publicações selecionadas
-
artigo académico
- Formação Inicial do Professor Mediador de Leitura Literária: um paralelo entre pesquisas do Brasil e de Portugal. Atos de Pesquisa em Educação. 2024
- Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, onde está a vossa poesia? [ISSN: 2357-9234]. Claraboia. 2023
- A literacia em contexto de guerra: atividade de escritadesenvolvida no Ensino Básico em Portugal. (Literacy in the context of war: writing activity developed in Basic Education in Portugal.). Da Investigação às Práticas: Estudos De Natureza Educacional. 2022
- Children's Literature and Emotions: mother-child relationship. Caderno Seminal. 2021
- Educação literária na infância e promoção de valores: uma intervenção pedagógica no 4º ano do ensino básico numa escola portuguesa. (Literary education in childhood and the promotion of values: a pedagogical intervention in the 4th year of elementary school in a Portuguese school). Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2021
- Lecturas literarias para una educación por la paz: itinerarios lectores en Educación Primaria (Literary readings for peace education: reading itineraries in primary education). Aula de Encuentro. 2020
- A linguagem poética e a criança: ouvir, ler, criar, fruir e brincar (Poetic language and children: listening, reading, creating, enjoying and playing). Signo. 2020
- Literatura infantil e temas difíceis: mediação e recepção (Children's literature and difficult subjects: mediation and reception). Revista Em Aberto. 2019
- O perfil leitor do professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: educação literária e construção da competência leitora (The reader profile of the teacher of the 1st Cycle of Basic Education: literary education and construction of reading competence). Educação, Ciência & Cultura. 2019
- Voando com Peter Pan e caindo no buraco com Alice: os clássicos da literatura infanto-juvenil como possibilidades para ler, escrever e imaginar (Flying with Peter Pan and falling into the hole with Alice: the classics of children's literature as possibilities for reading, writing and imagining). Práxis Educativa. 2019
- A promoção da educação literária na disciplina de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Caderno Seminal. 2019
- PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA E DE PROMOÇÃO DA LITERATURA 2019
- Tem poesia na escola? Duas escolas de lá e uma de cá: quando a poesia cabe na prática educativa (Is there poetry in school? Two schools from there and one from here: when poetry fits into educational practice). Línguas & Letras. 2019
- A literatura brasileira para infância e sua recepção em Portugal: princípios da pesquisa. Revista de Letras. 2018
- A cidade e as crianças na literatura para a infância. Um estudo exploratório a partir de três obras 2018
- A formação leitora para docentes: o curso de pedagogia na UERN/BRASIL. Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde. 2018
- Apresentação - Dossiê: Literatura e Infâncias. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2018
- Os primórdios da relação entre literatura para a infância e ambiente em Portugal 2018
- Pensar a poesia em sala de aula: reflexões didáticas para fruir o texto poético. Leitura: Teoria & Prática. 2018
- Educação Literária na Família Literatura Infantil e Interculturalidade: Pontes para o Diálogo. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- A cidade e as crianças na literatura infantil. Um estudo exploratório a partir de três obras. Caderno Seminal. 2017
- A cidade e as crianças na literatura para a infância. Um estudo exploratório a partir de três obras ; The city and children in children’s literature: an exploratory study on three works 2017
- A obra literária para a infância e a juventude de Luís Sepúlveda. 2017
- O currículo na área da Língua Portuguesa para a primeira infância em Portugal . Nuances: Estudos sobre Educação. 2017
