publicações selecionadas
-
artigo académico
- Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português». Palavras. 2023
- Promoção da competência comunicativa oral no Ensino Básico. [Promotion of oral communicative competencies in Basic Education. Challenges and proposals]. Palavras. 2022
- Pressupostos teórico-metodológicos e resultados alcançados com um programa de ensino explícito de compreensão de leitura. [Theoretical-methodological assumptions and results of program for teaching explicit reading comprehension]. Educação. 2022
- A maturidade para aprender a ler: contributos para uma reflexão. [The maturity to learn to read: contributions for reflection]]. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2019
- Portuguese adaptation of the Classroom Climate for Creativity Scale. Trends in Psychology-Temas em Psicologia. 2019
- Screening reading abilities: A comparison between engineering, education, health and psychology in Portuguese college students. International Journal of Engineering Education. 2017
- Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame1. Letrônica. 2016
- Promover a fluência em leitura: Um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade. Educar em Revista. 2016
- Tecnologias no aprendizado e no ensino da leitura e da escrita em perspectiva psicolinguística e interfaces. Letrônica. 2016
- Listening Comprehension Assessment: Validity Studies of Two Vertically Scaled Tests for Portuguese Students [Evaluación de la Comprensión Oral: Estudios de Validez de Dos Tests con Versiones Escaladas Verticalmente para Alumnos Portugueses]. Universitas Psychologica. 2014
- Los desafíos de enseñar a comprender. Investigaciones sobre Lectura. 2014
- A Morphological Awareness Test (PCM): Contribution to its validation 2014
- Los desafíos de enseñar a compreender. [The challenges of teaching how to comprehend]. Investigaciones sobre Lectura. 2014
- Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório. Educação & Sociedade. 2013
- A leitura de histórias como veículo de promoção da qualidade das interações entre pais e filhos. Revista Diversidades. 2012
- A leitura de histórias como veículo de promoção da qualidade das interações entre pais e filhos [Reading stories as a vehicle for promoting the quality of interactions between parents and children] 2012
- Aprender a Compreender. Da teoria à prática pedagógica. Exedra, Número temático - “Português: Investigação e Ensino”. 2012
- Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica. [Learning how to comprehend. From theory to pedagogical practice]. Exedra. Português: Ensino e Investigação.. 2012
- Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura. Revista Ibero-Americana de Educação. 2012
- Prevalence of dyslexia children between the 1. St cycle basic education speakers European Portuguese,Prevalência da dislexia entre crianças do 1.ociclo do ensino básico falantes do português europeu 2011
- Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico falantes do português europeu. [Prevalence of dyslexia among children Speakers of European Portuguese in the 1st Cycle of Basic Education]. Revista Lusófona de Educação. [Lusophone Journal of Education]. 2011
- Competènces fonològiques i lectura inicial. Articles de Didáctica de la Lengua i la Literatura.. 2007
- Desempenho em leitura em função do método. Um estudo longitudinal.[Reading performance according to the method. A longitudinal study]. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. [Psychology: Theory, Research and Practice]. 2007
- Desempenho em leitura em função do método: um estudo longitudinal 2007
- El método João de Deus para enseñar a leer. Propuestas innovadoras con más de un siglo de existencia, [João de Deus's method for teaching reading. Innovative proposals with more than a century]. Lectura y Vida. [Reading and Life]. 2006
- Formação de Professores para o Ensino da Leitura. [Teacher Training for Teaching Reading]. Psicologia, Educação e Cultura. [Psychology, Education and Culture]. 2006
- A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora. [Procomlei: aA assessment test of reading comprehension]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. [Galician-Portuguese Journal of Psicoloxía and Education]. 2003
- Analisar a língua para aprender a ler: a consciência (meta)linguística e a aprendizagem da leitura. [Analyze the language to learn to read: (meta)consciousness language and learning to read]. Revista Portuguesa de Investigação Educacional (Universidade Católica Portuguesa). [Portuguese Journal of Educational Research (Catholic University)]. 2002
- Analisar a língua para aprender a ler: a consciência meta(linguística) e a apresendizagem da leitura 2002
- Ensinar a ler, aprender a ler : uma análise das componentes linguísticas 2001
- Ensinar a ler, aprender a ler: uma análise das componentes linguísticas. [Teaching reading, learning to read: A linguistic components analysis]. Saber Educar. [Learn Educate]. 2001
- Despistar, Orientar e Intervir: as contingências de um sistema. [Mislead, Guide and Intervening: the contingencies of a system]. Sonhar. [Dream]. 2000
- lAlunos ou Pessoas? Reflexões sobre a implementação de currículos alternativosStudents or people? [Reflections on the implementation of alternative curriculum]. Sonhar. [Dream]. 1998
- Leitura. Uma Questão de Métodos? [Reading. A Question of Methods?]. Noesis. 1997
- O papel do livro na formação intelectual da criança: a importância do livro antes de ler. [The role of books in children's intellectual development: the importance of the book before reading]. Saber Educar. [Learn to educate]. 1996
-
artigo de conferência
- Ensinar e aprender Português: a digital resource for learning to read and write 2021
- Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contexto municipal [I am still learning: Assessment and intervention in reading disabilities in a municipal context] 2019
- Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contexto municipal 2019
- I'm still learning: Assessment and intervention in reading disabilities in a municipality 2019
- Para uma classificação do erro ortográfico em Língua Portuguesa [For a classification of misspelling in Portuguese] 2017
- Effects of listening comprehension, word recognition and oral Reading fluency on Reading comprehension in second grade students 2016
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students 2016
- I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities. of the 2016
- I’m still learning: a web platform for the intervention in reading disabilities 2016
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students 2015
- Graphogame Português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas [Portuguese graphogame foundation: support software for dyslexic children] 2015
