publicações selecionadas
-
artigo académico
- Investigando a prática do professor no ensino de frações num contexto de trabalho colaborativo. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2024
- Construindo estratégias de resolução de problemas com crianças de 6 a 7 anos de idade. Educação e Pesquisa. 2023
- Desafiando as Crianças na Formulação de Problemas. Bolema. 2023
- Saber e ensinar frações: concepções e práticas de professores do ensino fundamental. Educação e Pesquisa. 2023
- Appealing to Creativity Through Solving and Posing Problems in Mathematics Class. Acta Scientiae. 2022
- Orientação espacial no pré-escolar: lateralidade e posição relativa. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2021
- Exploring children’s ideas of discrete variables using graphs, tables and isolated cases 2018
- Explorando padrões no 5.º ano do ensino básico. Saber (e) Educar. 2015
- Os Padrões na Matemática do Pré-Escolar. Educare-educere. 2002
-
artigo de conferência
- Matemática nos primeiros anos 2019
- As crianças do pré-escolar e a resolução de problemas de estrutura aditiva 2016
- As noções espaciais e o mundo da criança 2016
- Ensino de frações no 1.º ciclo do ensino básico: o significado quociente 2016
- O sentido espacial e o trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar 2016
- Pensar não tem de ser escolarizar! 2016
- Trabalho colaborativo como fonte de recursos para a aula de Matemática – O caso do ensino de frações. Investigação em Educação Matemática. 2016
- Exploring young children’s reasoning and naming of fractions 2015
- Portuguese and Brazilian children understanding the inverse relation between quantities: The case of fractions 2015
- Sixth-graders interpretation of information using bar graphs and isolated cases 2015
- Young children solving partitive division tasks 2012
- A comunicação matemática: uma análise da prática de professores do 1.º ciclo do ensino básico 2011
- O conhecimento dos significados de fracção de professores do 1.º ciclo do ensino básico 2011
- O raciocínio aditivo e multiplicativo em crianças do pré-escolar 2011
- Sobre o ensino e aprendizagem de fracções nos níveis elementares de ensino 2011
- Ensinar fracções no 1.º ciclo: facilidades e constrangimentos 2011
- Issues on children's ideas of fractions when quotient interpretation is used 2011
- Learning fractions with understanding 2011
- Learning rational numbers: a study on 6th grade students' (mis)conceptions of fractions 2011
-
artigo de revista
- Percepção das relações espaciais em crianças da educação pré-escolar. Zero-a-Seis. 2020
- Using a picture to challenge creativity in mathematics class with 1st and 6th graders 2020
- Exploring figure background perception of young children. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Making sense of fractions at primary school - the case of teacher João. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Números racionais nos primeiros anos - a abordagem pela partilha equitativa. Educação e Matemática. 2019
- Young children representing data 2019
- Brincando com padrões na educação pré-escolar 2018
- Crianças do Pré-Escolar a Resolver Problemas de Estrutura Aditiva: Que estratégias?. Bolema,. 2018
- Exploring children’s ideas of discrete variables using graphs, tables and isolated cases 2018
- Teaching fractions - visiting the primary school classroom. International Journal for Research in Mathematics Education. 2018
- Young children working with geometric figures 2018
- Desafiando crianças do pré-escolar a operar e a pensar!. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Dificuldades em ensinar frações no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Educação e Matemática. 2017
- O ensino de frações no 1.º ciclo — Um estudo de caso. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Pre-service elementary school teachers’ ideas about fractions. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2017
- The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions: a comparative study with Brazilian and Portuguese children. Educação. 2017
- Young children solving multiplicative reasoning problems. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2017
- Brincar com a geometria na educação pré-escolar. Saber (e) Educar. 2016
- O trabalho com as figuras geométricas no pré-escolar 2016
- The inverse relation between the size and the number of parts. Journal of the European Teacher Education Network. 2016
- O conceito de fração – um estudo sobre o conhecimento de professores do 1.º ciclo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Os padrões no 2.º ano do ensino básico - uma experiência em sala de aula. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Explorando padrões no 6.º ano do Ensino Básico 2015
- Promoting the power of mathematics: children learning fractions with understanding. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2012
- Focusing on young chindren’s additive and multiplicative reasoning. Journal of the European Teacher Education Network. 2012
- Jogar com conteúdos matemáticos. Indagatio Didactica. 2012
- Um olhar sobre o desenvolvimento do programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico. Interacções. 2012
- Os padrões na matemática do pré-escolar. Educare-educere. 2002
-
capítulo de livro
- Using young children’s real world to solve multiplicative reasoning real problems 2018
- Young children can learn to reason and to name fractions 2018
- Exploring patterns using inquiry-based lessons 2016
- Exploring partitive division with young children 2012
- LOGO and Elementary Mathematics Education in Portugal 2012
- Young children solving additive structure problems 2012
- A formação para o ensino da Matemática no pré-escolar e no 1.º ciclo 2002
-
documento
-
poster de conferência
- Descobrir figuras geométricas no pré-escolar. Investigação em Educação Matemática. 2017
- Representações e interpretações de gráficos de barras, tabelas e casos isolados por alunos do 6.º ano de escolaridade. Investigação em Educação Matemática. 2015