- O leitor literário e a formação docente nos cursos de Pedagogia no Brasil e de Educação Básica em Portugal . Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. 2017
- Os Conflitos Bélicos e a Criança na Literatura Infantil. Caderno Seminal. 2017
- Poesia e tecnologia: uma parceria fecunda. COLBEDUCA – Colóquio Luso-brasileiro de Educação. 2017
- The Educational Imaginary in Gilbert Durand’s Perspective 2017
- Biblioterapia: relato de uma experiência no lar de idosos em Braga - Portugal . Revista Acb: Biblioteconomia em Santa Catarina. 2016
- La literatura juvenil publicada en Portugal: De las grandes tiradas comerciales a la interacción en la web 2.0. Ocnos. 2016
- O “teatrinho de fantoches” das Aventuras de Pinóquio de Carlo Collodi. Uma perspetiva lúdica . Espéculo: Revista de Estudios Literarios. 2016
- Por que leem os jovens literatura de autoajuda? Reflexões sobre O céu existe mesmo, de T. Burpo e L. Vincent. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. 2016
- Promoção da leitura na escola portuguesa: metodologias e crenças dos professores do Ensino Básico. Investigaciones sobre Lectura. 2015
- Leer sobre la muerte en la Biblioteca de Aula: una experiencia práctica de lectura en un aula de Educación Infantil. Investigaciones sobre Lectura. 2015
- Apontamientos sobre a construção cultural das representações da família na literatura infantil portuguesa contemporânea. Tropelías: Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada. 2015
- Literatura infantil e educação para a democracia. Uma intervenção pedagógica no 4º ano do Ensino Básico numa escola portuguesa. Caderno Seminal. 2015
- Literatura infantil publicada em Portugal e diálogo intergeracional ; Children"s Literature Published in Portugal and Intergenerational Dialogue 2015
- Siete cuentos inéditos traducidos al español de los Hermanos Grimm: ejemplo de relatos poco moralizantes. MediAzioni. Perspectivas multifacéticas en el universo de la literatura infantil y juvenil. 2015
- Os contos dos Irmãos Grimm e o seu poder questionador (Grimm's fairy tales and their questioning power). Caderno Seminal. 2014
- Formar leitores: uma experiência no 4º ano de escolaridade, baseada no programa de leitura fundamentado na literatura. Exedra. Revista Científica. 2014
- Luz e sombra na obra para jovens de Luís Sepúlveda : reflexões sobre "História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" 2013
- Narración de cuentos literários por estudiantes de Grado y Licenciatura de Educación Infantil : una experiencia basada en la metodología aprendizaje y servicio. Anuario de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil. 2013
- Poesía en castellano para la educación primaria: Algunas secuencias prácticas de trabajo con textos poéticos. Ocnos. 2013
- Poesia na infância e formação de leitores. Caderno Seminal. 2012
- Problem stories: Methodology for integration in elementary school. Quaderni di Ricerca in Didattica / Mathematics (QRDM). 2012
- Uma proposta de integração entre a Matemática e a Literatura Infantil em contexto de Jardim de Infância DOI: 10.5007/1981-1322.2010v5n1p15. Revemat: r. eletr. educ. mat.. 2011
- Formar leitores no Ensino Básico: a mais-valia da implementação de um Clube de Leitura. Da Investigação Às Práticas - Estudos de Natureza Educacional. 2011
- "Plotting" values: The Ant and the Cicada | «Confabulando» valores: La cigarra y la hormiga. Ocnos. 2010
- Deambulando pela cidade: alguns dos seus lugares na escrita de Mário Cesariny . Relâmpago. Revista de Poesia. 2010
- “Confabulando” valores: la cigarra y la hormiga . Revista OCNOS. 2010
- A intertextualidade como mecanismo auxiliador da formação de leitores : alguns exemplos da literatura infantil contemporânea publicada em Portugal. Lengua y Textos. 2008
- Bibliotecas escolares e formação de leitores. À Beira. 2008
- Breves apontamentos para uma obra singular: Uma Grande Razão de Mário Cesariny . Diacrítica. 2007
