publicações selecionadas
-
artigo académico
- Investigando a prática do professor no ensino de frações num contexto de trabalho colaborativo. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2024
- Crianças do pré-escolar representando dados. Observatorio de la Economia Latinoamericana. 2023
- Mathematics and other subjects. The power of curriculum articulation. Journal of the European Teacher Education Network. 2023
- Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade. Educação e Pesquisa. 2023
- Desafiando as Crianças na Formulação de Problemas. Bolema. 2023
- Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental. Educação e Pesquisa. 2023
- Appealing to Creativity Through Solving and Posing Problems in Mathematics Class. Acta Scientiae. 2022
- Orientação espacial no pré-escolar: lateralidade e posição relativa. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2021
- Using a picture to challenge creativity in mathematics class with 1st and 6th graders . Journal of the European Teacher Education Network. 2020
- Exploring children’s ideas of discrete variables using graphs, tables and isolated cases. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Exploring figure background perception of young children. . Quaderni di Ricerca in Didattica /Mathematics. 2019
- Making Sense of Fractions at Primary School — the Case of Teacher João.. Quaderni di Ricerca in Didattica /Mathematics. 2019
- Números racionais nos primeiros anos - a abordagem pela partilha equitativa. Educação e Matemática. 2019
- Partilha equitativa no Ensino e Aprendizagem de Números Racionais. Investigação, Práticas e Contextos em Educação. 2019
- Young children representing data. Journal of the European Teacher Education Network. 2019
- Brincando com padrões na educação pré-escolar. JORNAL DAS PRIMEIRAS MATEMÁTICAS. 2018
- Exploring children’s ideas of discrete variables using graphs, tables and isolated cases 2018
- Young children working with geometric figures. Journal of the European Teacher Education Network. 2018
- Pre-service elementary school teachers’ ideas about fractions. Quaderni de Ricerca In Didattica / Mathematics. 2017
- Teaching fractions — Visiting the Primary School Classroom. International Journal for Research in Mathematics Education. 2017
- Young children solving multiplicative reasoning problems. Quaderni de Ricerca In Didattica / Mathematics. 2017
- O trabalho com figuras geométricas no Pré-Escolar. JORNAL DAS PRIMEIRAS MATEMÁTICAS. 2016
- The Inverse Relation Between the Size and the Number of Parts. Journal of European Teacher Education Network. 2016
- Explorando padrões no 5.º ano do ensino básico. Saber (e) Educar. 2015
- Explorando padrões no 6.º ano de escolaridade. Saber e Educar. 2015
- O conceito de fração – um estudo sobre o conhecimento de professores do 1.º ciclo.. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Extr.(6), 229-233. . 2015
- Os padrões no 2.º ano do ensino básico – Uma experiência em sala de aula. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Representações e interpretações de gráficos de barras, tabelas e casos isolados por alunos do 6.º ano de escolaridade 2015
- An insight on children’s ideas about the inverse relation between quantities. Quaderni de Ricerca In Didattica / Mathematics. 2014
- Teaching fractions - primary school teachers´ difficulties on the quotient interpretation of fractions. Quaderni Di Ricerca In Didattica / Mathematics. 2013
- Young Children Solving Partitive Division Tasks. Journal of the European Teacher Education Network. 2013
- CERME7 Working Group 13: Early Years mathematics. Research in Mathematics Education. 2012
- Focusing on children’s additive and multiplicative reasoning. Journal of the European Teacher Education Network. 2012
- Jogar com conteúdos matemáticos. Indagatio Didactica. 2012
- Promoting the power of Mathematics – Children learning fractions with understanding. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2012
- Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Interacções. 2012
- Learning rational numbers – a study on 6th grade students’ (mis)conceptions of fractions . Journal of the European Teacher Education Network. 2011
- Os Padrões na Matemática do Pré-Escolar. Educare-educere. 2002
