publicações selecionadas
-
artigo académico
- Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear. Proceedings of SPIE. 2016
- ALTERAÇÕES DO PROGRAMA DE MATEMÁTICA DO ENSINO BÁSICO PORTUGUÊS: O CASO DO TEMA ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS 2015
- Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. 2015
- Desempenho em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta de futuros professores do ensino básico. Quadrante. 2014
- Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes. Zetetiké. 2014
- Intuições de alunos do 9º ano em probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um saco. Bolema. 2014
- Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de Estatística no 7º ano. Perspectivas da Educação Matemática. 2013
- O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2013
- Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de Matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Bolema. 2013
- Associação Estatística em Tabelas de Contingência de 2x2. Acta Scientiae. 2012
- Estratégias de generalização de padrões de alunos do 7º ano de escolaridade. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2012
- Percepções de professores portugueses do 1º ciclo do ensino básico sobre a abordagem da educação ambiental na escola. Revista Electronica de Enseñanza de las Ciencias. 2012
- Contributos para a caracterização do ensino da Estatística nas escolas. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA). 2011
- Leitura e Interpretação de Gráficos Estatísticos por Alunos do 9º Ano de Escolaridade. Bolema. 2011
- O ensino da Estatística no ensino básico. Correio da Educação. 2011
- Redução ao 1.º quadrante com o GeoGebra. Educação e Matemática. 2011
- A comunicação promovida por futuros professores na aula de Matemática. Zetetiké. 2010
- A simulação em Probabilidades e Estatística: potencialidades e limitações. Quadrante. 2010
- Aquisição das operações combinatórias por alunos pré-universitários através de uma intervenção de ensino. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2010
- O Trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de duas professoras em Combinatória. Bolema. 2010
- Estratégias espontâneas de alunos do 9º ano em Combinatória. Educação e Matemática. 2009
- Un análisis semiótico del problema de Monty Hall e implicaciones didácticas. SUMA. 2009
- Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores. UNIÓN – Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2008
- O Estágio Pedagógico de Matemática da Universidade do Minho na perspectiva dos seus intervenientes da escola. Revista de Estudos Curriculares. 2008
- O conceito de média em futuros professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico. EduSer – Revista da Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Bragança. 2008
- Caracterização e implementação de tarefas de Estatística: um exemplo no 7º ano de escolaridade. Revista Zetetiké. 2007
- Estratégias usadas por alunos do 9º ano de escolaridade na resolução de problemas em Combinatória. Quadrante. 2007
- Desenvolvimento de competências de autocontrolo no estudo acompanhado: uma intervenção na área curricular de Estudo Acompanhado numa turma do 9º ano. Educação Unisinos. 2006
- Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986. Revista de Estudos Curriculares. 2006
- Dificuldades em estocástica de uma futura professora do 1º e 2º ciclos do ensino básico. Educação & Sociedade. 2005
- Estudo da distribuição normal com a calculadora. Educação e Matemática. 2005
- Revisitando o conceito de probabilidade com um olhar da Psicologia. Quadrante. 2005
- Dificuldades de professores estagiários de Matemática e sua relação com a formação inicial. Quadrante. 2004
- Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários. Revista de Estudos Curriculares. 2004
- Intuições probabilísticas em alunos do 8º e 11º anos de escolaridade. Quadrante. 2001
- Porquê usar tecnologia nas aulas de matemática?. Boletim da SPM. 1998
- Tecnologia gráfica no estudo de classes de funções. Educação e Matemática. 1998
- Cognições pessoais e rendimentos na matemática: um programa de recuperação de alunos com dificuldades. Ver a Educação. 1996
- As calculadoras programáveis no ensino das probabilidades. Informática & Educação. 1995
- As calculadoras no ensino da matemática. Informática & Educação. 1994
- Construção, aplicação e avaliação de um programa de recuperação em Matemática: Estudo junto de alunos do 7º ano de escolaridade. Quadrante. 1993
- Vantagens pedagógicas da perspectiva frequencista de probabilidade. Educação e Matemática. 1993