- O diálogo intercultural na Literatura Infantil de Luís Sepúlveda e Jorge Amado . Leitura: Teoria & Prática. 2007
- O plano nacional de leitura em acção. Caminhos para a formação de leitores voluntários, críticos e comprometidos . À Beira. 2007
- ¿Histórias com Problemas¿ uma forma de educar para a numeracia e para a literacia . Nuances: Estudos sobre Educação. 2006
- “Histórias com Problemas” uma forma de educar para a numeracia e para a literacia . Nuances: Estudos sobre Educação. 2006
- El traje nuevo del rey. Semiotic Interaction between the Iconic and the Verbal. Bookbird. A Journal of International Children’s Literature. 2005
- Le traitement méthodologique de la poésie enfantine dans le livre scolaire brésilien et portugais . Repères. Recherches en Didactique du Français Langue Maternelle. 2005
- Manuais escolares de língua materna: uma história de (des)encantar. Nuances: Estudos sobre Educação. 2005
- Intertextos fundamentais na constituição de um cânone literário para a infância . Malasartes. Cadernos de Literatura para a Infância. 2004
- Vozes da alteridade na literatura contemporânea de recepçao infantil e juvenil. Boletim Galego de Literatura. 2004
-
artigo de conferência
- O professor e a mediação de leitura literária: entre funções, requisitos e conhecimentos 2023
- O que é necessário para a formação inicial do mediador de leitura literária? 2023
- A poesia para infância: breves reflexões acerca do currículo na educação infantil 2018
- Literatura infantil: dos textos à educação literária 2015
- Sophia, Mésseder e um Timor contado aos jovens 2015
- Timor Leste contado aos jovens, patrimônio e identidade: perspectivas da mundividência autóctone 2015
- Educar para a literacia : perspectivas e desafios 2011
- Globalização e Representação na Literatura Infantil 2011
- CIFPEC – Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança. Investigar en Literatura Infantil en la Universidad do Minho 2010
- Casaram-se e viveram felizes para sempre! Os papéis masculino e feminino na literatura infantil contemporânea 2010
- Poesia e Ilustração: Versos, Traços e Cores 2010
- O fantástico e o maravilhoso na literatura infantil : um estudo de caso nas escolas públicas de Portugal e do Brasil 2008
- A criança e a literatura infantil : uma relação fantástica em sala de aula 2008
- Mitos e temas revisitados na literatura infanto-juvenil contemporânea : uma literacia de (re)criação 2008
- No Mundo da Literatura: dos Manuais Escolares aos Livros de Literatura Infantil 2006
- Bruxas e princesas na literatura infantil contemporânea em Portugal : desconstrução paródica e competência literária 2005
- Cartografias da Literatura de Recepção Infantil e Juvenil: Acerca da Possibilidade/Necessidade da Definição de um Cânone 2004
- O texto literário para a infância em manuais escolares do 1º ciclo : da dificuldade de formação de um leitor competente e crítico 2004
- A Criança, a Língua e o Texto Literário: Uma Simbiose Imprescindível para a Consecução de um Projecto Educativo 2003
- A maior flor do mundo, de José Saramago : reflexão metatextual acerca do texto literário para a infância 2003
- A problemática do cânone no âmbito de uma didáctica do texto 2003
- Diálogo Intercultural e Literatura Infantil: Olhares de Luís Sepúlveda e Jorge Amado 2003
- Literatura infanto-juvenil e educação para os valores : leituras em torno de História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda 2003
- Para a Emergência da Literacia em Contexto de Jardim de Infância 2003
- Didáctica do texto e formação de professores : algumas reflexões 2001
- El Niño y su Competencia Lectora. Estrategias para una Estimulación Temprana 2000
- Transgressão e marginalidade em Mário Cesariny: a escrita como testemunho de um desejo de superação 2000
- Literatura Infantil e Potencialização do Êxito Social da Criança: Que Relações? 1998
- Língua Materna, Mestria Linguística e Manuais Escolares 1998
-
artigo de revista
- A poesia: estratégias para experimentar e fruir em sala de aula. Revista Reflexão e Ação. 2018
