publicações selecionadas
-
artigo académico
- Conceitos de Geografia e História do ensino básico ao superior ensaio no NW de Portugal. Áreas. Revista Internacional de Ciencias Sociales. 2023
- Compreender a mudança histórica e a multiperspetiva através da banda desenhada: um estudo com alunos portugueses subordinado ao feminismo. Clio. 2023
- Palavras que dão sentido à História - ideias de estudantes em finais de ciclo da escolaridade obrigatória e do Mestrado em Ensino de História. REIDICS. Revista de Investigación en Didáctica de las Ciencias Sociales. 2023
- Unión Ibérica en los manuales de historia de Educación Secundaria. Un estudio comparativo entre Portugal y España. Studia Historica, Historia Moderna. 2023
- O estágio supervisionado nos cursos de licenciatura em história: um estudo sobre Brasil/Portugal. Educação e Pesquisa. 2022
- Ensino da História em Portugal: o currículo, programas, manuais escolares e formação docente. El Futuro del Pasado. 2021
- The history teacher education process in Portugal: a mixed method study about professionalism development. Humanities & Social Sciences Communication. 2021
- Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Revista de Educação Histórica - REDUH . 2021
- Analysis of Cognitive Skills in History Textbook (Spain-England-Portugal). Frontiers in Physiology. 2020
- Modelos de formação de professores de História: um estudo comparado entre a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal). Educação. 2020
- APRENDIZAGEM HISTÓRICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NA UNIVERSIDADE DO MINHO (PORTUGAL): A ARTICULAÇÃO ENTRE A PRÁTICA E A INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO HISTÓRICA. Roteiro. 2020
- A «história ao vivo»: recriação histórica de uma feira medieval no castelo de Lindoso em Portugal. HER&MUS (Revista Heritage & Museography), Monográfico: Recreación histórica, pasado y património. 2020
- National–European identity and notions of citizenship: A comparative study between Portuguese and Greek university student teachers. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research. 2020
- Costa, A. & Solé, G. (2020). A compreensão do tempo histórico: um estudo com alunos portugueses do 6º ano sobre os conceitos de cronologia e mudança.. Educação em Análise, 5 (1), 31-56. (Qualis CAPES - 2019 - B3). 2020
- Formação de professores de Geografia e de História: uma década de investigação-ação pós Bolonha. Revista Interuniversitaria de Formación del Professorado (REIFOP). 2020
- Children's understanding of time: A study in a primary history classroom. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research. 2019
- As competências específicas no ensino da História- a dimensão da temporalidade para a compreensão. . Clio. 2017
- O conceito de mudança em História- conceções de alunos do 1.º CEB a partir do uso de fontes visuais e objetuais. . Revista Ibero-americana de Educação Histórica (RIBEH).. 2017
- The historical consciousness of students-prospective teachers- Greek and Portuguese aspects in the context of the current economic crisis. 2017
- The Potentialities Of Using Historical Fiction And Legends In History Teaching: A Study With Primary Education Portuguese Students. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research. 2016
- Os Memoriais como lugares de memória da participação dos portugueses na I Guerra Mundial: explicações e significados por alunos do 9.º ano.. Estudos Regionais.. 2016
- A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: Um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. Diálogoa. 2015
- Potencialidades didáticas da literatura infantil de ficção histórica no ensino de história: um estudo com alunos portugueses do 6º ano do Ensino Básico. História & Ensino. 2014
- O manual escolar no ensino primário em Portugal: perspectiva histórica e análise do ensino da História através deste recurso didático.. Revista de Educação Histórica - REDUH/LAPEDUH. 2014
- Portuguese Primary Students' Ideas About Historical Evidence Using Old Newspapers As Sources. International Journal of Historical Learning, Teaching and Research. 2013
- A consciência Histórica e significância Histórica em alunos portugueses- um estudo de caso longitudinal com alunos do 1.º ano CEB.. Revista de Educação Histórica.. 2013
- Case Study 3: Promoting creativity, empathy and historical imagination- Early years students learning the topic’Portuguese discoveries’. 2013
- Educación histórica en Portugal: metas de aprendizaje en los primeiros anos de escolaridade. 2013
