publicações selecionadas
-
artigo académico
- Investigação-ação participativa - uma investigação crítica no âmbito da mediação sociofamiliar para o desenvolvimento da parentalidade transformativa. Estreiadiálogos. 2020
- [PARTICIPATIVE Action-RESEARCH - A CRITICAL INVESTIGATION WITHIN THE FRAMEWORK OF SOCIO-FAMILY MEDIATION FOR THE DEVELOPMENT OF TRANSFORMATIVE PARENTALITY] INVESTIGAÇÃO-AÇÃO PARTICIPATIVA – UMA INVESTIGAÇÃO CRÍTICA NO ÂMBITO DA MEDIAÇÃO SOCIOFAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA PARENTALIDADE TRANSFORMATIVA. Proceedings of SPIE. 2020
- [THE AFRICAN PEDAGOGY OF POPULAR CULTURES: THE SYSTEMATIZATION OF KNOWLEDGE BY THE GUETO ACADEMIC MAGAZINE] A Pedagogia Africana das Culturas Populares: A Sistematização de Conhecimeno pela Revista Acadêmica Gueto. Educação em Debate. 2020
- [Digital Journals and the Dissemination of Scientific Knowledge: the case of GUETO Academic Magazine] Revistas Digitais e a Difusão do Conhecimento Cientifico: o caso da Revista Acadêmica GUETO. EXTRAMUROS. 2018
- [Current training needs - time and mobility for work] Necessidades atuais de formação ¿ o tempo e a mobilidade para o trabalho. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- [Formative needs for teaching: perspectives of IFRN teachers and managers] Necessidades formativas para a docência: perspectivas de professores e gestores do IFRN. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- [The PIBID of IFRN geography as a facilitator of teaching practice] O PIBID de geografia do IFRN como facilitador da prática docente. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- [Training, work and transversal skills - the importance of professional training] Formação, trabalho e competências transversais ¿ a importância da formação profissional. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- [EDUCATION IN THE 21ST CENTURY: CURRICULUM AND THE DISSEMINATION OF KNOWLEDGE BY THE GUETO ACADEMIC MAGAZINE] EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: CURRÍCULO E A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PELA REVISTA ACADÉMICA GUETO. Gueto: Revista Acadêmica. 2017
- [Curriculum and initial training in physical education: a preliminary reflection] Currículo e formação inicial em educação física: uma reflexão preliminar. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- [Education in the 21st century: curriculum and the dissemination of knowledge by the academic journal Gueto] Educação no século XXI: currículo e a difusão do conhecimento pela revista académica Gueto 2017
- [The Curriculum Proposal for Basic Education in Santa Catarina: critical notes on the curriculum] A Proposta Curricular da Educação Básica de Santa Catarina: apontamentos críticos sobre o currículo 2017
- [PIBID A CONTRIBUTE TO THE (DE) ENCHANTMENT OF LICENSING IN IFRN GEOGRAPHY - A CASE STUDY] PIBID UM CONTRIBUTO PARA O (DES) ENCANTAMENTO DO LICENCIANDO EM GEOGRAFIA DO IFRN ¿ UM ESTUDO DE CASO. Holos. 2013
- PIBID : um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN : um estudo de caso ; A contribution to the PIBID (des) enchantment in the geography of licensing IFRN : a case study 2013
- [PIBID: a contribution to the (dis) enchantment of the graduate student in geography at IFRN: a case study] PIBID : um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN : um estudo de caso 2013
- [Professional education policies in the globalized world: the Brazilian case - commented approach] Políticas de educação profissional no mundo globalizado : o caso brasileiro - abordagem comentada 2012
- Entre lo Virtual y lo Real: La Tecnologia y la Ciudad como una Oportunidad y un Desafio para la Educación del Futuro. ACTAS II CONGRESO INTERNACIONAL DE CIUDADES CREATIVAS. 2011
- [Training and education: a creative project to interface with professional emancipation] Formação e educação : um projecto criativo de interface com a emancipação profissional 2011
- Inclusion and citizenship – plural cultural context of creativity and curricular innovation. Zeitschrift für Inklusion. 2010
- Effects of national policies on teachers' sense of professionalism: Findings from an empirical study in Portugal and in England. European Journal of Teacher Education. 2007
- [Action/Research linked to training, an action framework for project work] A investigaçao/acçao ligada à formaçao, um quadro de acçao para o trabalho por projectos 2000
-
artigo de conferência
- A formulação de problemas: uma experiência no 1º ano de escolaridade 2023
- A Mediação em Diálogo com uma Sociedade entre Culturas: Desafios à Inclusão de (I)Migrantes 2021
