publicações selecionadas
-
artigo académico
- Editorial 2019
- COMPETÊNCIAS DOS PROFESSORES DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO HUAMBO NO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2018
- Editorial 2018
- Motivação e aprendizagem através da criação de jogos educativos. Indagatio Didactica. 2018
- Motivação e aprendizagem através da criação de jogos educativos ; Motivation and learning through the creation of educational games 2018
- Reflexão sobre as habilidades TIC dos Alunos do Instituto Superior de Ciências da Educação do Huambo. 2018
- Formação docente em aplicativos Google Drive: desafios colocados à prática docente. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Avaliação Externa: Reflexos No Processo De Desenvolvimento Curricular.. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Do jogo ao game: considerações teóricas e articulações entre game e aprendizagem 2017
- Editorial 2017
- Editorial 2016
- TEACHING FRACTIONS TO PRIMARY SCHOOL STUDENTS WITH VIDEOGAMES - A COMPARISON BETWEEN INSTRUCTIVIST AND CONSTRUCTIONIST APPROACHES. INTED2017: 11TH INTERNATIONAL TECHNOLOGY, EDUCATION AND DEVELOPMENT CONFERENCE. 2016
- VIDEO GAME CREATION BY STUDENTS: A PROPOSAL FOR A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE. ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION. 2016
- GAMES AND LEARNING - A BIBLIOMETRIC ANALYSIS OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION. ICERI2014: 7TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF EDUCATION, RESEARCH AND INNOVATION. 2015
- Qualitative Research in Education: the teacher researcher 2015
- MOOC: A DEVELOPMENT CASE FOR PORTUGUESE K12. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2014
- DATA IS A BUILT THING: (DE)CONSTRUCTING THE CURRICULUM THROUGH WIKIPEDIA WRITING. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2013
- WEB SEARCH AND COLLECTIVE INTELLIGENCE: HOW (SOME) TEENS ARE (NOT) USING GOOGLE TO FIND (USEFULL) INFORMATION. EDULEARN16: 8TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION AND NEW LEARNING TECHNOLOGIES. 2013
- Developing a multi-touch Serious Game to fight the digital divide. 13TH IBERIAN CONFERENCE ON INFORMATION SYSTEMS AND TECHNOLOGIES (CISTI). 2012
- Developing a multi-touch Serious Game to fight the digital divide The Portuguese ATM: a pilot case study. SISTEMAS Y TECNOLOGIAS DE INFORMACION, VOLS 1 AND 2. 2012
- New interaction paradigms to fight the digital divide: a pilot case study regarding multi-touch technology. Procedia Computer Science. 2012
- Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem 2009
- Um modelo de web site aberto e flexível para suportar as aulas na universidade: resultados da implementação e da avaliação. . Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
-
artigo de conferência
- Soft Skills em atendimento ao cliente: uma proposta de jogo educativo virtual com design instrucional contextualizado 2020
- An assessment classification of formative evaluation tools and digital tools 2020
- Autonomous literary education through the creation of video 2020
- Teachers' experiences and practices with game-based learning. INTED Proceedings. 2019
- Video and online learning in higher education: A bibliometric analysis of the open acess scientific production, through Web of Science 2019
- A tactile digital plataform, based on the complexity theory, for subjects of the autistic spectrum disorder. INTED Proceedings. 2018
- Appropriation, arts and self-portrait. A journey in the Hieronymus Bosch triptychs: the pedagogical appropriation through storytelling 2018
- Artigos sobre jogos publicados nas Conferências TicEDUCA, Challenges e EJML: que categorias de atuação e qual a produção relativa a desenho de jogos por alunos? 2018
- Beyond the established: the case for the Performing Arts at IFRN/CNAT 2018
- Criação de videojogos educativos por alunos utilizando o BlockStudio 2018
- Educational video game design by 8th graders: Investigating processes and outcomes. Proceedings of the European Conference on Games-Based Learning. 2018
- PhD and master theses on games and education: a review of the Portuguese literature. INTED Proceedings. 2018
- Students as creators of educational games: learning to use simple frameworks and tools to empower students as educational game designers 2018
- Experiências de colaboração na escola: o que dizem os professores? 2017
- Centum Square: Um jogo para alunos do ensino básico 2016
- Teaching fractions to primary school students with videogames: a comparison between instructivist and constructionist approaches. INTED Proceedings. 2016
- Video game creation by students: a proposal for a systematic review of the literature. AI Communications. 2016
- Writing for Wikipedia in the classroom: challenging official knowledge (a case study in 12th grade) 2016
