publicações selecionadas
-
artigo académico
- Digital literacy in early childhood education: what can we learn from innovative practitioners?. International Journal of Early Years Education. 2023
- APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E MENTORING NO CONTEXTO DE ESTÁGIO EM AMBIENTE ONLINE: RESULTADOS DO PROJETO PRAC3 PROFESSIONAL [LEARNING AND MENTORING IN THE CONTEXT OF ONLINE PRACTICUM: FINDINGS FROM THE PRAC3 PROJECT] . Rev. Int. de Form.de Professores (RIFP), Itapetininga. 2023
- Aprendizagem profissional e mentoring no contexto de estágio em ambiente online: resultados do projeto PRAC3. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP. 2023
- The potential of professional learning networks in fostering teacher development: a study carried out in Portugal. Rev. Int. de Form. de Professores (RIFP. 2021
- A reorganização do espaço e dos materiais pedagógicos: favorecer a participação e as escolhas de um grupo de crianças 2019
- As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico [The potential of teacher leadership and professional development in context: results of an empirical study]. Revista Educação e Políticas em Debate. 2015
- As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico. Revista Educação e Políticas em Debate. 2015
- As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico [The Potential of Teaching Leadership and Professional Development in Context: Results of an Empirical Study] 2015
- Avaliação na educação de infância: itinerários de uma viagem de educadores de infância na formação inicial 2015
- O Registo de Observação da Criança (COR- Child Observation Record).. Cadernos de Educação de Infância. 2012
- Avaliação: observar e escutar as aprendizagens das crianças. Cadernos de Educação de Infância. 2010
- Para uma pedagogia da infância ao serviço da equidade. O portfolio como visão alternativa da avaliação. Infância e Educação – Investigação e Práticas. 2005
-
artigo de conferência
- Pupils´ Experience of School and of their Learning Experience During the Pandemic and Beyond 2023
- ). Gestão do currículo e avaliação externa das aprendizagens no Ensino Básico: o que pensam os diretores? 2023
- Resilience and Emotional well-being 2023
- Enhancing professional learning during the practicum in the post-covid time: the PRAC 3 project. 2023
- The Supervision Process in Pre-Service Early Childhood Teacher Education 2019
- PRACTICAL LEARNING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF PRESCHOOL TEACHERS: THE ROLE OF PRACTICUM 2019
- THE SUPERVISION PROCESS AT PRE-SERVICE EARLY CHILDHOOD TEACHER EDUCATION 2019
- Programme and Abstracts 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us 2018
- The role of practicum for early childhood teacher education: the perspectives of student teachers 2018
- Welcome Address 2018
- When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal 2018
- INSIDE THE PRACTICUM: CROSSING THE VISIONS OF THE ACTORS. AI Communications. 2017
- Portefólios reflexivos: Trajetórias de aprendizagem profissional prática de educadores de infância. 2015
- Emerging as early childhood teacher: critical challenges 2015
- Portefólios reflexivos: trajetórias de aprendizagem profissional prática de educadores de infância 2015
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino (The role of research in the pedagogical practice of Masters in Teaching) 2013
- Perspetivas de um ator entre duas abordagens de formação prática de educadores de infância 2012
- Lições Aprendidas no Processo de Construção de Portefólios: O caso de uma educadora de Infância 2010
- A Documentação Pedagógica no Contexto da Avaliação na Educação de Infância. 2010
- Potencialidades do portefólio no processo de avaliação na educação pré-escolar 2008
- A avaliação leitmotiv de interacção e colaboração entre a escola e a família. 2001
- O portfolio de avaliação na educação pré-escolar: no trilho de um caminho autêntico 2000
-
artigo de revista
- Guided portfolio writing as a scaffold for reflective learning in in-service contexts: a case study . Journal of Teacher Development. 2016
- As potencialidades da liderança docente e do desenvolvimento profissional em contexto: resultados de um estudo empírico. Revista Educação e Políticas em Debate. 2015
-
capítulo de livro
- Forward [Improving children’s learning and well-being] 2020
- EMERGING AS EARLY CHILDHOOD TEACHER: CRITICAL CHALLENGES 2019
- Emerging as Early Childhood Teacher: Critical Challenges. 2019
- «Ler» antes de ler: dos pré-requisitos às competências facilitadoras 2019
- Play and learning in early childhood education: The contribution of high scope, Reggio Emilia, and Montessor 2018
- Uma jornada de reflexão colaborativa em torno da Prática de Ensino Supervisionada em dois contextos de formação inicial de educadores em Portugal 2018