- [Curriculum, innovation and flexibility in education] Currículo, inovação e flexibilização em educação 2020
- [BECOMING A TEACHER: MOTIVATIONS FROM BACHELOR TEACHERS TO TEACHING] TORNAR-SE PROFESSOR: MOTIVAÇÕES DE PROFESSORES BACHARÉIS PARA A DOCÊNCIA 2019
- [BEING A TEACHER: PIBID'S POTENTIALITIES AND CONSTRAINTS FOR THE FUTURE GEOGRAPHY TEACHER] SER PROFESSOR: POTENCIALIDADES E CONSTRANGIMENTOS DO PIBID PARA O FUTURO PROFESSOR DE GEOGRAFIA 2019
- [The trajectory of teacher education in Physical Education in Brazil] A trajetória da formação de professores em Educação Física no Brasil 2019
- CROSSCUT 2018 International Congress of Cross-Curricular Teaching Curriculum Flexibility and innovation 2018
- Currículo, Inclusão e Educação Escolar 2017
- Formação docente e desenvolvimento profissional de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica 2017
- [Cape Verdean curriculum reality and creolity: the case of language education in the context of school initiation] Realidade curricular caboverdiana e a crioulidade: o caso da educação linguística no contexto da iniciação escolar 2017
- [Curriculum, Inclusion and School Education] Currículo, Inclusão e Educação Escolar 2017
- [Teacher training and professional development of bachelor teachers in vocational and technological education] Formação docente e desenvolvimento profissional de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica 2017
- Capoeira : práticas culturais do recôncavo baiano e o processo pedagógico criativo inclusivo 2014
- Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atas 2014
- Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais: atas 2014
- Formação e atuação de professores bacharéis no ensino médio integrado à educação profissional: o caso do IFRN-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, RN/Brasil 2014
- La mediación socioeducativa como ecología de la inclusión escolar 2014
- [Capoeira: cultural practices of the Bahian recôncavo and the inclusive creative pedagogical process] Capoeira : práticas culturais do recôncavo baiano e o processo pedagógico criativo inclusivo 2014
- [Curriculum in contemporary times: internationalization and local contexts - proceedings] Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais - atas 2014
- [Formation and performance of bachelor teachers in high school integrated with professional education: the case of IFRN-Federal Institute of Education, Science and Technology, RN / Brazil] Formação e atuação de professores bacharéis no ensino médio integrado à educação profissional : o caso do IFRN-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, RN/Brasil 2014
- [Socio-educational mediation as an ecology of school inclusion] La mediación socioeducativa como ecología de la inclusión escolar 2014
- A mediação socioeducativa como agente da inclusão escolar – aprender a construir o sucesso escolar em conjunto 2013
- CULTURis: a creative Project between teaching and learning – vision on ICT in education 2013
- Contribuição do curso de especialização na prática docente da educação profissional de jovens e adultos 2013
- Formação e docência: uma abordagem às necessidades formativas e atuação de professores bacharéis no ensino médio integrado à educação profissional 2013
- PIBID um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN – um estudo de caso 2013
- CULTURis : a creative Project between teaching and learning – vision on ICT in education 2013
- CULTURis : a creative Project between teaching and learning: vision on ICT in education 2013
- PIBID um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN ??? um estudo de caso 2013
- Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future directions : uncertainty and possibility 2013
- Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future directions: uncertainty and possibility 2013
- [Contribution of the specialization course in the teaching practice of vocational education for young people and adults]Contribuição do curso de especialização na prática docente da educação profissional de jovens e adultos 2013
- [Training and teaching: an approach to training needs and performance of bachelor's teachers in high school integrated with professional education] Formação e docência : uma abordagem às necessidades formativas e atuação de professores bacharéis no ensino médio integrado à educação profissional 2013
- CULTURis : leadership for learning supported by information systems 2012
- CULTURis: leadership for learning supported by information systems 2012
