of adult education in Europe: discussion of some effects of the Lisbon Strategy in Portugal 2014
- Educar para a emancipação social – notas sobre o conservadorismo e a praxis conscientizadora 2014
- Interrogating the social purpose of recent RPL policy in Portugal – challenges and debates 2014
- Reconstruir o espaço de ação educacional ou localizar problemas escolares? Interrogações a partir de uma pesquisa exploratória. 2014
- A Construção da Transnacionalização da Educação de Adultos no Contexto Comunitário Europeu – Impactos na Agenda Política Nacional para o Sector 2012
- Intelectuais em Busca de Possibilidades: O Potencial Emancipador da Pedagogia da Libertação para Redesenhar as Oportunidades dos Educandos na Escola em Tempo de Crise 2012
- A Agenda Política Nacional para a Educação de Adultos Durante a Primeira Década de Integração Europeia (1986-1996): a emergência de uma educação de adultos alomórfica de inscrição transnacional 2011
- Adult Educators in Portugal: which role have they been playing? 2011
- Adult Educator’s Identities in Transition - Changes within adult education and training policy in Portugal (1999-2005). 2011
- Adult educators in Portugal : which role have they been playing? 2011
- Conocimiento-acción, intelectuales organicos y educación de adultos en el global-local : utopística para activar procesos de transformación social 2011
- A Nova Matriz de Governação e as Políticas Públicas de Educação de Adultos : Mapeando Tensões Fundamentais 2010
- Globalização e europeização : questões teórico-conceptuais para debater e investigar a redefinição do mandato para a educação de adultos hodierna 2010
- A Agenda Política Nacional para a Educação de Adultos até Meados dos Anos 80: Uma História de Avanços e Recuos na Promoção do Sucesso Educacional da População Adulta Portuguesa 2009
- A Educação Formal, a Educação Não Formal e a Educação Informal: Sínteses e Antíteses da Evolução da Ideia de Educação para o Sucesso pensada a partir da óptica da Educação de Adultos 2008
- Da Educação Permanente à Aprendizagem ao Longo da Vida: o que mudou na Educação de Adultos Hodierna? 2008
- As Novas Lógicas de Educação e Formação de Adultos: O Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Adquiridas ao Longo da Vida 2007
- Contributos para uma Sociologia Política do Campo da Educação de Adultos em Portugal 2007
- The Recognition, Validation and Certification of Key Competenses System: A New Way of Promoting Active Citizenship? 2005
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artigo de revista
- DIMENSÕES BIOGRÁFICAS, RESPOSTAS COMUNITÁRIAS: TENSÕES NUMA POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAL EM PORTUGAL. Cadernos de Pesquisa. 2019
- Janus in governance: Interpellations around an educational policy of community intervention in Portugal. Education Policy Analysis Archives. 2019
- Social care and well-being. Experiences and perspectives of an old-aged group 2013
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capítulo de livro
- Violência doméstica: percursos de vida de mulheres vítimas de violência no contexto familiar 2021
- Breve Nota Introdutória 2020
- Carreira, Quotidiano e Saberes Profissionais dos Cuidadores Formais de Adultos e Idosos Institucionalizados 2020
- Conclusão: reflexões a propósito da investigação em educação social 2020
- Duas Agendas Educacionais em Prol da Justiça Social em Portugal (EFA) e no Brasil (PROEJA): entre avanços e retrocessos 2020
- Introdução 2020
- O Lugar da Educação Social no Combate à Violência Doméstica - Estudo exploratório na Associação Portuguesa de Apoio à Vítima 2020
- Perceções sobre práticas de reconhecimento de adquiridos experienciais em Portugal – dilemas e desafios hodiernos das equipas técnicas e dos adultos em processo 2020
- Reconhecer e Valorizar o Saber Experiencial dos Adultos-Idosos: Contributos da Pedagogia-Andragogia Participativa 2020
- Un Programa de Aprendizaje-Servicio sobre Identidades y Corporalidades LGTBI en la Universidad do Algarve (Portugal) 2020
- Comunidades de prática e de aprendizagem em contextos socioeducativos de inclusão 2019
- Emergência e hecatombe da ‘Nova Política de Educação e Formação de Adultos’ em Portugal (1999-2012): Crítica à Governação Neoliberal do Sector em Contexto de Europeização 2019
- The Role of Transnational Bodies in Lifelong Learning and the Politics of Measurement 2019
- A Criação e Evolução do Reconhecimento de Adquiridos Experienciais em Portugal 2018
- Animação Socioeducativa e Envelhecimento Ativo - Reflexões em torno da promoção da saúde e prevenção da doença 2018
- Considerações finais 2018
- Estratégias Intergeracionais de Animação Socioeducativa como contributo para um Envelhecimento Ativo 2018
- International organisations and the agenda for development: the role of lifelong learning 2018
- Mezinarodni organizasse a agenda rozvoje: role celozivotniho uceni se v transnacionalizovanych verijnich politicach (The European Union¿ agenda of lifelong learning: transnacionalisation of policies) 2018
- O Papel dos Projetos de Animação Sociocultural com Idosos Institucionalizados 2018
- Transpor Fronteiras como modus operandi para uma Educação Social Transformadora 2018
- Aprender no curso da vida: as políticas de educação de adultos e o acesso ao ensino superior em Portugal 2016
- Refletir com (im)pertinência intervir com ousadia: por uma educação transformadora 2016