- Avaliação na Educação de Infância: Construindo Portefólios de Aprendizagem 2015
- Melhorar as aprendizagens através da avaliação: o potencial dos métodos centrados nos alunos no contexto do Ensino Superior 2015
- A condição docente e o exercício da liderança: perspetivas dos professores 2014
- Conclusões e recomendações [de] "Profissionalismo e liderança dos professores" 2014
- O que move os professores são os alunos: fatores de motivação em circunstâncias adversas 2014
- Portfolio: uma estratégia de avaliação na educação infantil 2014
- Portefólio: uma estratégia de avaliação para a educação de infância 2012
- Um processo de reconstrução da avaliação na Educação Pré-escolar 2009
- Observação: Um percurso de formação, pratica e reflexão 2002
- A edificação dos TEIP como sistemas de acção educativa concreta 2000
- Una Experiencia de Formación del Profesorado de Educación Infantil. 1996
-
documento
- When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal 2018
- Programme and Abstracts 2018 EDULOG International Conference Early Childhood Education: What Science Has to Teach Us 2018
- Welcome Address 2018
- Emerging as early childhood teacher: critical challenges 2015
- O que move os professores são os alunos; fatores de motivação em circunstâncias adversas 2014
- On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers. 2014
- On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers 2014
- O Child Observation Recor: Um instrumento de avaliação da criança 2004
- Os portfolios: Um processo de avaliação partilhado 2004
-
livro
-
teses
- Os contributos da Literatura Infantil no desenvolvimento e na construção de aprendizagens das crianças 2023
- Brincar e Aprender Matemática no Contexto de Jardim de Infância 2022
- (Re)Organização dos tempos pedagógicos: à procura de uma rotina consistente 2021
- A criança ativa e participativa: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância 2021
- A dinamização da área da biblioteca: relato de uma experiência em creche e jardim de infância 2021
- A voz das crianças e jovens institucionalizados no seu quotidiano 2021
- As aprendizagens das crianças em contexto de creche e jardim de infância: dois percursos unidos por uma práxis pedagógica contextualizada 2021
- FOTOGRAFAR E DOCUMENTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um jogo de luzes e sombras 2021
- Integração de crianças imigrantes brasileiras em escolas portuguesas: um estudo exploratório 2021
- O contributo da sustentabilidade ambiental para o enriquecimento do espaço, dos materiais e para a promoção das aprendizagens das crianças 2021
- O mundo físico e natural como potenciador da construção de aprendizagens e do enriquecimento do espaço e materiais 2021
- A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância 2020
- Desafios da aprendizagem ativa: relato de uma experiência em creche e em jardim de infância 2020
- Gestão de conflitos: do conflito à promoção de competências sociais 2020
- O contributo de uma diversidade de materiais para a construção e desenvolvimento de aprendizagens expressivas e criativas 2020
- O desenvolvimento pessoal e socioemocional em contexto de creche e jardim de infância 2020
- Para além da nossa sala: espaço exterior como impulsionador de novas descobertas 2020
- Promover a aprendizagem ativa em creche e em jardim de infância: relato de uma experiência 2020
- O contributo da documentação pedagógica para o desenvolvimento das capacidades expressivas e criativas das crianças 2019
- O enriquecimento das áreas pedagógicas com materiais naturais em contexto de jardim-de-infância 2019
- A Metodologia de Trabalho de Projeto como promotora do trabalho colaborativo entre as crianças 2018
- Conhecer-se a si próprio para promover o desenvolvimento de relações sociais 2018
- Contribuições da Metodologia de Trabalho de Projeto para a construção de aprendizagens integradas das crianças 2018
- Descobrir as potencialidades do(s) diálogo(s) entre a leitura de histórias e a abordagem às ciências no jardim de infância 2018
- Desencadeando a empatia: relato de uma experiência 2018
- Implementação do Diário como instrumento regulador da vida social do grupo 2018
- Pequenos mas gigantes exploradores num mundo para descobrir 2018
- Se de um passarinho partir, o que irei descobrir?: brincar e aprender na Creche 2018
- Sem nada a temer no espaço exterior vamos aprender: relato de uma experiência numa sala de 3 anos 2018
- "Encontrar, brincar e arrumar": a reorganização do ambiente educativo numa sala de 3 anos 2017
- "O que é a lua cheia?": relato de um trabalho de projeto e dos contributos da documentação pedagógica para a reflexão 2017
- A criação de contextos de aprendizagem ativa para favorecer a gestão de conflitos em creche e jardim de infância: relato de uma experiência 2017