- O Imaginário Educacional na Perspetiva de Gilbert Durand. Educação & Sociedade. 2018
- O encontro infância e poesia: ludicidade, imaginação e (co)autoria. Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2018
- Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas. 2017
- A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Caderno Seminal. 2017
- A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Caderno Seminal. 2017
- A formação de crianças leitoras: a família como mediadora de leitura. Caderno Seminal. 2017
- Leitura e formação no Ensino Superior: Problematização sobre a formação de leitores no Brasil e em Portugal. Educação. 2017
- O lugar da poesia nas orientações curriculares oficiais portuguesas . Nuances: Estudos sobre Educação. 2017
- Prometeo, de Franz Kafka. Un abordaje mitocrítico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. 2017
- O diário: uma representação polifônica do Eu. Reflexões sobre a obra O diário, de Anne Frank. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences. 2016
- Práticas e discursos académicos sobre biblioterapia desenvolvidas em Portugal . Álabe. Revista de la Red de Universidades Lectoras. 2016
- Literatura infantil publicada em Portugal e diálogo intergeracional. Caderno Seminal. 2015
- A alteridade na literatura infantil contemporânea publicada no espaço ibérico: algumas vozes e configurações na construção do género. Elos. Revista de Literatura Infantil e Xuvenil. 2015
- O que leem os jovens portugueses (8-14 anos) nos tempos livres? Um estudo de caso. Caderno Seminal. 2015
- WEB 2.0: literatura infantil/juvenil e comunidades interpretativas. Caderno Seminal. 2015
- Pequeno Livro de Desmatemática, de Manuel António Pina: inventiva estética y competencia literaria ; Pequeno livro de desmatemática Manuel António Pina: aesthetics inventive and literary competence. Ocnos. 2006
- Ética y estética en la literatura de recepción infantil. Ocnos. 2005
-
capítulo de livro
- Do perfil humanista às aprendizagens essenciais: por que recantos da escola anda a literatura? 2023
- O direito à leitura da literatura na escola (The right to read literature at school) 2023
- Pensar as práticas de leitura e da educação literária: palavras prévias (Thinking about reading practices and literary education: previous words) 2023
- Práticas de promoção da leitura em contextos não formais de aprendizagem: os Planos Locais de Leitura (Reading promotion practices in non-formal learning contexts: Local Reading Plans) 2023
- Práticas de promoção da leitura no Ensino Superior: a estratégia metodológica dos Clubes de Leitura (Practices for promoting reading in Higher Education: the methodological strategy of Reading Clubs) 2023
- Leitura em família 2022
- Literatura infantil: textos que ajudam a interrogar o mundo (Children's literature: texts that help to interrogate the world) 2022
- A infância contada aos adultos pela mestria de Jimmy Liao (Childhood told to adults by the mastery of Jimmy Liao) 2021
- Alice, de Lewis Carroll. Percursos interpretativos. (Alice, by Lewis Carroll. Interpretive skills) 2021
- Educação literária: compreensão e articulação ao incentivo à leitura de crianças, de jovens e de adultos (Literary education: understanding and articulating the encouragement of reading for children, young people and of adults) 2021
- Leitura em família (Family reading) 2021
- Matilda, de Roald Dahl, ou a infância contada aos adultos (Matilda, by Roald Dahl, or childhood told to adults) 2021
- O Plano Local de Leitura e a formação de leitores (The Local Reading Plan and reader training) 2021
- O álbum de potencial receção leitora infantil na promoção da educação para inclusão (The album with potential child reader reception in promoting education for inclusion) 2021
- A estrutura da formação docente em Portugal e Espanha: semelhanças e diferenças. (The structure of teacher training in Portugal and Spain: similarities and differences) 2020
