publicações selecionadas
-
artigo académico
- Mobile Math Trails: An Experience in Teacher Training with Mathcitymap. Acta Scientiae. 2023
- Active learning strategies for an effective mathematics teaching and learning. European Journal of Science and Mathematics Education. 2023
- Solving Authentic Problems through Engineering Design. Open Education Studies. 2023
- Solving Problems through Engineering Design: An Exploratory Study with Pre-Service Teachers. Education Sciences. 2022
- Walking through Algebraic Thinking with Theme-Based (Mobile) Math Trails. Education Sciences. 2022
- Promoting Mathematical Knowledge and Skills in a Mathematical Classroom Using a Gallery Walk. International Journal of Research in Education and Science. 2021
- You’ve Got Mail! – Written Communication and Feedback in Mathematics. International Journal on Social and Education Sciences. 2021
- Gallery Walk: uma estratégia ativa para resolver problemas com múltiplas soluções. REMat. 2020
- Paper folding for an active learning of mathematics: an experience with preservice teachers 2020
- Pensamento algébrico: contributo da visualização na construção da generalização. Bolema. 2019
- Gallery walk a collaborative strategy to discuss problem solving. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Mathematics outside the classroom: examples with pre-service teachers 2019
- Mathematics outside the classroom: examples with preservice teachers. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2019
- Tens Correio! A Comunicação Escrita e o Feedback na Aula de Matemática 2019
- A arte de dobrar e cortar papel para aprender matemática. Diálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educação. 2018
- Mathematical problems: the advantages of visual strategies. Journal of the European Teacher Education Network. 2018
- O contributo da uma Gallery Walk para promover a comunicação matemática. Educação e Matemática. 2018
- Matemática e Arte: uma Conexão a Explorar no Ensino da Matemática. Diálogos com a Arte - Revista de Arte, Cultura e Educação. 2017
- The importance of seeing in mathematics communication. Journal of the European Teacher Education Network. 2017
- Math Trails: Meaningful Mathematics Outside the Classroom With Pre-Service Teachers. Journal of the European Teacher Education Network. 2016
- Resolver problemas - criando soluções, vendo. Rematec - Revista de Matemática, Ensino e Cultura. 2016
- A criatividade nas (re)soluções visuais de problemas. Educação e Matemática. 2015
- Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante- - Revista de Investigação em Educação Matemática. 2015
- Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim GEPEM - Grupo de estudos e pesquisa em educação matemática. 2015
- Mathematics Creativity in Elementary Teacher Training. Journal of the European Teacher Education Network. 2015
- O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores 2015
- Visualization in pattern generalization: Potential and Challenges. Journal of the European Teacher Education Network. 2015
- Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica 2014
- Early mathematical experiences: the importance of curricular integration . Journal of the European Teacher Education Network. 2014
- O conhecimento matemático dos estudantes no início da licenciatura em educação básica: um projeto envolvendo três escolas superiores de educação 2014
- Preservice teachers' knowledge on elementary geometry concepts 2014
- The impact of visualization on Functional reasoning: the ability to generalize. International Journal for Research in Mathematics Education. 2014
-
Padrões em contextos figurativos: um caminho para a generalização em matemática
Patterns in figurative contexts: a way to the generalization in mathematics. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. 2013 - O pensamento algébrico e a descoberta de padrões na formação de professores 2013
- A New Elementary Mathematics Curriculum: Practice, Learning and Assessment - Some Classroom Episodes. Qucosa. 2012
- As tarefas de padrões na aula de matemática: um desafio para professores e alunos. Interacções. 2012
- Os padrões e o raciocínio indutivo em matemática. Quadrante- - Revista de Investigação em Educação Matemática. 2012
- PATTERN TASKS: THINKING PROCESSES USED BY 6TH GRADE STUDENTS. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2012
- Pattern tasks: thinking processes used by 6th grade students. . Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2012
- Conceitos matemáticos na composição: Resultados de um projecto de investigação-acção com alunos do 2º ano de Iniciação Musical 2011
- Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico 2011
- Representações múltiplas de funções em ambiente com Geogebra: Um estudo sobre o seu uso por alunos de 9.º ano 2011
- Tarefas com padrões num percurso de formação de professores do ensino básico: alguns exemplos de boas práticaspráicas. GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática. 2011
- ALGEBRAIC THINKING AND PROFESSIONAL DEVELOPMENT OF ELEMENTARY TEACHERS. Pme 34 Brazil: Proceedings of the 34th Conference of the International Group For the Psychology of Mathematics Education, Vol 2. 2010
- Padrões e conexões matemáticas no ensino básico. Educação e Matemática. 2010
- A exploração de problemas de padrão: um contributo para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Quadrante- - Revista de Investigação em Educação Matemática. 2007
