publicações selecionadas
-
artigo académico
- Problem-solving in a real-life context: An approach during the learning of inequalities. European Journal of Science and Mathematics Education. 2024
- A formação dos acadêmicos como fator de entrave ao ensino: um estudo exploratório nas engenharias. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. 2023
- Revisiting manipulatives in the learning of geometric figures. Frontiers in Education. 2023
- The role performed by the teacher’s question in the learning of quadratic function in an exploratory mathematics class. Journal on Mathematics Education. 2023
- Conceptions and practices of Iberian mathematics teachers about humour. The European Journal of Humour Research. 2023
- A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.o ano de escolaridade. Educación Matemática. 2022
- Representations in the learning of sequences and regularities by third-grade portuguese students. International Electronic Journal of Elementary Education. 2021
- Resolución de problemas matemáticos en alumnado con y sin superdotación intelectual. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. 2021
- O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática 2020
- Prospective primary school teachers' activities when dealing with mathematics modelling tasks. Journal on Mathematics Education. 2020
- Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor. Educação e Matemática. 2020
- Formulação de problemas matemáticos na aprendizagem de números racionais por alunos do 4.º ano de escolaridade.. Revista Educação Matemática em Foco. 2019
- As Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de Educação de Infância: um estudo com educadoras na fase do desencanto 2019
- Formação inicial do professor de matemática para escolas do Campo: Olhares da comunidade campesina. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática. 2018
- As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base. REVEMAT. 2018
- El humor en libros de texto de matemáticass 2017
- Empleo del humor de profesores españoles y portugueses en la enseñanza de las matemáticas 2017
- Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo 2017
- O humor em manuais escolares de Matemática 2017
- O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam Matemática 2017
- Ensino e aprendizagem da Matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam? 2016
- Is this a proof? Future teachers conceptions of proof. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- Is this a proof? Future teachers' conceptions of proof. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- What teachers think about mathematical proof?. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- Desenvolvimento do conhecimento didático de uma futura professora de matemática do 3.º ciclo: o confronto com a sala de aula na preparação e análise de tarefas de modelação matemática. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2014
- Desenvolvimento do pensamento algébrico de uma aluna do 10.º ano. REVEMAT. 2014
- Perspectivas de alunos do PROEJA sobre a utilização do Moodle na aprendizagem de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. 2014
- Supervisão e desenvolvimento profissional do professor. Revista Educação Matemática em Foco. 2014
- As TIC no ensino de Matemática: a formação dos professores em debate. REVEMAT. 2013
- Conhecimento de geometria e perspetivas de professores do 1.º ciclo do ensino básico sobre o seu ensino. REVEMAT. 2013
- O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2013
- Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de Matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Bolema. 2013
- Ensinar para aprender ou para avaliar?. Revista Internacional de Ciencias Sociales Interdisciplinares. 2012
- A formação do professor de Matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico. Bolema. 2012
- Open-ended tasks in the promotion of classroom communication in mathematics. International Electronic Journal of Elementary Education. 2012
- The role of ICT in supporting the development of pro-fessional knowledge during teaching practice. Mathematics Teacher Education and Development. 2012
- A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente. Atos de Pesquisa em Educação. 2011
- A utilização do MOODLE pelo professor de Matemática de cursos do PROEJA do IF-SC. Revista Electrónica de Investigación y Docencia. 2011
- Desenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de matemática com apoio das TIC 2009
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Educação & Sociedade. 2008
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática 2007
- Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986. Revista de Estudos Curriculares. 2006
- Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários. Educação & Sociedade. 2003
- Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática. Educação & Sociedade. 2002
-
artigo de conferência
