publicações selecionadas
-
artigo académico
- Desenvolver a consciência histórica em ambientes digitais e ativos: uma proposta didática para o 1.º ciclo do ensino básico 2021
- The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1 st and 2 nd Basic Education Cycles. Athens Journal of Education. 2021
- The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training. International Journal of Educational and Pedagogical Sciences. 2021
- Ensino em tempos de pandemia: alguns desafios e olhares dos professores portugueses. Revista Temas & Matizes. 2020
- O CONTRIBUTO DA NARRATIVA DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA FALA NUM CASO DE RUBINSTEIN-TAYBI: Estudo de Caso. Revista Observatório. 2019
- A LEITURA AO CENTRO: como promover a literacia da leitura na escola. PLURAIS - Revista Multidisciplinar. 2019
- Evaluation of the historical center of Braga - Portugal from the universal design principles. The objective of the research was to conduct an Evaluation of the pedestrian area of the historical center of the city of Braga, Portugal, from the principles of universal design, specifically equitable, flexible, simple and intuitive use, easy perception information, tolerance for error, minimum physical effort, dimensional spaces for access and comprehensive use. Characterized as descriptive, da. 2019
- Renovação metodológica no ensino primário: o olhar de um estudante estagiário. Sensos-e. 2019
- Potentialities of the Augmented Reality in the school manuals of primary education. Tojet: The Turkish Online Journal of Educational Technology. 2018
- Impact Of Digital Technologies On Pedagogical Practice In Primary Education. Rare are the teachers who have never used information and communication technologies (ICT) in an educational context. We intend to know the impact of the inclusion of ICT in the learning process by listening to primary teachers in service and students in an internship situation, the latter in the scope of initial teacher training. With regard to in-service teachers, a case study of a quantitative . 2018
- Percepções sobre as potencialidades do uso de mapas conceituais na formação pós graduada: um estudo com oficiais na Academia de Polícia Militar do Maranhão. REVISTA PROJEÇÃO E DOCÊNCIA. 2018
- O USO DO FACEBOOK E AS EMOÇÕES EXPERIENCIADAS PELAS CRIANÇAS NA ÓPTICA DOS SEUS PROFESSORES. International Journal of Developmental and Educational Psychology. 2016
- Ser professor na era digital na conceção de educadores e professores do 1º CEB. Atas do IV Congresso Internacional TIC e Educação 2016 Tecnologias Digitais e a Escola do Futuro. 2016
- The Digital Textbook: Methodological and Didactic Challenges for Primary School. The potentialities of ICT in education bring about changes in the teaching and learning methodologies, in the places where you learn and in the way you learn. This demands a reflection not only on the ways of learning, but also on the support resources, so that learning can take place and, of course, it is indispensable to understand the teachers¿ answer to the digital challenges. Thus, the purpos. 2015
- Digital Educational Resources for Primary Education: The case of Manual Digital II. Information an Communication Technology for Education. 2014
- Digital educational resources: The case of Manual Digital II 2014
- Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online 2014
- Interactive multimodal narrative as an approach to developing emergent literacy in early childhood education. Sino-US English Teaching. 2013
- Manual digital II: A case study at an elementary school | Manual digital II: estudo de caso no 1.° Ciclo do ensino básico. Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). 2013
- Critical thinking. Journal of Modern Education Review. 2012
- Os meninos à volta do computador : a aprendizagem colaborativa na era digital. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2009
- Os meninos à volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital 2009
-
artigo de conferência
- A (re)criação de ambientes digitais e ativos de aprendizagem para o estudo da temática sobre a guerra colonial: um estudo com alunos do 2.º CEB 2024