- Padrões: um tema transversal do currículo. Educação e Matemática. 2005
- O Ensino da Resolução de Problemas por Parte de Futuros Professores: Relações com a Sua Formação Inicial 1997
-
artigo de conferência
- SOLVING PROBLEMS USING THE ENGINEERING DESIGN PROCESS THROUGH A STEAM PERSPECTIVE 2022
- POSTERS: A TOOL TO FOSTER VISUAL AND COMMUNICATION SKILLS THROUGH MATHEMATICAL CHALLENGING TASKS USING A GALLERY WALK 2021
- THE EXPLORATION OF FRIEZES AND ROSETTES THROUGH DIGITAL AND NON-DIGITAL RESOURCES IN A TEACHER EDUCATION PROGRAM 2021
- MATHEMATICAL TASKS OUTDOOR: AN EXPERIENCE WITH PRIMARY SCHOOL STUDENTS 2021
- Photography: A Resource to Capture Outdoor Math 2020
- Fostering problem solving discussions through a gallery walk 2019
- A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais por alunos do 1º CEB 2017
- Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática 2016
- Preservice teachers' knowledge on elementary geometry concepts 2013
- Isometries and patterns: a creative approach 2012
- O conhecimento geométrico de futuros professores do ensino básico: Uma breve caracterização 2012
- Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics 2012
- Ensino e aprendizagem da algebra : actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
- Ensino, Avaliação e Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico 2011
- Ensino, Avaliação e a Participação dos Alunos em Contextos de Experimentação e Generalização do Programa de Matemática do Ensino Básico 2011
- Patterns in the city: a mathematics project 2009
- A resolução de problemas e a generalização de padrões: estratégias e dificuldades emergentes 2008
- Learning through patterns: a powerful approach to algebraic thinking 2008
- Padrões no currículo de matemática: presente e futuro 2008
- Um programa de formação contínua em matemática para professores do 1º ciclo do ensino básico: que relações com o conhecimento matemático e didáctico? 2008
-
capítulo de livro
- Visualization: A Pathway to Mathematical Challenging Tasks 2023
- Exploring the Potential of the Outdoors with Digital Technology in Teacher Education 2021
- Movement & learning: the gallery walk strategy 2020
- OS TRILHOS MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES [MATH TRAILS IN PRE-SERVICE TEACHER TRAINING] 2020
- A resolução de problemas com frações- uma abordagem visual 2019
- The Power of Seeing in Problem Solving and Creativity: An Issue Under Discussion 2018
- Resolução de Problemas um Tema em Continua Discussão: vantagens das Soluções Visuais. 2017
- A criatividade na aula de Matemática: revisitar a resolução de problemas 2015
- Padrões visuais, generalização e raciocínio 2015
- Trilhos Matemáticos e a criação de problemas 2015
- Narrativas de práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma análise interpretativa 2012
- Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos 2012
- Exploring generalization with visual patterns: tasks developed with pre-algebra students 2009
- PADRÕES NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA: PRESENTE E FUTURO 2008
- Os Padrões no Ensino e Aprendizagem Álgebra 2007
- Os padrões no ensino e aprendizagem da Álgebra 2006
- Dos Números Naturais aos Reais 2004
- Número e numeração 2004
- Resolução de Problemas 2004
- Desempenhos e concepções de futuros professores de matemática na resolução de problemas. 1997
- Concepções e Práticas de Jovens Professores perante a resolução de Problemas. 1994
-
documento
- Contributos para o desenvolvimento do sentido de número racional 2020
- A RESOLUÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS POR ALUNOS DO 1º CEB 2017
- Atas do XXVII Seminário de Investigação em Educação Matemática 2016
- Investigação em educação Matemática 2015: Representações Matemáticas 2015
- Evaluation of the implementation process of a new mathematics curriculum for Grades 1--9: A discussion of the main results 2012
- Práticas de ensino e de avaliação numa escola do domínio das ciências da saúde: uma discussão acerca das representações de professores e alunos 2012
- Uma Análise dos Resultados de Dois Estudos de Avaliação Realizados no Contexto do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico 2012
- Ensino e Aprendizagem da Algebra - Actas do Encontro de Investigação em Educação Matemática 2011
- Matemática nos primeiros anos - Tarefas e desafios para a sala de aula 2010
- Resolução de Problemas na Formação Inicial de Professores de Matemática. - Múltiplos contextos e perspectivas 1997
-
livro
- Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas 2015
- A new Elementary Mathematics Curriculum: Practice, Learning and Assessment Some Classroom Episodes 2012
- Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o Ensino Básico 2011
- Padrões – múltiplas perspetivas e contextos em educação matemática/Patterns - multiple perspectives and contexts in mathematics Education 2010
- Padrões no ensino e aprendizagem da matemática: propostas curriculares para o ensino básico 2009
- A Matemática e a Cidade – Um roteiro por Viana do Castelo. 2008
- A experiência matemática no Ensino Básico: Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico 2008
- Matemática no 1º e 2º ciclos – Propostas para a sala de aula 2008
- Matemática no 2º ciclo –Propostas para a sala de aula 2007
- Didáctica da Matemática e Formação Inicial de Professores num contexto de Resolução de Problemas e de Materiais Manipuláveis 2002
