publicações selecionadas
-
artigo académico
- Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano 2016
- Avaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos 2015
-
artigo de conferência
- Desenvolver competências de ensinar a cooperar: o contributo da formação de professores do 1.º Ciclo 2019
- Potencial dos manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos 2018
- A avaliação como um processo de aprendizagem: um estudo em Ciências Naturais do 7.º ano 2017
- Articulação entre ensino e investigação na formação de professores em estágio: o caso da Universidade do Minho 2016
- A ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei 2015
- Ciência de Galileu na literatura infantil 2015
- Identidade e Ciência de Galileu: Imagens veiculadas em manuais escolares de Ciências Físico-Químicas do 7º ano 2015
- Projeto Um computador por aluno no Brasil 2013
- O papel da investigação na prática pedagógica dos mestrados em ensino 2013
- Metacognição e mudança conceptual: uma articulação promotora da aprendizagem da biologia 2012
- Aprender a ensinar antes de ensinar: uma experiência na formação didática de futuros professores de ciências 2012
- Avaliação colaborativa em biologia: um tempo de aula transformado em tempo de aprendizagem 2012
- A prendizagem cooperativa na educação em ciências : um estudo de caso em biologia humana do ensino secundário português 2011
- Se não um ‘Fan’ porque não ‘Some Fun’ : desenvolvimento da autonomia do aluno pela construção de uma F(u)(a)nzine 2011
- Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia 2011
- Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar 2011
- A natureza dialógica da reflexividade na aprendizagem 2010
- Transformar a pedagogia: um percurso de indagação pedagógica na Universidade do Minho 2010
- A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento 2010
- As webquests na aprendizagem das ciências da natureza : que potencialidades educativas? 2010
- Reflexividade na aprendizagem : um processo de interacção social? 2010
- Actividades laboratoriais e autonomia na aprendizagem das ciências 2009
- Negociação pedagógica e construção do conhecimento. Um trajecto de reconfiguração das práticas da profissionalidade docente na universidade 2009
- WebQuest e pedagogia para a autonomia : que relação? 2009
- Natureza da ciência nos currículos de Ciências Naturais/Biologia e Geologia do contexto educacional português 2006
- Sobre a qualidade da pedagogia universitária : o que pensam professores e alunos 2003
- Sobre a qualidade da pedagogia universitária: O que pensam professores e alunos 2003
- A construção do conhecimento em manuais escolares de ciências 2001
- Actividades laboratoriais em manuais escolares : proposta de critérios de análise 1997
- Novas tecnologias e mudança conceptual em ciências : resultados de um estudo piloto no tópico "actividade enzimática" 1997
-
artigo de revista
- Explorar o lego "Women of NASA" na (re)construção da imagem de cientista: Um estudo em Físico-Química do 7.º ano de escolaridade. Interacções. 2022
- Inquiry-based professional learning in the practicum: Potential and shortcomings. Teaching and Teacher Education. 2021
- A autodireção na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo de caso no 9º ano de escolaridade 2021
- A genética em manuais escolares de Ciências Naturais do 8.º ano: Difusão de conhecimentos ou formação de cidadãos críticos?. Indagatio Didactica. 2021
- A formação de professores nos institutos federais e a aprendizagem da docência na prática como componente curricular. Pro-Posições. 2021
- Formação de professores baseada na investigação pedagógica. Educação em Perspectiva. 2020
- Ciência-Religião no caso de Galileu Galilei: Que relações veiculadas na literatura infantil e juvenil?. História da Ciência e Ensino. 2019
- A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências. 2018
- O papel dos manuais escolares de ciências naturais do 8.º ano na aprendizagem de processos científicos 2018
- Grelha de análise do papel das atividades laboratoriais dos manuais escolares de ciências na aprendizagem articulada de processos científicos e estratégias metacognitivas. REPPE: Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino. 2017
- A relevância da História da Ciência para o ensino das Ciências: elementos introdutórios. Gueto: Revista Acadêmica. 2017
- Aprender a cooperar na aprendizagem das Ciências: um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Indagatio Didactica. 2016
- Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano. Indagatio Didactica. 2016
- O tópico ‘Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana’ em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Que traços de orientação CTS?. Indagatio Didactica. 2016
- Avaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos. Ambientalmente Sustentable. 2015
- Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humana. Interacções. 2015
- As novas tecnologias de informação no ensino da biologia: um estudo sobre fotossíntese com alunos do 10º ano de escolaridade. Inovação. 2001
- Concepções de pedagogia universitária : uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 2000
- O computador no ensino/aprendizagem das ciências: uma nova forma de utilização 1995
-
capítulo de livro
- Understanding and enhancing change in post-Bologna pre-service teacher education: Lessons from experience and research in Portugal 2019
- Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas 2017
- Estudar e inovar a pedagogia no ensino superior: Trajetória de constituição do NEIP 2016
- A investigação ao serviço da formação e do desenvolvimento profissional dos formadores: Um estudo sobre o estágio nos mestrados em ensino 2016
- Integrating research into the practicum: Inquiring into inquiry-based professional development in post-bologna initial teacher education in Portugal 2016
- Pressupostos e trajetórias de mudança - o caso do Núcleo de Estudos e Inovação da Pedagogia 2016
- A auto e hetero-avaliação das aprendizagens: Espaço de transformação ou reprodução? 2009
- Transformar a pedagogia na universidade: possibilidades e constrangimentos 2009
- Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
-
documento
- Educação Ambiental: modelar ações? Despertar ações autónomas? 2018
- Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Articulação entre ensino e investigação na formação de professores em estágio: o caso da Universidade do Minho 2016
- Pedagogia Universitária 2015
- Avaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos 2015
- O computador no ensino/aprendizagem das ciências: uma nova forma de utilização 1995
-
livro
- Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas 2017
- Estudar e inovar a pedagogia no ensino superior: Trajetória de constituição do NEIP 2016
- Concepções de Pedagogia Universitária: Um Estudo na Universidade do Minho 2002
- Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
-
teses