- Entre lo virtual y lo real: la tecnologia y la ciudad como una oportunidad y un desafio para la educación del futuro 2011
- Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teachers and teaching (ISATT), back to the future : legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research 2011
- Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teachers and teaching (ISATT), back to the future: legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research 2011
- [Between the virtual and the real: technology and the city as an opportunity and a challenge for the education of the future] Entre lo virtual y lo real : la tecnologia y la ciudad como una oportunidad y un desafio para la educación del futuro 2011
- Avaliação da, na e pela formação: interfaces entre o local e o global na educação de adultos 2009
- O projecto educativo e a cidade: o glocal 2009
- [Assessment of, in and through training: interfaces between the local and the global in adult education] Avaliação da, na e pela formação : interfaces entre o local e o global na educação de adultos 2009
- [The educational project and the city: the glocal] O projecto educativo e a cidade : o glocal 2009
- Trabalho por projecto e valorização profissional na prática e na formação docente 2000
-
artigo de revista
- [THE PLACE AND TIME OF CULTURAL DIVERSITY IN THE CURRICULUM] EL LUGAR E O TEMPO DA DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO. Revista Latinoamericana Estudios de la Paz y el Conflicto. 2020
- A pedagogia africana das culturas populares: a sistematização de conhecimento pela revista acadêmica Gueto. Educação em Debate. 2020
- Educação no século XXI: currículo e a difusão do conhecimento pela revista académica Gueto. Gueto: Revista Acadêmica. 2017
- PIBID: um contributo para o (des) encantamento do licenciando em geografia do IFRN: um estudo de caso. Holos. 2013
- Políticas de educação profissional no mundo globalizado: o caso brasileiro - abordagem comentada. Revista Trabalho e Educação. 2012
- Formação e educação: um projecto criativo de interface com a emancipação profissional. Revista Educação Skepsis. 2011
- Inclusion and citizenship – plural cultural context of creativity and curricular innovation. Zeitschrift für Inklusion. 2010
-
capítulo de livro
- Aprendizagem Intergeracional na Formação de Professores e Educadores: o que os Professores e Educadores Orientadores Cooperantes e os Professores e Educadores Estagiários aprendem uns com os outros na escola [Intergenerational Learning in the Training of Teachers and Educators: what Cooperating Guidance Teachers and Educators and Trainee Teachers and Educators learn from each other at school] 2023
- MEDIAÇÃO CULTURAL: unindo a comunidade sénior através da comunicação participativa e intergeracional [CULTURAL MEDIATION: uniting the senior community through participatory and intergenerational communication] 2023
- O Proeja na IFRN: desafios curriculares para uma resposta adequada aos estudantes jovens e adultos do curso de comércio do campo Natal – Zona Norte [Proeja at IFRN: curricular challenges for an adequate response to young and adult students of the commerce course in the Natal countryside – North Zone] 2023
- Práticas de flexibilidade curricular na era do digital: construir bem-estar comum [Curriculum flexibility practices in the digital era: building common well-being] 2023
- A Mediação Intercultural como linguagem da educação cidadã: temas transversais a uma cultura de paz e ao diálogo intergeracional [Intercultural Mediation as a language of citizenship education: cross-cutting themes for a culture of peace and intergenerational dialogue] 2022
- A Mediação como Processo de Capacitação no Contexto Escolar [Mediation as a Training Process in the School Context] 2022
- Cidadania democrática como linguagem de paz que constrói mais mundo num presente com futuro em transformação [Democratic citizenship as a language of peace that builds a better world in a present with a changing future] 2022
- Da inovação pedagógica às práticas educativas com alma [From pedagogical innovation to educational practices with soul] 2022
- Mediação Organizacional: A (Re)Construção de Relações Através da Mediação [Organizational Mediation: The (Re)Construction of Relationships Through Mediation] 2022
- A mediação sociofamiliar como ponte para (re)estabelecimento de laços afetivos intrafamiliares 2021
- Mediação socioeducativa na prevenção de conflitos: uma revisão de literatura 2021
- Mediação transformativa em contextos educativos 2021
- A Mediação Intercultural – Desafios Locais à Inclusão de (I)Migrantes 2021