- Graphogame português alicerce: software de apoio a crianças disléxicas 2015
- I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities 2015
- Battery of Reading Asssessment: description and validity studies 2014
- Battery of reading assessment: Description and validity studies 2014
- Battery of reading assessment: Description and validity studies 2014
- Jogos Interativos de Leitura: um programa de literacia familiar 2014
- Complexidade de histórias de um programa de intervenção em produção textual: contribuições para seu uso e aperfeiçoamento 2013
- Influência de variáveis sociodemográficas na aprendizagem da leitura: um estudo transversal no concelho de Matosinhos 2013
- Ler com compreensão para ler por fruição 2012
- Evaluación de la comprensión de textos: opciones teóricas y metodologicas. [Assessment of reading comprehension: theoretical and methodological options] 2011
- Ler melhor para ler mais 2011
- Los desafíos de enseñar a comprender. Cómo puede la teoria orientar la práctica pedagógica? [The challenges of teaching to understand. How can educational theory inform practice?] 2011
- Práticas de Literacia no Jardim de Infância. Como um educador pode fazer a diferença.[Literacy Practices in Kindergarten. As an educator can make a difference.] 2008
- Do aprender a ler ao gostar de ler. Um caminho a descobrir. [Learning to read to enjoy reading. One way to discover] 2007
- Percursos de leitura e percursos de vida. [Reading paths and walks of life] 2007
- 6º Encontro Nacional / 4º Internacional de Investigação em Leitura, Literatura Infantil e Ilustração 2006
- Aprender a ler: apenas uma questão de métodos? 2006
- As rimas e a consciência fonológica 2006
- Do aprender a ler ao gostar de ler: um caminho a descobrir 2006
- Panorama desde Portugal: la enseñanza de la lengua escrita en las aulas: principales retos en la formación de maestros 2006
- Literacia de formação de professores 2005
- Melhor falar para melhor ler. [Better talk to better read] 2004
- Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1° Ciclo do Ensino Básico: algumas reflexões 2003
- Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1º ciclo do ensino básico – algumas reflexões 2003
- Aspetos da didática oral da língua materna no jardim de infância e no 1.º ciclo do Ensino Básico: algumas reflexões 2003
- Avaliação da leitura no 1.º ciclo do ensino básico: contributos para a validação de um instrumento de avaliação, [Reading Assessment in the 1st Cycle of Basic Education: Contributions of an assessment instrument] validation] 2002
- Linguagem e Leitura: um estudo longitudinal.. [Language and reading: A longitudinal study] 2001
- As conceções precoces sobre a linguagem escrita e o posterior desempenho em leitura. [The early conceptions about written language and later reading performance] 1999
- Avaliação da adaptação pessoal, escolar, social e familiar de jovens. [Assessment of Young personal, school, social and family adaptation] 1999
- O Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL). [The Identification Language Competencies Test] 1999
- Aquisição da Linguagem, Sucesso Escolar e Formação de Professores. [Language Acquisition, Educational Achievement and Teacher Education] 1996
- O papel da Família na aprendizagem formal e informal da língua. . [The role of the family in formal and informal language.] 1994
- Avaliação da Linguagem: Adaptação do Bankson Language Screening Test à População Infantil Portuguesa, [Language Assessment: Adaptation of the Bankson Language Screening Test for Children Portuguese Population.] 1993
- Uma abordagem sistémica familiar no Hospital do Conde de Ferreira. [A family systemic approach in the Conde de Ferreira Hospital] 1983
-
artigo de revista
- The Relationship of Oral Reading Fluency Endurance to Comprehension in an Intermediate Depth Orthography. Psicologia Educativa. 2023
- Phonological Awareness Assessment Test (PACOF) for Pre-school Children: Evidence of Validity and Reliability. Psicologia Educativa. 2023
- Promoção da competência comunicativa oral no Ensino Básico. Desafios e propostas. Palavras. 2022
- An Intervention in Reading Disabilities Using a Digital Tool During the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Physiology. 2022
- Assessing oral reading fluency within and across grade levels: Development of equated test forms. Behavior Research Methods & Instrumentation. 2022
- Falar, ouvir e ler: um programa para o desenvolvimento da linguagem oral [Speaking, listening, and reading; a program for the development of oral language]. Letrônica. 2021
- Parental Reports of Preschoolers' Lexical and Syntactic Development: Validation of the CDI-III for European Portuguese. Frontiers in Physiology. 2021
- Growth, stability and predictors of word reading accuracy in European Portuguese: A longitudinal study from Grade 1 to Grade 4. Current Psychology. 2021
- Cross-Lagged Relations Among Linguistic Skills in European Portuguese: A Longitudinal Study. Reading Research Quarterly. 2020
- Developing and Validating Tests of Reading and Listening Comprehension for Fifth and Sixth Grade Students in Portugal. Frontiers in Physiology. 2020
- Mudanças na produção de histórias escritas de escolares em fase de alfabetização a partir de apoio metatextual. Distúrbios da Comunicação. 2020
- The maturity to learn to read: Contributions for reflection,A "maturidade" para aprender a ler: Contributos para uma reflexão. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2020
- The development of vocabulary and grammar: A longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers. Journal of Child Language. 2019
- Climate scale for creativity in the classroom: Evidence of factorial validity in the portuguese context,Escala clima para criatividade em sala de aula: Evidência de validade fatorial no contexto português,Escala clima para la creatividad en la classe: Evidencia de validez factorial en el contexto português. Temas em Psicologia. 2019
- Efeitos de Intervenções em Letramento Emergente: Uma Revisão Bibliográfica na Base ScIELO. Psicologia, Educação e Cultura. 2019
- The structure of phonological awareness in European Portuguese: A study of preschool children. Journal of Educational Research. 2019
- Operações lógicas, consciência fonológica e conhecimento das letras na educação pré-escolar. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2018
- Early lexical development: Do day care attendance and maternal education matter?. First Language. 2018
- Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students. European Journal of Psychological Assessment. 2017
