publicações selecionadas
-
artigo académico
- Centros escolares: espaços de colaboração docente transformadora. Educação e Pesquisa. 2024
- Centros escolares: espaços de colaboração transformadora entre docentes da educação préescolar e do primeiro ciclo. Educação e Pesquisa. 2024
- Emergency Remote Teaching and Learning and Teachers’ Digital Competence. Revista Electronica de Investigacion Educativa. 2023
- What makes a school a happy school? Portuguese students’ perspectives. Frontiers in Education. 2023
- Supervised Teaching Practice in Initial Teacher Education of Early Childhood Teachers in Portugal. Pacific Early Childhood Education Research Association. 2023
- Conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Debates em Educação. 2023
- Educators by proxy: Emergency Remote Teaching and Learning from the voice of parents. Frontiers in Education. 2023
- What makes a school a Happy School? Parents’ perspectives. Education Sciences. 2023
- External evaluation of schools, peer regulation, collaborative work and educational quality: what is the relationship?(Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?). Práxis Educativa. 2023
- Centros escolares, supervisão pedagógica e colaborativa: perspetivas de educadores de infância e professores do primeiro ciclo. Indagatio Didactica. 2022
- Inclusive curriculum management and teacher training in the 2nd Cycle of Basic Education in Portugal: perceptions of coordinators of initial training courses (Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal). Educação & Sociedade. 2022
- Gestão curricular inclusiva e formação de professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: Perceções de coordenadores de cursos de formação inicial.. Revista Portuguesa de Pedagogia. 2022
- Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration?. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. 2022
- Schools' Strengths and Areas for Improvement: Perspectives From External Evaluation Reports. Frontiers in Education. 2022
- Teacher training to manage diversity in the regular classroom in Portuga ( Formação docente para gerir diversidades em sala de aula regular em Portugal.). Revista Lusófona de Educação, 45, 11-30. 2022
- Learning in Troubled Times: Parents' Perspectives on Emergency Remote Teaching and Learning. Sustainability (MDPI). 2021
- A supervisão pedagógica na política e na prática educativa: O olhar da Avaliação Externa das Escolas em Portugal. Education Policy Analysis Archives. 2021
- Emergency Remote Teaching and Learning in Portugal: Preschool to Secondary School Teachers' Perceptions. Education Sciences. 2021
- Formação Docente para Gerir Diversidades em Sala de Aula Regular em Portugal. Ocnos. 2021
- Supervisão Pedagógica: perspetivas de educadores de infância em Portugal. Práxis Educativa. 2021
- Transição para o ensino remoto de emergência no ensino superior em Portugal - um estudo exploratório. DIALOGIA. 2020
- Equidade e inclusão nas políticas de educação: perspetivas a partir dos relatórios de Avaliação Externa de Escolas. Indagatio Didactica. 2020
- Equidade e inclusão nas políticas de educação 2020
- Internacionalização da educação e dos currículos nos contextos do Ensino Básico e Secundário em Portugal.. Educação. 2020
- As Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas. TICs & EaD em Foco. 2020
- Controversies of expressive arts education in Portugal: Insights from policies and practices. Knowledge Cultures. 2020
- Currículo de formação docente de 2.º CEB, Professor inclusivo e gestão de diversidades. Revista de Estudos Curriculares. 2020
- Graduate employability and competence development in higher education-A systematic literature review using PRISMA. Sustainability (Switzerland). 2020
- Centros escolares e supervisão colaborativa: perspetivas quanto ao contributo para o desenvolvimento profissional e a melhoria das práticas pedagógicas - um estudo em curso. DIALOGIA. 2019
- Avaliação externa das aprendizagens dos alunos: reflexos ao nível curricular. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Estilos de Aprendizagem e Permanência no Ensino Superior a Distância: Licenciatura em Educação da Universidade Aberta. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Observatórios de Educação em Portugal: Definições e Contributos para o Desenvolvimento da qualidade. Revista de Estudos Curriculares. 2017