- Do Perfil Humanista às Aprendizagens Essenciais: por que recantos da escola anda a literatura? (From the Humanist Profile to Essential Learning: where does literature go in school?) 2020
- The Bus Trip: children's literature and the roadmap for emancipation. 2020
- Drácula para crianças no século XXI: Estratégias de aproximação ao leitor (Dracula for children in the 21st century: Strategies for approaching the reader) 2019
- Educar para uma sociedade inclusiva: o papel da literatura para a infância (Educating for an inclusive society: the role of children's literature) 2019
- Os silêncios na literatura infantil: dos não ditos aos entreditos (Silences in children's literature: from the unsaid to the unspoken) 2019
- Apresentação de Estudos da Criança: diversidade de olhares (Presentation of Child Studies: a diversity of perspectives) 2018
- História e efemérides na Literatura Infantojuvenil: mediação familiar. Estudo Exploratório 2018
- Literatura infantil, conhecimento histórico e educação para a democracia: uma intervenção pedagógica numa escola portuguesa 2018
- Narrativa e infância: a importância dos contos no ritual iniciático das crianças 2018
- Poesia e tecnologia: os desafios da escola dos dias atuais 2018
- Saci-pererê no imaginário das crianças brasileiras 2018
- Da hermenêutica dos paratextos: Leituras de capas de Peter Pan 2017
- Ecos dos lugares de Peter Pan: coordenadas improváveis para lugares intangíveis 2017
- Formar leitores literários competentes, sofisticados e críticos: o programa de leitura fundamentado na literatura 2017
- Ler Peter Pan hoje 2017
- Literatura e imaginação: dilucidação das relações de diálogo 2017
- Pensar a Alteridade através de álbuns narrativos publicados em Portugal 2017
- Educação literária e formação de leitores 2016
- Os contos não têm fronteiras: releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil 2016
- Pensar a cidadania hoje através da educação literária 2016
- A Hermenêutica Simbólica nas Narrativas de Tradição Oral de Alexandre Parafita 2015
- A leitura literária em Portugal e no Brasil: Um estudo de caso comparativo 2015
- Educação Literária na Educação Infantil: Porquê e Para quê? 2015
- Literatura infantil e valores: do álbum à construção de uma sociedade mais inclusiva 2015
- Nota de Abertura (da obra): As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais 2015
- Nota de abertura (da obra): Formação, memória e alteridade: cruzando a literatura e a educação 2015
- O Phantástico n’As aventuras de João Sem Medo: reconfigurações e leituras 2015
- Os contos não têm fronteiras – releituras para crianças de um conto tradicional em Portugal e no Brasil 2015
- Pinóquio: breves apontamentos sobre um clássico contemporâneo 2015
- Poder e Desejo em Textos Matriciais da Literatura Infantil 2015
- Ritual Iniciático e Simbolismo na Voz das Crianças. Uma análise a partir das narrativas de tradição oral de Alexandre Parafita 2015
- Alteridade, valores e infância 2014
- Conhecer o Outro, pensar e interrogar o mundo. Considerações a propósito de Ynari, a menina das cinco tranças 2014
- Da memória e da alteridade : a perspetiva de Ana Saldanha 2014
- Em busca de um compromisso com a leitura e a literatura 2014
- Literatura infantil e juvenil, leitores e competência literária 2014
- Nota de abertura : Sobre o conceito de literatura de margem e/ou de fronteiras 2014
- Promover a leitura hoje: boas práticas 2014
- A contribuição da literacia multimodal na formação do leitor infanto-juvenil: a música, o cinema e a dramatização 2013
- A literatura na escola: como? Quando? E porquê? 2013
- A poesia em sala de aula: estratégias pedagógicas para a Educação Básica 2013
- Literatura infantil e educação literária 2013
- Literatura infantil, imaginário e valores interculturais: apontamentos para uma pedagogia desde o jardim-de-infância 2013
- O clube dos afetos : apontamentos sobre representações da família em clássicos da literatura infantil e juvenil 2013
