publicações selecionadas
-
artigo académico
- CONTEXTOS DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DE PROFESSORES: diálogos entre a UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal). Cadernos de Pesquisa. 2021
- Contribuições para um currículo educativo integrado: reflexões em torno da autonomia e flexibilidade curricular na educação básica. ELO 26. 2019
- Currículo e desenvolvimento profissional docente. Revista de Estudos Curriculares. 2019
- Breves reflexões sobre “Brincar com a Narrativa” – a escrita expressiva e lúdica no desenvolvimento da competência compositiva e no estímulo da imaginação e da criatividade: Contributos do Projeto Curricular Integrado. Proceedings of SPIE. 2018
- Conhecimento escolar e formação de professores: apresentação. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Breves reflexões em torno do jogo pedagógico e a expressão plástica para a motivação nas aprendizagens escolares: contributos de um projeto curricular integrado 2017
- Currículo e Formação de Professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional. Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2017
- Pesquisa-Ação: Fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional. Proceedings of SPIE. 2016
- A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-Portugal. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2015
- O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Proceedings of SPIE. 2006
-
artigo de conferência
- O currículo em prol da educação para a paz 2021
- O currículo em prol da educação para a paz 2020
- Aprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolar 2019
- Caracterização dos sujeitos do “Projeto Ingressos” – uma parceria investigativa entre UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2019
- Construção do “eu”, professora(a): contributos do projeto curricular integrado no desenvolvimento profissional 2019
- A formação de professores em Brasil e Portugal: revisão de literatura na perspectiva de um diálogo luso-brasileiro 2018
- Contributo do projeto curricular integrado na avaliação da motivação intrínseca no 1.º ciclo do ensino básico 2018
- Proposições legislativas da prática pedagógica nos contextos brasileiro e português: implicações para a formação de professores 2018
- Competências docentes e o perfil profissional dos professores 2017
- Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2017
- Competências docentes e o perfil profissional dos professores 2017
- Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “Desenho Formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2017
- O trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental 2017
- Avaliação de métodos de caracterização de betumes modificados 2016
- A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado 2016
- Desenvolvimento de equipamento para avaliação do consumo e da desagregação devido à resistência ao rolamento de pavimentos rodoviários 2016
- Formação continuada. Um estudo com professores de Educação Física. Anais CONEDU. 2016
- A Gestão Curricular em Turmas com Diferentes Anos de escolaridade: Conceções e Práticas Pedagógicas dos Professores do 1 CEB 2014
- A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: Contributos do Projeto Curricular Integrado 2014
- Alavancas Criativas e Aprendizagem: Contributos para uma Pedagogia Promotora de Criatividade no 1º Ciclo 2014
- Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência ortográfica (um estudo do 1º Ciclo do Ensino Básico) 2014
- Compreender e prevenir o erro: contributos para a aprendizagem da competência ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico) 2014
- Conteúdos de Educação Física e a Cultura de movimento para o Ensino Médio integrado da modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2014
- Formação continuada e desenvolvimento profissional - um estudo de caso com professores de Educação Física dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2014
- A atividade de enriquecimento curricular de inglês: percepções dos professores sobre a transição entre o 1º e 2º ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso no concelho de Guimarães 2013
- A atividade de enriquecimento curricular de inglês: perceções dos professores sobre a transição entre o 1.º e o 2.º ciclo do ensino básico – um estudo de caso no concelho de Guimarães 2013
- A criança e o contacto com a leitura: Estratégias de motivação e promoção de leitura 2013
- A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura 2013
- As perspectivas dos professores sobre continuidade educativa na atividade física e desportiva - um estudo de caso num agrupamento de Braga 2013
- As perspetivas dos professores sobre continuidade educativa na “atividade física e desportiva”: um estudo de caso num agrupamento de Braga 2013
- Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional - contributos da metodologia de trabalho de projetos e do modelo curricular do PROCUR 2013
