publicações selecionadas
-
artigo académico
- Discutindo o Processo de Criação Científica por meio de uma Abordagem Histórica da Anatomia Humana em um Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A Cor das Letras. 2019
- GRELHA DE ANÁLISE DO PAPEL DAS ATIVIDADES LABORATORIAIS DOS MANUAIS ESCOLARES DE CIÊNCIAS NA APRENDIZAGEM ARTICULADA DE PROCESSOS CIENTÍFICOS E ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS 2017
- Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano 2016
- O tópico ‘Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana’ em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Que traços de orientação CTS? 2016
- Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em Biologia Humana. Interacções. 2015
- Desenvolver competências de problematização da aprendizagem. Currículo Sem Fronteiras. 2005
- As novas tecnologias de informação no ensino da biologia : um estudo sobre fotossíntese com alunos do 10º ano de escolaridade 2001
- Concepções de pedagogia universitária ¿ uma análise do Questionário de Avaliação do Ensino Ministrado na Universidade do Minho. Educação & Sociedade. 2000
- O computador no ensino/aprendizagem das ciências : uma nova forma de utilização 1995
-
artigo de conferência
- Potencial dos manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano no desenvolvimento da autodireção dos alunos 2018
- A avaliação como um processo de aprendizagem: um estudo em Ciências Naturais do 7.º ano 2017
- Articulação entre ensino e investigação na formação de professores em estágio: o caso da Universidade do Minho 2016
- A ciência na literatura infantil e juvenil. O caso de Galileu Galilei 2015
- Ciência de Galileu na literatura infantil 2015
- Aprender a ensinar antes de ensinar : uma experiência na formação didática de futuros professores de ciências 2012
- Aprender a ensinar antes de ensinar: uma experiência na formação didática de futuros professores de ciências 2012
- Avaliação colaborativa em biologia: um tempo de aula transformado em tempo de aprendizagem 2012
- Metacognição e mudança conceptual : uma articulação promotora da aprendizagem da biologia 2012
- Actas do Congresso Ibérico Pedagogia para a Autonomia 2011
- Investigação educacional e transformação da pedagogia escolar 2011
- A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento 2010
- A natureza dialógica da reflexividade na aprendizagem 2010
- As webquests na aprendizagem das ciências da natureza : que potencialidades educativas? 2010
- Actividades laboratoriais e autonomia na aprendizagem das ciências 2009
- Natureza da ciência nos currículos de Ciências Naturais/Biologia e Geologia do contexto educacional português 2006
- A construção do conhecimento em manuais escolares de ciências 2001
- Actividades laboratoriais em manuais escolares : proposta de critérios de análise 1997
-
artigo de revista
- A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências. 2018
- O papel dos manuais escolares de ciências naturais do 8.º ano na aprendizagem de processos científicos 2018
-
documento
- Educação Ambiental: modelar ações? Despertar ações autónomas? 2018
- Aprender a Cooperar na Aprendizagem das Ciências: Um estudo de caso em Estudo do Meio do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico 2016
- Desenvolvimento da autodireção dos alunos através de manuais escolares de ciências naturais do 5º ano 2016
- O tópico ‘Impacte do Desenvolvimento Científico e Tecnológico na Vida Humana’ em manuais escolares de Ciências Naturais do 8º ano. Que traços de orientação CTS? 2016
- Trabalho cooperativo como finalidade e estratégia de aprendizagem. Um estudo de caso em biologia humana 2016
- Avaliação da educação ambiental no ensino básico: uma análise nos 2º e 3º ciclos 2015
- O computador no ensino/aprendizagem das ciências: uma nova forma de utilização 1995
-
livro
- Estruturas de apoio ao ensino e reconfiguração das culturas pedagógicas 2017
- Estudar e inovar a pedagogia no ensino superior: Trajetória de constituição do NEIP 2016
- Integrating research into the practicum: Inquiring into inquiry-based professional development in post-bologna initial teacher education in Portugal 2016
- A auto e hetero-avaliação das aprendizagens: Espaço de transformação ou reprodução? 2009
- Concepções de Pedagogia Universitária: Um Estudo na Universidade do Minho 2002
- Concepções de pedagogia universitária: um estudo na Universidade do Minho, um projecto de investigação sobre concepções de qualidade da pedagogia 2002
-
teses
- Radiografar o manual escolar: uma abordagem propiciadora das aprendizagens em Biologia do 10.º ano de escolaridade 2018
- A autodireção na aprendizagem das Ciências Naturais: uma intervenção pedagógica na temática Sistema Circulatório do 9º ano de escolaridade 2017
- A avaliação pelos pares na aprendizagem das Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade 2017
- História da ciência e aprendizagem significativa. Um estudo de caso no ensino da anatomia humana 2017
- Mobilização de fontes de informação diversificadas na aprendizagem das Ciências Naturais 2017
- Da definição à avaliação de Projetos de Educação Ambiental: Um estudo centrado nos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico em Portugal 2016
- PROUCA no Brasil e Iniciativa e.escolinha em Portugal: Considerações e interpretações sobre o uso do laptop educacional na formação e na prática docente 2016