publicações selecionadas
-
artigo académico
- Understanding Science Teachers’ Integration of Active Methodologies in Club Settings: An Exploratory Study. Education Sciences. 2024
- Spiritual Care in the Undergraduate Nursing Degree in Portugal. Education Sciences. 2023
- What Science Communication for Equitable Communication? From Conceptualizations to Reconceptualizations and Practices. Curator: The Museum Journal. 2022
- A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica. Indagatio Didactica. 2021
- Comunicação de ciência em um museu itinerante para aprimorar o aprendizado inclusivo: perspectivas dos coordenadores do museu. Indagatio Didactica. 2021
- As narrativas de termodinâmica nos livros didáticos angolanos e a conceptualização dos seus leitores. Educação e Pesquisa. 2021
- Comparative antioxidant and antimicrobial properties of Lentinula edodes Donko and Koshin varieties against priority multidrug-resistant pathogens. South African Journal of Chemical Engineering. 2020
- Connecting mathematics and sciences through children’s literature. An experience with Pre-service Preschool Educators. . Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- Connecting mathematics and sciences with children's literature: an experiment with Pre-service Preschool Educators. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- A natureza das interações verbais durante as visitas de estudo à secção de ótica. A Cor das Letras. 2015
- Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educar em Revista. 2012
- Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interactivos de ciências. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2012
- Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise (Questioning in school science textbooks: development and validation of an analysis grid). Educar em Revista. 2012
- Pseudo-science: A meaningful context for assessing nature of science. International Journal of Science Education. 2009
- Adults’ Understanding of Analogy-based Exhibits in an Interactive Science Museum. International Journal of Science Education. 2007
- Educational value of different types of exhibits in an interactive science and technology center. Science Education. 2007
- The Nature of Exhibits About Acoustics in Science and Technology Centres 2007
- The Use of Memories in Understanding Interactive Science and Technology Exhibits. International Journal of Science Education. 2006
- Prospective physical science teachers´ use of laboratory activities: An analysis of its evolution due to a science teaching methods course. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2002
- Prospective physical sciences teachers’ use of laboratory activities: an analysis of its evolution due to a science teaching methods course. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2002
- Concepções de futuros professores de ciências Físico-Químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais. Educação & Sociedade. 2000
- O ensino contextualizado de «pressão»: algumas propostas de actividades práticas, com recurso a materiais do dia a dia. Boletín das Ciencias - XIII Congreso de ENCIGA. 2000
- O Som e a Audição: Uma área que faz vibrar os professores? . European Physical Journal C: Particles and Fields. 1999
- O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?. European Physical Journal C: Particles and Fields. 1999
-
artigo de conferência
- Conceptual metaphors in astronomers’ discourses 2021
- Challenges of science communication in a mobile museum 2021
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: contributos de um projeto de investigação 2017
- Histórias com Ciência, Percursos num Clube de Leitura 2016
- Integrative and collaborative training-research at the University 2016
- À descoberta da célula com textos de divulgação científica 2016
- A Ciência na literatura infantil e juvenil: O caso de Galileu Galilei 2015
- A ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei 2015
- Ciência de Galileu na literatura infantil 2015
- Identidade e Ciência de Galileu: Imagens veiculadas em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano 2015
- O valor educativo dos problemas nos museus e centros interativos de ciência 2013
- Actas XIV encontro nacional de educação em ciências : educação em ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania 2011
- The contribution of popular books to the informal learning of chemistry 2011
- As visitas de estudo e a aprendizagem das ciências naturais-perspetivas de alunos do 9º ano de escolaridade 2009
- Avaliação de analogias presentes em manuais escolares: um estudo com professores de ciências físico-químicas 2009
- Avaliação de analogias presentes em manuais escolares: um estudo realizado com alunos portugueses do 10º ano de escolaridade 2009
- As ciências naturais fora da escola – perspectivas dos professores acerca das visitas de estudo bem sucedidas 2008
- A inter-relação teoria-evidência-explicação científica : um estudo com alunos do 9º e do 11º anos de escolaridade 2003
- A inter-relação teoria-evidência-explicação científica: um estudo com alunos do 9º e do 11º anos de escolaridade 2003
- Utilização de actividades laboratoriais por futuros professores de ciências físico-químicas 2002
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas : características, organização e supervisão 2001
- Formação científica do cidadão comum : o caso da radioactividade 2001
- Formação científica do cidadão comum: o caso da radioactividade 2001
- Portuguese school textbooks’ illustrations and students’ alternative conceptions on sound 2001
- A importância do trabalho prático na abordagem do som no contexto Biosfera: um estudo com alunos do 8º ano de escolaridade 2000
- Formação científica do cidadão comum: o caso da radioactividade 2000
- Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound 2000
- Portuguese school textbooks’ illustrations and students’ alternative conceptions on sound 2000
- Natureza e propagação do som : concepções de alunos dos ensinos básico, secundário e superior 1999
- Natureza e propagação do som: concepções de alunos dos ensinos básico, secundário e superior 1999
- Natureza e propagação do som: concepções de alunos dos ensinos básico, secundário e superior 1998
-
artigo de revista