- Manuel Fernandes Moreira- homenagem ao homem e historiador.. Estudos Regionais.. 2013
- A museum in the classroom. 2012
- Contextos sócio económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850).. Estudos Regionais.. 2008
- A Genealogia como estratégia de ensino aprendizagem do tempo histórico no 1.º Ciclo.. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2005
- Meadela: Comunidade rural do Alto Minho.. Estudos Regionais.. 2004
- O uso da narrativa nos Estudos Sociais. 2003
- Viana do Castelo na Monarquia do Norte.. Estudos Regionais.. 1997
-
artigo de conferência
- A (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem para o estudo da temática sobre a guerra colonial: um estudo com alunos do 2.º CEB 2024
- A empatia histórica para compreender o passado: um estudo com professores e alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da zona Centro de Portugal 2023
- A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História 2023
- Compreender a ditadura salazarista através do uso de plataformas digitais: um estudo com alunos portugueses do 2.º CEB 2023
- A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem 2021
- As contribuições do uso das TIC no ensino e aprendizagem da História: uma revisão sistemática da literatura 2021
- O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História 2021
- O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História 2020
- What historical competencies promote the textbooks of history teaching? A comparative study between Spain, England and Portugal 2018
- A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem da História: um estudo com alunos do 1º ciclo do ensino básico 2017
- A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: Um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico 2017
- Aprender a pensar sobre o tempo em História: atividades desenvolvidas com turmas de 1º e 2º CEB 2017
- Desenvolver competências em História através da interpretação de fontes icónicas 2017
- Diálogos entre Educação Histórica e educação patrimonial e outras áreas do saber: o exemplo da exploração do património azulejar bracarense por alunos do 1º ciclo do ensino básico 2017
- Formação de professores de História: o estágio supervisiondado da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade do Minho 2017
- O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico 2017
- Património histórico de Braga como recurso didático: Um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade 2017
- Potencialidades da banda desenhada histórica para o ensino e aprendizagem da História: um estudo com alunos do 1.º ciclo do ensino básico 2017
- Using textbook resources to constructing ideas in history: a study with portuguese students about ideas on slavery and the slavery traffic from Africa to Brazil 2017
- What history teacher are we training in Brazil and Portugal? A comparative study between the Federal University of the Southern Border and the University of Minho 2017
- A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4º ano 2016
- A construção do conhecimento histórico sobre o Manuelino a partir de fontes patrimoniais da cidade de Braga: um estudo com alunos do 5.º ano de escolaridade 2016
- A literacia cartográfica e a representação do espaço na Idade Moderna: um estudo com alunos do Ensino Secundário 2016
- Aprender história através da exploração do património local como recurso didático: uma experiência em educação patrimonial com alunos do 5.º ano de escolaridade 2016
- Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Modelo de formação de educadores/professores na área de didática de estudo do meio : análise de uma experiência de formação centrada no ensino da história a crianças 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- History as identity construction and fostering of “memory” preservation 2008
- A genealogia como estratégia de ensino/aprendizagem do tempo histórico no 1.º ciclo 2005
- Contributos do Uso de Lendas para a compreensão histórica: da teoria à prática. 2004
- Experiencing Citizenship in Primary Classrooms. 2004
- A integração das tecnologias nos estudos sociais no ensino básico 2003
- Desenvolvimento integrado de competências linguísticas e de compreensão histórica através do uso da narrativa: da teoria à prática 2003
- O uso da narrativa nos Estudos Sociais 2003
- Portuguese Elementary Teacher’s perceptions of portuguesenes, europeaness and the role of Social Studies. 2002
- Portuguese elementary teachers' perceptions of portugueseness, europeaness and the role of social studies 2002