- The Portuguese case of RPL new practices and new adult educators - some tensions and ambivalences in the framework of new public policies 2016
- A Conceção e Implementação da Nova Política de Educação e Formação de Adultos em Portugal: sinopse histórica de uma viragem na agenda política nacional (1996-1999) 2014
- Vida e Obra de Paulo Freire: a Dialética de um Olhar Fundador para uma Educação Problematizadora que Liberta, Transforma e Emancipa 2014
- Contribuciones actuales del pensamiento freiriano en la educación de filosofía con niños - para una democratización de la democracia en tiempos de crisis 2013
- Subsídios Teórico-conceptuais para Problematizar a Avaliação das Aprendizagens Experienciais dos Adultos 2012
- As políticas educativas como políticas sociais: mapeando transformações no mandato para a educação de adultos hodierna 2011
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documento
- Investigação em Educação Social – prática e reflexão. Volume II 2020
- Projecto: “Diseño de una guía didáctica - para introducir la metodología del Aprendizaje-Servicio en la docencia universitaria” [Financiado pela Convocatória de Grupos Docentes para la Creación de Materiales Didácticos en la Universidad de Almería. Bienio 2019 y 2020 (+z5d8wf0lZ7xGJFC7I00Vw==)]. 2020
- Rumos da Educação e Formação de Jovens e Adultos em Portugal e no Brasil - um balanço comparado de políticas e práticas 2020
- Pensar interdisciplinarmente e agir interprofissionalmente em prol de um mundo melhor – um leitmotiv para a educação social 2019
- Investigação em educação social - prática e reflexão. Volume I 2018
- Que contributos pode dar a educação à promoção da trilogia inalienável de direitos (civis; políticos, sociais, económicos e culturais)? 2018
- Observações im(pertinentes) sobre reconhecer competências advindas da aprendizagem experiencial 2017
- Notas sobre o poder coletivo e a educação social num mundo complexo 2016
- A Redefinição do Papel do Estado e as Políticas Públicas para a Educação de Adultos em Portugal – reflexões (im)pertinentes 2015
- Por uma Educação Holística e Pública 2015
- Abrindo Caminhos para uma Educação Transformadora - Ensaios em Educação Social, Filosofia Aplicada e Novas Tecnologias 2014
- Mediar entre regulação e emancipação: perspetiva crítica sobre os princípios e valores da cidadania social 2013
- Sobre a redução do político ao técnico no campo da educação de adultos 2013
- A Educação Permanente como fonte para Repolitizar o Debate Público sobre Educação e Formação de Adultos 2011
- Investigar e Agir para Desafiar o Carácter Instrumental da «Nova EFA» - Pistas para Reanimar a Educação de Adultos como Pedagogia de Oposição 2010
- Editoriais (2006-2007: Edição Bimensal) 2006
- Reflexões de Inspiração Freiriana a Propósito do RVCC
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livro
- As Políticas Educativas para o Sector da Educação de Adultos em Portugal: As Novas Instituições e Processos Educativos Emergentes entre 1996-2006. Lisboa: Chiado Editora 2013
- As políticas educativas para o sector da educação de adultos em Portugal: As novas instituições e processos educativos emergentes entre 1996-2006 2013
- Subsidios breves para o debate de princípios e valores na formação politica do(a) educador(a) social 2012
- A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal - uma etnografia critica em educação de adultos 2011
- A criação do reconhecimento de adquiridos experienciais (RVCC) em Portugal: uma etnografia crítica em educação de adultos 2011
- Genealogia dos conceitos em educação de adultos: da educação permanente à aprendizagem ao longo da vid : um estudo sobre os fundamentos político-pedagógicos da prática educacional 2011
- Genealogia dos conceitos em educação de adultos: da educação permanente à aprendizagem ao longo da vida - um estudo sobre os fundamentos politico-pedagógicos da prática educacional 2011
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teses
- A educação socioambiental e a emergência de novos paradigmas de sustentabilidade: contributos de uma empresa de energias renováveis para o processo de transição energética 2022
- Resiliência em vítimas de maus-tratos: o papel do educador social junto de crianças e jovens 2022
- A educação social e a violência doméstica:Estudo exploratório na associação portuguesa de apoio à vítima 2017
- A vinda dos portugueses das ex-colónias para Portugal contributos da educação social para compreender a cidadania usando narrativas biográficas 2017
- Sou mãe e agora? A educação social e as vivências da maternidade no mercado de trabalho – um estudo de caso a partir da perspetiva de mães algarvias 2017
- Um projeto de animação em Centro de Dia 2017
- Perceções e representações dos idosos sobre o papel da animação sociocultural no seu bem-estar: um estudo de caso exploratório na Associação Âncora 2016
- Vivendo e aprendendo: a literacia ao longo da vida 2013
- Educadores de adultos nos Centros Novas Oportunidades: que papel têm vindo a desempenhar? - visão a partir de um estudo de caso num CNO no Algarve 2012
- Políticas para a Educação de Adultos em Portugal – A Governação Pluriescalar da «Nova Educação e Formação de Adultos» (1996-2006) 2009
- A Cultura do Camaleão – A Guitarra Portuguesa e os Limites da Representação 2001
- O Teatro e as suas ‘Mudanças de Contexto’: O Estágio Internacional de Atores Lusófonos 1998