- The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study. Infant Behavior & Development. 2017
- Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese and Galician. First Language. 2017
- Parents' reports of lexical and grammatical aspects of toddlers' language in European Portuguese: Developmental trends, age and gender differences. First Language. 2017
- A utilização da plataforma Ainda Estou a Aprender na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso [The platform I'm still learning in the assessment and intervention on reading disabilities: A case study]. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2017
- Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary and memory. Scandinavian Journal of Psychology. 2017
- Communicative development of Portuguese infants aged between 8 and 15 months. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología. 2017
- Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica. 2017
- Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems. Learning and Individual Differences. 2017
- O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção [Explicit teaching reading comprehension. Impact analysis of an intervention program]. Revista Brasileira de Educação. 2017
- O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção [Explicit teaching reading comprehension. Impact analysis of an intervention program]. Revista Brasileira de Educação. 2017
- Screening reading habilities: a comparison between engineering education, health and psychology in portuguese college students. International Journal of Engineering Education. 2017
- The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: a study in an intermediate depth orthography. Reading and Writing. 2017
- Validity of the test of word reading for portuguese elementary students. European Journal of Psychological Assessment. 2017
- Intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura com recurso ao software Graphogame. Letrônica. 2016
- Promover a fluência em leitura: um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade. Educar em Revista. 2016
- Conteúdos linguísticos como subsídio à formação de professores alfabetizadores - a experiência do Brasil e de Portugal. Educação. 2016
- An application of the Rasch model to reading comprehension measurement. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2016
- Beyond word recognition, fluency and vocabulary: The influence of reasoning on Reading comprehension. Australian Journal of Psychology. 2016
- Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students. The Spanish Journal of Psychology. 2015
- Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students. Universitas Psychologica. 2015
- Sobre a formação do professor alfabetizador. Contributos para a caracterização do conhecimento de base do professor alfabetizador. Caderno Seminal. 2015
- Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2014
- Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. Anales de Psicología. 2014
- Evaluating listening comprehension in children using a dynamic assessment approach : an exploratory study. European Journal of Developmental Psychology. 2014
- Invariance on a reading comprehension test in European Portuguese: A differential item functioning analysis between students from rural and urban areas. European Journal of Developmental Psychology. 2014
- Los desafíos de enseñar a comprender. Investigaciones sobre Lectura. 2014
- Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2013
- The relationship between phonological awareness time and reading abilities: an assessment using self-organizing maps. International Journal on Disability and Human Development. 2013
- Validity of a reading comprehension test for Portuguese students. Psicothema. 2013
- Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica. Exedra. Português: Ensino e Investigação.. 2012
- Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura. Revista Ibero-Americana de Educação. 2012
- A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos. Revista Diversidades. 2012
- Prevalência da dislexia entre crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico falantes do português europeu 2011
- Desempenho em leitura em função do método: um estudo longitudinal. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 2007
- El método João de Deus para enseñar a leer : propuestas innovadoras con más de un siglo de existencia. Lectura y Vida : Revista Latinoamericana de Lectura. 2006
- A Procomlei: uma prova de avaliação da compreensão leitora. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
-
capítulo de livro
- Falar bem para ler bem: investir no desenvolvimento da linguagem para prevenir o insucesso escolar e a exclusão social. [ To peak well to read well: investing in language development to prevent school failure and social exclusion. 2022
- Reading acquisition software for Portuguese speaking children: Portuguese foundation graphogame 2022
- Teaching reading comprehension strategies: Differential effects of an intervention program as a function of gender and socioeconomic status 2022
- Teaching reading comprehension strategies: Differential effects of an intervention program as a function of gender and socioeconomic status. 2022
- Desenho de um programa didático de desenvolvimento da Competência Comunicativa Oral (CCO): uma visão sociocultural da linguagem 2020
- A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco 2019
- A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco [Monitoring in the framework of multilevel models. Contributions for the identification and timely intervention of students at risk] 2019
- AEA - Ainda estou a aprender 2019
- AEA - Ainda estou a aprender [I am still learning] 2019
- Da concepção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível [From conception to the validation of an integrated model of intervention in reading. Contributions to the operationalization of the multilevel model] 2019
- Ensinar a compreender. Perspetivas e propostas [Teaching comprehension. Perspectives and proposals] 2019
- Ensinar a compreender: Perspectivas e propostas 2019
- Ensinar a compreender: Perspectivas e propostas [Teaching to comprehend: perspectives and proposals] 2019
- Ensinar a compreender: Perspectivas e propostas [Teaching to understand: Perspectives and proposals] 2019
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância : como a investigação suporta a ação 2019
- Ler» antes de ler. Dos pré requisitos às competências facilitadoras [«Read» before reading. From prerequisites to facilitating skills] 2019
- O ensino da leitura. O outro lado do espelho 2019
- O ensino da leitura. O outro lado do espelho [Teaching reading. The other side of the mirror] 2019
- Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar 2019
- Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar [For a positive look at the role of the family in family literacy] 2019
- Projeto Litteratus 2019
- Projeto Litteratus [Litteratus Project] 2019
- Projeto «Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível 2019
- «Ler» antes de ler: dos pré-requisitos às competências facilitadoras 2019
- Instrumentos de avaliação da linguagem: Uma perspectiva global. 2017
- "Ler" antes de ler: como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática [Developing emerging literacy skills in preschool: how research supports practice] 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. [Developing emergent literacy competences in preschool: How research supports practice] 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente: inserção do programa DECOLE no contexto da educação infantil no Brasil 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente: inserção do programa DECOLE no contexto da educação infantil no Brasil [Developing emerging literacy skills: insertion of the DECOLE program in the context of early childhood education in Brazil] 2017
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a ação 2017
- Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista) [Speaking, reading and writing: How research supports action (revised edition)] 2017
- Instrumentos de avaliação da linguagem: uma perspetiva global 2017
- Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática 2017
- «Ler antes de ler». Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita [«Read before reading». How to facilitate reading and writing learning] 2017
- «Ler», ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípios 2017
- “Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? 2017
- “Ler”, ouvir, refletir e compreender. Operacionalizando princípios [“Read”, listen, reflect and understand. Operationalizing principles] 2017
- Comentário 2016
- Falar, ler e escrever no jardim e infância. Como a investigação suporta a ação 2014
- Prova de reconhecimento de palavras (PRP) 2014
- Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita 2014
- A avaliação da leitura. Necessidades, complexidades e instrumentos [Reading assessment. Needs, complexities and instruments] 2014
- A avaliação da leitura: necessidades, complexidades e instrumentos 2014
- Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida 2014
- Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida. [Reading assessments. Conceptual and measurement issues] 2014
- Bateria de Avaliação da Leitura. Descrição e opções de construção 2014
- Bateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção [Reading assessment battery. Description and construction options] 2014
- Compreensão de textos. Considerações teóricas e implicações para a sua avaliação 2014
- Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação 2014
- Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação. [Speaking, reading and writing in kindergarten. How research supports action] 2014
- Introdução 2014
- Introdução [a "Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler"] 2014
- Leitura de palavras. Considerações teóricas e implicações para a sua avaliação 2014
- Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática 2014
- Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática 2014
- Opções metodológicas e estatísticas na construção dos testes da Bateria de Avaliação da Leitura 2014
- Opções metodológicas e estatísticas na construção dos testes da Bateria de Avaliação da Leitura [Methodological and statistical options in the construction of the Reading Evaluation Battery tests] 2014
- Prova de reconhecimento de Palavras – PRP 2014
- TCL – Teste de Compreensão da leitura 2014
- «Ler» antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? 2014
- “Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? 2014
- Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente 2013
- Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. [Assessment of the effects of an emergent literacy competencies intervention program] 2013
- 1.1 Ler com compreensão para ler com fruição 2012
- Ler com compreensão para ler com fruição 2012
- Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer : apresentação de um programa de literacia familiar 2012
- Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer : apresentação de um programa de literacia familiar [Reading and writing to help my child grow: Introducing a family literacy program] 2012
- Teste centrados em critério. [Test focused on criteria] 2010
- Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. [Readers who we want to readers that we have] 2009
- O ensino da escrita: dimensões gráfica e ortográfica 2009
- O ensino da leitura : a avaliação 2009
- À descoberta do Livro e da Biblioteca. [Discovering the Book and Library] 2007
- “Panorama desde Portugal. La enseñanza de la lengua escrita en las aulas. Principales retos en la formación de maestros. ["Panorama from Portugal. The teaching of written language in classrooms. Main challenges in teacher education] 2006
- Aprender a Ler. Apenas uma questão de métodos? [Learning to Read Just a matter of methods?] 2006
- Panorama desde Portugal. La enseñanza de la lengua escrita en las aulas. Principales retos en la formación de maestros [Panorama from Portugal. The teaching of written language in classrooms. Main challenges in teacher training] 2006
- Avaliação e intervenção em Dificuldades de Aprendizagem da Leitura. [Assessment and intervention in Learning Disabilities Reading] 2005
- Avaliação e intervenção em dificuldades de aprendizagem da leitura 2005
- Vamos juntar letras e fazer palavras 2004
- Vamos juntar letras e formar palavras. [Let us join letters to form words] 2004
- Life events e saúde. [Life events and health] 1981
-
documento
- Projeto Litterattus - Relatório final [Project Literattus - Final report] 2022
- Projeto litterattus - Relatório final 2022
- Manual de aplicação e de cotação das Prova de Rastreio – 2º ano | Versão 3 2020 - prova em papel 2020
- Manual de aplicação e de cotação das Provas de Rastreio - 1.º ano | Versão 3 2020 - prova em papel 2020
- A autorregulação da compreensão durante a leitura e o ensino explícito de estratégias 2020
- Como a capacidade linguística, o conhecimento geral as estruturas cognitivas e afetivas do leitor influenciam a compreensão da leitura 2020
- Compreensão da leitura 2020
- Conhecimento lexical 2020
- Conhecimento morfológico e sintático 2020
- Fluência e compreensão da leitura 2020
- A autorregulação da compreensão durante a leitura e o ensino explícito de estratégias. [Self-regulation of comprehension during reading and explicit teaching of strategies] 2020