- A técnica de "História ao vivo": a realização de uma feira medieval no Lindoso: didácticas e metodologias do ensino 2001
-
artigo de revista
- Combinación de tecnologías digitales y metodologías activas para el aprendizaje histórico. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado. 2023
- A banda desenhada histórica como um recurso pedagógico no ensino da História. Antíteses. 2019
- O conceito Escravidão nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal. História & Ensino. 2018
- Potencialidades didáticas do uso de lendas no ensino da história: um estudo com alunos portugueses do 2.º ano do ensino básico. Dialogos. 2018
- Uso do Google Maps e Geocaching para aprender história: um estudo com alunos do 1° e 2° ciclo do Ensino Básico / Use of Google maps and Geocaching to learn History: a study with students of the 1st and 2nd cycle of Basic Education. Educação em Foco. 2018
- Los manuales escolares de historia en España y Portugal. Reflexiones sobre su uso en Educación Primaria y Secundaria. Arbor. 2018
- O desenvolvimento da compreensão do tempo e do tempo histórica nas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses de primária (1.º CEB). Educatio Siglo XXI. 2018
- A história nos manuais escolares do ensino primário em Portugal: representações sociais e a construção de identidade(s). Historia y Memoria de la Educación. 2017
- Investigação sobre a transversalidade social, disciplinar e geográfica de um modelo de ensino-aprendizagem da história através de fontes objetuais e criação de museus de aula. Antíteses. 2016
- A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças: um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. Dialogos. 2015
-
capítulo de livro
- Ensino de história a jovens refugiados: um estudo comparativo entre a Grécia e Portugal 2024
- A exploração do pensamento histórico e de consciência patrimonial em contexto de museu: um estudo com alunos da Licenciatura de Educação Básica da Universidade do Minho (Portugal) 2023
- As Ciências Sociais e o ensino da História em Portugal: perspetiva e desafios atuais 2023
- O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2023
- Approches multiperspectivistes sur la politique coloniale sous l’Estado Novo (dictature) par des élèves portugais 2022
- Historical Thinking as a Dynamic Vehicle for Teaching Through Key Competences 2022
- O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2022
- (RE) DESENHANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM HISTÓRICA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E METODOLÓGICA PARA OS 1.º E 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO 2021
- Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem 2021
- As contribuições do uso das TICS no Ensino e na aprendizagem histórica: uma revisão sistemática da literatura 2021
- Educação Histórica em Portugal: percursos formativos e investigativos na Universidade do Minho 2021
- Ser professor da geração Alpha -os desafios da profissionalização para a docência e a promoção de competências em História e Geografia 2021
- Different Ways to Relate with the Other: Prospective Teachers Ideas about Teaching History to Refugee Youth- a Comparative Study. 2019
- Temas controversos da História e políticas educativas em Portugal: a inter-culturalidade e a integração do outro nos documentos oficiais e nos manuais escolares. 2019
- A História nos manuais escolares de 1.º Ciclo do Ensino Básico- um estudo longitudinal a partir dos manuais de 4.º ano de Estudo do Meio. 2018
- Avaliação de Contextos Pedagógicos no ensino da História implementados num estudo de caso com alunos do 1.º CEB em Portugal. 2018
- Introdução. 2018
- O desenvolvimento da competência temporal: Um estudo com alunos portugueses do 2.º ciclo do ensino básico 2018
- O potencial didáctico da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos de 1.º e 2.º ciclo de ensino básico 2018
- A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos portugueses do 1º ciclo do Ensino Básico 2017
- Educação histórica e educação patrimonial: desafios da investigação em Portugal 2017
- O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa: um projeto com alunos portugueses do 3.º ano do Ensino Básico 2017
- O ensino de história a crianças: perspetivas de formação e investigação em educação histórica na Universidade do Minho (Portugal) 2016
- Portugal and Brazil: How much of ‘Our’ past is ‘Theirs’ too? 2016
- A Peritagem e avaliação de obras de Arte: Estratégias para a sua integração na educação estética 2015