-
artigo de conferência
- Conhecimento para ensinar probabilidades de futuros professores dos primeiros anos 2018
- Ensino de álgebra linear no ensino superior politécnico: práticas e implicações 2018
- Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges 2018
- O microsoft mathematics nas aulas de matemática 2018
- Conflictos semióticos relacionados con la organización de datos bidimensionales en libros de texto de Bachillerato 2017
- Conhecimento de futuros professores do 1.º e 2.º ciclo para ensinar probabilidades 2017
- Exploração de uma tarefa de probabilidades por futuros educadores e professores dos primeiros anos escolares 2017
- O conhecimento para ensinar probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos 2017
- Perceções de professores do 3.º ciclo sobre o uso de materiais tecnológicos no ensino de funções 2017
- Prospective primary school teachers use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Prospective primary school teachers’ use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Refletindo sobre a interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso das tecnologias digitais: a presença de conhecimentos etnomatemáticos 2017
- Conocimiento de futuros profesores de Educación Primaria sobre probabilidad en experiencias compuestas 2016
- Desempenho de alunos de Engenharia em testes de hipóteses: o caso dos erros tipo I e tipo II 2016
- Desempenho de alunos de engenharia em testes de hipóteses 2016
- Intuición sobre el azar: análisis de una experiencia aleatoria con alumnos de Educación Primaria 2016
- La argumentación en los textos de bachillerato: el ejemplo de la correlación y regresión 2016
- Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem 2016
- Prospective primary school teachers' knowledge of the ratio concept 2016
- Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept 2016
- Jogo pedagógico e a resolução de problemas no ensino de estatística e probabilidade no ensino fundamental 2015
- A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática 2015
- Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais 2015
- Compreensão dos testes de hipóteses por alunos do curso de engenharia informática 2015
- Desempenho de alunos do 8.º ano em medidas de localização segundo as representações tabelar e gráfica 2015
- Formação de professores para o ensino da correlação e regressão: o projeto da esperança de vida 2015
- O ensino da Estatística nas recentes orientações curriculares 2015
- Perspetivas de professores de matemática sobre o uso de computadores nas práticas de ensino 2015
- Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior 2015
- Alterações no tema Organização e Tratamento de Dados do programa de matemática do ensino básico 2014
- O desenvolvimento de significados das letras na aprendizagem de equações literais 2014
- O ensino de álgebra linear nos institutos politécnicos segundo a visão dos professores 2014
- O ensino de probabilidade a partir da geometria para alunos do ensino médio: o jogo da roleta 2013
- Estratégias usadas por alunos do 7º ano na resolução de tarefas estatísticas 2013
- Aprendizagem de estatística com tecnologia no 7º ano de escolaridade 2013
- Caracterização das intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilidade condicionada 2013
- Conflitos semióticos na resolução de um problema de testes de hipóteses para a proporção por estudantes do ensino superior 2013
- Definiciones asociadas a la distribución de datos bidimensionales en textos españoles de bachillerato 2013
- Determinação de probabilidades condicionadas e conjuntas por alunos futuros educadores e professores do ensino básico 2013
- Ideias sobre equivalência estocástica de estudantes futuros educadores e professores do ensino básico 2013
- Intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilidade condicionada 2013
- O uso da folha de cálculo na construção de gráficos estatísticos por alunos do 7º ano 2013
- Potencialidades do uso da folha de cálculo na construção de tabelas e gráficos estatísticos 2013
- Raciocínios de estudantes do ensino superior na resolução de tarefas sobre matrizes 2013
- Relevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de ciências físico-químicas 2013
- Uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano de escolaridade 2013
- Avaliação da associação estatística num diagrama de dispersão por estudantes universitários 2012
- Comparação de probabilidades condicionadas no contexto de extração de bolas de um saco 2012
- Implicações do PM II no desenvolvimento profissional docente : da reflexão à prática 2012