- Mathematical modelling and simulation of the pendulum physical system in mathematical learning 2022
- Mathematical modelling and simulation of the physical system of Pulleys in mathematical learning 2022
- Investigating prospective science and mathematics teachers meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Investigating prospective science and mathematics teachers' meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Investigating prospective science and mathematics teachers’ meanings for and representations of functions: an international study 2020
- Olhares dos professores sobre o valor pedagógico do humor para ensinar 2019
- The concept of a function among prospective teachers 2019
- The notion of function held by basic education pre-service teachers 2019
- El humor en clases de matemática puede ser cosa seria? 2018
- Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges 2018
- O ensino de funções no 3.º ciclo e no secundário: Que diferenças? 2018
- Teachers' perspectives on the use of technology to teach functions at lower and upper secondary 2018
- El humor en libros de texto de matemáticas de Portugal y España 2017
- Empleo del humor de profesores españoles y portugueses en la enseñanza de las Matemáticas 2017
- Exploração de uma tarefa de probabilidades por futuros educadores e professores dos primeiros anos escolares 2017
- HUMAT: O humor no ensino da Matemática 2017
- O GeoGebra na aprendizagem de transformações lineares 2017
- O conhecimento para ensinar probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos 2017
- O humor em manuais escolares de matemática 2017
- O humor nas práticas letivas dos professores que ensinam matemática 2017
- Os conhecimentos da Matemática nos cursos do IFSC-Florianópolis: a relação com as reprovações 2017
- Perceções de professores do 3.º ciclo sobre o uso de materiais tecnológicos no ensino de funções 2017
- Prospective primary school teachers use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Prospective primary school teachers’ use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Uma interpretação geométrica da multiplicação de matrizes mediada pelo GeoGebra 2017
- Aprendizagem matemática em contexto de projeto multidisciplinar: o pêndulo 2016
- Ensino de álgebra linear: traços de uma pesquisa. Anais do Colóquio Luso-Brasileiro de Educação - COLBEDUCA. 2016
- Prospective primary school teachers' knowledge of the ratio concept 2016
- Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept 2016
- A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática 2015
- Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais 2015
- Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática 2015
- Is this a proof? Future teachers’ conceptions of proof. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- What teachers think about mathematical proof?. Quaderni di Ricerca in Didattica. 2015
- A formulação de problemas na aprendizagem de derivada de uma função 2014
- A resolução de problemas na aprendizagem de derivada de uma função de alunos de 11.º ano de escolaridade 2014
- A natureza das tarefas e o envolvimento dos alunos nas atividades da aula de matemática 2013
- Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11.º ano, através da resolução de problemas 2013
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2012
- Manuais escolares e desprofissionalização docente: um estudo de caso com professores de Matemática 2011
- O sentido do símbolo de alunos do 10.º ano de escolaridade 2011
- Os ambientes de geometria dinâmica no desenvolvimento da capacidade de argumentação de alunos de 9.º ano na aprendizagem da geometria 2011
- Práticas de literacia nas disciplinas escolares : um estudo em escolas portuguesas 2011
- Reading and writing practices across the curriculum in portuguese schools: A survey with teachers and students 2011
- Práticas de literacia nas disciplinas escolares: um estudo em escolas portuguesas 2010
- Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola 2009
- Como alunos do 9.º ano aprendem, com recurso à tecnologia, o tema ângulos numa circunferência 2009
- Desenvolvimento da literacia estatística em dois manuais do 7.º ano de escolaridade 2009
- O manual escolar na prática docente do professor de Matemática 2009
- O que os alunos escrevem sobre o que aprendem e como aprendem na aula de Matemática 2009
- Os mapas de conceitos na aprendizagem de Estatística por alunos do 10º ano do ensino profissional. 2009
- Os mapas de conceitos na aprendizagem de estatística por alunos do 10.º ano do ensino profissional 2009
- Smoking : prevention, treatment and protection : proceedings of the I International Conference on Smoking Prevention and Treatment 2009
- Smoking: prevention, treatment and protection: proceedings of the I International Conference on Smoking Prevention and Treatment 2009
- Uma intervenção de ensino em Estatística no ensino profissional através de investigações estatísticas 2009
- Exploração do tema Equações, do 8º ano, através de uma WebQuest. 2006