- Integrar a mediação nos contextos de acolhimento residencial: desafios, oportunidades e impactos 2021
- Transformative mediation in educational contexts 2021
- A parentalidade transformativa perspetivada pela mediação sociofamiliar 2020
- [Hygiene Practices in the Kindergarten Context Expanded by Mediation] Práticas de Higiene em Contexto de Jardim de Infância Ampliadas pela Mediação 2020
- [Mediation as a Dialogical Compass of the Student Information and Support Office with the School Community] A Mediação como Bússola Dialógica do Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno com a Comunidade Escolar 2020
- [Mediation as a promoter of positive interpersonal relationships that facilitate interaction among children in an institutional context] A Mediação como Promotora de Relações Interpessoais Positivas Facilitadoras do Convívio entre Crianças em Contexto Institucional 2020
- [Playful Resources as Mediation Agents in Contexts Committed to the Development of a Culture of Peace] Os Recursos Lúdicos como Agentes de Mediação em Contextos Comprometidos com o Desenvolvimento de uma Cultura de Paz 2020
- [Promote the Prevention of Domestic Violence through School Mediation] Promover a Prevenção da Violência Doméstica pela Mediação Escolar 2020
- [SUSTAINABLE SCHOOL CONTEXT: The Challenge of the Development of Peaceful Communities] CONTEXTO ESCOLAR SUSTENTÁVEL: O Desafio do Desenvolvimento de Comunidades Pacíficas 2020
- [The Role of Mediation as a Promoter of More Citizenship in Valuing Children and Youth] O Papel da Mediação como Promotora de mais Cidadania na Valorização de Crianças e Jovens 2020
- [The Transformative Parenting Perspective by Sociofamily Mediation] A Parentalidade Transforamtiva Perspetivada pela Mediação Sociofamiliar 2020
- [Introduction (to "Curriculum, innovation and flexibility")]Introdução [a "Currículo, inovação e flexibilização"] 2019
- [PIBID AND ITS FASCINATING CONTRIBUTION TO TEACHING TRAINING] O PIBID E SUA CONTRIBUIÇÃO FASCINANTE PARA A FORMAÇÃO À DOCÊNCIA 2019
- [THE TRANSFORMATION OF PEDAGOGICAL PLACES AND THE MEANING OF PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN THE CURRENT WORLD] A TRANSFORMAÇÃO DOS LUGARES PEDAGÓGICOS E O SIGNIFICADO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO MUNDO ATUAL 2019
- [TRAINING AND PERFORMANCE OF BACHELOR TEACHERS IN THE PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION OF IFRN, BRAZIL] FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES BACHARÉIS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFRN, BRASIL 2019
- [The Power of Dialogue to Realize Curricular Flexibility] O Poder do Diálogo para Realizar a Flexibilidade Curricular 2019
- [Transversal teaching: the place of curricular flexibility in the quality of learning] Ensino transversal: o lugar da flexibilidade curricular na qualidade das aprendizagens 2019
- Currículo, educação básica, ensino e formação humana em contexto de vulnerabilidades e desafios 2018
- Currículo e espaços não escolares: educar para a sustentabilidade social, um constructo education city 2018
- Avaliação externa do Projeto Artways: um olhar prospetivo 2016
- Currículo nacional português e municipalização da educação: um modelo de mercantilização do cidadão de amanhã? 2015
- Liderança e cultura de transformação na escola pública - perceções de alunos 2014
- Liderança e cultura de transformação na escola pública - perceções de alunos [Leadership and transformation culture in public school - students' perceptions] 2014
- Liderança e profissionalismo docente: resultados de um inquérito por questionário 2014
- [Leadership and a culture of transformation in public schools - students' perceptions] Liderança e cultura de transformação na escola pública - perceções de alunos 2014
- [Leadership and teaching professionalism: results of a questionnaire survey] Liderança e profissionalismo docente : resultados de um inquérito por questionário 2014
- Currículo, diferença e futuro: desafios perspetivados pela educação urbana inteligente 2013
- Desafios do século XXI às políticas curriculares e a formação de professores em Portugal 2013
- Currículo e criatividade: inovar a visibilidade da invisibilidade do conhecimento plural 2011
- [Curriculum and creativity: innovating the visibility of plural knowledge invisibility] Currículo e criatividade : inovar a visibilidade da invisibilidade do conhecimento plural 2011
-
documento
- Currículo, Inovação e Flexibilização 2023