- Pluralismo e identidade na literatura infantil 2013
- A construção da identidade europeia. O papel da literatura de recepção infantil 2012
- Desconstruir a linguagem para construir o mundo: a vanguarda na poesia de potencial recepção infantil 2012
- Do real à construção de mitos: a reconstrução histórico-bibliográfica de Anne Frank e de Pedro e Inês 2012
- O papel dos mitos na literatura juvenil contemporânea: da voz às vozes 2012
- Poesia e formação de leitores 2012
- The reader formation in classroom: a case study on a Portugal public school 2012
- Viagem e metamorfose em alguns clássicos da LIJ 2012
- Camões e a Literatura Infantil eJuvenil 2011
- Do livro ao ebook: percursos para a formação de leitores 2011
- Formar leitores capazes de ler o mundo desde uma idade precoce. Os lugares da literatura infantil e juvenil na sociedade contemporânea 2011
- Palavras e imagens que permitem interrogar o mundo 2011
- A criação de histórias para problemas 2010
- Da luta entre o bem e o mal, as crianças são sempre vencedoras 2010
- Noël, temps symbolique de la fraternité et du partage dans la littérature de jeunesse Portugaise 2010
- Representações de alteridade na literatura infantil 2010
- Condições para o sucesso em literacia : o exemplo finlandês (Conditions for success in literacy: the Finnish example) 2009
- Literacia e numeracia : uma experiência pedagógica no 1º ciclo do ensino básico 2009
- Literacias : contextos e práticas 2009
- O espaço de leitura como fonte de prazer 2009
- O imaginário na literatura para crianças : as dimensões lúdico-pedagógicas em contexto escolar, social e familiar 2009
- Organizar a aprendizagem, desenvolver competências e autonomizar o aluno 2009
- Palavras prévias 2009
- Palavras prévias (da obra): Modelos e práticas em literacia 2009
- Palavras prévias (da obra: Globalização na Literatura Infantil. Vozes, Rostos e Imagens) 2009
- “O menino escritor” ou a arte de escrever sobre a escrita 2009
- A reivindicação da liberdade sob o ponto de vista da literatura infantil : alguns exemplos de autores portugueses contemporâneos 2008
- Desenvolver a Aprendizagem Activa de Competências através da Literatura 2008
- Dimensões Éticas na Literatura para Crianças e Jovens: Leituras de A Lebre e a Tartaruga 2008
- Problem Stories in the Education for numeracy and literacy 2008
- A Terra, o Ar, a Água e o Fogo na Mediação das Metamorfoses nos Contos Infantis 2007
- Comandante Hussi ou Mundos (Im)Possíveis 2007
- Construir e Consolidar Comunidades Leitoras em Contextos não Escolares 2007
- Viagem Pelos Labirintos do Eu... Uma Leitura de Hansel e Gretel dos Irmãos Grimm e de Uma Casa Muito Doce de Ana Saldanha 2007
- Às Voltas com as Histórias nas Histórias. O Exercício da Metatextualidade na Literatura de Potencial Recepção Leitora Infantil 2007
- Educar para a literacia: para uma abordagem global e integradora da língua materna 2006
- Literatura Infantil, Recepção Leitora e Competência Literária 2006
- Literatura Infanto-Juvenil Contemporânea e Pós-Modernidade. Leituras em torno de Histórias que me Contaste tu, de Manuel António Pina 2006
- Mouschi, O Gato de Anne Frank, de José Jorge Letria: entre a memória e a construção ficcional 2006
- A Aprendizagem da Língua Materna no Contexto do Ensino Básico. Reflexões em Torno da Promoção de uma Educação para a Literacia 2005
- O elefante cor de rosa, de Luísa Dacosta : a interacção semiótica texto-imagem na escrita literária para crianças 2005
- A literatura infantil e o problema da sua legitimação 2004
- Estudos literários para a infância e fomento da competência literácita 2003
- Intertextualidade e Interdiscursividade na Obra de Mário Cesariny: A Desconstrução do Texto Pessoano 1996
-
documento
- Professor Mediador de Leitura Literária e os Mediadores do Contexto Familiar: pilares na formação de leitores literários 2024
- Mediação de leitura literária: reflexões sobre a didática e o papel do professor 2023