- Implicações do PM II no desenvolvimento profissional docente: da reflexão à prática 2012
- O estudo acompanhado em articulação com a matemática : práticas de duas professoras 2012
- Raciocínios desenvolvidos na verificação das soluções de sistemas de equações lineares 2012
- Sistemas de equações lineares com exatamente três soluções... será que existem?! 2012
- Aspectos de uma estratégia de implementação do programa de formação contínua em matemática para o desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores do 1º CEB 2011
- A prevalência da linearidade nas relações entre os conceitos de perímetro, área e volume. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2011
- Contributos do Plano da Matemática II para a promoção do trabalho colaborativo 2011
- Desenvolvimento do conceito de probabilidade condicionada em alunos do 12º ano através do ensino 2011
- Intuições de alunos do 9º ano de escolaridade sobre probabilidade condicionada 2011
- Prospective teachers’ common and specialized knowledge in a probability task 2011
- Realização de duas tarefas sobre construção, leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano 2011
- Representação de dados através de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade 2011
- Influência de um programa de formação contínua em Matemática no conhecimento didáctico de professores do 1.º CEB 2010
- O Jogo das fichas coloridas : estratégias de resolução de alunos do 12.º ano de escolaridade 2010
- Paradoxical games as a didactic tool to train teachers in probability 2010
- Análisis de una experiencia de formación de profesores en diferentes contextos 2010
- Aspectos de uma estratégia de implementação do programa de formação contínua em Matemática para o desenvolvimento do conhecimento didáctico de professores do 1º CEB 2010
- Influência de um programa de formação contínua em Matemática no conhecimento didáctico de professores do 1º CEB 2010
- Influência do Programa de Formação Contínua em Matemática nas práticas lectivas de professores do 1º ciclo do ensino básico 2010
- Influência do ensino nos raciocínios de alunos do 12º ano em probabilidade condicionada 2010
- O jogo das fichas coloridas: estratégias de resolução de alunos do 12º ano 2010
- Paradoxical games as a didactic tool to training teachers in probability 2010
- Supervisão e desenvolvimento profissional de professores: Percepções de orientadores de estágio de Matemática 2010
- A abordagem das tarefas estatísticas nos manuais escolares do 7º ano de escolaridade. 2009
- Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola 2009
- Contribuições da Educação Matemática para a análise das dificuldades dos alunos na aprendizagem da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I 2009
- Ensino e aprendizagem da estatística : realidades e desafios 2009
- Ensino e aprendizagem da estatística: Realidades e Desafios 2009
- Ensino e aprendizagem das operações combinatórias no 12º ano de escolaridade. 2009
- Ensino e avaliação das aprendizagens em Estatística. 2009
- Ensino e avaliação das aprendizagens em estatística 2009
- Implementação de tarefas matemáticas na sala de aula por uma futura professora 2009
- L’influence de l'examen national du troisième cycle de l'enseignement de base sur les pratiques d'enseignement et d'évaluation des enseignants de Maths: évaluation externe et développement professionnel. 2009
- O trabalho colaborativo como meio de desenvolver o conhecimento didáctico de uma professora em Combinatória 2009
- O trabalho colaborativo como meio de promover uma atitude investigativa e reflexiva no ensino da Combinatória 2009
- Os mapas de conceitos na aprendizagem de Estatística por alunos do 10º ano do ensino profissional. 2009
- Os mapas de conceitos na aprendizagem de estatística por alunos do 10.º ano do ensino profissional 2009
- Percepções do Estágio Pedagógico de Matemática da Universidade do Minho na escola 2009
- Probabilidades e problemas de contagem: arranjos ou combinações? 2009
- Processos de resolução de problemas de Combinatória por alunos do 9º ano de escolaridade 2009
- Uma intervenção de ensino em Estatística no ensino profissional através de investigações estatísticas 2009
- A interacção promovida por uma futura professora na aula de Matemática. Investigacion en Educacion Matematica. 2008
- A interacção promovida por uma futura professora na aula de Matemática. 2008
- Avaliação em Matemática na perspectiva de alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico. 2008
- Estratégias usadas por alunos do Ensino Básico em tarefas envolvendo relações entre os conceitos de perímetro, área e volume 2008