- O uso de plataformas digitais para o ensino e aprendizagem de História: um estudo com alunos do 1.º CEB e 2.º CEB. 2024
- A utilização de tecnologias digitais e metodologias ativas para a aprendizagem histórica: um caminho possível para a inovação pedagógica na aula de História 2023
- Compreender a ditadura salazarista através do uso de plataformas digitais: um estudo com alunos portugueses do 2.º CEB 2023
- Challenges and Potentialities of Using ICT in Initial Teacher Education: A Comparative Study With Students From Portugal and Spain 2022
- The Freirean Legacy in Innovative EducationalPractices: MakerCulture, Active Methodologies, Digital Technologies and Transdisciplinarity 2022
- BEING A TEACHER IN DISTANCE EDUCATION: THE PERCEPTION OF STUDENTS IN BASIC EDUCATION DEGREE 2021
- A construção de habitats digitais e ativos para a aprendizagem histórica: o caso do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem 2021
- Aprendizagens ativas em ambientes inovadores: que desafios? 2021
- As contribuições do uso das TIC no ensino e aprendizagem da História: uma revisão sistemática da literatura 2021
- O desenvolvimento da literacia digital e da literacia histórica em ambientes de aprendizagem ativa na aula de História 2021
- O potencial da plataforma digital Book Creator na produção de narrativas históricas em ambientes de aprendizagem ativos para o desenvolvimento da consciência histórica em alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Inovação metodológica e tecnológica no ensino e aprendizagem da História 2020
- Espaço Maker nos Anos iniciais do Ensino Fundamental II: Possibilidades e Desafios Vivenciados por Estudantes de uma Escola Municipal da Cidade do Recife 2020
- Impactos da Cultura Maker na Educação: Uma Revisão Sistemática de Literatura 2019
- A sala de aula invertida: uma metodologia ativa no ensino da informática aplicada 2019
- O grupo virtual do Facebook no ensino da disciplina de Informática Aplicada 2019
- Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives 2017
- Digital technology in family environment: A case of children from 0 to 6 2017
- Formação inicial de professores e o uso das TDIC: uma revisão sistemática de literatura 2017
- ICT IN PRIMARY SCHOOL: THEORIES AND PRACTICES IN THE MOTHER TONGUE 2017
- TECNOLOGIA EDUCATIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL? 2017
- Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos 2017
- The smartphone in the context of the classroom in the primary school and in the higher education. Edulearn Proceedings. 2017
- What teachers do, observe, and feel in pedagogical practice through the use of digital resources. Edulearn Proceedings. 2017
- Introduction [to] Digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research 2016
- Online practices of children under 6: a grounded theory study 2016
- Que formação inicial para futuros educadores e professores desenvolverem a literacia digital nas crianças? 2016
- The digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research: proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016 2016
- Avaliação de ambientes virtuais de aprendizagem: um estudo comparativo entre formatos do Moodle de uma universidade 2015
- Flipped classroom: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas 2015
- Meios digitais, Web, redes sociais e crianças de 3 a 5 anos de idade: as suas práticas, o papel dos irmãos e perceções dos pais 2015
- Narrativa digital no jardim de infância: motivação, dificuldades e interação presencial e online 2015
- Revelações de um “dicionário maluco” na formação profissional docente 2015
- Technical and pedagogical usability in a virtual learning environment: A case study at the Federal Institute of Rio Grande do Norte - Brazil 2015
- Technical and pedagogical usability in e-Learnig: Perceptions of students from the Federal Institute of Rio Grande do Norte (Brazil) in virtual learning environment,Usabilidade Técnica e Pedagógica no Ensino a Distância: A percepção de alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) em ambiente virtual de aprendizagem 2015
- Tecnologias digitais no pré-escolar: o YouTube para aprender e partilhar 2015
- Digital reading : practices and challenges 2014
