publicações selecionadas
-
artigo académico
- O ecossistema das publicações científicas de acesso livre: contributos, desafios e agentes. Educação & Sociedade. 2024
- (Re)construção do modelo curricular de uma educadora de infância à luz da abordagem multimodal. Zero-a-Seis. 2023
- Focalization and ideological meanings in a digital multimodal narrative: implications for the construction of the pedagogy of multiliteracies. Multimodal Communication. 2023
- Enhancing student teachers epistemology of reflective practice while still at the university: Evidence from a sheltered reflective practicum. Journal of Education for Teaching. 2023
- Digital literacy in early childhood education: what can we learn from innovative practitioners?. International Journal of Early Years Education. 2023
- Constructing the pedagogy of multiliteracies. The role of focalisation in the development of critical analysis of multimodal narratives. Language and Education. 2023
- Wordless picturebooks as resources for the construction of the pedagogy of multiliteracies. The case of migrants, by Issa Watanabe. Children's Literature in Education. 2023
- Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2022
- A Multiliteracies Approach to Online Reading to Learn: A case study. Pedagogies. An Internatioanl Journal. 2020
- Editorial. Educação & Sociedade. 2019
- Bridging the gap between practitioners and researchers: Critical factors in teachers’ professional learning in the era of mobile learning 2018
- Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital. Revista Brasileira de Alfabetização. 2018
- O princípio da prática situada na aprendizagem da literacia: a perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa. 2017
- Para a Caraterização do Ensino e da Aprendizagem da Gramática em Portugal: as Perceções dos Professores. Diadorim. 2017
- Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: As perceções dos alunos. Educação & Sociedade. 2015
- Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. 2015
- Editorial - The inescapability of language: Theory and practice for L-1 educators. L1 - Educartional Studies in Language and Literature. 2012
- Language education in the pre-school years: Learning about teachers' learning through an in-service program. L1-Educational Studies in Language and Literature. 2012
- Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal. revista de Educação PUC. 2012
- Para a caracterização do funcionamento das descrições demonstrativas anafóricas em português europeu: os usos em contexto narrativo. Diacrítica. 2007
- A educação pré-escolar em Portugal. Concepções oficiais, investigação e práticas. Caderno Seminal. 2006
- A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas. Caderno Seminal. 2006
- Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar . Educação & Sociedade. 2006
- Para uma caracterização cognitiva do processo de resolução anafórica discursiva. Revista Portuguesa de Humanidades. Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição. 2005
-
artigo de conferência
- Designing Pre- and Primary School Teachers¿ Professional Development in the Digital Era: Insights from a Teacher Development Program 2023
- Experiências pedagógicas de bilinguismo com crianças indígenas em escolas urbanas da Amazônia brasileira: Diagnóstico inicial 2021
- Designing Manipulative Tools for Creative Multi and Cross-Cultural Storytelling 2019
- Fatores críticos na aprendizagem dos professores na era do Mobile Learning 2018
- Formação de professores em cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification 2018
- O caso do discurso académico da formação docente 2018
- When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal 2018
- Alfabetização em contextos de L2 2017
- Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. What's up in digital reading? 2017
- Construcción de conocimiento y aprendizaje de la lectura em contextos digitales 2017
- Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives 2017
- Enredados en la lectura. Construcción de conocimiento y aprendizaje de la lectura en contextos digitales 2017
- Enredados en la lectura: construcción de conocimiento y aprendizaje de la lectura en contextos digitales 2017
- Inovação da pedagogia da leitura utilizando dispositivos móveis 2017
- Projeto SUPERTABi: inovação da pedagogia da leitura utilizando dispositivos móveis 2017
- Reading to learn on screens: challenges for research 2016
- The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children: Engaging with Emergent Research. Proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016 2016
- Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática : perceções de docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Colaborar, construir e repensar os processos de aprendizagem de literacia no 1.º Ciclo em contextos digitais 2016
- Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação da leitura 2016
- Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.o Ciclo do Ensino Básico 2016
- Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Introduction [to] Digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research 2016