- Construindo a profissão: entre a aprendizagem escolar e o desenvolvimento profissional – contributos da Metodologia de Trabalho de Projeto e do Modelo Curricular PROCUR 2013
- Relação entre a família / comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na Educação Básica 2013
- Relação entre a família/comunidade e a escola: experiências de aprendizagem na educação básica 2013
- From the age of the individual to the age of the knowledge community: on the construction of curriculum integration in elementary education 2011
- Percepções de antigos alunos do Ensino Básico (1.º Ciclo) sobre a qualidade da formação inicial a partir da prática: Estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial 2010
- Percepções dos antigos alunos do Ensino Básico (1º Ciclo) sobre a Qualidade da Formação Inicial a partir da prática - Estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial 2010
- Building a curriculum project from 0 to 12 years 2009
- Study on the Consequences of Affixing the CE Marking to Bituminous Mixtures 2008
- De aluno a professor: a iniciação à prática profissional como espaço de construção integradora do conhecimento profissional 2008
- Proyecto curricular, aprendizaje e inteligência. La unicidade de una trilogía 2008
- A construção do conhecimento profissional dos professores - o blogue como ferramenta metodológica e estratégia formativa 2007
- A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução - resultados preliminares de um estudo exploratório 2007
- A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução – resultados preliminares de um estudo exploratório 2007
- Ser professor no 1º Ciclo - O blogue num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução 2006
- Projeto LETHES/Peneda-Gerês: educação/intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação 2005
- Monodocência no 1.º Ciclo do Ensino Básico: por entre características e soluções 2005
- Projeto LETHES/Peneda-Gerês: educação/intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação 2005
- Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação: Projecto Lethes/Peneda-Gerês. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Projeto Lethes/Peneda-Gerês: “Os Computadores Dão Leite!” (resultados de uma investigação para a história da integração curricular das TIC) 2003
- Educação / Intervenção Comunitária e Ambiental através das tecnologias da Informação e Comunicação - Projeto Lethes Peneda Gerês 2003
- Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação: Projecto Lethes/Peneda-Gerês 2003
- Investigação, colaboração, reflexão: constructos centrais num projecto de formação de professores 2003
- Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado 2003
- Projeto Lethes/Peneda-Gerês: Os computadores dão leite! 2003
- Projeto Lethes/Peneda-Gerês: “Os Computadores Dão Leite!” (resultados de uma investigação para a história da integração curricular das TIC) 2003
-
artigo de revista
- Contributos emer(ur)gentes para a construção profissional dos educadores/professores – reflexões em tempos pandémicos. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. 2021
- Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança. Revista Hipótese. 2021
- Preposições legislativas para o currículo de formação inicial de professores da educação básica: diálogo e reflexões sobre o “desenho formativo” luso-brasileiro. Educação em Foco. 2020
- Contribuições para um currículo educativo integrado: reflexões em torno da autonomia e flexibilidade curricular na educação básica 2019
- Currículo e desenvolvimento profissional docente. Revista de Estudos Curriculares. 2019
- BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA PEDAGÓGICA: APRESENTAÇÃO. Práxis Educacional. 2018
- JOGO PEDAGÓGICO E EXPRESSÃO PLÁSTICA NA MOTIVAÇÃO DAS APRENDIZAGENS ESCOLARES – CONTRIBUTOS DO PROJETO CURRICULAR INTEGRADO. Práxis Educacional. 2018
- Breves reflexões em torno do jogo pedagógico e a expressão plástica para a motivação nas aprendizagens escolares: contributos de um projeto curricular integrado. Sensos-e. 2017
- Conhecimento escolar e formação de professores: apresentação. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Breves reflexões sobre “Brincar com a Narrativa”: a escrita expressiva e lúdica no desenvolvimento da competência compositiva e no estímulo da imaginação e da criatividade: contributos do Projeto Curricular Integrado. Sensos-e. 2017
- Currículo e formação de professores: uma visão integrada da construção do conhecimento profissional. Doxa - Revista Brasileira de Psicologia e Educação. 2017
- Entre o conhecimento escolar, os processos de ensino e aprendizagem e os saberes docentes: uma experiência luso-brasileira na formação de professores. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2017
- Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Referencial profissional e educativo no currículo da formação inicial de professores para a Educação Básica. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Pesquisa-Ação: fortalecimento do trabalho colaborativo para a transformação do contexto educacional. Estreiadiálogos. 2016