- Supervision in Continuous Teacher Training. Enseñanza and Teaching. 2017
- Supervisão e Colaboração: contributos para uma relação. Revista Transmutare. 2016
- Sucesso, Permanência e Persistência dos Estudantes do Ensino Superior a Distância Online.. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
- External school evaluation in Portugal : a glance at the impacts on curricular and pedagogical practices. European Conference on Curriculum Studies. 2014
- Políticas de educação profissional em Portugal e no Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2013
- A supervisão pedagógica: significados e operacionalização. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 2012
- O ensino da Música no 1.º CEB - O caso da Região Autónoma da Madeira. Uma visão curricular. Educação & Sociedade. 2012
- Policies of Accountability in Portugal.. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2012
- Policies of accountability in Portugal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. 2012
-
artigo de conferência
- Efeito da intervenção a distância nos recursos de carreira de universitários estudantes-trabalhadores: resultados preliminares 2023
- Gestão curricular e desenvolvimento profissional no seio do grupo disciplinar 2023
- Literacy(ies) and skills in times of digital education: exploring communication and interaction in digitally mediated learning worlds 2023
- Career resources in higher education: Characterization and diagnosis of psychoeducational needs 2022
- IV Seminário MAEE e II Seminário Internacional Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção. Livro de resumos 2021
- Collaborative work among teachers: a study developed at the Polytechnic Institute of Benguela 2020
- EDUCATION AND EQUITY: THE CASE OF THE FÉNIX PROJECT FOR THE PROMOTION OF ACADEMIC ACHIEVEMENT 2020
- Innovation and External Evaluation of non-higher education schools in Portugal: a study based on external evaluation reports 2020
- Perspectives on preschool curriculum in Portugal 2020
- Relatórios AEE 3.º Ciclo: pontos fortes e áreas de melhoria 2020
- As tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico nas escolas municipais do ensino regular de Taquara: recursos disponíveis e dificuldades identificadas 2019
- Avaliação externa de escolas (3º ciclo): perspectivas de avaliação 2019
- Os referenciais de avaliação externa para o ensino superior: o caso do e-learning 2019
- Cursos EFA: Alternativas Curriculares no Distrito de Lisboa. Relato de um currículo em (des) construção 2018
- Gestão Curricular e Promoção do Sucesso Escolar: Perspetivas de Subcoordenadores de Grupo Disciplinar 2018
- Gestão curricular no 3.º ciclo: perspetivas dos subcoordenadores de grupo 2018
- Gestão da inclusão das pessoas com deficiências: utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso pedagógico 2018
- Abordagem por competências no ensino técnico e na formação profissional em Cabo Verde: apresentação de um projeto de pesquisa. 2017
- Currículo e profissionalidade docente: bons ventos e bons casamentos? 2017
- Currículo, Inclusão e Educação Escolar 2017
- Cursos EFA: alternativas curriculares no distrito de Lisboa: percursos de investigação 2017
- Formação para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre necessidades educativas especiais 2017
- Gestión de la inclusión de personas con discapacidad: tecnología de información y la comunicación como recurso pedagógico 2017
- LEADERSHIP BY THE CURRICULAR DEPARTMENT COORDINATOR: TEACHERS' PERCEPTIONS 2017
- Perspectivas sobre equidade e inclusão: atores e contextos 2017
- Permanência de população adulta no ensino superior em modalidade de elearning : contribuições da teoria dos estilos de aprendizagem e do sentimento de auto-eficácia 2016
- Que formação inicial e contínua para docentes do ensino regular do 2.º CEB sobre necessidades educativas especiais? 2016
- A avaliação externa das escolas e o seu impacto nas práticas de liderança em meio escolar 2015
- External school evaluation: teachers’ perspectives: two case studies from Northern Portugal 2015