- Implicações das novas tecnologias para o currículo de Matemática. 2006
- A Internet e o ensino de Matemática: práticas, perspectivas e expectativas de futuros professores 2002
- Portuguese student teachers' experiences, perspectives and expectations regarding the use of the internet 2002
- Student teachers' perceptions of the Internet: Motivation, influences, and use 2002
- Student teachers' perspectives of the internet's and internet tools' educational contributions and future usage 2002
- Um estudo exploratório sobre atitudes e práticas de professores de matemática na utilização de calculadoras 1999
-
artigo de revista
- Heuristics and Usability Testing of a Project-Based Learning Online Course: A Case Study with Structural Mathematical Concepts. International Journal of Instruction. 2023
- A STEAM Experience in the Mathematics Classroom: The Role of a Science Cartoon. Education Sciences. 2023
- Functional Thinking: A Study with 10th-Grade Students. Education Sciences. 2023
- Conceptions and practices of Iberian mathematics teachers about humour 2023
- Investigative Activities for Statistics Learning with 1st Grade Portuguese Students. Education Sciences. 2022
- Rethinking Digital Technology versus Paper and Pencil in 3D Geometry. Journal of Learning for Development. 2022
- Project-Based Learning Methodology as a Promoter of Learning Math Concepts: A Scoping Review. Frontiers in Education. 2022
- The learning of logarithmic functions by 12th-grade students based on modelling tasks. Alteridad. 2022
- A representação gráfica na aprendizagem de funções por alunos do 10.º ano de escolaridade. Educación Matemática. 2022
- Resolución de problemas matemáticos en alumnado con y sin superdotación intelectual. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente. 2021
- Representations in the learning of sequences and regularities by third-grade Portuguese students. International Electronic Journal of Elementary Education. 2021
- Semiotic Representations in The Learning of Rational Numbers by 2nd Grade Portuguese Students. International Electronic Journal of Elementary Education. 2021
- O conhecimento mobilizado por alunos do PROEJA em suas práticas laborais: contexto para o ensino de Matemática. Marupiara. 2020
- Prospective primary school teachers activities when dealing with mathematics modelling tasks. Journal on Mathematics Education. 2020
- Perspectivas de Professores de Matemática sobre o Humor e o seu Valor Educacional. Bolema. 2020
- A percepção inicial de Etnomatemática no ensino PROEJA em dois contextos profissionais 2020
- Reinvenção do ensino a distância: a inovação ao ritmo de cada professor 2020
- Formulação de problemas matemáticos na aprendizagem de números racionais por alunos do 4.º ano de escolaridade. Educação Matemática em Foco. 2019
- Os Manuais Escolares na Gestão do Currículo de Matemática: que papel para o professor?. Bolema. 2018
- Perceções de professores de Matemática sobre o ensino de funções e sobre o uso de materiais tecnológicos. Bolema. 2018
- As representações algébrica e geométrica na aprendizagem de mudanaça de base 2018
- A resolução de problemas de matemática por alunos regulares e com alta capacidade. Proceedings of SPIE. 2017
- Conceptions of basic education teachers about math proof: Influence of professional experience | Conceções de professores do ensino básico sobre a prova matemática: Influência da experiência profissional. Bolema. 2017
- El rendimiento matemático excelente en las evaluaciones PISA: resultados para España y Portugal. Proceedings of SPIE. 2017
- Especificidades da formação do professor de matemática para escolas do campo 2017
- Estratégias de resolução de problemas geométricos por futuros professores dos 1.º/2.º ciclos. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2017
- Exploração da noção de função em tabelas e gráficos por alunos do 3.º ciclo 2017
- Representações na aprendizagem da derivada de uma função por alunos do ensino secundário. Zetetiké. 2017
- Ensino e aprendizagem da matemática no contexto da implementação de um novo programa: os pais contam?. Bolema. 2016
- Uso da calculadora gráfica na exploração de modelos contínuos não lineares 2016
- A atividade de alunos do 9.º ano com tarefas de modelação no estudo de funções. REVEMAT. 2015
- Development of didactical knowledge of a future mathematics teacher of 7th to 9th grade: The confrontation with the classroom in the preparation and analysis of mathematical modeling tasks. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2014
- O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática. 2013
- Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Bolema. 2013
- A formação do professor de matemática, apoiada pelas TIC, no seu estágio pedagógico. Bolema. 2012
- Ensinar para aprender ou para avaliar?. Revista Internacional de Ciencias Sociales Interdisciplinares. 2012