- A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna: Sua interpretação por alunos do ensino secundário 2015
- A compreensão do tempo e do tempo histórico pelas crianças- um estudo de caso com alunos portugueses do 1º. CEB. 2015
- Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património- Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. 2015
- Azulejaria Portuguesa e a Valorização do Património: Interpretação de Fontes Patrimoniais Iconográficas por Alunos do 1º ciclo do Ensino Básico 2015
- Educação histórica e educação patrimonial-novos desafios. 2015
- Introdução [a] "Educação Patrimonial: Contributos para a construção de uma consciência patrimonial" 2015
- O património histórico como rercurso pedagógico para a construção do conhecimento histórico 2015
- Formação de professores e educadores em Educação Patrimonial na Universidade do Minho- estratégias pedagógicas em Educação Patrimonial. 2014
- O Património arqueológico como recurso para o desenvolvimento da consciência histórica e patrimonial- um estudo com os alunos da Licenciatura de Educação Básica. 2014
- Consciência histórica, memória e identidade- aproximações a partir de um estudo de consciência histórica de crianças e jovens. 2012
- A banda desenhada como recurso didáctico-pedagógico para a construção do conhecimento histórico nos alunos do 1.º CEB. 2011
- Metas de aprendizagem no 1.º CEB- um exemplo da sua operacionalização. 2011
-
documento
- O Manual Escolar no Ensino da História- Visões Historiográficas e Didáctica. 2018
- The potentialities of using historical fiction and legends in History teaching: a study with primary Portuguese students 2016
- Educação patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial 2015
- Educação patrimonial : novos desafios pedagógicos 2014
- Contextos sócio-económicos da ilegitimidade na freguesia da Meadela (1593-1850) 2008
-
livro
-
teses
- Garcia, João Pedro Raposo. “Os Jogos de Papéis (Role Playing) e a construção da narrativa histórica na aula de História: um estudo com alunos do 7.º ano”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2023
- Iliescu, Hugo Fagundes. “Os horrores da Segunda Guerra Mundial: um estudo centrado na Multiperspetiva com alunos do 9º ano, Mestrado de Ensino da História do 3º ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário 2023
- Lino, Ana Filipa Dias, “A Game of Luck”: a gamificação na aprendizagem da História e no desenvolvimento da explicação histórica sobre o Renascimento”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2023
- Pereira, Nelson Couto.“As revoluções Agrícola e Industrial nos finais do Século XVIII: a conceção de mudança em alunos do 8º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2023
- Santos, Maria Inês Pedro. "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades": a mudança à luz dos princípios da Reforma e da Contrarreformado”, Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2023
- Soares, André Filipe Lucas, “Portugal concelhio e senhorial através dos forais e cartas de feira: o exemplo de Guimarães para o estudo da história local e nacional por alunos do 7.º ano”, do Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2023
- Costa, Sandra Rita Pereira da. “Mudanças na permanência: experiências multiperspetivadas com estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2022
- Cruz, João Manuel Soares da, Transição do Mundo Romano e a Idade Média: abordagens multiperspetivadas em contexto de 7º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2022
- Fernandes, Jorge Manuel Dias Fernandes. “A construção do conhecimento histórico através da História local: o caso da Reforma e da Contrarreforma em Braga”, do Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2022
- Garcez, Adriano Manuel Garrido Moutinho, “A sociedade e a vida quotidiana no período romano: a construção da empatia histórica por alunos do 7º ano”, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. 2022
- Miranda, Jorge Miguel Castro, Música e Educação Histórica: o uso da evidência histórica a partir da música por estudantes do 9º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. 2022
- Pereira, Sofia Daniela Rodrigues. A aprendizagem da História, no 1º e 2º CEB, através do Património Imaterial de Guimarães: lendas, tradição oral e recriação histórica, Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal do 2.º CEB. Provas realizadas no dia 20 de julho de 2022, com a classificação de 19 valores. 2022