- Impacto e efeitos da avaliação externa das escolas nas práticas curriculares das lideranças intermédias 2015
- Perceções dos docentes de uma escola secundária sobre o processo de avaliação externa 2015
- Uma experiência de mobilidade virtual no contexto iberoamericano : participação da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta no Projeto PIMA-AIESAD 2015
- Atas : I Jornadas Internacionais Online : educação, tecnologias e inovação 2014
- Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atas 2014
- Diretores de curso : perspetivas e caracterização de um perfil : práticas de liderança curricular e pedagógica 2014
- Empréstimo de políticas curriculares em Portugal: 2011-2014 2014
- Liderança educacional : impactos da avaliação externa de escolas 2014
- O Plano Individual de Transição no 3º ciclo: que repercussões? 2014
- O modelo de Madeline Hunter : um contributo para a análise da controvérsia 2014
- Repercussões da avaliação externa das escolas nas práticas curriculares das lideranças intermédias 2014
- Virtual interaction : blogs as potential instruments for prevention and spaces for research 2014
- Avaliação externa das escolas em Portugal : um olhar sobre os impactos ao nível da liderança 2013
- Experiências de organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning 2013
- External school evaluation in Portugal : a glance at the impacts on curricular and pedagogical practices 2013
- Políticas de formação profissional em Portugal e no Brasil 2013
- Proceedings of the European Conference on Curriculum Studies. Future directions: uncertainty and possibility 2013
- Estilos e perfis de líderes intermédios com funções de avaliação de desempenho docente : discussão conceptual 2012
- Lideranças intermédias : o papel do coordenador de departamento no 2.º/3.º ciclos do ensino básico 2012
- O Plano Individual de Transição no 3º ciclo : que repercussões? 2012
- O plano individual de transição no 3º ciclo: Que repercussões? 2012
- Organização do trabalho docente no ensino superior em regime de e-learning : impactos 2012
- Políticas de accountability em Portugal 2012
- Supervisão pedagógica: teoria e prática 2012
- A (des)motivação na atividade docente: perspetivas de docentes do ensino secundário, das áreas disciplinares de matemática e educação física 2011
- As competências do diretor nas escolas particulares : conceções dos docentes e dos diretores 2011
- Competências do diretor no ensino particular : análise das conceções dos docentes e dos diretores 2011
- Competências no ensino básico : análise de planificações e instrumentos de avaliação de professores 2011
- Docência para a Aprendizagem Colaborativa: Estratégias Pedagógicas para os Fóruns no E-Learning 2011
- Importância da Formação do Diretor no Ensino Particular: Conceções dos docentes e dos diretores 2011
- O percurso da gestão de uma escola pública em Portugal no caminho para a autonomia 2011
- O perfil do diretor : competências valorizadas pelos professores e diretores de escolas do ensino básico relativamente ao papel do diretor 2011
- Pedagogia por Competências no Ensino Básico: Análise de Conceções e Práticas Docentes 2011
- Perceções face à relevância da participação dos pais na escola, num contexto de supervisão 2011
- Satisfação e Motivação Docentes: Estudo exploratório com professores do 1.º ciclo 2011
- School Accountability in Portugal: Global and local influences on policies and practices. 2011
- Uso dos fóruns e a promoção da aprendizagem colaborativa : estudo de caso das interações entre estudantes do 2.º ciclo 2011
- A mediação em contexto pedagógico : contributos de uma leitura psicanalítica em educação 2008
- Growing-Up in a Philharmonic Band – A study on the construction of musical identity 2007
-
artigo de revista
- Teaching Students with Learning Difficulties or Disabilities: Regular Education Teachers' Professional Development and Practices. Education Sciences. 2022
- Avaliação Externa de Escolas: Perspetivas dos Diretores da Região Norte de Portugal. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2015
-
capítulo de livro
- Formação continuada no Brasil: Um olhar acerca do projeto Trilhas para o futuro educador 2024