- Evolução das concepções e práticas de avaliação de professores estagiários de Matemática no estágio pedagógico 2008
- Influência do exame nacional do 9º ano de escolaridade nas práticas de ensino e de avaliação em Matemática. 2008
- Variação em contexto de probabilidades na perspectiva de professores de Matemática 2008
- Caracterização do ensino da Estatística no 7º ano de escolaridade. 2007
- Dificuldades de aprendizagem de conceitos que fundamentam a disciplina Cálculo Diferencial e Integral I da FEG/UNESP 2007
- Estratégias intuitivas de alunos do 9.º ano de escolaridade na resolução de problemas de combinatória. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007
- Estratégias intuitivas de alunos do 9º ano de escolaridade na resolução de problemas de combinatória. 2007
- Implicações das dificuldades dos alunos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I da FEG/UNESP para as práticas pedagógicas. 2007
- L’évaluation en mathématique: à la recherche d'une conceptualisation de l'activité évaluative des enseignants 2007
- L’évaluation en mathématique: à la recherche d’une conceptualisation de l’activité évaluative des enseignants. 2007
- Exploração do tema Equações, do 8º ano, através de uma WebQuest. 2006
- Implicações das novas tecnologias para o currículo de Matemática. 2006
- O Geometer’s Sketchpad no ensino da Geometria do 9º ano de escolaridade. 2006
- O ensino da Estatística no 7º ano de escolaridade: O caso das tarefas de ensino 2006
- Dificuldades de futuros professores do 1.º e 2.º ciclos em estocástica 2005
- Dificuldades de futuros professores do 1º e 2º ciclos em estocástica 2005
- Dificuldades de futuros professores do 1º e 2º ciclos em estocástica. 2005
- O insucesso escolar em matemática na perspectiva de professores de Matemática do 2º ciclo. 2005
- A calculadora na exploração de alguns conceitos probabilísticos. 2004
- Dificuldades de alunos do 12º ano nas medidas de tendência central: O contributo dos manuais escolares 2004
- Dificuldades de alunos do 12º ano nas medidas de tendência central: O contributo dos manuais escolares. 2004
- Intuições de alunos do 12º ano em combinatória : um estudo exploratório 2004
- Intuições de alunos do 12º ano em combinatória: Um estudo exploratório. 2004
- Intuições de alunos do 12º ano em combinatória: um estudo exploratório 2004
- O ensino de estatística no ensino básico e secundário : um estudo exploratório 2004
- O ensino de estatística no ensino básico e secundário: Um estudo exploratório. 2004
- Utilização de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores de Matemática do ensino secundário. 2004
- Utilização de tecnologias nas práticas pedagógicas de professores de matemática do ensino secundário 2004
- As percepções de professores estagiários de Matemática acerca da sua formação inicial 2003
- O ensino da unidade didáctica de Estatística do 6º ano por professores estagiários. 2003
- O ensino da unidade didáctica de estatística do 6.º ano por professores estagiários. 2003
- O ensino de equações lineares 2003
- Ideias de alunos em situações de comparação de probabilidades. 2002
- Influência da formação em tecnologia no desenvolvimento profissional de uma professora de matemática 2002
- Dificuldades de alunos (futuros professores) em conceitos de estatística e probabilidades 2001
- Uma experiência de ensino de probabilidades no 9º ano de escolaridade. 2001
- Explorar aspectos da lógica com a calculadora gráfica 1999
- Um estudo exploratório sobre atitudes e práticas de professores de matemática na utilização de calculadoras 1999
- Orientações para o ensino de probabilidades 1998
- A importância da representação gráfica na aprendizagem da matemática: o caso das calculadoras gráficas 1997
- A utilização das calculadoras gráficas no ensino das funções 1997
- Tecnologia gráfica no ensino da matemática 1997
- Métodos Quantitativos: uma disciplina mais próxima dos alunos 1995
- A evolução do ensino da matemática através da análise de livros escolares de matemática 1994
- O ensino das probabilidades 1993
- Programa de recuperação de alunos do 7º ano em matemática – Os conteúdos, as actividades e as metodologias 1992
- Algumas considerações sobre concepções erradas e o ensino-aprendizagem da Matemática: o tema de Probabilidades 1990
-
artigo de revista
- Analysis of the cognitive demands in probability tasks of primary school textbooks. Revista Paranaense de Educação Matemática. 2020
- Perspectivas de Professores de Matemática sobre o Humor e o seu Valor Educacional. Bolema. 2020