- Narrative inquiry as a mean to promote physical education preservice teachers’ awareness about intergenerational learning and professional development. 2023
- Editorial. Revista de Estudos Curriculares [Editorial. Journal of Curricular Studies] 2022
- CIDADANIA CRIATIVA, PESSOAS, CURRÍCULO: INTERSEÇÕES COM LUGARES +EDUCAÇÃO | CREATIVE CITIZENSHIP, PEOPLE, CURRICULUM: INTERSECTIONS WITH PLACES +EDUCATION 2021
- Introdução [a "Formação, Mediação e Supervisão: Desafios, Desigualdades, Emergências e Respostas em tempos de Covid-19"] 2021
- Retratos de experiência pedagógica vivida no âmbito da Licenciatura em Educação da Universidade do Minho 2021
- Revisão sistemática sobre currículo e formação inicial de professores em Educação Física 2021
- Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação [Curriculum, Innovation and Flexibility in Education] 2020
- Currículo, inovação e flexibilização em educação 2020
- Formação, mediação e supervisão: contextos responsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas 2020
- INVESTIGAÇÃO-AÇÃO PARTICIPATIVA – UMA INVESTIGAÇÃO CRÍTICA NO ÂMBITO DA MEDIAÇÃO SOCIOFAMILIAR PARA O DESENVOLVIMENTO DA PARENTALIDADE TRANSFORMATIVA 2020
- Introdução [a "Formação, Mediação e Supervisão: Contextos responsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas"] 2020
- [Curriculum, Innovation and Flexibility in Education] Currículo, Inovação e Flexibilização em Educação 2020
- [Here there is a cat - loose narrative looking to sing Guimarães] Aqui há gato – narrativa solta à procura de cantar Guimarães 2020
- [TRAINING AND TEACHING PERFORMANCE IN THE CONTEXT OF PROFESSIONAL AND TECHNOLOGICAL EDUCATION: A HISTORICAL CONTEXT OF CHALLENGES AND POSSIBILITIES] FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONTEXTO HISTÓRICO DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES 2020
- [TRAINING, MEDIATION AND SUPERVISION: RESPONSIBLE CONTEXTS FOR THE SUSTAINABLE PROMOTION OF PEACEFUL AND INCLUSIVE COMMUNITIES] Formação, Mediação e Supervisão. Contextos responsáveis pela promoção sustentável de comunidades pacíficas e inclusivas 2020
- Introdução [a "Currículo, inovação e flexibilização"] 2019
- Currículo, Inovação e Flexibilização. 2019
- Ensino transversal: flexibilidade curricular e inovação [Cross-cutting education: curriculum flexibility and innovation] 2019
- [Curricular Flexibility Practices in Dialogue] Práticas de Flexibilidade Curricular em Diálogo 2019
- [Curriculum, Innovation and Flexibility] Currículo, Inovação e Flexibilização 2019
- CROSSCUT 2018 - International Congress of Cross-Curricular Teaching, Curriculum Flexibility and innovation [Congresso Internacional de Ensino Transversal, Flexibilidade Curricular e Inovação]. Programme and Abstracts [Livro de Programa e Resumos] 2018
- Ensino Transversal: Flexibilidade Curricular e Inovação 2018
- Currículo, inclusão e educação escolar 2017
- Educação, Formação e Crioulidade. Atas do III Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares [Education, Training and Creole. Proceedings of the III Luso-Afro-Brazilian Colloquium on Curricular Issues] 2017
- Formação pedagógica e desenvolvimento profissional de “professores bacharéis” no IFRN 2017
- PIBID – impacto no encantamento com a profissão professor de geografia. Da glória ao declinamento 2017
- Realidade curricular caboverdiana e a crioulidade: o caso da educação linguística no contexto da iniciação escolar 2017
- [PIBID - impact on enchantment with the geography teacher profession. From glory to decline] PIBID ¿ impacto no encantamento com a profissão professor de geografia. Da glória ao declinamento 2017
- [Pedagogical training and professional development of “bachelor teachers” at IFRN] Formação pedagógica e desenvolvimento profissional de ¿professores bacharéis¿ no IFRN 2017
- Africanidades na escola – possibilidades de uma educação inclusiva para a diversidade 2016
- Proposta curricular para a educação básica da rede estadual de ensino de Santa Catarina: dos textos aos contextos 2016
- [Africanities at school - possibilities for inclusive education for diversity] Africanidades na escola ¿ possibilidades de uma educação inclusiva para a diversidade 2016
- [Curriculum proposal for basic education in the state school system in Santa Catarina: from texts to contexts] Proposta curricular para a educação básica da rede estadual de ensino de Santa Catarina: dos textos aos contextos 2016
- Future Nearshore - Caracterização de perfis de recursos humanos em ti e proposta de uma abordagem formativa estratégica 2015
- Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais. Atas do XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares 2014