- Facebook e a interação online na formação contínua de professores 2014
- Leitura digital : desafios e oportunidades para professores e alunos 2014
- Pro UCA Brasil nas práticas educacionais das escolas : um estudo de caso em escolas públicas de Santa Catarina 2014
- A narrativa digital na aula de língua portuguesa 2013
- Aprender em rede(s) 2013
- As conceções das crianças sobre os jogos no 1.º ciclo do ensino básico 2013
- Desenvolvimento profissional docente : contributo das redes sociais 2013
- Estudo de integração do Manual Digital II em práticas letivas no 1.º ciclo do ensino básico 2013
- I-mídi@s para escolas do ensino básico no Brasil e em Portugal 2013
- Manual Digital II: estudo de caso no 1.º ciclo do ensino básico. Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). 2013
- Mental retardation: a common clinical hallmark of creatine deficiency disorders 2013
- O meu Dicionário : estudo de caso na área da Expressão Musical 2013
- PLE's no 1.º ciclo do ensino básico : o site da turma 2013
- PLE’s no 1.º ciclo do ensino básico: o Site da Turma 2013
- Tecnologias digitais em ambiente informal de aprendizagem : o caso do Manual Digital II 2013
- Creatine deficiency syndromes: biochemical and molecular aspects 2012
- De que falamos quando falamos em literacia digital? Um estudo exploratório baseado em revisão sistemática de literatura 2012
- Integrating multiple literacies and digital storytelling in language learning : a case study 2012
- A investigação-acção como estratégia de formação contínua de professores de língua portuguesa para o uso de recursos digitais 2011
- ICT and critical thinking : a multifaceted and integrated process in the English Language Learning (ESL) 2011
- Manual Digital II : um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças 2011
- Manual Digital II: um recurso multimédia lúdicoeducativo para crianças 2011
- O YouTube e o pensamento de ordem superior em Inglês: língua estrangeira 2011
- Reading and writing in the digital age : e-book and digital storytelling. Edulearn Proceedings. 2011
- Redes sociais em contexto não formal : da partilha à aprendizagem 2011
- Redes sociais no jardim de infância para aprender e partilhar com a família e a comunidade 2011
- Ferramenta de comunicação interactiva no jardim-de-infância : a plataforma dajaneladomeujardim 2010
- Comentários em blogues: uma estratégia para promover o pensamento crítico e criativo 2009
- From basic to critical and creative thinking : an exploratory study based on blogs 2009
- Podcast no jardim-de-infância : oralidade, criatividade e pensamento crítico 2009
- TIC, aprendizagem da língua e pensamento complexo : contributo do blogue língua portuguesa 2009
- Videojogos e práticas desportivas 2009
- YouTube for learning English as a foreign language : critical thinking, communicative skills 2009
- E depois do estudo… a poesia como alternativa à apresentação convencional dos resultados da investigação 2008
- As TIC no Jardim-de-Infância: potencialidades do blogue no desenvolvimento de competências sociais e literácitas 2007
- Desafios e potencialidades das TIC no Jardim-de-Infância: o blogue como estratégia de aprendizagem e de interacção 2007
- Investigação e poesia : um discurso alternativo 2007
- Competências básicas em tecnologias de informação : reflexões sobre uma estratégia de promoção da cidadania 2005
- Comunicação mediada por videoconferência: resultados de uma experiência 2005
- Crianças, tecnologias e aprendizagem: octógono dinâmico 2005
- Globalisation & Technology: educational challenges 2005
- TIC e aprendizagem cooperativa : das teorias às práticas 2005
- Tecnologias da informação e comunicação e crianças com necessidades educativas especiais 2005
-
artigo de revista
- Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Higher-order thinking in foreign language learning. Advances in Social Sciences Research Journal. 2017
- Pedagogical usability: A theoretical essay for e-Learning. Holos. 2016