- Perceptions of political, inspection and evaluation actors (inspectors and external experts on the external evaluation of schools as a policy, procedure and experience (Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos (inspetores e peritos externos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência) 2023
- Perceções de atores políticos, inspetivos e avaliativos sobre a avaliação externa das escolas como política, procedimento e experiência 2023
- Satisfação, efeitos e mecanismos de mudança na sequência do 3º ciclo de AEE: perceções de professores e lideranças escolares 2023
- Educação para a ecoética com professores de Biologia e Geologia: apresentação de um projeto de doutoramento 2022
- Políticas educativas e gestão pedagógica nas escolas técnicas cabo-verdianas: entre perspetivas e tendências das lideranças para a promoção de mudanças 2021
- Avaliação Externa de escolas e inovação Educativa 2020
- Transição de Emergência para o Ensino Online em Universidades Portuguesas na sequência da pandemia Covid-19: Estudo exploratório. 2020
- E-learning in higher education: academic factors for student permanence 2018
- Gestão da inclusão de pessoas com deficiências: percurso metodológico de um estudo sobre o uso das TICs como recurso pedagógico 2018
- Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: conceitos e fatores 2018
- Permanência dos estudantes no ensino superior a distância: perfil académico dos estudantes da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta 2018
- Equidade e inclusão: sentidos e aproximações 2017
- Mobilidade virtual em rede no contexto da Licenciatura em Educação da UAb 2017
- Permanência dos estudantes no Ensino Superior a distância: elaboração de um instrumento. 2017
- Avaliação externa e seus efeitos : a perspetiva dos atores escolares 2016
- Capítulo 10 - Avaliação externa e seus efeitos : a perspetiva dos atores escolares 2016
- Permanência de População Adulta no Ensino Superior em Modalidade de Elearning – Contribuições da Teoria dos Estilos de Aprendizagem e do Sentimento de Auto-eficácia 2016
- Empréstimo de políticas curriculares em Portugal – 2011-2014 2015
- Avaliação Externa. Para a referencialização de um quadro teórico sobre o impacto e efeitos nas escolas do ensino não superior 2014
- Capítulo IV. Redes Sociais em Educação para a Saúde – o caso da prevenção do uso de substâncias psicoativas 2014
- Permanência da População Adulta no Ensino Superior a Distância – contributos para a sua compreensão no caso da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta 2014
- Redes sociais em educação para a saúde : o caso da prevenção do uso de substâncias psicoativas 2014
- Curriculum Field in Portugal: Emergence, Research, and Europeanization 2013
- Identidades Europeias e Nacionais numa Europa em Crise – Sinais emergentes no currículo português 2013
- Ensino superior em regime de e-learning : impactos na organização do trabalho docente 2012
- Cap. 4. As vozes e os lugares 2009
- Cap. 8. A construção da identidade musical entre o cultural e o social ou… da transformação do olhar 2009
- Metodologia 2009
- A mediação em contexto pedagógico – contributos de uma leitura psicanalítica em educação 2008
-
documento
- Boost 4 Career - A distance intervention for the promotion of career resources. 2023
- Boost 4 Career ¿ A distance intervention for the promotion of career resources. 2023
- Avaliação do Programa Boost 4 Career: programa a distância de promoção da empregabilidade de estudantes do ensino superior 2023
- Boost 4 Career: uma experiência de ensino híbrido em infusão curricular 2023
- Desenho universal para a aprendizagem (DUA): uma abordagem inclusiva ao currículo 2023
- Efeito da intervenção a distância nos recursos de carreira de universitários estudantes-trabalhadores: resultados preliminares 2023
- Flexibilidade curricular e autonomia das escolas: que caminho(s) para a gestão curricular? 2023
- Happy schools Portugal: elementos definidores da felicidade organizacional das escolas 2023
- Livro de Resumos do 1º MeetUP22, Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência 2022
- Equidade e inclusão: um olhar sobre os relatórios do 3.º ciclo de Avaliação Externa de Escolas 2020
- Perceções de Coordenadores de Cursos de Formação Inicial sobre Formação de Docentes de 2.º CEB 2020