- Selection and application of graphical and numerical statistical tools by prospective primary school teachers. Acta Scientiae. 2019
- Conhecimento de estatística bivariada de futuros professores portugueses dos primeiros anos. Educação & Sociedade. 2019
- Construção e interpretação de diagramas de extremos e quartis por alunos portugueses do 9.º ano de escolaridade. Bolema. 2019
- Information format in the calculation of probabilities by prospective primary school teachers. Holos. 2019
- Tasks proposed by prospective teachers of the first school years to teach probability. Revista Brasileira de Educação. 2019
- Conhecimento de futuros professores dos primeiros anos escolares para ensinar probabilidades. Avances de Investigación en Educación Matemática. 2018
- Probability of events involving logical aspects. Bolema. 2018
- Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto. Indagatio Didactica. 2017
- Atitudes em relação à Estatística de alunos do 8.º ano 2017
- Avaliar para superar erros e dificuldades em álgebra linear. Proceedings of SPIE. 2017
- Conceptions of basic education teachers about math proof: Influence of professional experience | Conceções de professores do ensino básico sobre a prova matemática: Influência da experiência profissional. Bolema. 2017
- Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo 2017
- Perceções sobre o trabalho de projeto na aprendizagem de testes de hipóteses 2017
- Interpretación de resúmenes estadísticos por futuros profesores de educación secundaria. Redimat-Revista de Investigacion en Didactica de las Matematicas. 2016
- Definição de acontecimentos certos na extração de berlindes de um saco. Acta Scientiae. 2016
- Integração de computadores nas práticas pedagógicas de professores de matemática. Holos. 2016
- Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação. Vidya. 2016
- Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear. Bolema. 2016
- Uso da calculadora gráfica na exploração de modelos contínuos não lineares 2016
- Alterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dados. Olh@res. 2015
- Comparação de probabilidades de acontecimentos formulados de forma explícita e implícita. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. 2015
- Compreensão do conceito de razão por futuros educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Bolema. 2015
- Exploração de conceitos probabilísticos nos primeiros anos de escolaridade através de jogos 2015
- Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico. Indagatio Didactica. 2014
- Desempenho em probabilidade condicionada e probabilidade conjunta de futuros professores do ensino básico. Quadrante. 2014
- Impacto do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores de 1º ciclo do ensino básico no seu conhecimento didático. Educação Unisinos. 2014
- Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes. Zetetiké. 2014
- Intuições de alunos do 9º ano em probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um saco. Bolema. 2014
- La distribución de datos bidimensionales en los libros de textos de matemáticas de bachillerato. Quadrante. 2014
- O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2013
- Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano. Perspectivas da Educação Matemática. 2013
- Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Bolema. 2013
- Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2. Acta Scientiae. 2012
- Contributions to the characterization of the teaching of statistics in schools. Bolema. 2011
- Leitura e interpretação de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano de escolaridade. Bolema. 2011
- Implementação de tarefas matemáticas na sala de aula por uma futura professora 2009
- Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2008
- O estágio pedagógico de matemática da Universidade do Minho na perspectiva dos seus intervenientes da escola. Revista de Estudos Curriculares. 2008
- Caracterização e implementação de tarefas de estatística : um exemplo no 7.º ano de escolaridade 2007
- Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986. Revista de Estudos Curriculares. 2006
- Dificuldades em estocástica de uma futura professora do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico 2005
- Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários. Revista de Estudos Curriculares. 2004
-
capítulo de livro
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática 2016
- O conhecimento de probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos 2016
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática 2015