- Formação Inicial do Professor Mediador de Leitura Literária dos Anos Iniciais da Educação Básica no Brasil e em Portugal 2023
- O que é necessário para a formação inicial do Mediador de Leitura Literária? 2023
- O LUGAR DA MATEMÁTICA NA POESIA PARA A INFÂNCIA PORTUGUESA – DOIS PERCURSOS DE ARTICULAÇÃO ENTRE A POESIA E A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2023
- Práticas de leitura e educação literária (Reading practices and literary education) 2023
- Língua Portuguesa. Modelos Didáticos, Periferias e Margens (Portuguese language. Didactic Models, Peripheries and Margins) 2022
- Lugares Secretos da Infância (Secret Childhood Places) 2021
- Práticas de Formação Leitora (Reading Training Practices) 2021
- Formação de leitores. Arte, Literatura, Educação e Desporto 2019
- Literacia, Leitura e Cultura em Angola. Exemplos de boas práticas (Literacy, Reading and Culture in Angola. Examples of good practice) 2019
- Estudos da Criança. Diversidade de olhares (Child Studies. Diversity of views) 2018
- Formar leitores literários. Ideias e Estratégias (Training literary readers. Ideas and Strategies) 2018
- As vidas de Pinóquio. Ecos Literários e Educacionais 2017
- Peter Pan. Literatura Infantil e Imaginário 2017
- Ensino do Português. Do Jardim ao Primeiro Ciclo. Práticas em Sala de Aula 2015
- Literatura Infantil e Imaginário 2015
- Literatura infantil e afetos: como pensar a família a partir de textos 2015
- Literatura infantil: dos textos à educação literária 2015
- Literatura para Crianças e Jovens. Da memória ao leitor 2015
- Sophia, Mésseder e um Timor contado aos jovens 2015
- Timor Leste contado aos jovens, patrimônio e identidade: perspectivas da mundividência autóctone 2015
- Da literatura à formação de leitores em contextos não formais 2014
- Formação, memória e alteridade. Cruzando a literatura e a educação 2014
- Literacia familiar e culturas de margem? Espaços de concretização 2014
- Actas do Colóquio Internacional Educação, Cultura e Imaginário: cultivando a Imaginação, aprendendo com o Imaginário 2013
- Didática e Práticas. A Língua e a Educação Literária 2013
- Géneros Textuais e Práticas Educativas 2012
- Actas do Colóquio Internacional Educação, Cultura e Imaginário: Recontextualização e Tradição 2011
- Identidades culturales y globalización: una otra mirada al alcance de la literatura infantil. 2011
- Leitura e Bibliotecas. Trilhos da mesma narrativa 2011
- Modelos e Práticas em Literacia 2009
- Práticas estimuladoras da formação de leitores críticos e comprometidos 2009
- A criança e a literatura infantil: uma relação fantástica em sala de aula 2008
- Educação e Imaginário. Literatura e Romance de Formação. Actas de Colóquio Internacional 2008
- Educação, Imaginário e Literatura. Actas do Colóquio Internacional 2008
- Formar Leitores. Das Teorias às Práticas (Training Readers. From Theories to Practices) 2007
- Imaginário, Identidades e Margens. Estudos em Torno da Literatura Infanto-Juvenil 2007
- Literatura infantil e promoção da competência literária : leituras em torno de "O Gato e o Escuro", de Mia Couto 2007
- Língua Materna e Literatura Infantil. Elementos Nucleares para Professores do Ensino Básico 2006
- A criança, a língua e o texto literário : da investigação às práticas : actas do I Encontro 2003
- Saberes e Práticas na Formação de Professores e Educadores. Actas das Jornadas DCILM 2002 2003
-
livro
- Improving children's learning and well-being 2020
- Silêncios na Literatura para crianças 2017
- Elementos de Didática da Língua e da Literatura em Contexto Pedagógico (Elements of Didactics of Language and Literature in Pedagogical Context) 2016
- Leitura e educação literária (Reading and literary education) 2016
- Questões atuais da educação em línguas: dos domínios do ensino do Português a uma política de língua 2016
- Clássicos da Literatura Infantil e Juvenil e a Educação Literária (Classics of Children and Youth Literature and Literary Education) 2013