- Recursos e estratégias de pesquisa online e offline: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- Literacia digital e literacia informacional : breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Os conceitos de literacia digital e literacia informacional ora surgem como quase sinónimos, para alguns autores, ora com definições distintas, para outros. O que uns consideram literacia digital é por outros denominado literacia informacional. Neste artigo propomo-nos analisar ambos os conceitos a partir dos resultados de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados ISI (ISI. 2012
-
capítulo de livro
- O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2023
- Infância, Tecnologias e Sustentabilidade. 2022
- O Desenvolvimento da consciência histórica na Era digital: um estudo com alunos de 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2022
- Aprender história com recurso a tecnologias digitais em ambientes inovadores de aprendizagem 2021
- As contribuições do uso das TICS no Ensino e na aprendizagem histórica: uma revisão sistemática da literatura 2021
- O potencial das ferramentas cognitivas Educaplay e LearninApps na consolidação de saberes 2021
- A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade 2020
- Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1.º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada 2020
- Metodologias ativas e tecnologias emergentes no 1º Ciclo do Ensino Básico: o método experimental e a realidade aumentada 2020
- Utilização inovadora de dispositivos móveis no processo educativo 2020
- Currículo e Recursos Tecnológicos: que relações? 2019
- Deles para eles: quando os processos se tornam produtos e de novo processos 2019
- A importância do Grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de Infância e de professores do primeiro ciclo do ensino básico 2018
- Crianças, Tecnologias e aprendizagem. A minha tese de doutoramento mais de 10 anos depois 2018
- THE SMARTPHONE IN THE CONTEXT OF THE CLASSROOM IN THE PRIMARY SCHOOL AND IN THE HIGHER EDUCATION 2017
- WHAT TEACHERS DO, OBSERVE, AND FEEL IN PEDAGOGICAL PRACTICE THROUGH THE USE OF DIGITAL RESOURCES 2017
-
documento
- The Challenges of Initial Teacher Training 2021
- O valor do investigador colaborador num projeto de investigação 2021
- The Pedagogical Integration of Digital Technologies in Initial Teacher Training 2021
- The Integration of the Digital Platform Educaplay in Interdisciplinary Paths in the 1st and 2nd CEB 2020
- A integração de tecnologias digitais na formação profissional docente: uma nova profissionalidade docente 2020
- DIGITAL STORYTELLING CONTRIBUTION TO SPEECH DEVELOPMENT IN A CASE OF RUBINSTEIN-TAYBI: a Case Study 2019
- FACTORS THAT INHIBIT OR PROMOTE THE INTEGRATION OF ICT IN EDUCATION 2018
- Digital educational resources: The case of Manual Digital II 2014
- Formação e desenvolvimento profissional docente em rede : entre o presencial e o online 2014
-
livro
- A importância do grupo no Facebook durante a formação contínua de educadores de infância e professores do primeiro ciclo do Ensino Básico 2017
- Crianças, tecnologias e aprendizagem: contributo para uma teoria substantiva: a minha tese de doutoramento… mais de dez anos depois 2017
- Software de apoio a metodologias qualitativas: um estudo baseado na grounded theory 2017
- Educação e TIC: relatos de experiências, processos formativos e práticas educacionais 2016
- Emergencia de la identidad profesional: el caso de la iniciación a la práctica profesional en la formación inicial de profesores 2016
- Mobile Learning: potencial de inovação pedagógica 2016
- Tecnologias e processos inovadores na educação 2016
-
teses
- As contribuições do uso das TIC no ensino de química: o caso do 1° ano do curso técnico de nível médio integrado em alimentos do IFRN – Campus Pau dos Ferros 2019
- Contributo das TIC para o ensino-aprendizagem na disciplina de História 2019
- Práticas inovadoras na educação básica: as tecnologias digitais como apoio à produção literária 2019
- As contribuições do aplicativo WhatsApp no Ensino Superior: estudo de caso com os professores do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas 2018
- Edmodo, dinamizar a aprendizagem colaborativa 2018
- Educação e tecnologia: interação entre o trabalho em equipe e o individual 2018
- O Facebook e as interações online entre alunos na aprendizagem de Informática Aplicada 2018