- Atas do 1º Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores - Proceedings of the 1st Colloquium Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Training 2015
- Atas do I Congresso Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores. 2015
- Developing an interactive tabletop application for ‘Creative Interpretation’ in art museums. Computer-Supported Collaborative Learning. 2015
- Games and learning: a bibliometric analysis of the scientific production. AI Communications. 2015
- TACTEC, Transforming Art and Culture Through Engagement and Construction 2014
- Trails around art and communication: images in the making 2014
- Trilhos em torno da arte e da comunicação: imagens em construção 2014
- Contributos do uso do e-portefólio para a mudança de paradigma de avaliação em educação e formação de adultos 2012
- Developing a multi-touch serious game to fight the digital divide : the Portuguese ATM a pilot case study. Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). 2012
- New Interaction Paradigms to Fight the Digital Divide: A Pilot Case Study Regarding Multi-Touch Technology. Procedia Computer Science. 2012
- TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 2012
- TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0. ICT in Education: pedagogical challenges and conflicts with WEB 2.0 2012
- Tips for making a movie. A learning object for autonomous learning 2012
- Voluntariado em rede: formação a distância com recurso às aplicações Google+ 2012
- Parecemo-nos tanto... A autonomia constrói-se uns com os outros 2011
- Autobiografia em vídeo : um estudo de caso com alunos do 6.º ano de escolaridade 2011
- Between cutting edge and bidonville : a reflection about elearning 2011
- Compreender as políticas de identidade pela prática do vodcasting 2011
- Construção de eportefólios reflexivos no reconhecimento, validação e certificação de competências : do papel ao digital 2011
- Construção de eportefólios reflexivos no reconhecimento, validação e certificação de competências: do papel ao digital 2011
- Educação e formação de adultos : um estudo quantitativo sobre destrezas tecnológicas 2011
- Os motores de busca como extensão da memória humana : um estudo de caso com alunos do ensino secundário 2011
- Os motores de busca e a inteligência colectiva : um estudo exploratório com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico 2011
- Realização e produção de vídeo no ensino básico : um estudo com alunos do 6.ºano 2011
- Web 2.0 e aprendizagem da estatística : um estudo de caso no 7.º ano de escolaridade 2011
- Entre o Cutting edge e o Bidonville: uma reflexão sobre elearning na Universidade 2010
- Audiovideografia e aprendizagem : um estudo de caso com alunos do 6º ano do ensino básico, em área de projecto 2009
- Audiovideografia e aprendizagem: um estudo de caso com alunos do 6º ano do ensino básico, em área de projecto 2009
- Audiovideografia e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade 2009
- Audiovideografia e construção de identidades: um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade 2009
- Audiovideografia e construção de identidades: um estudo de caso com alunos do 6º ano de escolaridade em área de projecto e formação cívica 2009
- Audiovideografia e cultura audiovisual: um estudo de caso com alunos do 9º ano do Ensino Básico em Educação Visual, no âmbito do Projecto Curricular de Turma 2009
- Audiovideografia e cultura audiovisual: um estudo de caso com alunos do 9º ano do ensino básico, em educação visual, no âmbito do projecto curricular de turma 2009
- Can we teach without giving classes? 2009
- Cinema educativo e construção de identidades : um estudo de caso com alunos do 9º ano de escolaridade, em Educação Moral e Religiosa Católica 2009
- Cinema educativo e construção de identidades: um estudo de caso em Educação Moral e Religiosa Católica 2009
- Cinema educativo e construção social da realidade : criando identidades através da leitura e da escrita do mundo com o audiovisual 2009
- Criação de podcasts pelo professor (informar e motivar para leituras) : uma experiência no ensino universitário 2009
- Digital games: possibilities and limitations: the Spore Game case 2009
- Jogos digitais : possibilidades e limitações : o caso do jogo Spore 2009
- O ePortefólio no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC). Contributos para a mudança de paradigma de avaliação e para o desenvolvimento da literacia informática 2009
- O eportefólio no ensino básico e secundário : uma experiência com professores de matemática, num contexto de formação contínua 2009
- O eportefólio no ensino básico e secundário: uma experiência com professores de matemática num contexto de formação contínua 2009
- Os Motores de Busca numa perspectiva cognitiva 2009
- Podcasts in Higher Education: Students´ and Teachers´ Perspectives 2009