- Como a capacidade linguística, o conhecimento geral as estruturas cognitivas e afetivas do leitor influenciam a compreensão da leitura. [How reader's language development, general knowledge, cognitive and affective structures influence reading comprehension] 2020
- Compreensão da leitura.[Reading comprehension] 2020
- Conhecimento lexical. [Lexical knowledge] 2020
- Conhecimento morfológico e sintático. [Sintactic and morphological knowledge] 2020
- Ensinar e Aprender Português. Recursos tecnológicos para ensinar Português, apoiar e recuperar aprendizagens [EAP - Teaching and Learning Portuguese. Technological resources to teach the Portuguese language, support and promote learnings recovery] 2020
- Fluência e compreensão da leitura. [Fuency and reading comprehension] 2020
- Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: Um estudo de caso. [Screening, monitoring and learning universal design. A case study] 2019
- Teste de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação [Test of Fluency Assessment: Construction and validation] 2019
- Desenvolvimento de medidas de avaliação da compreensão para alunos do 5.º ano: Evidências de validade [Development of comprehension assessment measures for 5th grade students: Evidence of validity] 2019
- Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: um estudo de caso [Screening, monitoring and universal design for learning: a case study] 2019
- Teste de Avaliação da Fluência (TAF): construção e validação [Fluency Assessment Test (TAF): construction and validation] 2019
- AEA - Ainda estou a aprender 2019
- Projeto Litteratus 2019
- Projeto «Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 1.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 2.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 3.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 1.º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test Application and Quotation Manual 1st grade, Version 2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 4.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 4th graders, version2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio – 2º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test Application and Quotation Manual - 2nd grade, Version 2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio – 3º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test Application and Quotation Manual - 3rd grade, Version 2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio – 4º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test Application and Quotation Manual - 4th grade, Version 2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio 1.º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test 1st grade, Version 2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio – 2º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test - 2nd grade, Version 2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio – 3º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test - 3rd grade, Version 2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio – 4º ano, Versão 2 [Know, Act and Change. Screening Test - 4th grade, Version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 1st grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 2nd grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3.º ano, versão 2A [Know, act and change: screening test, 3rd grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 4th grade, version 2] 2019
- Desenvolvimento de medidas de avaliação da compreensão para alunos do 5º ano: Evidências de validade 2019
- EAP - Ensinar e Aprender Português 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1º ano, versão 2 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2º ano, versão 2A 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3º ano, versão 2 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4º ano, 2ª versão 2019
- Processamento da leitura: decodificação e compreensão. Letras de Hoje. 2019
- Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: Um estudo de caso 2019
- Teste de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação 2019
- Ainda Estou a Aprender. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [I'm still learning. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1] 2018
- Ainda Estou a Aprender. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 2º ano, Versão 1 [I'm still learning. Screening Evidence Application and Quotation Manual - 2nd grade, Version 1] 2018
- Ainda Estou a Aprender. Prova de Rastreio – 2º ano, Versão 1 [I'm still learning. Screening Test - 2nd grade, Version 1] 2018
- Ainda estou a aprender: prova de rastreio 2º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 1º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 3º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 4º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 4th graders, version1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 1º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Evidence Application and Quotation Manual - 1st grade, Version 1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 2º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Evidence Application and Quotation Manual - 2nd grade, Version 1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 3º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Evidence Application and Quotation Manual - 3rd grade, Version 1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio – 4º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Evidence Application and Quotation Manual - 4th grade, Version 1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio – 4º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Test - 4th grade, Version 1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio, 1º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Test, 1st grade, Version 1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio, 2º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Test, 2nd grade, Version 1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Prova de Rastreio, 3º ano, Versão 1 [Know, Act and Change. Screening Test, 3rd grade, Version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 1st grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 2nd grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 3rd grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 4th, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4º ano, versão 1, 2018 2018
- Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validade 2018
- Litteratus. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio, 3.º ano, Versão 2. [Litteratus. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version2] 2018