- The digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research: proceedings of the first Training School of COST Action IS1410, University of Minho, Braga, Portugal, 6th - 8th June, 2016 2016
- The use of mobile devices in the development of Reading comprehension skills 2016
- Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 2.º CEB 2015
- Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura. 2015
- Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da Gramática: perceções de docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2014
- Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática: Perceções de docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico 2014
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino (The role of research in the pedagogical practice of Masters in Teaching) 2013
- O PNEP e a pedagogia da autonomia no desenvolvimento profissional de professores 2011
- On the current Portuguese official framework for pre-school education 2011
- Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school in Portugal : a research on students' competencies and teachers' conceptions and practices 2008
- Towards a characterization of the literacy teaching and learning context in the primary school in Portugal: a research on students' competencies and teachers' conceptions and practices 2008
- A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré)configurado 2005
- Sobre os demonstrativos anafóricos discursivos em português: domínios de referência e perspectivas de enunciação 2005
- A referência anafórica discursiva: um processo cognitivo linguisticamente (pré-)configurado 2004
- Ensinar língua para aprender a ler. Ensinar a ler para aprender língua 2004
- Para uma avaliação de algumas provas de avaliação do desenvolvimento linguístico 2004
- A língua portuguesa na formação inicial de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico: formação actual e áreas de investigação em perspectiva 2003
- Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1° Ciclo do Ensino Básico: algumas reflexões 2003
- Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões 2003
- Como é possível preparar os alunos do nível pré-escolar para a compreensão na leitura? 2003
- O objecto do ensino gramatical configurado pelos manuais de gramática do 1º ciclo de escolaridade 2003
- O objeto do ensino gramatical configurado pelos manuais de gramática do 1.º ciclo de escolaridade 2003
- A Língua Portuguesa na formação inicial de Educadores de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2002
- Como é possível preparar os alunos do nível pré-escolar para a compreensão na leitura? 2002
- Para uma definição do processo de concordância negativa em português europeu 2000
- Para uma definição do processo de concordância negativa em Português 1999
- A construção progressiva em português: considerações histórico-semânticas 1997
-
artigo de revista
- Meeting the Challenges of Designing Multimodal Texts to Promote Multiliteracies Pedagogy. Comunicação e Sociedade. 2023
- La construcción del posicionamiento lector en una narrativa digital interactiva. Una discusión a la luz de la teoría de las multiliteracidades. Cultura, Lenguaje y Representacion. 2023
- Initial teacher education after the Bologna process. Possibilities and challenges for a renewed scholarship of teaching and learning. European Journal of Teacher Education. 2023
- Narrating by Doing: A Bridging Concept for Understanding and Informing the Design of Tangible Interfaces for Storytelling. Interacting With Computers. 2022
- Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2022
- Untangling the complexity of designing tools to support tangible and digital intercultural story telling in troubled times: a case in point. Literacy. 2022
- Teacher Education during the COVID-19 Lockdown: Insights from a Formative Intervention Approach Involving Online Feedback. Education Sciences. 2021
- Para uma pedagogia da leitura realizada on-line: para construir conhecimento. Revista Texto Digital. 2019
- Portuguese teachers’ perceptions of grammar teaching. Crossroads. A Journal of English Studies. 2019
- t-books : A block interface for young children’s narrative construction. International Journal of Child-Computer Interaction. 2018
- Bridging the gap between practitioners and researchers: Critical factors in teachers’ professional learning in the era of mobile learning 2018
- Elementary students' perspectives on a curriculum for literacy education. Research Papers in Education. 2018
- Para uma reconceptualização do processo de alfabetização. Desafios colocados pela comunicação digital. Revista Brasileira de Alfabetização. 2018
- O princípio de prática situada na aprendizagem da literacia: A perspectiva dos alunos. Educação e Pesquisa. 2017
- Para a caraterização do ensino e da aprendizagem da gramática em Portugal: as perceções dos professores. Diadorim. 2017
- Digital Manipulatives as Scaffolds for Preschoolers' Language Development. IEEE Transactions on Emerging Topics in Computing. 2016
- Guided portfolio writing as a scaffold for reflective learning in in-service contexts: a case study . Journal of Teacher Development. 2016