- A formação para o ensino da Matemática no Pré-escolar e no 1.º Ciclo - Análise teórica e estudo de caso. Revista Portuguesa de Formação de Professores. 2001
- A Calculadora e a resolução de problemas: uma experiência na sala de aula. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2000
-
artigo de conferência
- A formulação de problemas: uma experiência no 1º ano de escolaridade 2023
- Representação de dados com crianças do pré-escolar 2018
- As crianças do pré-escolar e a resolução de problemas de estrutura aditiva 2016
- Ensino de frações no 1.º ciclo do ensino básico: o significado quociente 2016
- O sentido espacial e o trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar 2016
- Exploring young children’s reasoning and naming of fractions 2015
- Portuguese and Brazilian children understanding the inverse relation between quantities: The case of fractions 2015
- Sixth-graders interpretation of information using bar graphs and isolated cases 2015
- Understanding 4th graders ideas of the inverse relation between quantities. 2014
- Os professores do 1.º ciclo e o conceito de fração 2013
- Teaching fractions - primary school teachers’ difficulties on the quotient interpretation of fractions. 2013
- Young Children's Additive and Multiplicative Reasoning 2013
- Young children solving partitive division tasks 2012
- Building on Children’s Informal knowledge in the Teaching of Fractions 2008
-
artigo de revista
- Percepção das relações espaciais em crianças da educação pré-escolar. Zero-a-Seis. 2020
- Crianças do Pré-Escolar a Resolver Problemas de Estrutura Aditiva: Que estratégias?. Bolema,. 2018
- Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- O ensino de frações no 1.º ciclo — Um estudo de caso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions: a comparative study with Brazilian and Portuguese children. Educação. 2017
- Brincar com a geometria na educação pré-escolar. Saber (e) Educar. 2016
- O conceito de fração – um estudo sobre o conhecimento de professores do 1.º ciclo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Os padrões no 2.º ano do ensino básico - uma experiência em sala de aula. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
-
capítulo de livro
- Brazilian and Portuguese teachers’ conceptions about Mathematics tasks 2023
- A fração nos primeiros anos de escolaridade: práticas de ensino 2020
- Conhecimento de frações de futuros professores do Ensino Básico 2020
- Conhecimento informal das crianças sobre frações 2020
- O papel das 'situações' na aprendizagem de frações 2020
- O papel das ‘situações’ na aprendizagem de frações 2020
- Using young children’s real world to solve multiplicative reasoning problems 2018
- Young children can learn to reason and to name fractions 2018
- Exploring patterns using inquiry-based lessons 2016
- Issues on communication in the mathematics classroom - the case of a primary school teacher 2014
- Understanding the inverse relation between quantities relying on children's written communication 2014
- Dificuldades dos professores do 1.º ciclo em ensinar frações - a interpretação quociente 2013
- Explorando a representação de frações na interpretação quociente - uma experiência no 2.º ano de escolaridade 2013
- O conceito de fração em alunos do 6.º ano de escolaridade 2013
- O raciocínio multiplicativo em crianças do pré-escolar 2013
- Raciocínio aditivo em crianças do pré-escolar 2013
- Exploring partitive division with young children 2012
- LOGO and Elementary Mathematics Education in Portugal 2012
- Young children solving additve structure problems 2012
- Os números racionais na forma de fracção 2011
- Analysing the effects of situations on fractions learning environments - the case of quotient situations 2010
- Sobre as Práticas de Ensino no 1.º Ciclo 2010
- Literacia matemática em Geometria: O caso da contagem de Figuras 2009
- Números e Operações 2009
- Using young children’s real world to solve multiplicative reasoning problems 2009
- Focusing on children’s early ideas of fractions 2008
- Um pouco mais sobre fracções 2008
- Às voltas com as fracções 2008
- A calculadora no 1.º Ciclo: Mero instrumento de verificação ou algo mais? 2002
- The calculator in solving problem contexts: a tool to tone down the differences 2002
-
documento
-
livro
-
teses