- Open-ended tasks in the promotion of classroom communication in mathematics. International Electronic Journal of Elementary Education. 2012
- A leitura e a escrita no currículo: a presença ausente. Atos de Pesquisa em Educação. 2011
- Desenvolvimento do conhecimento didáctico do futuro professor de matemática com apoio das TIC. Revista Latinoamericana de Investigacion en Matematica Educativa-Relime. 2009
- Conhecimento profissional do jovem professor de matemática sobre os alunos. Revista de Educação. 2008
- A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Educação & Sociedade. 2007
- Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo de Matemática do Ensino Secundário após a Reforma Curricular de 1986. Revista de Estudos Curriculares. 2006
- Interpretação gráfica do conceito de recta tangente a uma curva num ponto por professores estagiários. Educação & Sociedade. 2003
- Interpretação gráfica das derivadas de uma função por professores estagiários de matemática. Educação & Sociedade. 2002
-
capítulo de livro
- Humour in mathematics teaching: A study in Portugal and Spain 2021
- Interdisciplinary technological approaches from a mathematics education point of view 2020
- Developing technologically enhanced mathematics pedagogical content knowledge in initial teacher education 2018
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática 2016
- A resolução de tarefas matemáticas com recurso ao Sketchpad 2016
- Integrar novas tecnologias na prática docente do IFSC: os desafios relativos ao uso do Moodle 2016
- O conhecimento de probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos 2016
- O uso das TIC no ensino: apontamentos de professores de Matemática do IFSC/Florianópolis 2016
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da Matemática 2015
- Introdução [a] "Perspectivas e estratégias de formação de docentes do Ensino Superior" 2007
-
documento
- Science And Mathematics Education For 21st Century Citizens: Challenges And Ways Forwards 2020
- Science and Mathematics Education for 21st Century Citizens: Challenges and Ways Forward 2020
- Proceedings of the ATEE Winter Conference 'Science and mathematics education in the 21st century' 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference ‘Science and mathematics education in the 21st century’ 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference: ‘Science and Mathematics Education in the 21st Century 2019
- Initial mathematics teacher education in Portugal: shortcomings and challenges 2018
- Prospective primary school teachers’ use of the ratio and proportion concepts when solving a map-based task 2017
- Prospective primary school teachers’ knowledge of the ratio concept 2016
- Avaliação de probabilidades condicionadas em contextos sociais 2015
- Conceções de professores de Matemática sobre a prova matemática 2015
- Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2013
- Atas do XXIV Seminario de Investigação em Educação Matemática 2013
- O conhecimento didático de Geometria de duas professoras do 1.º ciclo 2013
- Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil 2013
- Actas do II Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2009
- Actas do XX Seminário de Investigação em Educação Matemática 2009
- Smoking: prevention, treatment and protection: proceedings of the I International Conference on Smoking Prevention and Treatment 2009
- Calculadoras gráficas no ensino da matemática 1999
- Actas do I Congresso Nacional de Educação para a Saúde 1998
-
livro
- Education knowledge transfer: Report on in-school placements needs and possibilities of the technologies 2023
- Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender 2021
- Humour to learn Mathematics: mathematical tasks to laugh and learn 2021
- Humor para aprender Matemática - Tareas matemáticas para reír y aprender 2020
- Humor para aprender Matemática: Tarefas matemáticas para rir e aprender 2020
- Science and mathematics education for 21st century citizens: Challenges and ways forwards 2020
- Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom 2019
- Proceedings of the ATEE Winter Conference Science and mathematics education in the 21st century 2019
- Humor in mathematics teaching: tasks for the classroom 2018
- Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula 2017
- A resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da matemática 2016
- Integrar novas tecnologias na prática docente do IFSC: os desafios relativos ao uso do Moodle 2016
- O conhecimento de probabilidades de futuros educadores e professores dos primeiros anos 2016
- Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola 2013
- Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática 2013
- Timat 8: Matemática 8º ano 2012
- Actas do II encontro de probabilidades e estatística na escola 2009
-
teses
- A aprendizagem de Matemática por alunos do PROEJA: um estudo com alunos de dois contextos profissionais 2021
- A formação do professor de matemática do ensino médio no estado do Amazonas 2021