- Reis, José Pedro Maia dos “As revoluções liberais na história local e nacional: visões multiperspetivadas”, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. 2022
- Santos, Inês Vilela. O contributo da Banda Desenhada para o desenvolvimento de ideias dos alunos sobre Multiperspetiva e a Mudança Histórica, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2022
- Silva, Nuno Miguel Oliveira da. Mouros e cristãos no processo de reconquista – visões multiperspetivadas: um estudo com alunos do 7º ano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. 2022
- Nascimento, Sofia Isabel Loureiro Mendonça Proença. O património artístico-religioso de Chaves da época barroca: a utilização de fontes patrimoniais locais para a construção de evidência histórica em alunos de 8ºano, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2021
- Barbosa, Andreia Sofia Ferreira. A exploração da fotografia para a construção da evidência e empatia histórica: um estudo com alunos do secundário, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2020
- Ferreira, Bruna Filipa Andrade. A mudança em História: um estudo de conceções de alunos do 9ºano no âmbito da temática da 2.ª Guerra Mundial, Mestrado de Ensino da História no 3º ciclo do Ensino Básico 2020
- Vasconcelos, Márcia Filipa Silva, A Política Colonial no Estado Novo – Visões Multiperspetivadas. Um estudo com alunos do 9º ano, Mestrado de Ensino da História do 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário 2019
- Moreira, Flávia Rafaela Fernandes. O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º e 2.º CEB a partir da exploração de fontes visuais e objetuais 2018
- Pinheiro, João Daniel Ferreira. Visita de Estudo Virtual versus Visita de Estudo in Loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico 2018
- Ricardo André Teixeira Filipe, As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico 2017
- A banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem da história: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclo do E.B. 2017
- A compreensão do tempo para o desenvolvimento do pensamento histórico: um estudo com alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico 2017
- As lendas, mitos e tradição oral como recurso pedagógico no processo de construção do conhecimento histórico 2017
- As novas tecnologias no ensino/aprendizagem da história: uso do Google maps e Geocaching por alunos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico 2017
- O conceito de mudança em História: conceções de alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico a partir da exploração de fontes visuais e objetuais 2017
- O potencial didático da genealogia para a construção da identidade e desenvolvimento da compreensão histórica dos alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico 2017
- Visita de estudo virtual versus visita de estudo in loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico 2017
- A compreensão do tempo e o desenvolvimento da competência da temporalidade em História em articulação com a Matemática em alunos do 4.º ano 2016
- A promoção da autonomia, participação e cooperação na educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico 2016
- Azulejaria portuguesa e a valorização do património: interpretação de fontes patrimoniais iconográficas por alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico 2015
- A literacia cartográfica nas aulas de história e geografia, um estudo com alunos do ensino secundário 2014
- A visita de estudo virtual como estratégia educativa na aprendizagem de História e o potencial didático dos mapas digitais no ensino de Geografia 2014
- Contributo das iluminuras no ensino da História e dos mapas temáticos no ensino da Geografia 2014
- O património histórico como estratégia pedagógica para a construção do conhecimento histórico 2014
- O potencial didático das narrativas (lendas, mitos e literatura infantil mito-simbólica) para o desenvolvimento do conhecimento e da compreensão histórica nos alunos do 1º e 2º ciclo 2014
- A construção do conhecimento e o desenvolvimento de competências de aprendizagem dos alunos a partir da área de Estudo do Meio (História) 2013
- A literatura de ficção histórica na construção do conhecimento histórico 2013
- O desenvolvimento da compreensão histórica através de uma abordagem de aprendizagem cooperativa : um projeto com alunos do 3º ano do ensino básico 2013
- A história no 1º ciclo do Ensino Básico : a concepção do tempo e a compreensão histórica das crianças e os contextos para o seu desenvolvimento 2009