- Recognition, validation and certification of competences using ePortfolio : contributions to changing the evaluation paradigm and to the development of computer science literacy 2009
- Recognition, validation and certification of competences using ePortfolio: contributions to changing the evaluation paradigm and to the development of computer science literacy 2009
- Reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) : experiências de construção de portefólios reflexivos 2009
- Reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC): experiências de construção de portefólios reflexivos 2009
- Aprender a teoria musical com o software Finale : um estudo de caso no 1º ciclo do ensino básico 2007
- Aprender a teoria musical com o software finale: um estudo de caso no 1º Ciclo do ensino Básico 2007
- Production of Broadband Educational Content: Presentation of the PLOW Project 2007
- Production of Broadhand Educational Content: Presentation of the PLOW Project 2007
- Produção de conteúdos educativos para banda larga : apresentação do projecto POAW 2007
- Produção de conteúdos educativos para banda larga: apresentação do Projecto POAW 2007
- Um estudo de caso com o sistema PmatE (10º ano, geometria) 2007
- Avaliação da usabilidade do sistema de elaboração de modelos geradores de questões na plataforma de EAC do Projecto PmatE 2006
- Produzir conteúdos para a Internet ou a re-invenção da didáctica na sociedade do conhecimento? 2006
- ePortfolio : the state of the art in Portugal (from the 1st Meeting in Braga, July) 2006
- Observação interpares. Análise de uma prática colaborativa 2005
- Transformar a pedagogia na universidade: condições de (im)possibilidade 2005
- Frutos da formação PLEE 2004
- Fostering self-direction and autonomy trough the use of web technologies 2003
- Technologies Web et pratiques pédagogiques favorisant l’autonomie des étudiants 2003
- The use of ICT in higher education : work in progress at the University Of Minho 2003
- The use of ICT in higher education: work in progress at the University Of Minho 2003
- Uso de las TIC en la enseñanza superior : trabajo en curso en la Universidad de Minho 2003
- Uso de las TIC en la enseñanza superior: trabajo en curso en la Universidad de Minho 2003
- Ús de les TIC a l'ensenyament superior : treball en curs a la Universitat del Minho 2003
- Ús de les TIC a l'ensenyament superior: treball en curs a la Universitat del Minho 2003
- Apresentação de informação educativa na Web, no contexto universitário português: análise de disciplinas online de suporte à leccionação 2001
- Reformulação programática da disciplina de Tecnologia Educativa da Universidade do Minho 1999
- Reflexões sobre a tecnologia educativa 1998
- Uma alfabetização informacional para a sociedade da informação 1998
-
artigo de revista
- O uso das TICs para a capacitação dos profissionais da saúde. Latin American Journal of Telehealth. 2019
- Tea Complex: A tactile digital platform for people with autistic disorder, based on the perspective of complexity,TEAComplex: Plataforma digital tátil para sujeitos com transtorno autístico, baseada na perspectiva da complexidade,TEAC omplex: Plataforma digital táctil para sujetos con trastorno autístico, basada en la perspectiva de la complexidad. Psicologia Clinica. 2019
- Motivação e aprendizagem através da criação de jogos educativos. Indagatio Didactica. 2018
- Da inovação pedagógica e do papel da tecnologia na educação: algumas considerações possíveis no quadro do Projeto Gilgamesh. Educação & Sociedade. 2017
- Mediação docente e distância transacional: uso do Facebook num mestrado em regime misto (B-learning). E-Curriculum. 2016
- Rien ne vaut la chaleur de la présence humaine: encurtando a distância transacional. Educativa. 2015
- Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem 2009
- Metodologia do desenvolvimento: um estudo de criação de um ambiente de e-learning para o ensino presencial universitário. Educação Unisinos. 2006
- Um dispositivo de eLearning no ensino presencial universitário: avaliação do seu valor educativo. Currículo Sem Fronteiras. 2005
-
capítulo de livro
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? 2017
- Formação, investigação e práticas de Mediação para a Inclusão Social (MIS) em Portugal 2016
- Formação, profissionalização e identidade dos mediadores sociais 2016
- Mediação Social: tecendo sinergias 2016
- O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior 2016
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? 2015
- Gestures of Appropriation in the Pictorial Universe of Painting Through the Use of a Tangible Surface 2013
- Design de aprendizagem centrado na construção de artefatos digitais pelos estudantes 2012
- Learning communities em pesquisa Google : o que nos devolve a rede 2012
- Learning communities em pesquisa google: o que nos devolve a rede 2012