- A documentação pedagógica do projeto "O Carnaval dos Animais" como suporte da intencionalidade educativa e da participação das crianças 2017
- A resolução participada de problemas relativos à organização do espaço e dos materiais experienciados durante o tempo de trabalho na área da casa 2017
- Contribuições da metodologia de trabalho de projeto para a construção de aprendizagens das crianças e dos adultos: um estudo de caso 2017
- Estratégias de promoção e desenvolvimento social e emocional da criança na creche 2017
- Instrumentos de registo da e na vida quotidiana pedagógica do grupo e da criança: uma experiência em jardim de infância 2017
- Reorganização do espaço: um percurso de aprendizagem ativa 2017
- Reorganização e dinamização da área das artes e atividades plásticas: relato de uma experiência em contexto creche e jardim de infância 2017
- Um relato da transformação da prática pedagógica em creche através da metodologia de trabalho de projeto 2017
- A aprendizagem ativa no contexto de jardim de infância e de creche: a criança na descoberta do mundo 2016
- A aprendizagem de competências sociais e morais e a resolução de conflitos: um estudo de caso 2016
- A aprendizagem ativa: descobrindo novas culturas no jardim de infância e explorando os sentidos em creche 2015
- A documentação pedagógica no trabalho de projeto: relato de uma experiência em contexto de jardim-de-infância 2015
- A reorganização do espaço e dos materiais como resposta aos interesses emergentes das crianças: relato de uma experiência em creche e jardim-de-infância 2015
- Aprender com as plantas: reapetrechamento da sala num contexto de creche e jardim-de-infância 2015
- À descoberta do corpo humano: relato de uma experiência em creche e jardim de infância 2015
- A "magia" das ciências como resposta aos interesses, às necessidades e às curiosidades das crianças : relatos de exploração e descoberta em contexto de jardim de infância e de creche 2014
- A aprendizagem pela ação e o Conhecimento do Mundo: reorganização e apetrechamento da área das Ciências e a exploração sensorial 2014
- A importância da reorganização e do enriquecimento da área dos livros - biblioteca: relato de uma experiência 2014
- A reorganizaçao do espaço e materiais de uma área de interesse: relato de uma experiência em creche e jardim de infância 2014
- Desenvolvimento de um clima de aprendizagem ativa em contexto de creche e jardim-de-infância: relato de uma experiência 2014
- O enriquecimento do espaço pedagógico com materiais naturais e reciclados: uma abordagem no jardim-de-infância e na creche 2014
- O espaço e os materiais: contributos para a reorganização, enriquecimento e dinamização da área da biblioteca na educação de infância 2014
- Organização do espaço e dos materiais em creche e em jardim de infância: relato de uma experiência 2014
- Área dos livros - biblioteca: reorganização, enriquecimento e dinamização: relato de uma experiência em creche e em jardim-de-infância 2014
- A expressão musical e as suas múltiplas funções no jardim de infância e na creche 2013
- A metodologia de trabalho de projeto como transformação da ação pedagógica no jardim-de-infância 2013
- Desafios da aprendizagem ativa em contexto de Creche e Jardim de Infância 2013
- Envolvimento parental em contexto de creche 2013
- O conhecimento do mundo físico : explorar e experimentar na creche e no jardim de infância 2013
- O enriquecimento do espaço pedagógico à luz de uma abordagem ativa 2013
- Os interesses das crianças como oportunidades de construção de aprendizagens ativas 2013
- Reorganização do espaço, dos materiais e dos tempos: um estudo de caso 2013
- A importância da aprendizagem pela ação em contextos de educação de infância : relatos de uma experiência 2012
- A relação adulto - criança em contexto de aprendizagem pela ação : relato de uma experiência 2012
- Contributo do espaço e dos materiais como promotores da aprendizagem ativa : relato de um caso 2012
- Espaço, materiais e oportunidades de aprendizagem na educação de infância 2012
- Estratégias de resolução de conflitos interpessoais em contexto de creche e de jardim de infância 2012
- Intervenção na resolução de conflitos interpessoais : relato de uma experiência 2012
- Organização do ambiente físico e a inclusão de novas áreas 2012
- A formação em contexto como apoio a processos de mudança no fazer pedagógico : um estudo de caso 2011
- A formação em contexto como apoio ao processo de mudança no fazer Pedagógico: um estudo de caso 2011
- Envolvimento da família na educação de infância: algumas potencialidades 2011
- A construção de práticas alternativas de avaliação na pedagogia da infância : sete jornadas de aprendizagem 2004