- Situações contraintuitivas e aprendizagem de probabilidades 2012
- Conceitos de probabilidade 2011
- Percepciones de los estudiantes de una clase de bachillerato sobre una intervención de enseñanza en Combinatoria 2009
- Un análisis semiótico del problema de Monty Hall 2009
- Elementos de Estatística descritiva: A folha de cálculo no estudo de Estatística 2004
- Caracterização e Apresentação do Programa 1993
- Implementação e Avaliação do Programa 1993
- O Baixo Desempenho na Matemática – Avaliação para a Definição do Programa 1993
-
documento
- Editorial 35(2) 2022
- Editorial 35(1) 2022
- Editorial 34(1) 2021
- Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges 2018
- Determinação da mediana em contexto tabelar e gráfico 2018
- Probabilidade de Acontecimentos Envolvendo Aspetos Lógicos 2018
- Aprendizagem de testes de hipóteses através do trabalho de projeto 2017
- Prospective primary school teachers’ use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Definição de acontecimentos certos na extração de berlindes de um saco 2016
- Interações entre construção e interpretação de gráficos estatísticos em projetos de modelagem matemática com uso de tecnologias de informação e comunicação 2016
- Perspetivas dos alunos sobre o erro como estratégia de aprendizagem 2016
- Prontidão de alunos do ensino superior para a aprendizagem de álgebra linear 2016
- Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept 2016
- Alterações do programa de matemática do ensino básico português: o caso do tema Organização e Tratamento de Dados 2015
- Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais 2015
- Compreensão dos testes de hipóteses por alunos do curso de Engenharia Informática 2015
- Exploração de conceitos probabilísticos nos primeiros anos de escolaridade através de jogos 2015
- O ensino de álgebra linear nos institutos politécnicos segundo a visão dos professores 2015
- Realização e revisão de minitestes para aprofundar a aprendizagem de álgebra linear no ensino superior 2015
- Alterações no Tema Organização e Tratamento de Dados do Programa de Matemática do Ensino Básico 2014
- Conflitos semióticos na resolução de uma tarefa de testes de hipóteses de alunos do ensino superior politécnico 2014
- Editorial [revista Quadrante, vol. 23, n.º 2 (2014)]. Quadrante. 2014
- Intuições de alunos do 9º ano em acontecimentos independentes 2014
- Intuições de alunos do 9º ano em probabilidade condicionada no contexto de extração de bolas de um saco 2014
- La distribución de datos bidimensionales en los libros de textos de matemáticas de bachillerato 2014
- O desenvolvimento de significados das letras na aprendizagem de equações literais 2014
- O ensino de álgebra linear nos institutos politécnicos segundo a visão dos professores 2014
- Aprendizagem de Estatística com tecnologia no 7º ano de escolaridade 2013
- Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2013
- Atas do XXIV Seminario de Investigação em Educação Matemática 2013
- Caracterização das intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilidade condicionada 2013
- Caracterização, implementação e avaliação de uma estratégia de ensino de estatística no 7º ano 2013
- Conflitos semióticos na resolução de um problema de testes de hipóteses para a proporção por estudantes do ensino superior 2013
- Definiciones asociadas a la distribución de datos bidimensionales en textos españoles de bachillerato 2013
- Determinação de probabilidades condicionadas e conjuntas por alunos futuros educadores e professores do ensino básico 2013
- Estratégias usadas por alunos do 7º ano na resolução de tarefas estatísticas 2013
- Ideias sobre equivalência estocástica de estudantes futuros educadores e professores do ensino básico 2013
- Intuições de alunos do 9º ano em independência e probabilidade condicionada 2013
- O ENSINO DE PROBABILIDADE A PARTIR DA GEOMETRIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: O JOGO DA ROLETA 2013
- O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo 2013
- O uso da folha de cálculo na construção de gráficos estatísticos por alunos do 7º ano 2013
- Potencialidades do uso da folha de cálculo na construção de tabelas e gráficos estatísticos 2013
- Raciocínios de estudantes do ensino superior na resolução de tarefas sobre matrizes 2013
- Relevância dos gráficos estatísticos nos manuais escolares da disciplina de Ciências Físico-Químicas 2013
- Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil 2013
- Uma estratégia de ensino de Estatística no 7º ano de escolaridade 2013
- Associação estatística em tabelas de contingência de 2x2 2012