- European Conference on Curriculum Studies: Future Directions: Uncertainty and Possibility 2013
- [Curricula policies for professional education in globalized world: the brazilian case - A commented approach] POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MUNDO GLOBALIZADO: O CASO BRASILEIRO - ABORDAGEM COMENTADA 2012
- Proceedings of the 15th Biennial of the International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), Back to the Future: Legacies, Continuities and Changes in Educational Policy, Practice and Research, Braga, University of Minho. 2011
- Proceedings of the 15th biennial of the international study association on teachers and teaching (ISATT), back to the future : legacies, continuities and changes in educational policy, practice and research 2011
-
livro
- Currículo, Inovação e Flexibilização [Curriculum, Innovation and Flexibility] 2023
- Memórias reais, escritas autorais: um projeto de mediação cultural na universidade sénior [Real memories, authorial writings: a cultural mediation project at the senior university] 2023
- Práticas de Flexibilidade Curricular em Diálogo IV [Curricular Flexibility Practices in Dialogue IV] 2023
- Formação, Mediação e Supervisão _ Desafios, (Des)Ifualdades, Emergências e Respostas em Tempo COVID-19 | TRAINING, MEDIATION AND SUPERVISION _ CHALLENGES, INEQUALITIES, EMERGENCIES AND ANSWERS IN THE TIME OF COVID-19 2021
- Práticas de Flexibilidade em Diálogo II. Escolas Associadas do Centro de Formação Francisco de Holanda | Practices of Flexibility in Dialogue II. Associated Schools of the Francisco de Holanda Training Center 2021
- [Curriculum and non-school spaces: educating for social sustainability, an education city construct] Currículo e espaços não escolares: educar para a sustentabilidade social, um constructo education city 2018
- [Curriculum, basic education, teaching and human training in the context of vulnerabilities and challenges] Currículo, educação básica, ensino e formação humana em contexto de vulnerabilidades e desafios 2018
- [Curriculum, inclusion and school education] Currículo, inclusão e educação escolar 2017
- [External evaluation of the Artways Project: a prospective look] Avaliação externa do Projeto Artways: um olhar prospetivo 2016
- Regulação da educação: políticas, dilemas e perspectivas 2015
- [Portuguese national curriculum and municipalization of education: a model of commodification of the citizen of tomorrow?] Currículo nacional português e municipalização da educação: um modelo de mercantilização do cidadão de amanhã? 2015
- [Regulation of education: policies, dilemmas and perspectives] Regulação da educação: políticas, dilemas e perspectivas 2015
- [Leadership and a culture of transformation in public schools - students' perceptions] Liderança e cultura de transformação na escola pública - perceções de alunos 2014
- [21st century challenges to curriculum policies and teacher training in Portugal] Desafios do século XXI às políticas curriculares e a formação de professores em Portugal 2013
- [Curriculum, difference and future: challenges facing smart urban education] Currículo, diferença e futuro : desafios perspetivados pela educação urbana inteligente 2013
- [Curriculum and creativity: innovating the visibility of plural knowledge invisibility] Currículo e criatividade : inovar a visibilidade da invisibilidade do conhecimento plural 2011
- Profissionalismo docente em transição: as identidades dos professores em tempos de mudança 2007
- [Teaching professionalism in transition: the identities of teachers in times of change] Profissionalismo docente em transição : as identidades dos professores em tempos de mudança 2007
-
teses
- [Mediation envisaged by a transformative approach that promotes personal and social skills] A mediação perspetivada por uma abordagem transformativa promotora de competências pessoais e sociais 2020
- [Analysis of the profile of teachers who teach on a dual-teaching basis the discipline of physical and natural sciences in the 3rd cycle of basic education: a contribution to the quality of teaching in Timo-Leste] Análise do perfil de professores que lecionam em regime bidocência a disciplina ciências físico-naturais no 3.º ciclo do ensino básico: um contributo qualidade do ensino em Timor-Leste 2019
- [PROEJA at IFRN: curriculum challenges for an adequate response to young and adult students of the Commerce Course at Campus Natal - North Zone] O PROEJA no IFRN: desafios curriculares para uma resposta adequada aos estudantes jovens e adultos do Curso de Comércio do Campus Natal - Zona Norte 2019
