publicações selecionadas
-
artigo académico
- Digital literacy in early childhood education: what can we learn from innovative practitioners?. International Journal of Early Years Education. 2023
- Os registos de escrita precoce em crianças de 5-6 anos: evidência da evolução das conceções precoces sobre a linguagem escrita 2023
- A gestão pedagógica da literacia emergente em crianças de três anos: "não te ajudo mais, tenta lá tu". Indagatio Didactica. 2020
- Teacher training and professional identity: the contribution of collaborative work in education. Profesorado: Revista de Currículum y Formación del Profesorado. 2019
- Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação. Acta Scientiarum. Language and Culture. 2018
- Para uma avaliação das práticas literácitas em leitura e escrita no jardim de infância. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Para a Caraterização do Ensino e da Aprendizagem da Gramática em Portugal: as Perceções dos Professores. Diadorim. 2017
- Inducing Supervision Practices among peers in a Community of Practice. Journal for Educators Teachers and Trainers. 2016
- Animador de leitura: das razões de ser ao perfil de competências. . Cadernos do Externato Cooperativo da Benedita. 2012
- Criança, Sujeito de Direitos: a Infância que se ergue. Breve fundamentação. . Revista Saber (e) Educar. 2011
- O Direito à língua – A Diversidade Linguística na Escola. Revista Saber (e) Educar. 2011
- O valor do conhecimento gramatical no ensino-aprendizagem da língua. Revista Saber (e) Educar. 2008
- Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê?. Cadernos de Estudo. 2007
- Entrevista: Pela Educação, com António Nóvoa. Revista Saber (e) Educar. 2006
- A aquisição de uma Língua Segunda: muitas questões e algumas respostas. Revista Saber (e) Educar. 2005
- Word Order Alternation in Medieval Portuguese. Portuguese Studies. 2002
-
artigo de conferência
- Ensinar e aprender a escrever: conceções e perceções de professores cooperantes no processo de ensino e aprendizagem da escrita 2023
- Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores 2021
- O conhecimento gramatical de futuros docentes: implicações para a formação de professores 2019
- Prática de Ensino Supervisionada na formação de professores - um binómio formação/investigação 2018
- Os recursos digitais ao serviço do ensino e aprendizagem da gramática 2018
- Relações entre o Português europeu e as suas variedades internacionais. Um estudo com futuros profissionais da Educação. 2018
- Estatuto do Português no mundo atual: reflexões sobre a sua abordagem na formação de futuros profissionais da Educação. 2017
- Avaliação da Prática de Ensino Supervisionada na formação inicial de professores 2017
- Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. What's up in digital reading? 2017
- A diferenciação pedagógica como estratégia promotora do ensino-aprendizagem do Português 2016
- Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB 2015
- Da leitura aos manuais digitais - perceções de estudantes da formação inicial de professores 2014
- De Programa em Programa até às Metas Curriculares de Português: o desenho de percursos de aprendizagem na educação linguística 2014
- A leitura digital – perceções de professores em formação 2014
- Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2014
- Comunidade de Prática: Ambiente Educativo Emergente de Desenvolvimento Profissional Docente 2013
- Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de Professores em Formação. 2013
- Animador de leitura, um novo perfil docente. 2012
- Perceções de Mestrandos na área de formação de professores sobre educação linguística 2012
- Tipologia do erro na escrita e a terminologia linguística para o ensino. 2012
- Estratégias de monitorização da compreensão leitora. 2010
- O desafio de aprender gramática: à descoberta das classes de palavras 2010
- Português como língua não materna no 1º ciclo do E.B. 2010
- Para uma didáctica da gramática: a aula de Língua Portuguesa como um laboratório de língua 2009
- Velhos? Só os trapos!... 2009
- Para que serve a Linguística na formação de um educador de infância? 2005
- Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico 2004
- Provas de avaliação do desenvolvimento linguístico: para uma avaliação da componente sintáctico-semântica 2004
- Léxico e sintaxe do verbo no Português Medieval 2001
- Ordens de constituintes no Latim Medieval e Português Antigo: scrambling e interpolação 2001
- Uma análise diacrónica das construções com verbos modais em Português 2000
- Entre o Latim Medieval e o Português Medieval: a complementação infinitiva 1998
- As construções causativas em textos notariais dos séculos XIII e XIV 1996
-
artigo de revista
- Portuguese teachers’ perceptions of grammar teaching. Crossroads. A Journal of English Studies. 2019
- Guided portfolio writing as a scaffold for reflective learning in in-service contexts: a case study . Journal of Teacher Development. 2016
- Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador. Caderno Seminal. 2015
- Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2014
-
capítulo de livro
- Digital reading in the early years: expertise, engagement and learning. 2019
- Future teachers’ perceptions of the pedagogical use of digital textbook in the learning process 2015
- Mestrado em Ciências da Educação: área de especialização em Animação da Leitura 2014
- O conhecimento didático do conteúdo gramatical: do saber gramática ao saber ensinar gramática 2014
- Representações de estudantes na área de formação de professores sobre a sua educação linguística 2013
- A compreensão leitora em textos narrativos: diversificar estratégias 2012
- Tutoria Digital na Supervisão Educativa de Comunidades de Práticas 2012
- O Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Animação da Leitura: das razões de ser às potencialidades 2011
- Perceções dos mestrandos de perfil misto de formação de professores face às novas orientações curriculares 2011
- A diachronic analysis of the portuguese causative constructions 2003
- Construções com verbos modais: uma perspectiva diacrónica 2002
- Utilizações Informáticas de Corpora Textuais Medievais 1999
-
documento
- Metodologia do Ensino da Gramática - manual da UC 2022
- Práticas de literacia emergente com crianças de 3 anos em contexto de PES 2021
- Juntos pela Criança - Caderno de Orientação Pedagógica (Projeto Othukumana - Juntos) 2019
- Juntos pela Criança: Caderno de Orientação Pedagógica 2019
- Métodos Fundamentais de Ensino - Português 2019
- On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers. 2014
- On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers 2014
- Ler em família, ler na escola, ler na biblioteca: boas práticas 2013
- O Acordo Ortográfico. 12 respostas a 12 possíveis questões. 2012
- Repensar o novo ano escolar em tempo de crise. 2012
- Problematização e conceptualização em Ciências e nas aprendizagens científicas 2011
- Universos da Palavra - Percursos de Animação da Leitura. 2011
- A brincar com as palavras: actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância 2007
- Actividades de consciência linguística no Jardim-de-Infância: o quê, como e para quê? 2007
- Atividades de consciência linguística no Jardim de Infância: o quê, como e para quê? 2007
- A escrita também se cultiva: o projeto «Plantar Histórias» 2006
- Morfologia e Sintaxe na aquisição de Português Língua Segunda 2006
-
livro
-
teses