- Storytelling for ordinary, practical purposes (Walter Benjamin’s ‘The Storyteller’). Pedagogy, Culture and SocIETy. 2016
- Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura. Revista do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia. 2015
- Avaliação do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) 1.º ciclo: as perceções dos alunos. Educação & Sociedade. 2015
- Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador. Caderno Seminal. 2015
- Turning Ideologies Inside Out: Developing Young Readers’ Empathy for Critical Voices in Narrative Fiction. Changing English. 2014
- Writing and the situated construction of teachers’ cognition: portfolios as complex performative spaces. Language and Education. 2014
- Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal : reflexão centrada nas aprendizagens de caráter linguístico. Revista de Educação PUC-Campinas. 2012
- Language education in the pre-school years : learning about teachers’ learning through an in-service program. L1-Educational Studies in Language and Literature. 2012
- Language, Experience and Professional Learning (What Walter Benjamin Can Teach Us). Changing English. 2012
- Contributos para uma discussão das metas de aprendizagem (linguística) para a educação pré-escolar 2010
- A educação pré-escolar em Portugal: concepções oficiais, investigação e práticas. Caderno Seminal. 2006
- Para uma pedagogia situada e explícita da literacia escolar. Educação & Sociedade. 2006
- Para uma caracterização cognitiva do processo de resolução anafórica discursiva. Revista Portuguesa de Humanidades. Estudos Linguísticos – Discurso e Cognição. 2005
- A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
-
capítulo de livro
- Linguagem off-line 2022
- Linguagem on-line 2022
- Cibercultura na escola: evidências de hibridização no processo de construção de sentidos de textos digitais 2021
- Digital reading in the early years: expertise, engagement and learning 2020
- Initial Literacy Teaching of Indigenous Children: Designing Pedagogy for Urban Schools 2020
- Introduction: the emerging field of digital literacies in early childhood 2020
- Digital reading in the early years: expertise, engagement and learning 2019
- Digital reading in the early years: expertise, engagement and learning. 2019
- Introduction: the emerging field of digital literacies in early childhood 2019
- O discurso da formação docente: área emergente de investigação do discurso académico em Portugal 2019
- The critical role of writing in inquiry-based pre-service teacher education 2017
- Narrativa digital: experimentar, explorar e reinventar a narrativa na geração Web 2.0 2016
- Writing to learn from experience: Unguided reflection as meaning making practices for teachers. Studies in Writing. 2016
- Práticas de literacia na aprendizagem de matemática. A escrita de géneros textuais na promoção da autonomia de alunos e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2015
- Práticas de literacia na aprendizagem de matemática: a escrita de géneros textuais na promoção da autonomia de alunos e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2015
- Writing to learn from experience: unguided reflection as meaning making practices for teachers 2015
- Construção de significados e linguagens especializadas. Para um entendimento da complexidade da aprendizagem leitura 2014
- Construção de significados e linguagens especializadas. Para um entendimento da complexidade da aprendizagem da leitura 2014
- Avaliação fria, avaliação quente : contributos para a discussão da complexidade do processo de avaliação de desempenho docente 2011
- Avaliação fria, avaliação quente: contributos para a discussão da complexidade do processo de avaliação de desempenho 2011
- A avaliação das aprendizagens linguísticas no contexto do PNEP : algumas evidências de conceções e de práticas profissionais renovadas 2010
- A promoção do conhecimento explícito da língua no contexto do PNEP: renovação de conceções e práticas pedagógicas 2010
- A utilização das TIC como ferramenta auxiliar de construção de competências na aula de português : contributos do PNEP 2010
- A avaliação das aprendizagens linguísticas no contexto do PNEP: algumas evidências de conceções e de práticas profissionais renovadas 2010
- A promoção do conhecimento explícito da língua no contexto do PNEP. Renovação de conceções e práticas pedagógicas 2010
- A utilização das TIC como ferramenta auxiliar de construção de competências na aula de português: contributos do PNEP 2010
- Sobre a natureza metodológica do Programa Nacional de Ensino do Português: opções e apostas do núcleo da Universidade do Minho 2010
- Tornar-se professor de literacia crítica no 1.º ciclo 2010
- Um desenho global para o ensino da língua no 1.º ciclo do ensino básico 2010
- Literacia crítica: concepções teóricas e práticas pedagógicas nos níveis iniciais de escolaridade 2009
- Desenvolver competências linguísticas para aprender a construir o conhecimento escolar 2008
-
documento
- A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal 2023
- A teoria da multimodalidade e a educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora 2023
- Editorial 36(1) 2023
- Editorial 36(2) 2023
- Mobeybou em Portugal 2023
