publicações selecionadas
-
artigo académico
- Reading Education for Brazilian and Portuguese Youngsters: Supports, Works, and Authors. Bakhtiniana. 2024
- EDUCAÇÃO LITERÁRIA:. Afluente: Revista de Letras e Linguística. 2023
- What happens when the family reads to the children?. Letrônica. 2023
- A (in)visibilidade da literatura infantil nas políticas públicas de alfabetização: Realidade Brasil e Portugal / The (in)visibility of children's literature in public literacy policies: Reality Brazil and Portugal. Revista Eletrônica de Educação. 2023
- A formação do leitor literário no contexto de uma escola pública brasileira: docência, planos de aula e didática / The formation of the literary reader in the context of a Brazilian public school: teaching, lesson plans and didactics. Palimpsesto. 2023
- Práxis docente com leitura literária/Teaching practice with literary reading. Revista Ibero-Americana de Educação. 2022
- La censura de Las mil y una noches durante las censuras de Franco y Salazar (...)/The censorship of The Arabian Nights during the censorship of Franco and Salazar 2022
- O teatro do oprimido: mediação e construção da autonomia. Educar em Revista. 2022
- Educación para la ciudadanía: recorridos por la literatura infantil / Education for citizenship: tours through children's literature. Investigaciones sobre Lectura. 2021
- ESCRITA E LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: DIÁLOGOS MÚLTIPLOS / WRITING AND READING IN THE SCHOOL CONTEXT: MULTIPLE DIALOGUES. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2021
- ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA: UMA RELAÇÃO DESIGUAL NA ESCOLA / ORALITY, READING AND WRITING: AN UNEQUAL RELATIONSHIP AT SCHOOL. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2021
- Children's Literature and Emotions: mother-child relationship. Caderno Seminal. 2021
- Discursos educativos en torno a lo digital, en Portugal: ¿qué lugar para la creación (literaria)?. Espiral. Cuadernos del Profesorado. 2021
- Educación para la vida y literatura infantil en la red: el caso de Davide Cali 2021
- Estrategias de lectura: contribuciones para la comprensión escrita 2021
- Promover a educação literária on-line 2021
- Leitura e leitores na Educação Infantil: as histórias em quadrinhos e a apropriação do ato de ler. Debates em Educação. 2020
- A apropriação da cultura escrita em crianças do ensino fundamental: um estudo com a cultura e a literatura infantil indígena / The appropriation of written culture in elementary school children: a study of indigenous children's culture and literature 2020
- La censura del cuento de Blancanieves durante las dictaduras de Franco y Salazar 2020
- Lecturas literarias para una educación para la paz: itinerarios lectores en Educación primaria 2020
- Contributos e desafios da formação contínua de docentes para a construção da igualdade de género e cidadania = Contributions and challenges of continuous teacher training for building gender equality and citizenship. Cuestiones de género: de la igualdad y la diferencia. 2019
- A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Caderno Seminal. 2019
- A literatura como instrumento mobilizador de um aprendizado escolar empírico e autônomo: um estudo entre Brasil e Portugal. Signo. 2019
- Contos tradicionais e as crianças: diálogos entre Portugal e Brasil. Em Aberto. 2019
- PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E DE PROMOÇÃO DA LITERATURA 2019
- THE TEACHING OF SCIENCE AND THE TEACHING OF PORTUGUESE: A STUDY WITH A PRIMARY EDUCATION CLASS. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação. 2019
- La enseñanza de los textos deportivos. Estudio de las portadas impresas de España y Portugal. Contextos Educativos. Revista de Educación. 2018
- A cidade e as crianças na literatura para a infância. Um estudo exploratório a partir de três obras 2018
- EDUCAÇÃO LITERÁRIA NA ESCOLA: A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO LIVRO E DAS ATIVIDADES PARA A SUA EXPLORAÇÃO NA SALA DE AULA 2018
- Literatura juvenil em Portugal: diálogos entre sistema literário e sistema educativo 2018
- Literatura na escola: Conhecer, entender e potencializar o leitor autônomo - um estudo entre Brasil e Portugal. 2018
- Os primórdios da relação entre literatura para a infância e ambiente em Portugal 2018
- AZEVEDO, FERNANDO & BALÇA, ÂNGELA (COORDs.) (2016). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor. Educação & Sociedade. 2017
- A cidade e as crianças na literatura infantil. Um estudo exploratório a partir de três obras. Caderno Seminal. 2017