- O Storytelling como processo pedagógico de apropriação artístico-cultural : viagem na obra de Hieronymus Bosch mediatizada por uma superfície tangível 2012
- Storytelling as a pedagogical process of artistic-cultural appropriation: a journey through the work of Hieronymus Bosch mediated by a tangible surface 2012
- Breve reflexão sobre e-portefólios em educação. 2011
- O eportefólio no Ensino Básico e Secundário.: uma experiência com professores de Matemática num contexto de formação contínua 2011
- O eportefólio no Ensino Básico e Secundário: uma experiência com professores de Matemática num contexto de formação contínua 2011
- The Educational Value of Digital Games: Possibilities and Limitations of the Use of Digital Games as Educational Tools (The Spore Case) 2011
- Podcasting : vídeo para aprender e para pensar a identidade 2010
- Podcasts in higher education : students¿ and lecturers¿ perspectives. IFIP Advances in Information and Communication Technology. 2009
- Um estudo de caso com o sistema pMate (10º ano, Geometria) 2009
- Objectos de Aprendizagem: Conteúdos Educativos para o E-learning. 2008
- Teoria Crítica, Currículo e Tecnologia Educativa. 2008
- Currículo e Tecnologia Educativa. Limites e Potencialidades. 2006
- Uso da Internet na Formação de Base de Professores 2003
-
documento
- Editorial, nº 1 de 2019 2019
- Appropriation, arts and self-portrait. A journey in the Hieronymus Bosch triptychs: the pedagogical appropriation through storytelling 2018
- Beyond the established: the case for the Performing Arts at IFRN/CNAT 2018
- Editorial 2018
- Atas do II Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores 2017
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores: que professores para que currículo e para que alunos? 2017
- Editorial 2017
- Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior 2017
- A mediação sociofamiliar no âmbito do acolhimento residencial 2016
- Editorial 2016
- Formação, investigação e práticas de Mediação para a Inclusão Social (MIS) em Portugal 2016
- Formação, profissionalização e identidade dos mediadores sociais 2016
- Gestor cultural: práticas culturais de um mediador 2016
- O Projeto Europeu ARLEKIN – Formação em Mediação para a Inclusão Social através da mobilidade europeia [The European Project ARLEKIN - Training in Mediation for Social Inclusion through European mobility] 2016
- Sustentabilidade da mediação social: processos e práticas 2016
- Atas do I Colóquio - Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores [Proceedings of the I Conference - Curricular and Pedagogical Challenges in Teacher Education] 2015
- Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador 2015
- Currículo e Tecnologia Educativa Volume 3 2012
- TIC na Educação: desafios e conflitos versus potencialidades pedagógicas com a WEB 2.0 ICT in Education: pedagogical challenges and conflicts with WEB 2.0 2012
- Construção de e-Portefólios Reflexivos no Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências: do papel ao digital. 2011
- Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades 2010
- Uso da internet na formação de base de professores : uma proposta de plataforma de suporte a actividades de aprendizagem 2009
- Cinema educativo e construção da realidade 2008
- Creating free educational content for the web: the project POAW 2008
- 1º Encontro sobre ePortefólio/Aprendizagem Formal e Informal 2007
- Aprendizagem Formal e Informal / 1º Encontro sobre e-Portefólio 2006
- Imagem e Pedagogia 2006
- Frutos da formação PLEE 2004
-
livro
- Jornadas LCD: avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior 2017
- Mediação social: tecendo sinergias 2016
- O contributo da formação pedagógica docente para a inovação do Ensino Superior 2016
- Sustentabilidade da mediação social: processos e práticas 2016
- Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores 2015
- Transformar a pedagogia na universidade: Experiências de investigação do ensino e da aprendizagem 2014
- Gestures of appropriation in the pictorial universe of painting through the use of a tangible surface 2013
- Learning communities em pesquisa Google : o que nos devolve a rede 2012
- O Storytelling como processo pedagógico de apropriação artístico-cultural : viagem na obra de Hieronymus Bosch mediatizada por uma superfície tangível 2012
- O eportefólio no Ensino Básico e Secundário.: uma experiência com professores de Matemática num contexto de formação contínua 2011
- The educational value of digital games : possibilities and limitations of the use of digital games as educational tools (the spore case) 2011
- Currículo e tecnologia educativa : volume 2 2008
- Currículo e tecnologia educativa : volume 1 2006
- A comunicação educativa em ambientes virtuais: um modelo de design de dispositivos para o ensino-aprendizagem na universidade. 2004
-
teses