- Editorial 35(2) 2022
- Editorial 35(1) 2022
- Metodologia da Compreensão e da Produção Textual. Manual da Unidade Curricular 2022
- Metodologia da Iniciação à Leitura e à Escrita. Manual da Unidade Curricular. 2022
- Mobeybou em Cabo Verde 2022
- MoBeyBOU: Moving Beyond Boundaries - Designing Narrative Learning in the Digital Era 2021
- Editorial 34(1) 2021
- Editorial 34(2) 2021
- Editorial 33(1) 2020
- Editorial 33(2) 2020
- Imaginando a didática da língua portuguesa na Educação Pré-Escolar e no 1..º Ciclo do Ensino Básico 2020
- Mobeybou no Brasil 2020
- Contributos para a construção de uma gramática da análise crítica de narrativas multimodais 2019
- Mobeybou na India 2019
- The Routledge Handbook of Digital Literacies in Early Childhood 2019
- O caso do discurso académico da formação docente 2018
- Fatores críticos na aprendizagem profissional dos professores na era do Mobile Learning 2018
- When theoretical, political and practical agendas collide. Digital literacy in pre-school education in Portugal 2018
- Critical factors in teachers’ professional learning in the era of mobile learning 2018
- Bridging the gap between practitioners and researchers: Critical factors in teachers’ professional learning in the era of mobile learning 2018
- Fatores críticos na aprendizagem dos professores na era do Mobile Learning 2018
- Formação de professores em cenários de Mobile Learning, Flipped Learning e Gamification 2018
- Personalization and Mentoring: Our Experience with Training Teachers 2018
- Training teachers experience in scenarios of mobile learning 2018
- Contributos para uma discussão das metas de aprendizagem (linguística) para a educação escolar 2017
- Inovação da pedagogia da leitura utilizando dispositivos móveis 2017
- Alfabetização em contextos de L2 2017
- Children’s perspectives about reading stories on paper and on screen. What's up in digital reading? 2017
- Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives 2017
- Enredados en la lectura: construcción de conocimiento y aprendizaje de la lectura en contextos digitales 2017
- Projeto SUPERTABi: inovação da pedagogia da leitura utilizando dispositivos móveis 2017
- Projeto SUPERTABi 2016
- The use of mobile devices in the development of reading comprehension skills 2016
- Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação da leitura 2016
- Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação de texto no 1.o Ciclo do Ensino Básico 2016
- Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura. 2016
- Introduction [to] Digital literacy and multimodal practices of young children: engaging with emergent research 2016
- Potencialidades das TIC na aprendizagem da leitura e da escrita no 1º CEB: teorias e práticas 2016
- Mobile learning no desenvolvimento de competências de interpretação e gosto pela leitura 2015
- On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers. 2014
- On the role of guided writing in the construction of professional learning for teachers 2014
- As práticas de auto-avaliação de conhecimento como estratégia de construção da capacidade do aprender a aprender 2013
- Descobrindo o papel da aprendizagem corporizada e da metacognição na compreensão das histórias lidas no jardim de infância 2013
- Natureza Agradecida 2013
- Pegada Suspeita 2013
- Editorial [a] "The inescapability of language: theory and practice for L1 educators : special issue of L1, Educational Studies on Language and Literature". Educational Studies in Languages and Literature. 2012
- A prática de Ensino Supervisionada como contexto de desenvolvimento da competência do aprender a aprender 2012
- O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português (Vol. 1) 2010
- O ensino do português no 1.º ciclo do ensino básico. Construção de saberes profissionais no contexto do PNEP e do novo programa de português (Vol. 2) 2010
- Promoção da literacia crítica na escola básica: relato de um projecto experimental com alunos de 4º ano 2009
- A educação pré-escolar em Portugal 2006
- A criança, a língua e o texto literário : da investigação às práticas : actas do I Encontro 2003
- A criança, a língua e o texto literário: da investigação às práticas: actas do 1º Encontro 2003
- Didáctica da leitura e da Escrita no 1º ciclo: Evidências de renovação de práticas pedagógicas 2003
- A leitura nas orientações oficiais para o 1º Ciclo 2002
-
poster de conferência
- Fatores críticos na aprendizagem dos professores na era do Mobile Learning 2018
- Digital and multimodal communication practices in early years education: official discourses & practical initiatives 2017
- Projeto SUPERTABi: inovação da pedagogia da leitura utilizando dispositivos móveis 2017
- Dispositivos móveis no desenvolvimento de competências de interpretação da leitura 2016
-
teses
- Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1º ciclo de escolaridade: das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores 2008
- Para a caracterização do contexto de ensino-aprendizagem da literacia no 1º ciclo de escolaridade. Das competências dos alunos às concepções e práticas dos professores 2008
- Para uma definição do processo de concordância negativa em português europeu 2000