- Matemática 8 1999
- Matemática 7 1998
- Matemática 9 1997
- Resolução de Problemas Na Formação Inicial de Professores de Matemática: Múltiplos Contextos e Perspctivas 1997
- Matemática 8 1996
- Tales 8: Exercícios e Problemas 1994
- Tales 9: Exercícios e Problemas 1994
- Concepções e Práticas de jovens professores perante a Resolução de Problemas de Matemática 1993
- Tales 7: Exercícios e Problemas 1993
-
teses
- A estratégia de Gallery Walk numa turma de matemática do 11.º ano: que relações com as práticas de alunos e professora 2021
- As resoluções visuais de problemas com frações em diferentes contextos e com diferentes conexões numa turma do 6º ano de escolaridade 2021
- Um congresso matemático no âmbito das isometrias: proposta de um estudo numa turma de 6º ano de escolaridade 2021
- A resolução de problemas com números racionais : representações e estratégias utilizadas por alunos do 6º ano de escolaridade 2020
- A resolução de problemas de números racionais numa turma de 6.º ano de escolaridade: o contributo de uma Gallery Walk 2020
- A resolução de problemas de números racionais numa turma de 6º ano de escolaridade: o contributo de uma Gallery Walk 2020
- A Resolução de tarefas com frações numa turma de 6.º ano de escolaridade 2019
- A resolução de tarefas matemáticas em contextos não formais de aprendizagem – um estudo com o 3º ano de escolaridade 2019
- Resolução de tarefas, no âmbito das isometrias, por alunos do 6°ano de escolaridade 2019
- Um Congresso matemático no âmbito das isometrias: um estudo realizado numa turma do 6º ano 2019
- A Aprendizagem para além da sala de aula: um trilho matemático no 5º ano de escolaridade 2018
- A Gallery Walk no ensino e aprendizagem da organização e tratamento de dados do 5º ano do EB 2018
- A resolução de tarefas envolvendo números racionais não negativos: um estudo com uma turma do 5º ano de escolaridade 2018
- Projetos de OTD numa turma do 6.º ano de escolaridade: uma experiência de Gallery Walk 2018
- Tarefas de matemática do 5º ano de escolaridade realizadas com uma turma fora do contexto de sala de aula 2018
- Transformações geométricas e arte no contexto escolar e patrimonial de S. Vicente 2018
- Do Ensino à aprendizagem dos conceitos de moda e média numa turma do 5º ano de escolaridade 2017
- Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade : Do Manual escolar ao desempenho dos alunos 2017
- O desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade do E.B. e a realização de um projeto no âmbito da organização e tratamento de dados 2016
- Os materiais manipuláveis na resolução de tarefas envolvendo os conceitos de área e perímetro: um estudo no 5º ano de escolaridade 2016
- Trilho matemático: uma experiência fora da sala de aula com uma turma do 5º ano de escolaridade 2016
- Um estudo com alunos do 5º ano de escolaridade num contexto de triângulos e paralelogramos recorrendo a materiais manipulativos 2016
- A aquisição de conceitos geométricos por futuros professores do ensino básico 2015
- A formação inicial de professores do Ensino Básico e a geometria: um estudo de dois casos. 2015
- Organização e tratamento de dados no 5º ano de escolaridade: do ensino à aprendizagem 2015
- A matemática para além da sala de aula: um congresso matemático no 2º CEB 2014
- Contributo dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em matemática : um estudo no 5º ano de escolaridade 2014
- Tarefas de organização e tratamento de dados: o desempenho de uma turma do 5º ano de escolaridade 2014
- A criatividade na resolução e formulação de problemas : uma experiência didáctica numa turma do 5º ano de escolaridade 2013
- Os materiais manipuláveis e a geometria : um estudo no 6º ano de escolaridade do ensino básico num contexto das isometrias 2013
- A comunicação e a resolução de problemas de padrão em matemática: um estudo com alunos do 2º ciclo ensino básico 2012
- Congresso matemático : uma experiência com alunos do 6º ano do ensino básico 2012
- Estratégias de abordagem à composição musical através de conceitos matemáticos com alunos do 2º ano de iniciação musical. 2011
- A resolução de problemas e a criatividade em matemática : um estudo em contexto de educação pré-escolar 2011
- Um olhar sobre o trabalho colaborativo de um grupo de professores de matemática do 5.º ano : no contexto do novo programa 2011
- A resolução de problemas que envolvem a generalização de padrões em contextos visuais : um estudo longitudinal com alunos do 2.º ciclo do ensino básico 2010
- O conhecimento matemático e didáctico, com incidência no pensamento algébrico, de professores do primeiro ciclo do ensino básico : que relações com um programa de formação contínua? 2010
- Trissomia 21: um estudo single-subject sobre aprendizagem funcional da matemática 2008
- Um programa de didáctica da matemática na formação inicial de professores em Cabo Verde 2007
- A procura de padrões como uma estratégia de resolução de problemas no 1.º ciclo do ensino básico. 2007
- A exploração de padrões como parte da experiência matemática dos alunos do 2º ciclo 2006
- O Contributo da Linguagem Logo no Ensino da Geometria no 5º ano de escolaridade 2005
- Didáctica da matemática e formação inicial de professores num contexto de resolução de problemas e de materiais manipuláveis 2000
- Concepções e práticas de jovens professores perante a resolução de problemas de matemática : um estudo longitudinal de dois casos 1993