- Educação, cultura e imaginário 2013
- Globalização na literatura infantil : vozes, rostos e imagens 2011
- Poder, desejo, utopia : estudos em lteratura infantil e juvenil 2011
- Infância, memória e imaginário : ensaios sobre literatura infantil e juvenil 2010
- Metodologia da Língua Portuguesa 2010
- Ler para Entender. Língua Portuguesa e Formação de Leitores (Read to Understand. Portuguese Language and Training of Readers) 2009
- Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às Práticas (Children's Literature and Readers. From theory to practice) 2006
- Texto Literário e Ensino da Língua. A Escrita Surrealista de Mário Cesariny 2002
- A Teoria da Cooperação Interpretativa de Umberto Eco: Entre a Ordem e a Aventura 1995
-
teses
- O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem 2023
- A educação literária e as emoções: intervenção no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico 2022
- Crianças e educação literária no séc. XXI: estudo de caso no 3º ano do ensino fundamental 2022
- O Principezinho. Estratégias para desenvolver a educação literária 2022
- O clube de leitura como estímulo na formação de leitores - estudo de caso 2022
- Valor(es) e educação literária. Um estudo de caso no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico 2022
- Educação literária, valores e promoção do gosto pela leitura no 1º e 2º ciclo do ensino básico: um estudo de caso 2021
- Da educação literária à leitura de mundos. Práticas literárias em contexto escolar no séc. XXI 2020
- Educação literária para a consciência ecológica: estratégias de leitura implementadas no 1º e 2º ciclo do ensino básico 2020
- Aprender ciências através de álbuns narrativos para a infância 2019
- Desenvolver conhecimento científico através da literatura para crianças 2019
- Educação literária na família: uma proposta 2018
- Educar para os valores através da literatura infantil: projeto de intervenção pedagógica em duas escolas de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico em Braga 2017
- Ensinar a escrever por meio de textos criativos 2017
- Literatura infantojuvenil e conhecimento histórico com alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico 2017
- Iniciação e simbolismo na narrativa de transmissão oral para a infância: a obra de Alexandre Parafita 2016
- Literatura infantil e ambiente em simbiose: estratégias para o ensino da Língua Portuguesa no 1º Ciclo e 2º Ciclos do Ensino Básico 2016
- A poesia como educação para a literacia 2015
- Aprender Ciências através de textos de divulgação científica para crianças: uma abordagem no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2015
- Escrever para aprender a escrever: o processo de escrita como indutor da (des)construção da linguagem escrita 2015
- Literatura infantil e eventos históricos: desenvolvimento de competências de compreensão leitora no 1.º e 2.º ciclos do ensino básico 2015
- Álbuns narrativos e aprendizagens no pré-escolar. Um estudo de caso 2015
- A literatura de tradição oral e o desenvolvimento da competência literária 2012
- A literatura na escola: concepções, práticas e recepção pelos alunos : um estudo de caso da realidade portuguesa 2012
- As mil palavras de uma imagem: desenvolvimento de competências orais no 1º e 2º ciclos 2012
- Presença e significado de Manuel António Pina na literatura para a infância e a juventude 2009
- Brasil e Portugal : concepções literárias presentes em contexto escolar 2008
- Como se fazem as histórias? os exercícios de metaficcionalidade nas obras narrativas de literatura infantil portuguesa publicadas entre 2000 e 2006 e a formação do leitor crítico 2008
- A interacção semiótica texto-imagem nas obras impressas e ilustradas de literatura infantil : ler, ver, desconfiar... 2006
- Ecos do passado pela voz de Ana Saldanha : revisitar a memória de alguns contos dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen 2006