- [The role of mediation as a promoter of more citizenship in the valorization of institutionalized children and young people] O papel da mediação como promotora de mais cidadania na valorização de crianças e jovens institucionalizados 2019
- [Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID): a contribution to the (dis) enchantment of the undergraduate student in Geography at IFRN] Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um contributo para o (des) encantamento do licenciando em Geografia do IFRN 2018
- Innovations in education curriculum and teaching innovation in secondary school: a comparative case study between Turkey and Portugal 2017
- [Capoeira: limits and possibilities - a creative pedagogical process to emancipate inclusive citizenship] Capoeira: limites e possibilidades ¿ um processo pedagógico criativo a emancipar a cidadania inclusiva 2017
- [Mediation as an innovative response to emerging challenges in the Social Assistance and Assistance Service] A mediação como resposta inovadora a desafios emergentes no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social 2017
- [Socio-family mediation promoting emancipatory parenting in a CPCJ] Mediação sociofamiliar promotora da parentalidade emancipatória numa CPCJ 2017
- [The role of Mediation as a promoter of the well-being of hospitalized children] O papel da Mediação como promotora do bem-estar das crianças hospitalizadas 2017
- [The curriculum in the construction of active citizenship: contributions to the quality of learning: a study in a 1st cycle school, 7th class, in the municipality of Benguela-Angola] O currículo na construção da cidadania ativa: contributos para a qualidade das aprendizagens: um estudo numa escola do 1º ciclo, 7ª classe, do município de Benguela-Angola 2016
- [Training and teaching of bachelor teachers in professional and technological education at IFRN: an emancipatory dialogical interface] Formação e docência de professores bacharéis na educação profissional e tecnológica no IFRN: uma interface dialógica emancipatória 2016
- [Socio-educational mediation as an agent of school inclusion: learning to build school success together] A mediação socioeducativa como agente da inclusão escolar : aprender a construir o sucesso escolar em conjunto 2014
- [Teacher training needs and conditions for implementing the AutoCAD 2D discipline program in...] Necessidades de formação dos professores e condições de implementação do programa da disciplina de AutoCAD 2D no curso técnico-profissional grupo de tecnologia e indústria (ETP-GTI), área de especialização em construção civil, em Díli Timor-Leste: que impacto na qualidade das aprendizagens dos alunos 2014
- [Formative assessment practices: perspectives of teachers of the 2nd cycle of basic education] Práticas de avaliação formativa : perspetivas de professores do 2º ciclo do ensino básico 2012
- [Socio-educational mediation as a space for communicational emancipation in the school-family relationship] Mediação socioeducativa como espaço de emancipação comunicacional na relação escola-família 2012
- [Globalization and curriculum: actors and processes: an exploratory study in Guinea-Bissau] Globalização e currículo : atores e processos : um estudo exploratório na Guiné-Bissau 2011
- [Intermediate curriculum management as a driver of school success: a case study in the 2nd cycle of basic education] A gestão curricular intermédia como impulsionadora de sucesso escolar : um caso em estudo no 2.º Ciclo do ensino básico 2011
- [School rankings and quality of learning, what relationship? - an exploratory study in private education ] Rankings das escolas e qualidade das aprendizagens, que relação? - um estudo exploratório no ensino privado 2011
- [The multidisciplinary portfolio - driven by the e-portfolio concept - as a device for curricular integration: contributions to educational success] O portefólio multidisciplinar - movido através do conceito e-portfólio - como dispositivo de integração curricular : contributos para o sucesso educativo 2010
- O projecto curricular de turma na mudança das práticas do ensino básico : contributos para o desenvolvimento curricular e profissional nas escolas 2007
- [The class curriculum project in changing basic education practices: contributions to curriculum and professional development in schools] O projecto curricular de turma na mudança das práticas do ensino básico : contributos para o desenvolvimento curricular e profissional nas escolas 2007