- A cidade e as crianças na literatura para a infância. Um estudo exploratório a partir de três obras ; The city and children in children’s literature: an exploratory study on three works 2017
- A obra literária para a infância e a juventude de Luís Sepúlveda. 2017
- BIBLIOTECA ESCOLAR E FORMAÇÃO DO LEITOR: INTEGRAÇÃO POSSÍVEL?. Imagens da Educação. 2017
- Biblioteca escolar, lectura y literatura infantil y juvenil: selección de títulos actuales en español y portugués (2005-2015) / School library, reading and Children's and Young’s Literature: selection of current titles in Spanish and Portuguese (2005-2015) 2017
- Concepções de leitura e escrita em crianças do pré-escolar 2017
- O currículo na área da Língua Portuguesa para a primeira infância em Portugal . Nuances: Estudos sobre Educação. 2017
- Os Conflitos Bélicos e a Criança na Literatura Infantil. Caderno Seminal. 2017
- La literatura juvenil publicada en Portugal: De las grandes tiradas comerciales a la interacción en la web 2.0. Ocnos. 2016
- La promoción de una educación literaria - la familia e el maestro como mediadores de lectura / The promotion of a literary education – the family and the teacher as reading mediators 2016
- A alteridade na literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género 2015
- A leitura no contexto da educação pré-escolar. Caderno Seminal. 2014
- Bibliotecas escolares: conversas entre Brasil e Portugal - doi: 10.4025/actascieduc.v35i2.20640. Acta Scientiarum. Education. 2013
- Quem é o Outro? – Silêncios e invisibilidades na produção literária para a infância In Solta Palavra 2013
- A crônica jornalística como dispositivo na educação de jovens e adultos: um estudo de caso 2012
- Formação de professores, leitura e práticas em contexto de supervisão 2012
- Novos mundos para o mundo: perspectivas multiculturais na literatura infantil e juvenil. In Perspectiva. Caderno Seminal. 2012
- O Mestrado em Ensino do Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol/Francês nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Évora /El Máster de Enseñanza del Portugués en Tercer Ciclo de Educación Básica y Educación Secunaria y en Español/Francés en Educación Básica y Educación Secundaria de la Universidad de Évora 2012
- The teachers and the school library: A necessary relationship | Os docentes e a biblioteca escolar: Uma relação necessária 2012
- Projetos e atividades de promoção da leitura e de formação de leitores/ Projects and activities for the promotion of reading and formation of readers 2011
- "Plotting" values: The Ant and the Cicada | «Confabulando» valores: La cigarra y la hormiga. Ocnos. 2010
- Visto de lá: a corte portuguesa no Brasil contada aos mais novos 2010
- “Confabulando” valores: la cigarra y la hormiga . Revista OCNOS. 2010
- Uma proposta de intervenção pedagógica no âmbito da educação alimentar: pontes com a literatura infantil. Enseñanza de las Ciencias. 2009
- LITERATURA INFANTIL PORTUGUESA E BRASILEIRA: CONTRIBUTOS PARA UM DIÁLOGO MULTICULTURAL. Via Atlântica. 2008
- Literary heritage of oral tradition ¿ contribution to the promotion of a literary education 2008
-
artigo de revista
- A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura 2017
- Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas. 2017
- A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Caderno Seminal. 2017
- Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal. Educação. 2017
- Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil. Caderno Seminal. 2017
- A alteridade na literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil. 2015
- WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas. Caderno Seminal. 2015
- "Confabulando" valores: La cigarra y la hormiga. Ocnos. 2010
-
capítulo de livro
- The Presence of Literary Education in the Curriculum Document Essential Learnings – Portuguese 2023
- DE CÁ PARA LÁ E DE LÁ PARA CÁ - LEITURAS EM FAMÍLIA / FROM HERE TO THERE AND FROM THERE TO HERE - FAMILY READINGS 2022
- Leitura em família 2022
- A infância contada aos adultos pela mestria de Jimmy Liao 2021
- A infância contada aos adultos pela mestria de Jimmy Liao (Childhood told to adults by the mastery of Jimmy Liao) 2021
- Alice, de Lewis Carroll. Percursos interpretativos 2021
- Leitura em família 2021
- Matilda, de Roald Dahl, ou a infância contada aos adultos. 2021
- Estrutura da formação docente em Portugal e Espanha: semelhanças e diferenças 2020
- Le Portugal et la mémoire historique: représentations de l’Histoire dans la littérature pour enfants 2020
- O domínio da Educação Literária: da literatura para a infância à prática pedagógica 2020
- The Bus Trip: children's literature and the roadmap for emancipation 2020