- A formação de professores do 1.º ciclo do ensino fundamental e os contributos do Projeto Curricular Integrado: esboço de uma parceria Brasil-Portugal. Revista Eletrônica Pesquiseduca. 2015
- Are totally recycled hot mix asphalts a sustainable alternative for road paving?. Resources, Conservation and Recycling. 2012
- O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Prisma.com. 2006
-
capítulo de livro
- A Prática Pedagógica na formação inicial em Portugal: o que nos diz a legislação atual 2020
- Tornar-se professor: a relação da formação e da profissão no contexto UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2020
- Articulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia 2019
- Contextualização, Articulação, Flexibilidade e Autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa 2019
- Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2019
- Formação continuada e desenvolvimento profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2019
- Contextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa 2018
- O ensino básico e a escola no contexto da sociedade pós-moderna 2017
- Apresentação da obra – breves contributos para problematizar os processos educacionais 2017
- Avaliação Externa: Implicações ao nível do Currículo 2017
- Espaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa 2016
- Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua 2016
- Autoavaliação de escolas: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão democrática 2016
- Espaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa 2016
- Introdução. Contextos e experiências de formação e de aprendizagem profissional de professores 2016
- Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua 2016
- An expert system for supporting Traditional Chinese Medicine diagnosis and treatment. Information Processing Letters. 2014
- Contextos, atores e desafios da liderança: perspetivas dos diretores 2014
- Mudanças no trabalho das escolas e dos professores 2014
- A Construção do Conhecimento Profissional dos Professores – o Blogue como Ferramenta Metodológica e Estratégica Formativa 2008
- A construção do conhecimento profissional dos professores - o Blogue como ferramenta metodológica e estratégica formativa 2008
- A construção do conhecimento profissional dos professores: o blogue como ferramenta metodológica e estratégica formativa 2008
- Questões Críticas acerca da construção de um currículo formativo integrado 2005
- Abordagem psicofisiológica à ansiedade no desporto: estudo com uma equipa da elite internacional 1997
-
documento
- Grelha de análise de conceção e planificação de propostas formativas / educativas 2021
- Grelha de análise de conceção e planificação de propostas formativas / educativas 2021
- Integração curricular na prática pedagógica: um eco de mudança 2021
- Instrumento de avaliação formativa e sumativa da prática profissional nos Mestrados em Ensino de Educação Básica (prática de ensino supervisionada – PES). Mestrados em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico 2020
- Contributo do projeto curricular integrado na avaliação da motivação intrínseca no 1.º ciclo do ensino básico 2018
- Apresentação da obra – breves contributos para problematizar os processos educacionais 2017
- Currículo de formação inicial de professores: reflexões a partir do “desenho formativo” da UNIFAL-MG (Brasil) e UMINHO (Portugal) 2017
- O trabalho com o Projeto Curricular Integrado na perspectiva Brasil-Portugal: contribuições ao processo de formação do professor do 1.º ciclo do ensino fundamental 2017
- A ESTREIADIÁLOGOS como Fórum de Consolidação da Investigação-Ação no Mundo Lusófono. Estreiadiálogos. 2016
- A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do Currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado 2016
- Editorial: A ESTREIADIÁLOGOS como fórum de consolidação da investigação-ação no mundo lusófono. Estreiadiálogos. 2016
- Formação e aprendizagem profissional de professores 2016
- Conteúdos de educação física e a cultura de movimento no ensino médio integrado na modalidade da educação de jovens e adultos no Instituto Federal de Rio Grande do Norte (IFRN) 2014
- A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado 2014
- Compreender e Prevenir o Erro: Contributos para a Aprendizagem da Competência Ortográfica (um estudo no 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico) 2014
- Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e Contextos Locais - Atas do XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre questões curriculares 2014
- A Atividade de Enriquecimento Curricular de Inglês: Perceções dos Professores sobre a Transição entre o 1.º e o 2.º Ciclo do Ensino Básico – Um Estudo de Caso no Concelho de Guimarães 2013
- A criança e o contacto com a leitura: estratégias de motivação e promoção da leitura 2013