- Connecting mathematics and sciences through children’s literature: an experience with Pre-service Preschool Educators. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2020
- Ciência-Religião no caso de Galileu Galilei: Que relações veiculadas na literatura infantil e juvenil?. História da Ciência e Ensino. 2019
- Towards an effective use of language to explain light in the museum. Science Education. 2019
- Partilhar para aprender: um estudo sobre as interações dos alunos nos módulos de ótica de um museu de ciência. Alexandria: R. Educ. Ci. Tec.. 2015
- A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência. A Cor das Letras. 2015
- The Role of ‘Popular’ Books in Informal Chemical Education. International Journal of Science Education, Part B: Communication and Public Engagement. 2013
- Promover o questionamento durante as visitas de estudo a centros interativos de ciência [o que dizem os monitores experientes]. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 2012
- Questionamento em manuais escolares de Ciências: desenvolvimento e validação de uma grelha de análise. Educar em Revista. 2012
- Forms of reasoning used by prospective physical sciences teachers when explaining and predicting natural phenomena: The case of air pressure. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education. 2004
- Prospective physical sciences teachers’ use of laboratory activities: an analysis of its evolution due to a science teaching methods course. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2002
- Concepções de futuros professores de ciências físico-químicas sobre a utilização de actividades laboratoriais. Educação & Sociedade. 2000
- O ensino contextualizado de «pressão» : algumas propostas de actividades práticas, com recurso a materiais do dia a dia 2000
- O som e a audição: uma área que faz "vibrar" os professores?. European Physical Journal C: Particles and Fields. 1999
-
capítulo de livro
- Un club de ciencias en la escuela ¿para qué? 2023
- A Linguagem nos Museus: contributos de uma Abordagem Linguística para o Estudo da Comunicação de Ciência 2019
- Accessing Science Museum Educators' Discourse Through Multimodal Narratives 2019
- Context-based science education and four variations of problem-based learning 2017
- Lifelong Learning: Approaches to Increasing the Understanding of Chemistry by Everybody 2015
- Formação pedagógica Universitária: Uma experiência com docentes Timorenses 2014
- Visualizations in Popular Books About Chemistry. Models and Modeling in Science Education. 2014
- Adults’ Understanding of Analogy-based Exhibits in an Interactive Science Museum 2007
- Portuguese school textbooks' illustrations and students' alternative conceptions on sound 2001
- Portuguese school textbooks’ illustrations and students’ alternative conceptions on sound 2001
-
documento
- Fostering Scientific Citizenship in an Uncertain World: Selected Papers from the ESERA 2021 2023
- Fostering Scientific citizenship in an uncertain world (Proceedings of ESERA 2021) 2022
- Science And Mathematics Education For 21st Century Citizens: Challenges And Ways Forwards 2020
- Science and Mathematics Education for 21st Century Citizens: Challenges and Ways Forward 2020
- Portuguese newspapers’ coverage of astronomical research: opportunities for science education? 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference 'Science and mathematics education in the 21st century' 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference ‘Science and mathematics education in the 21st century’ 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference: ‘Science and Mathematics Education in the 21st Century 2019
- Science teacher education in Portugal: is a sustainable future still possible? 2018
- Um olhar sobre as narrações multimodais e a comunicação da ciência nos museus 2018
- Newton e a teoria das cores: a linguagem dos guias num museu de ciência 2017
- A ciência na literatura: construindo conceitos científicos pela desconstrução de linguagens 2017
- Aprendizagem baseada na resolução de problemas: contributos de um projeto de investigação 2017
- Contextualizing teaching to improve learning: The case of science and geography 2017
- Interações formal - não formal na abordagem do tema água 2017
- the role of language in building common ground in a science museum 2017
- Educação formal e não formal: desafios para o ensino da Física 2016
- Histórias com ciência, percursos num clube de leitura 2016
- Integrative and collaborative training-research at the University 2016
- As interações dos alunos com os módulos de ótica em visitas de estudo a um museu de ciências 2015
- Avaliação de Livros de Divulgação científica: Um estudo com alunos do Ensino Secundário 2015
- Ciência de Galileu na literatura infantil 2015
- Divulgação científica e aprendizagem das ciências 2015
- Leio, partilho, aprendo! Um percurso pelo conhecimento científico através dos livros de divulgação científica 2015
- Atas do Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas 2013
- Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas 2013
- The role of popular science books in the professional development of science teachers 2013
- Questionamento em manuais escolares de Ciências : desenvolvimento e validação de uma grelha de análise 2012
- Actas XIV encontro nacional de educação em ciências : educação em ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania 2011
- Actas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: educação em ciências para o trabalho, o lazer e a cidadania (14ª Ed) 2011
- Atas do XIV Encontro Nacional de Educação em Ciências: Educação em Ciências para o Trabalho, o Lazer e a Cidadania 2011
- Proceedings of the 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Education Policy, Practice and Research 2011
- Sound, hearing and acoustics: What exhibits do science museums currently provide? 2003
- Atas do Congresso Trabalho Prático e Experimental na Educação em Ciências 2000
-
livro
- Introduction [Fostering scientific citizenship in an uncertain world: selected papers from the ESERA 2021] 2023
- Science and mathematics education for 21st century citizens: Challenges and ways forwards 2020
- Proceedings of the ATEE Winter Conference Science and mathematics education in the 21st century 2019
- Contextualizing teaching to improve learning: The case of science and geography 2017
-
poster de conferência