publicações selecionadas
-
artigo académico
- Panorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022. Revista Portuguesa de Educação Musical. 2023
- Monitorização com base no currículo na escola inclusiva: adequação técnica das provas maze na triagem do risco de dislexia. Revista Ibero-Americana de Educação. 2020
- Alunos em risco na fluência da leitura. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Editorial. Journal of International Special Needs Education. 2016
- Specific learning disabilities: Evidence from third grade students' handwriting performance. Specialusis Ugdymas. 2013
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Sete Aspectos que tornam o Apoio Especial. Revista de Educação Especial e Reabilitação. 2011
- Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Uma Análise entre Brasil e Portugal. . Revista de Educação Especial e Reabilitação. 2011
- Perspectivas dos pais sobre dificuldades de aprendizagem específicas: Um inquérito por questionário realizado no norte de Portugal. Revista Brasileira de Educação Especial. 2011
- Compreender o fenómeno das dificuldades de aprendizagem a partir de sete estudos de caso: Conclusões de um estudo naturalista. . Revista Inclusão. 2009
- O processador de texto como ajuda tecnológica eficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2009
- Specific Learning Disabilities and the Portuguese Educational System. Learning Disabilities Research & Practice. 2007
- Dificuldades de aprendizagem: Questões sobre estratégias de aprendizagem. . Revista Sonhar. 2000
- Uma escola para todos: Atitudes dos professores perante a inclusão. . Revista Inclusão. 2000
- Dificuldades de aprendizagem: Exploração do potencial do processador de texto.. Revista Sonhar. 1999
- Remote intervention for people with mental impairment. Motricidade Humana- Journal of Human Performance Studies. 1993
-
artigo de conferência
- Adaptações curriculares utilizados pelas docentes na avaliação das/os estudantes com dislexia 2023
- Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita experiências de formação 2022
- Learning disabilities and problems in writing: training experiences 2022
- Literacia familiar e dificuldades na aprendizagem da leitura: uma revisão sistemática da literatura 2021
- Modelo de atendimento à diversidade: Aspectos relevantes e desafiantes para a implementação 2021
- Evolução do campo das dificuldades de aprendizagem específicas em Portugal: Das implicações nacionais às internacionais 2020
- Caraterização de um sistema de triagem universal de alunos em risco na leitura: um estudo longitudinal em salas de aula inclusivas 2019
- Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: atitudes de futuros educadores/professores 2017
- Adaptation of the Scale Knowledge Perception Scale in Primary Education 2017
- Autorregulação na escrita: self-regulated strategy development e tecnologias de informação e comunicação 2017
- Inclusão de crianças com NEE: a perceção dos estagiários em Cabo Verde 2017
- Perceções das práticas dos professores em sala de aula 2017
- ATITUDES DE UNIVERSITÁRIOS FACE À INCLUSÃO 2016
- Modelo de atendimento à diversidade: sua operacionalização no apoio ao processo de inclusão escolar 2016
- O modelo de resposta à intervenção na prevenção e no apoio aos problemas na leitura 2016
- Educação Inclusiva na Tailândia e em Portugal: Perspetivas de Futuros Professores 2015
- Um estudo longitudinal sobre a monitorização-com base-no-currículo para a identificação de alunos em risco de dislexia 2014
- Oral reading fluency: Identification of students at risk 2014
- Using curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics 2014
- Dificuldades de aprendizagem específicas na leitura: Particularidades sobre o desenvolvimento de um estudo acerca da utilização da monitorização-com-base-no-currículo na identificação de alunos em risco. 2013
- Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior e a formação de professores. 2012
- Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças de risco. 2011
- O Squeak no processo educativo de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas na leitura : estudo de caso 2011
- Perspectivas e práticas educacionais e sociais inclusivas e transição para a vida activa de jovens com problemas intelectuais 2011
- Pupils with intellectual disabilities: Expectations, perspectives and inclusive education practices for a transition to adulthood. 2011
- Defesa dos direitos dos alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: Um estudo sobre a perspectiva dos pais 2010
- Catorze ideias erradas sobre dislexia. 2009
- Os alunos com necessidades educativas especiais: Quem são? Onde são ensinados? 2009
- The philosophy of inclusion: A call for radical education reform in Portugal 2000
- A Perceptive visual training programme at distance for low vision children. 1995
- Care and support at distance: New perspective to improve service’s quality 1993
-
artigo de revista
- Caraterização de Alunos Identificados em Risco na Leitura num Sistema de Triagem Universal. Meta: Avaliação. 2018