- Perceções de docentes do 2º CEB quanto ao seu percurso de formação inicial e contínua sobre dificuldades de aprendizagem ou incapacidades 2020
- Transição de emergência para o online em universidades portuguesas no contexto de covid-19: estudo exploratório 2020
- Editorial 2019
- Editorial 2018
- Avaliação do desempenho docente em escolas de formação de professores: um estudo de caso em Angola 2017
- Currículo, inclusão e educação escolar 2017
- Editorial 2017
- Editorial 2016
- Editorial 2015
- Currículo na Contemporaneidade: Internacionalização e contextos locais. Atas do XI Colóquio/ VII Colóquio Luso-Brasileiro/ I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares 2014
- Educação a Distância e Diversidade no Ensino Superior (e-book) 2014
- Euro-JCS Today 2014
- MUSICAL AND DRAMATIC EXPRESSION EDUCATION IN THE 1st CYCLE OF BASIC EDUCATION – THE CASE OF THE AUTONOMOUS REGION OF MADEIRA. A CURRICULAR PERSPECTIVE 2012
- Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas 2011
- Importância da Formação do Diretor no Ensino Particular: Conceções dos docentes e dos diretores 2011
- Campo do Currículo em Portugal: emergência, investigação e europeização 2010
- Estudos Curriculares em Portugal: Emergência, Investigação e Europeização 2010
- Challenges facing the internationalization of the fields of education and curriculum studies. A contribution from the analysis of the Portuguese and Brazilian contexts 2009
- Globalização e Educação: Contributos para a compreensão da relação entre a escola e o mercado de trabalho 2009
- A Educação Básica portuguesa em tempos de globalização – o discurso das competências e a europeização do currículo. 2008
- Ensino básico: repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas curriculares de avaliação 2007
- A Construção da Identidade Musical e Profissional de Jovens Portugueses Através das Bandas Filarmónicas – Uma perspectiva cultural: Visão geral do projecto 2006
- Growing Up in a Philharmonic Band - a cultural perspective 2006
-
livro
- Formação Avançada Integrada no LE@D 2021-2022 2022
- Investigação e Inovação no LE@D: Atores e Projetos em 2021-2022 2022
- Supervisão em contextos de Educação e Formação. Conceções, práticas e possibilidades 2019
- Supervisão: modelos e processos 2019
- Livro de atas das I Jornadas Internacionais Online: educação, tecnologias e inovação 2014
- Curriculum research in Portugal: Emergence, research, and Europeanisation 2013
-
teses
- Conceções sobre o currículo na educação pré-escolar 2019
- A perceção dos professores do 1º ciclo face à satisfação docente 2018
- A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP : o papel das lideranças 2017
- História do currículo : contornos do currículo de enfermagem geral desde o período Pós-Guerra à actualidade (1992-2016) em Moçambique 2017
- Projeto Fénix : o ano zero, numa escola do distrito de Setúbal 2017
- Conceções e práticas de trabalho colaborativo : estudo de caso com professores do 2º ciclo e de apoio educativo de uma escola da Região Autónoma dos Açores 2016
- A Modalidade Artística de Cordofones nas Escolas do 2º e 3º Ciclos e Secundário da Região Autónoma da Madeira : um contributo para a educação pela arte 2015
- Lideranças curriculares intermédias no contexto da avaliação externa das escolas em Portugal 2015
- A dança no contexto educativo : um espaço de inclusão : contributos da modalidade artística de dança na Região Autónoma da Madeira para o desenvolvimento de crianças com necessidades educativas especiais 2014
- A formação (musical) no Movimento Associativo : um estudo exploratório sobre a Associação Musical da Pocariça 2014
- O papel da supervisão na emergência de uma escola reflexiva : um estudo de caso 2014
- Diretores de curso : perspetivas e caracterização de um perfil : práticas de liderança curricular e pedagógica 2013
- Estilos e perfis de líderes intermédios na escola com funções de avaliação de desempenho docente 2013
- Relação entre participação dos professores nas decisões e motivação docente. 2013
- O Plano Individual de Transição no 3º ciclo : que repercussões? 2012
- Ensino Básico : repercussões da organização curricular por competências na estruturação das aprendizagens escolares e nas políticas curriculares de avaliação 2010