publicações selecionadas
-
artigo académico
- Children's Literature and Emotions: mother-child relationship. Caderno Seminal. 2021
- Lecturas literarias para una educación para la paz: itinerarios lectores en Educación primaria 2020
- A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Caderno Seminal. 2019
- Apresentação 2019
- Apresentação 2018
- Apresentação - Dossiê: Literatura e Infâncias. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2018
- O currículo na área da Língua Portuguesa para a primeira infância em Portugal . Nuances: Estudos sobre Educação. 2017
- Os Conflitos Bélicos e a Criança na Literatura Infantil. Caderno Seminal. 2017
- The Educational Imaginary in Gilbert Durand’s Perspective 2017
- O Diário: Uma Representação Polifónica do Eu. Reflexões Sobre a Obra O Diário, de Anne Frank.. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. 2016
- O que leem os jovens portugueses (8-14 anos) nos tempos livres? Um estudo de caso 2016
- Porque leem os jovens literatura de autoajuda? Reflexões sobre O céu existe mesmo, de T. Burpo e L. Vincent”. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. 2016
- Promoção da leitura na escola portuguesa: metodologias e crenças dos professores do Ensino Básico. Investigaciones sobre Lectura. 2015
- Leer sobre la muerte en la Biblioteca de Aula: una experiencia práctica de lectura en un aula de Educación Infantil. Investigaciones sobre Lectura. 2015
- A alteridade na literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género 2015
- WRITING PROBLEM STORIES: DEVELOPING CREATIVITY THROUGH THE INTEGRATION OF MATHEMATICS AND LANGUAGE. Proceedings of the Problem@web International Conference: Technology, Creativity and Affect in Mathematical Problem Solving. 2014
- Formar leitores no Ensino Básico: a mais-valia da implementação de um Clube de Leitura. Da Investigação Às Práticas - Estudos de Natureza Educacional. 2011
- Bibliotecas escolares e formação de leitores. À Beira. 2008
-
artigo de conferência
- IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos 2019
- A poesia para infância: breves reflexões acerca do currículo na educação infantil 2018
- Literatura infantil: dos textos à educação literária 2015
- Sophia, Mésseder e um Timor contado aos jovens 2015
- Timor Leste contado aos jovens, patrimônio e identidade: perspectivas da mundividência autóctone 2015
- Writing problem stories: developing creativity through the integration of mathematics and language 2014
- Luz e sombra na obra para jovens de Luís Sepúlveda: Reflexões sobre "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" 2013
- Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos: Um conceito emergente no século XXI 2009
- A criança e a literatura infantil: uma relação fantástica em sala de aula 2008
- O fantástico e o maravilhoso na literatura infantil: um estudo de caso nas escolas públicas de Portugal e do Brasil 2007
- A contar é que a gente se entende: literatura e educação 2005
- Mouschi, o gato de Anne Frank, de José Jorge Letria: entre a memória e a construção ficcional 2005
- O texto literário para a infância em manuais escolares do 1º ciclo : da dificuldade de formação de um leitor competente e crítico 2004
- A maior flor do mundo, de José Saramago: reflexão metatextual acerca do texto literário para a infância 2003
- A problemática do cânone no âmbito de uma didáctica do texto 2003
- Literatura infanto-juvenil e educação para os valores: leituras em torno de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Um modelo reflexivo para a prática pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico construído a partir das áreas disciplinares 2003
- Transgressão e marginalidade em Mário Cesariny: a escrita como testemunho de um desejo de superação 2000
-
artigo de revista
- Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática. 2018
- A poesia: estratégias para experimentar e fruir em sala de aula. Revista Reflexão e Ação. 2018
- O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand. Educação & Sociedade. 2018
- O encontro infância e poesia: ludicidade, imaginação e (co)autoria. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2018
- A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura 2017
- Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas. 2017
- A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Caderno Seminal. 2017
- Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal. Educação. 2017
- O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas . Nuances: Estudos sobre Educação. 2017
- Os conflitos bélicos e a criança na literatura infantil. Caderno Seminal. 2017
- Prometeo, de Franz Kafka. Un abordaje mitocrítico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. 2017
- O “teatrinho de fantoches” das Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. Uma perspetiva lúdica. Espéculo: Revista de Estudios Literarios. 2016
- O diário: uma representação polifônica do Eu. Reflexões sobre a obra O diário, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. 2016
- Biblioterapia: relato de uma experiência no lar de idosos em Braga - Portugal. Revista Acb: Biblioteconomia em Santa Catarina. 2016
- Práticas e discursos académicos sobre biblioterapia desenvolvidas em Portugal . Álabe. Revista de la Red de Universidades Lectoras. 2016
- Literatura infantil publicada em Portugal e diálogo intergeracional. Caderno Seminal. 2015
- A alteridade na literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil. 2015
- Apontamentos sobre a construção cultural das representações da família na literatura infantil portuguesa contemporânea. Tropelías: Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada. 2015
- Leer sobre la muerte en la Biblioteca de Aula : una experiencia práctica de lectura en un aula de Educación Infantil. Investigaciones sobre Lectura. 2015
- Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa 2015
- O que leem os jovens portugueses (8-14 anos) nos tempos livres? Um estudo de caso. Caderno Seminal. 2015
- Promoção da leitura na escola portuguesa: metodologias e crenças dos professores do Ensino Básico. Investigaciones sobre Lectura. 2015
- WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas. Caderno Seminal. 2015
- Formar leitores: uma experiência no 4º ano de escolaridade, baseada no programa de leitura fundamentado na literatura. Exedra. Português: Ensino e Investigação.. 2014
- Grimm's fairy tales and their questioning power 2014
- Narración de cuentos literários por estudiantes de Grado y Licenciatura de Educación Infantil: una experiencia basada en la metodología aprendizaje y servicio. Anuario de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil. 2013
- Poesía en castellano para la Educación Primaria: algunas secuencias prácticas de trabajo con textos poéticos. Ocnos. 2013
- Poesia na infância e formação de leitores. Caderno Seminal. 2012
- "Confabulando" valores: La cigarra y la hormiga. Ocnos. 2010
- A intertextualidade como mecanismo auxiliador da formação de leitores: alguns exemplos da literatura infantil contemporânea publicada em Portugal. Lengua y Textos. 2008
- O diálogo intercultural na literatura infantil de Luís Sepúlveda e Jorge Amado. Leitura: Teoria & Prática. 2007
- Educar para a literacia: para uma abordagem global e integradora da língua materna. 2006
- Pequeno Livro de Desmatemática, de Manuel António Pina: inventiva estética y competencia literaria ; Pequeno livro de desmatemática Manuel António Pina: aesthetics inventive and literary competence. Ocnos. 2006
- “Histórias com problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia. Nuances: Estudos sobre Educação. 2006
- Ética y estética en la literatura de recepción infantil. Ocnos. 2005
-
capítulo de livro
- A infância contada aos adultos pela mestria de Jimmy Liao 2021
- Alice, de Lewis Carroll. Percursos interpretativos 2021
- Leitura em família 2021
- Matilda, de Roald Dahl, ou a infância contada aos adultos. 2021
- Estrutura da formação docente em Portugal e Espanha: semelhanças e diferenças 2020
- Forward [Improving children’s learning and well-being] 2020
- The Bus Trip: children's literature and the roadmap for emancipation 2020
- Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor 2019
- Crises e movimentos migratórios presentes na obra, Quando Hitler Roubou o coelho cor-de-rosa, de Judith Kerr: um paralelismo contemporâneo 2018
- Narrativa e infância: a importância dos contos no ritual iniciático das crianças 2018