- O ensino de Álgebra Linear nos cursos de graduação de uma universidade brasileira: perspetivas e contributos da prática colaborativa 2021
- A argumentação matemática na aprendizagem de tópicos de geometria de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico 2020
- A resolução de problemas na aprendizagem de tópicos de geometria e medida em alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico 2020
- A exploração das representações semióticas na aprendizagem dos números racionais de alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico 2019
- A representação gráfica na aprendizagem de tópicos de funções de alunos do 10º ano 2019
- Ensino de matemática na Universidade do Estado da Bahia: perspetivas e práticas 2019
- Aprendizagem de tópicos de Geometria Analítica no Espaço com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 10º ano 2018
- O conhecimento didático de professores de Matemática de Angola no tema de Funções: Uma estratégia de ensino na 10.ª classe com recurso à calculadora gráfica 2018
- Aprendizagem de conteúdos matemáticos de cálculo por alunos do 1.º ano de cursos de engenharia: contextos e materiais didáticos 2017
- Atividades investigativas na aprendizagem de tópicos de Organização e Tratamento de Dados: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico 2017
- Os materiais didáticos na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico 2017
- Processos e práticas de avaliação do currículo de matemática do 3.º Ciclo do Ensino Básico 2017
- Aprendizagem de trigonometria de alunos do 9.º ano de escolaridade com recurso ao GeoGebra 2016
- Formulação de problemas na aprendizagem de tópicos matemáticos do 1º e 2º ciclos do ensino básico 2016
- A aprendizagem de tópicos da circunferência com recurso ao GeoGebra: uma experiência com alunos do 9.º ano de escolaridade 2015
- O desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico 2015
- O ensino e a aprendizagem das funções racionais com a calculadora gráfica: uma experiência com alunos do 11ºano 2015
- O ensino exploratório na aprendizagem de tópicos de Geometria: um estudo com alunos do 1º e 2º ciclo do ensino básico 2015
- A calculadora gráfica na promoção da escrita matemática na aprendizagem de modelos contínuos não lineares: um estudo com alunos do 11.º ano de Matemática B 2014
- A matemática recreativa no ensino básico 2014
- As representações no ensino e na aprendizagem da derivada de uma função: um estudo com alunos do 11.º ano de escolaridade 2014
- O erro na regulação da aprendizagem do tema derivada de uma função de alunos do 11º ano de Matemática A 2014
- A aprendizagem de matemática de discentes do curso da educação de jovens e adultos do IF-SC apoiada por um dispositivo de EaD 2013
- A natureza das tarefas matemáticas e o envolvimento dos alunos nas atividades da sala de aula: um estudo com alunos do 11º ano no tema derivada de uma função 2013
- As tarefas de modelação matemática no ensino e na aprendizagem das funções exponencial e logarítmica: um estudo com alunos do 12º ano de escolaridade 2013
- O ensino e a aprendizagem da derivada de uma função com recurso à resolução de problemas e à calculadora gráfica: um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade 2013
- O ensino e a aprendizagem de funções do 10º ano de escolaridade através da conexão entre as diferentes representações 2013
- A Web como mediadora do processo de ensino-aprendizagem de matemática 2012
- A representação gráfica no ensino e na aprendizagem da estatística : um estudo com alunos do 10º ano de escolaridade 2012
- A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação na aprendizagem da Matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio-secundário 2012
- Aprendizagem da Estatística no 2º ano de escolaridade através de atividades investigativas 2012
- O desenvolvimento da capacidade de argumentação matemática de alunos do 10º ano na aprendizagem das funções afim e quadrática com recurso à calculadora gráfica 2012
- O ensino de estatística de 10º ano através dos media : implicações para o ensino e para a aprendizagem 2012
- Aprendizagem dos modelos de grafos, por alunos de MACS do 11º ano, através do trabalho de projeto 2011
- As TIC na atividade profissional do professor de matemática : um estudo com incidência na prática docente 2011
- As TIC no desenvolvimento da capacidade de argumentação dos alunos do 9º ano na aprendizagem de Geometria 2011
- Desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 10.º ano no tema funções através da resolução de problemas com recurso às TIC 2010
- Representações e conhecimentos de docentes do 1.º ciclo do ensino básico relativamente à geometria : um estudo em torno da sua influência na abordagem com os alunos 2010
- Aplicações e modelação matemática com recurso à calculadora gráfica e aos sensores, no estudo de funções com alunos do 9.º ano de escolaridade 2009
- A formação do professor de matemática, apoiada por um disposiivo de interação virtual no estágio pedagógico 2008