- As Perspetivas dos Professores sobre Continuidade Educativa na “Atividade Física e Desportiva”: Um Estudo de Caso num Agrupamento de Braga 2013
- Relação Entre a Família/Comunidade e a Escola: Experiências de Aprendizagem na Educação Básica 2013
- O Projeto Curricular Integrado como dispositivo de integração na formação de professores da Educação Básica 2012
- Building a curriculum project from 0 to 12 years 2009
- A construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução – resultados preliminares de um estudo exploratório 2007
- O blog num estudo sobre a construção do conhecimento profissional na formação inicial e no período de indução dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2006
- Monodocência no 1.º Ciclo do Ensino Básico: por entre características e soluções 2005
- Educação/intervenção comunitária e ambiental através das tecnologias da informação e comunicação das tecnologias da informação e comunicação - projeto Lethes/Peneda-Gerês 2003
- Investigação, colaboração e reflexão: constructos centrais num projeto de formação de professores 2003
- O modelo de formação das práticas pedagógicas do 1º CEB, no Instituto de Estudos da Criança - Universidade do Minho 2003
- Perfil profissional e projecto de formação: a construção de um currículo formativo integrado 2003
- Perfil profissional e projeto de formação: a construção de um currículo formativo integrado 2003
- Projeto Lethes/Peneda-Gerês: educação/intervenção comunitária e ambiental com as tecnologias da informação e comunicação 2003
-
livro
- Education knowledge transfer: Report on in-school placements needs and possibilities of the technologies 2023
- Articulação curricular e inovação educativa: caminhos para a flexibilidade e a autonomia 2019
- Contextualização, articulação, flexibilidade e autonomia curricular: pilares para a inovação e mudança educativa 2018
- Dimensões dos processos educacionais: da epistemologia à profissionalidade docente 2017
- O ensino básico e a escola no contexto da sociedade pós-moderna 2017
- O espaço urbano e o problema da habitação: Uma primeira aproximação às ilhas e bairros sociais no Porto e em Braga 2017
- Autoavaliação de escolas: contribuições para o desenvolvimento de uma gestão democrática 2016
- Espaços Formativos e Memórias Narrativas na Construção do Conhecimento Profissional dos Professores: o Blog como ferramenta Metodológica e Estratégia Formativa 2016
- Inovação Curricular, Formação de Professores e Melhoria da Escola: O Referencial do Projeto PROCUR 2016
- Introdução. Contextos e experiências de formação e de aprendizagem profissional de professores 2016
- Tornar-se professor ou o itinerário formativo: entre formação inicial, indução profissional e formação contínua 2016
- Conclusões e recomendações [de] "Profissionalismo e liderança dos professores" 2014
- A construção do conhecimento profissional dos professores: o blogue como ferramenta metodológica e estratégica formativa 2008
-
poster de conferência
-
teses
- Contributos do currículo em prol de uma educação para a paz 2022
- Do jogo simbólico ao jogo de regras: contributos das brincadeiras e dos jogos na educação básica 2022
- Tecnologia Educativa na Educação Básica: contributos para uma visão integrada e motivadora do processo de ensino e aprendizagem 2022
- Contributos para a promoção de competências sociais nas crianças: do conflito à aprendizagem cooperativa 2021
- Educação alimentar na promoção de estilos de vida saudável: um estudo na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2021
- Ser Camaleão e o desenvolvimento profissional docente na era digital: uma história de vida e suas percepções singulares 2021
- As aulas de campo como ferramentas potencializadoras para a contextualização do currículo e da aprendizagem 2019
- Currículo dos Cursos Técnicos Integrados do IFRN: a relação com as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física 2019
- A aprendizagem cooperativa na promoção de competências sociais: contributos do Projeto Curricular Integrado 2018
- A construção do “eu”, professora: contributos do projeto curricular integrado no desenvolvimento curricular e profissional 2018
- Contributos para a prevenção e correção do erro ortográfico: um estudo no 2.º ano do 1.º ciclo do ensino básico 2018
- Integração curricular a partir da Educação Musical: contributos do Projeto Curricular Integrado 2018
- Livros e histórias como ponto de partida para múltiplas aprendizagens através do desenvolvimento de um Projeto Curricular Integrado 2018
- Uma abordagem à aprendizagem cooperativa como meio promotor de competências sociais e de sucesso escolar 2018
- Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: um estudo com professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) 2017
- Tornar-se professor: desenvolvimento curricular e construção do conhecimento profissional: estudo da formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico na Universidade do Minho 2011