- Passo a passo vamos construindo um laço: comunicação escola-família-escola com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação 2018
- Tecnologias multimídias na aprendizagem de Língua Portuguesa: um projeto com os discentes do Ensino Subsequente no IFAM – Campus - Tefé 2018
- As tecnologias digitais e as mudanças na cultura do ensino presencial: o caso do ProUCA no Estado de Santa Catarina 2016
- Educação do futuro: conceção e implementação de um manual interativo digital (MID) 2016
- Usability in a virtual learnig environement: a study at IFRN 2016
- As TIC na educação Matemática: perspectivas de alunos, professores e gestores em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, Brasil 2015
- As TIC na educação infantil: contribuições do Facebook para a aprendizagem e para a integração família e escola 2015
- Aulas interativas com recurso à exposição: uma metodologia para o ensino da linguagem de programação Python 2015
- O contributo da narrativa digital para o desenvolvimento da fala num caso de Rubinstein-Taybi: estudo de caso 2015
- O trabalho docente e o sentido de ser professor no contexto da educação infantil 2015
- Produção de um curso online: contributo para a comunicação entre técnico e professor 2015
- Redes sociais no ensino de Matemática: a utilização do Facebook com alunos do nono ano do ensino fundamental 2015
- "Virar a Sala de Aula”: centrar a aprendizagem no aluno recorrendo a ferramentas cognitivas 2014
- Eu ajudo-te, é fácil, eu também não sei escrever: impacto das tecnologias educativas, em contexto de Jardim de Infância, num processo de desenvolvimento de literacia digital e intergeracional 2014
- O Facebook e a formação contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico : da formação à integração das TIC 2014
- Recursos digitais no Jardim de Infância: a narrativa digital para promover multiliteracias 2014
- Tecnologias digitais e práticas comunicativas multiliterácitas e multimodais: um caminho para a inovação educativa 2014
- Tecnologias digitais no jardim de infância : comunicação, aprendizagem e desenvolvimento profissional docente 2014
- Youtube no pré-escolar: pesquisa, partilha e aprendizagem 2014
- Aplicações informáticas B : como cumprir o mesmo programa em menos tempo? 2013
- Histórias e meios digitais na prática pedagógica dos educadores de infância de Paredes de Coura 2013
- Prática simulada do contexto real de trabalho : resolução de problemas na aprendizagem da programação 2013
- Revestimentos com cera de carnaúba incorporados de antimicrobianos em caju (Anacardium occidentale L) e goiaba (Psidium guajava) 2013
- Da narrativa à narrativa digital : o texto multimodal no estudo da narrativa 2012
- "Aprendo a divertir-me" : tecnologias digitais em ambiente não formal de aprendizagem : um estudo exploratório com crianças de 1º ano de escolaridade 2011
- "O meu dicionário" : uma contribuição para a aquisição de novas literacias multimédia 2011
- "O meu dicionário" em ambiente não formal de aprendizagem : pesquisar, colaborar e construír 2011
- A literacia digital de jovens de meios geográficos distintos : uma realidade diferente? 2011
- Contributo de "O meu dicionário" no aprofundamento de competências linguísticas e novas literacias multimédia 2011
- O YouTube e o pensamento de ordem superior em inglês (LE): um estudo com alunos do ensino secundário 2011
- "Um sonho cor-de-verde" : construção e desenvolvimento de uma actividade integradora com recurso às TIC 2010
- Bibliotecas digitais para crianças em contexto formal, não formal e informal de aprendizagem 2010
- Escola virtual : um estudo de caso no 1.º ciclo de ensino básico 2010
- Integração curricular das TIC no 1.º CEB: colaborar e aprender com tecnologias 2010
- Contribuição dos tradutores online para o desenvolvimento de competências linguísticas e cognitivas 2009
- Estudo das bases moleculares da cistinúria na população portuguesa 2009
- Recursos online para aprendizagem da Língua Inglesa no Primeiro Ciclo do Ensino Básico : identificação e análise 2009
- Riscos e rabiscos : para promover a criatividade, a leitura e a escrita 2008
- Crianças, tecnologias e aprendizagem : contributo para uma teoria substantiva 2005