- Monitorização do progresso do aluno na identificação de risco na leitura. Cadernos de Pesquisa. 2017
- PROVAS MAZE NA TRIAGEM DO RISCO NA LEITURA. Journal of Research in Special Educational Needs. 2016
- Identificação de alunos em risco de apresentarem dislexia: um estudo sobre a utilização da monitorização da fluência de leitura num contexto escolar. Revista Brasileira de Educação Especial. 2014
- Learning difficulties: A Portuguese perspective of a universal issue. Australian Journal of Learning Difficulties. 2012
-
capítulo de livro
- Risco na aprendizagem da leitura: Resultados e implicações de um estudo longitudinal no contexto da educação inclusiva 2022
- A operacionalização do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no atendimento a alunos com dislexia 2021
- Monitorização com base no currículo: Tomada de decisão sobre o progresso de aprendizagem da leitura 2021
- Exploratory Study Using Self-Regulated Self-Development (SRSD) and Technology in the Context of the Classroom 2019
- Primary School Students’ Choices in Writing Opinion Essays: Using ICT Combined with Self-Regulated Strategies. IFIP Advances in Information and Communication Technology. 2017
- Validação da escala multidimensional de inclusão de alunos com NEE em aulas de Matemática 2016
- Dificuldades de aprendizagem específicas no ensino superior: Um reflexão necessária 2013
- Impacto de um programa de competências pessoais e sociais em crianças em risco 2012
- A Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na escola regular: A filosofia e os elementos para o sucesso. 2011
- Intervenção com alunos com necessidades educativas especiais. 2008
- Algumas estratégias a utilizar em salas de aula inclusivas. 2003
- Pressupostos para o êxito da integração/inclusão 1997
- Programa de treino de visão 1995
- Remote support services experiments for normal sighted and partially sighted elderly people. 1994
-
documento
- A school-wide screening system: longitudinal reading results from grades 2-4 2023
- Writing Practices in Elementary School a Case Study in Portugal 2022
- Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita experiências de formação 2022
- Dilema: Escrevem com ou sem recurso às TIC? – Perceções dos alunos 2022
- Characterization of Portuguese students at risk of dyslexia based on results of curriculum-based measurement in reading comprehension 2019
- Using curriculum-based-measurement to identify students at risk for reading difficulties in basic education: Results from a cross-sectional study 2019
- Screening Portuguese students at risk for dyslexia with curriculum-based measurement-Maze 2018
- Students' choices in writing: using ICT combined with self-regulated strategy 2017
- Reading curriculum-based measurement: Screening Portuguese students at risk for dyslexia 2016
- O papel de organizaçãoes internacionais na defesa dos direitos de crianças com necessidades educativas especiais: O caso do DISES 2015
- Definindo dificuldades de aprendizagem específicas na leitura 2015
- O Contexto de inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no Ensino Básico Integrado em Cabo Verde: Um estudo quantitativo sobre as variáveis que têm impacto na atitude dos professores e dos pais e encarregados de educação 2015
- Sete ideias para o sucesso da inclusão 2014
- A school-wide screening and progress monitoring system for the Identification of students at risk for specific learning disabilities: Results from research 2014
- Oral reading fluency: Identification of students at risk 2014
- The impact of a personal & social skills program 2014
- Using curriculum-based measurement as a way to identify students at risk for the development of specific learning disabilities in Mathematics 2014
- A School-wide system to identify students at risk for developing dyslexia 2013
- Risk for specific learning disabilities: Assessment of phonological awareness in preschool children in the Algarve 2013
- The use of curriculum-based measurement as a way to identifying students at risk for developing specific learning disabilities in mathematics 2012
- Specific learning disabilities in Portugal: Portuguese teachers perspectives 2012
- Students with specific learning disabilities in Portugal: Are they adequately included? 2010
- A Habilitação Profissional para a Docência Generalista e as Necessidades Educativas Especiais: As Mudanças à Luz da Nova Legislação e do Processo de Bolonha 2010
- Development and validation of a handwriting assessing test. A Study in the municipality of Cascais. 2009
- Catorze ideias erradas sobre dislexia 2009
- Validation of a handwriting assessing test: A pilot study in the municipality of Cascais (Portugal) 2008
- Analysis of the characteristics before and after interventions in the attended population in CADin, with the diagnostic of specific learning disabilities 2007
- Specific learning disabilities: Population outcome before and after intervention at CADIN 2007
- Práticas eficazes de ensino da matemática para alunos com Trissomia 21: Single subject research 2006
- Dificuldades de aprendizagem: Que são? Como entendê-las? 1999
-
livro
-
teses