- Poesia e tecnologia: os desafios da escola dos dias atuais 2018
- A poesia: estratégias para experimentar e fruir em sala de aula 2017
- Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan 2017
- Ler Peter Pan hoje 2017
- Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal 2017
- Educação literária e mediadores 2016
- Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura 2016
- Pensar a cidadania hoje através da educação literária 2016
- O lugar (do) imaginário em Charlie e a Fábrica do Chocolate, de Roald Dahl 2015
- Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil 2015
- Pinóquio: breves apontamentos sobre um clássico contemporâneo 2015
- Da memória e da alteridade: a perspetiva de Ana Saldanha 2014
- Em busca de um compromisso com a leitura e a literatura 2014
- Literatura infantil e juvenil, leitores e competência literária 2014
- Nota de abertura : Sobre o conceito de literatura de margem e/ou de fronteiras 2014
- Nota de abertura [à obra Formação, memória e alteridade: cruzando a literatura e a educação] 2014
- A contribuição da literacia multimodal na formação do leitor infanto-juvenil: a música, o cinema e a dramatização 2013
- O clube dos afetos : apontamentos sobre representações da família em clássicos da literatura infantil e juvenil 2013
- Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil. 2011
- Da luta entre o bem e o mal, as crianças são sempre vencedoras 2010
- O imaginário na literatura para crianças : as dimensões lúdico-pedagógicas em contexto escolar, social e familiar 2009
- Condições para o sucesso em literacia: o exemplo finlandês 2009
- Literacia e numeracia : uma experiência pedagógica no 1º ciclo do ensino básico 2009
- Literacias: contextos e práticas 2009
- O espaço de leitura como fonte de prazer 2009
- Organizar a aprendizagem, desenvolver competências e autonomizar o aluno 2009
- Palavras prévias 2009
- “O menino escritor” ou a arte de escrever sobre a escrita 2009
- A reivindicação da liberdade sob o ponto de vista da literatura infantil : alguns exemplos de autores portugueses contemporâneos 2008
- O elefante cor de rosa, de Luísa Dacosta: a interacção semiótica texto-imagem na escrita literária para crianças 2005
- A literatura infantil e o problema da sua legitimação 2004
- Estudos literários para a infância e fomento da competência literácita 2003
- Apresentação de Estudos da Criança: diversidade de olhares
-
documento
- Literatura na educação básica: do texto literário ao ensino de literatura 2019
- Apresentação de Estudos da Criança: diversidade de olhares 2018
- Editorial [Revista E-Psi, 8 (Supl.1), 2018]. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2018
- Apresentação [Revista Linhas. Florianópolis, v. 18, n.º 37, 2017]. Revista Linhas. 2017
- Educar para a literacia: perspectivas e desafios 2011
- Mitos e temas revisitados na literatura infanto-juvenil contemporânea: uma literacia de (re)criação 2008
- Literatura infantil e promoção da competência literária: leituras em torno de "O Gato e o Escuro", de Mia Couto 2007
- Bruxas e princesas na literatura infantil contemporânea em Portugal: desconstrução paródica e competência literária 2005
- A criança, a língua e o texto literário: da investigação às práticas: actas do 1º Encontro 2003
- Um modelo reflexivo para a prática pedagógica no 1.º Ciclo do Ensino Básico construído a partir das áreas disciplinares 2003
- Didáctica do texto e formação de professores: algumas reflexões 2001
-
livro
- IV Jornadas em Estudos da Criança: construindo pontes entre o conhecimento científico e as políticas e práticas efetivas para a infância - Livro de Resumos 2019
- Estudos da Criança. Diversidade de olhares 2018
- Formar leitores literários: ideias e estratégias 2018
- Programa e resumos III Jornadas em Estudos da Criança 2018
- Questões atuais da educação em línguas: dos domínios do ensino do Português a uma política de língua 2016
- Educação, cultura e imaginário 2013
- Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens 2011
- Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e imagens 2011
- Poder, desejo, utopia: estudos em Literatura Infantil e Juvenil 2011
- Infância, memória e imaginário: ensaios sobre literatura infantil e juvenil 2010