- Comunicação afetiva e prática em gestos de leitura com bebês 2019
- Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor (Dracula for children in the 21st century: Strategies for approaching the reader) 2019
- Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor 2019
- Educar para uma sociedade inclusiva: o papel da literatura para a infância (Educating for an inclusive society: the role of children's literature) 2019
- Leitura e formação de leitores: dos pressupostos à prática docente 2019
- Literatura infantil y juvenil ecologista y educación medioambiental. Aportaciones desde la didáctica de la lengua y la literatura 2019
- Aventuras da Literatura no Reino da Filosofia. In Filosofia e Crianças. Pressupostos e Linhas de um Curso. 2018
- Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan 2017
- Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura 2017
- Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal 2017
- Être une fille, un garçon dans la littérature de jeunesse au Portugal dans la première moitíé du XX Siècle 2017
- Educação literária e formação de leitores 2016
- Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura 2016
- Ler na educação infantil: mediação, literatura e aprendizado 2016
- Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil 2016
- Pensar a cidadania hoje através da educação literária 2016
- As Aventuras de Pinóquio: representações dos estudantes universitários. 2015
- Contos Tradicionais: Língua, Cultura e Imaginário 2015
- Os contos não têm fronteiras – releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil 2015
- Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil 2015
- Quem nos governa? A política na literatura para a infância 2015
- Identidade e alteridade: quando se cruzam o mercado e os livros para crianças 2014
- Percursos da atividade literária: do texto como pretexto ao potencial humanizador da literatura 2014
- A leitura de literatura – algumas reflexões no contexto educativo português. In Trilhas Pedagógicas 2. 2013
- Biblioteca escolar: espaço do saber, espaço do leitor. In Ações para a formação do leitor literário: da teoria à prática 2013
- Letteratura portoghese per l'infanzia e la gioventù. In Linee europee di letteratura per l'infanzia (1945-2010) 2013
- Perfil-leitor de universitários ingressantes em um curso de graduação para formação de professores. In Actas. II International Conference Learning and Teaching in Higher Education 2013
- A diferenciação de género nas personagens de literatura infantil e juvenil 2012
- A leitura literária na escola: novos desafios para o estudo de um conto de Eça de Queirós 2012
- Das estórias e da história – Foi quando a família real chegou… e 1808 2012
- Estratégias de Leitura, Estratégias de Sucesso: um estudo de caso sobre representações de alunos de 9.º ano e práticas de leitura numa escola do distrito de Évora. 2012
- TEXTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE LEITORES. 2012
- Educação literária: a voz da literatura nas narrativas publicitárias 2011
- Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil. 2011
- Las bibliotecas escolares en el currículum universitario: análisis de su situación y necesidades 2011
- 1808: um exílio voluntário, um novo país 2010
- Ler o texto literário na aula de língua portuguesa – constrangimentos e possibilidades 2010
- L’humour dans la poésie pour enfants: contributions pour l’animation à la lecture dans le contexte de l’école maternelle 2010
- O verde nos contos - uma via para a educação ambiental 2010
- Palavras prévias (da obra: Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens) 2009
- A Compreensao de Historias de Fadas por Crianças do 3o/4o Anos de Escolaridade 1997
-
documento
- A Formação de Educador@s e Professor@s na UniverCidade: Olhares Luso-Brasileiros (The Training of Educators and Teachers at UniverCidade: Luso-Brazilian Perspectives) 2022
- Literatura infantil e afetos: como pensar a família a partir de textos 2015
- Da literatura à formação de leitores em contextos não formais 2014
- Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil. 2011
-
livro
- Biblioteca escolar, livros, leitura: interações e diálogos 2022
- Brasil, Espanha e Portugal: Literatura, práticas educativas e formação docente 2020
- A Formação de Educador@s e Professor@s: Olhares a partir da UniverCidade de Évora. 2018
- Leitura e educação literária (Reading and literary education) 2016
- Literatura Infantil e Juvenil e Formação de Leitores 2013
- Guião de Educação Género e Cidadania. 2º ciclo do ensino básico 2012
- Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens 2011
- Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e imagens 2011
-
teses