- Raciocínios desenvolvidos na verificação das soluções de sistemas de equações lineares 2012
- A comunicação promovida por futuros professores na aula de matemáticaThe communication of trainee teachers in mathematics classesp.(109-154) 2011
- Avaliação e Currículo: Actas do 22º Colóquio Internacional da ADMEE-Europe/Evaluation et Curriculum: Actes du 22ème Colloque International de l'ADMEE-Europe 2010
- Actas do II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2009
- Actas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática 2009
- Coordenador da área de especialização de Supervisão Pedagógica na Educação Matemática - Curso de Mestrado em Ciências da Educação 2009
- Actas do Seminário de Avaliação: Contributos da investigação para as práticas quotidianas de desenvolvimento curricular das escolas 2008
- Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e sensores 2008
- O conceito de média em futuros professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico 2008
- Caracterização e implementação de tarefas de estatística : um exemplo no 7.º ano de escolaridade 2007
- Coordenador da área de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Matemática - Curso de Mestrado em Educação 2005
- Coordenador do curso de especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino de Matemática 2005
- Dificuldades em estocástica de uma futura professora do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico. 2005
- Coordenador da área de especialização em Ensino da Licenciatura em Matemática 2004
- Ensino e aprendizagem de probabilidades e estatística – Actas do I Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2004
- Impacto de uma experiência de formação nas concepções e práticas de avaliação de professores estagiários 2004
- Calculadoras gráficas no ensino da matemática 1999
- “Eu Aprendo Matemática 5” 1996
- V Seminário de Investigação em Educação Matemática – Actas 1995
- Ensino-Aprendizagem da Matemática: Recuperação de Alunos com Baixo Desempenho 1993
-
livro
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática 2016
- O conhecimento de probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos 2016
- Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2013
- Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática 2013
- Situações contraintuitivas e aprendizagem de probabilidades 2012
- Timat 8: Matemática 8º ano 2012
- Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola 2009
- Introdução [a] "Perspectivas e práticas de avaliação de professores de matemática" 2008
- Perspectivas e práticas de avaliação de professores de Matemática 2008
- Tecnologias no ensino da matemática: Aplicação de um programa de geometria dinâmica no estudo da geometria 2006
- Tecnologias no ensino da matemática: Aplicação da calculadora gráfica no estudo das probabilidades e da estatística 2004
- Tecnologias no ensino da matemática: Aplicação da calculadora gráfica no estudo da álgebra e das funções 2003
- Matemática – Acesso ao Ensino Superior 1999 1999
- Métodos Quantitativos (1.ª e 2.ª partes) 1999
- Métodos Quantitativos – Guia do Professor 1999
- Matemática – Ensino Secundário Recorrente (Unidade B2) 1998
- Matemática – Ensino Secundário Recorrente (Unidades A3 e A4) 1997
- Matemática – Ensino Secundário Recorrente (Unidades A1, A2 e B1) 1996
- Matemática 3.º Ciclo – Ensino Recorrente (Unidades 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13) 1995
- Matemática 3.º Ciclo – Ensino Recorrente (Unidades 1, 2, 3 e 4) 1994
- Exercícios de Métodos Quantitativos 1993
-
teses
- Exploração de diferentes representações semióticas no estudo do conceito de limite por alunos do 11º ano 2018
- A aprendizagem significativa de limites de funções por estudantes universitários 2017
- Exploração da probabilidade em experiências compostas por alunos do 9.º ano de escolaridade 2017
- Evolução dos significados pessoais de associação estatística em estudantes universitários moçambicanos de Matemática através do ensino 2012
- Utilização da folha de cálculo por alunos do 7º ano na construção de tabelas de frequências e gráficos estatísticos 2012
- Construção, leitura e interpretração de gráficos estatísticos por alunos do 9º ano escolaridade 2010
- O ensino da estatística no 7.º ano de escolaridade : caracterização e dificuldades sentidas pelos professores 2006
- Intuições e aprendizagem de probabilidades : uma proposta de ensino de probabilidades no 9.º ano de escolaridade 2000
- Intuições e aprendizagem de probabilidades: uma proposta de ensino de probabilidades no 9.º ano de escolaridade 2000