- Litteratus. Manual e Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio, 3.º ano, Versão 2 [Litteratus. Screening Evidence Handbook and Application, 3rd grade, Version 2] 2018
- Litteratus. Prova de Rastreio, 3.º ano, Versão 2 [Litteratus. Screening Test, 3rd grade, Version 2] 2018
- Litteratus: prova de rastreio 3º ano, versão 2, 2018 2018
- Vitimação múltipla infantojuvenil: avaliar para intervir 2018
- Parental reports of the lexical and syntactic development in children aged 30 to 48 months old: the European Portuguese version of the CDI-III 2017
- Relações entre as práticas de literacia familiar e o vocabulário de crianças entre os 16 e os 30 meses de idade [Relationships between family literacy practices and the vocabulary of children between 16 and 30 months of age] 2017
- A longitudinal study of word reading skills: growth, stability and predictions in students from Grade 1 and Grade 4 2017
- O desenvolvimento comunicativo das crianças portuguesas com idades compreendidas entre os 8 e os 15 meses [The communicative development of Portuguese children aged between 8 and 15 months] 2017
- A promoção da literacia emergente 2017
- Ainda Estou a Aprender. Uma plataforma de apoio às dificuldades de aprendizagem [I'm still learning. A platform to support learning difficulties] 2017
- Aprender a Brincar com Bia e Kiko. Linguagem oral e abordagem à escrita [Learning to Play with Bia and Kiko. Oral language and approach to writing] 2017
- Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates. Manual Técnico 2017
- Efeitos da frequência da creche e das habilitações literárias das mães no desenvolvimento comunicativo de bebés até aos 15 meses [Effects of daycare attendance and mothers' educational attainment on the communicative development of babies up to 15 months] 2016
- ). Developmental trends, age and gender diferences in toddlers´communicative development: A study in European Portuguese 2016
- European Portuguese infants’ communicative development: a longitudinal study 2016
- Validation of the CDI-III European Portuguese: reliability and validity evidence 2016
- CDI adaptation for European Portuguese: Differences in lexical and grammar development as a function of gender and maternal and educational level 2016
- Developmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese. 2016
- European Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study. 2016
- Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade? 2016
- Portuguese Foundation Graphogame: Preliminary Results. 2016
- Preparação para as ... Provas de aferição: português e matemática, 1.º ciclo do ensino básico, 2.º ano 2016
- Preparação para as ... Provas finais: português e matemática, 1.º ciclo do ensino básico, 4.º ano 2016
- Preparação para as Provas Finais 4.º ano. 2016
- Preparação para as Provas Finais 2º ano. 2016
- Ainda estou a aprender. Apresentação de um projeto de intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura [I'm still learning. Presentation of an intervention project in reading learning difficulties] 2015
- A influência do raciocínio na compreensão da leitura 2015
- Avaliação da Consciência Fonológica. Desenvolvimento e validação da PACOF 2015
- Construction of short versions of the Macarthur-Bates Communicative Development Inventories for European Portuguese 2015
- Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance 2015
- Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance. 2015
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students 2015
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students. 2015
- Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions 2015
- Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions. 2015
- I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities 2015
- I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities. 2015
- The influence of listening comprehension, word recognition and oral reading fluency on reading comprehension: A study with second graders 2015
- The influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with second graders. 2015
- Introdução [a "Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler"] 2014
- Teste de compreensão da leitura (TCL) 2014
- Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura 2014
- Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura [The role of decoding precision and speed in signaling at-risk readers] 2014
- Assessment of word reading, listening and reading comprehension 2014
- Assessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students 2014
- Bal – Bateria de Avaliação da Leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas 2014
- Compreensão de textos em crianças brasileiras a partir de diferentes classes de inferências: algumas comparações 2014
- Construção e validação do Teste de Avaliação Dinâmica da Compreensão Oral 2014
- Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para Jardim de Infância 2014
- Influência da fluência, do vocabulário e do raciocínio na compreensão da leitura 2014
- JIL. Jogos Interativos de Leitura [JIL. Interactive reading games] 2014
- JIL. Jogos Interativos de Leitura. Brochura para pais 2014
- JIL. Jogos Interativos de Leitura. Brochura para pais [JIL. Interactive Reading Games. Parent brochure] 2014
- Jogos Interativos de Leitura 2014
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 10 2014
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 10 [Reading, Children's Literature and Ilustração. Teaching Research and Practice 10] 2014
- Ler para ser. Os caminhos, antes, durante e¿ depois de aprender a ler 2014
- Longitudinal data on Portuguese early reading acquisition 2014
- Os Inventários de Desenvolvimento Comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses: Primeiros dados de validação 2014
- Os inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses. [MacArthur-Bates communicative development inventories - 8-15 e 16-30 months] 2014
- PACOF – Prova de Avaliação da Consciência Fonológica 2014
- TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano[Test of Reading Comprehension of Expository Texts- 2] 2014
- TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 3.º ano[Test of Reading Comprehension of Expository Texts-3] 2014
- TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano[Test of Reading Comprehension of Expository Texts-4] 2014
- TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano[Test of Reading Comprehension of Narrative Texts-2] 2014
- TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano 2014
- TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano[Test of Reading Comprehension of Narrative Texts-3] 2014
- TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano[Test of Reading Comprehension of Narrative Texts- 4] 2014
- TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2014
- TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico [Test of Reading Comprehension of Narrative Texts, Technical Manual] 2014
- TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano [Test of Listening Comprehension of Expository Texts-1] 2014
- TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano [Test of Listening Comprehension of Expository Texts-2] 2014
- TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano [Test of Listening Comprehension of Expository Texts-3] 2014
- TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano [Test of Listening Comprehension of Expository Texts-4] 2014
- TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico [Test of Listening Comprehension of Expository Texts, Technical Manual] 2014
- TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano [Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-1] 2014
- TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano [Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-2] 2014
- TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano [Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-3] 2014
- TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano [Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-4] 2014
- TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico [Test of Listening Comprehension of Narrative Texts, technical manual] 2014
- TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico [Test of Word Recognition, Technical Manual] 2014
- TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano [Test of Word Recognition-1] 2014
- TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano [Test of Word Recognition-2] 2014
- TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano [Test of Word Recognition-3] 2014
- TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano [Test of Word Recognition-4] 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 3.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico [Test of Reading Comprehension of Expository Texts. Technical Manual] 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano 2014
- Evaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles [Assessment of the effects of a program to promote reading comprehension in Portuguese and Spanish students] 2013
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 9 (Reading, Children's Literature and Ilustração. Teaching Research and Practice 9) 2013
- Reading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test. 2013
- Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten. 2013
- TCTML-i - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: manual técnico 2013
- TCTML-i –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura – Informativo -2.º ano 2013
- TCTML-i –Teste de Compreensão de textos na Modalidade Leitura – Informativo: Manual Técnico 2013
- TCTML-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura – Narrativo - 2.º ano 2013
- TCTML-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura – Narrativo - 3.º ano 2013
- TCTML-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura – Narrativo - 4.º ano 2013
- TCTML-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura – Narrativo: Manual Técnico 2013
- TCTMO-i –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo – 1.º ano 2013
- TCTMO-i –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo – 2.º ano 2013
- TCTMO-i –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo – 3.º ano 2013
- TCTMO-i –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo – 4.º ano 2013
- TCTMO-i –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Informativo: Manual Técnico 2013
- TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano [TLC-e-1: Test of Listening Comprehension - expository texts - 1st grade] 2013
- TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano [TLC-e-2: Test of Listening Comprehension - expository texts - 2nd grade] 2013
- TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano [TLC-e-3: Test of Listening Comprehension - expository texts - 3rd grade] 2013
- TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano [TLC-e-4: Test of Listening Comprehension - expository texts - 4rd grade] 2013
- TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2013
- TCTMO-n - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral-narrativo: manual técnico 2013
- TCTMO-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo – 1.º ano 2013
- TCTMO-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo – 2.º ano 2013
- TCTMO-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo – 3.º ano 2013
- TCTMO-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo – 4.º ano 2013
- TCTMO-n –Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral – Narrativo: Manual Técnico 2013
- TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano [TLC-n-1: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 1st grade] 2013
- TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano [TLC-n-2: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 2nd grade] 2013
- TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano [TLC-n-3: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 3rd grade] 2013
- TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano [TLC-n-4: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 4th grade] 2013
- TLP - Teste de Leitura de Palavras: manual técnico 2013
- TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano [TWR-1: Test of Word Reading - 1st grade] 2013
- TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano [TWR-2: Test of Word Reading - 2nd grade] 2013
- TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano [TWR-2: Test of Word Reading - 3rd grade] 2013
- TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano [TWR-4: Test of Word Reading - 4th grade] 2013
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura – Informativo - 3.º ano 2013
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Leitura – Informativo - 4.º ano 2013
- Teste de Leitura de Palavras – 1.º ano 2013
- Teste de Leitura de Palavras – 2.º ano 2013
- Teste de Leitura de Palavras – 3.º ano 2013
- Teste de Leitura de Palavras – 4.º ano 2013
- Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento de Palavras 2012
- Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento de Palavras [Students with and without reading disabilities. Diferencial performance in the Word Recognition Inventory] 2012
- Assessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms 2012
- Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative test comprehension 2012
- Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension. 2012
- Evaluation of word recognition in elementary school 2012
- Family literacy and children’s literacy development 2012
- Narrative and informative reading comprehension tests: Validity studies 2012
- Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms 2012
- Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms. 2012
- Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test 2012
- TCL - Teste de Compreensão da Leitura - 2.º ano 2012
- TCL - Teste de Compreensão da Leitura - 3.º ano 2012
- TCL - Teste de Compreensão da Leitura - 4.º ano 2012
- TCL - Teste de Compreensão da Leitura: Manual Técnico 2012
- Teste de Compreensão Leitora (TCL).[Reading Comprehension Test] 2012
- Word recognition in students with and without learning disabilities 2012
- Ler melhor para ler mais 2011
- Dados de validação do questionário PLCEPE - Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar [Validation of the questionnaire for the assessment of literacy practices in preschool contexts] 2011
- Dados de validação do questionário PLCEPE – Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar 2011
- Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção 2011
- Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção [Teaching (and learning) to comprehend:Presentation of two intervention programs] 2011
- Estudos de validade do Teste de Compreensão Leitora (TCL) 2011
- Falar. Ler e escrever no jardim-de-infância: apresentação de um programa de promoção da literacia 2011
- Inventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos [Word Recognition Inventory: Methodological options and psychometric data] 2011
- Inventário de reconhecimento de palavras. Opções metodológicas e dados psicométricos 2011
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 8 [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 8] 2011
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 8 [Reading, Children's Literature and Ilustração. Teaching Research and Practice 8] 2011
- Teste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade [Test of Reading Comprehension (TCL): Item analysis and construction of versions per school grade] 2011
- Avaliação da Leitura no 1.º Ciclo. Construção do Inventário de avaliação de leitura 2010
- Avaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura [Reading assessment in elementary school: Construction and validation of reading assessment inventories] 2010
- Construção e validação do Teste de Compreensão Leitora (TCL): análises do modelo Rasch 2010
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 7 2010
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 7 [Reading, Children's Literature and Ilustração. Teaching Research and Practice 7] 2010
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 7. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 7] 2010
- Prova de Reconhecimento de Palavras (PRP). [Word Recognition Test] 2010
- Teste de Compreensão Leitora 2009
- Avaliação da compreensão leitora no 1º ciclo: Estudo de um instrumento 2008
- Estudos de validação da Prova Avaliação da Compreensão Leitora 2008
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 6 [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Teaching Practice 6] 2008
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 6. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 6] 2008
- Validação de uma prova informatizada de reconhecimento de palavras: Estudos exploratórios 2008
- Vowel Decoding Accuracy in Reading European Portuguese Bisyllabic Words 2008
- A descodificação de vogais em palavras polissilábicas no caso da dislexia em português europeu 2007
- Dar Vida às Letras. Promoção do Livro e da Leitura 2007
- As rimas e consciência fonológica 2006
- Do aprender a ler ao gostar de ler: um caminho a descobrir 2006
- Recensões para a Casa da Leitura, [Book reviews for House of Reading] 2006
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 5 [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Teaching Practice 5] 2005
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Investigação e Prática Docente 5. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 5] 2005
- Literacia de formação de professores 2005
- Teste de Identificação de Competências Linguísticas (TICL). [IdentificationTtest of Language Skills] 2004
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 4 [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Teaching Practice 4] 2003
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 4.[Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 4] 2003
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3 [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Teaching Practice 3] 2002
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 3. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 3] 2002
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 2 [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Teaching Practice 2] 2001
- Leitura, Literatura Infantil e Ilustração: Investigação e Prática Docente 2. [Reading, Children's Literature and Illustration. Research and Educational Practice 2] 2001
- Pé Ante Pé – 4 volumes (2 volumes da Série Cinturão Verde e 2 volumes da Série Cinturão Laranja). [] 1995
- Pé Ante Pé – 12 volumes (6 volumes da série Cinturão Branco e 6 volumes da Série Cinturão Amarelo) 1993
- Ainda estou a aprender [Plataforma eletrónica]
- Ainda estou a aprender [Plataforma eletrónica]
-
livro
- Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita 2023
- Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita 2023
- Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. [Risking change. The challenges of multilevel models in the teaching of reading and writing] 2023
- PACOF - Prova de Avaliação da Consciência Fonológica. Guia do Utilizador 2021
- PACOF - Prova de Avaliação da Consciência Fonológica: manual técnico 2021
- PACOF - Prova de Avaliação da Consciência Fonológica. Guia do Utilizador. [PACOF - Phonological Awareness Assessment Test. User Guide] 2021
- Ouvintes sortudos: um programa de promoção da fluência em leitura - 2º ano 2020
- Ouvintes sortudos: um programa de promoção da fluência em leitura - 2º ano. [Lucky listeners: a program to promote reading fluency - 2nd primary grade 2020
- Abordagens contemporâneas de vitimação, violência e crime (Contemporary approaches to victimization, violence and crime) 2019
- Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura. 2017
- Aprender a brincar com... Bia e Kiko: linguagem oral e abordagem à escrita: caderno de atividades 2017
- Crime e Segurança nas Cidades Contemporâneas 2017
- Crime e segurança nas cidades contemporâneas (Crime and security in contemporary cities) 2017
- DECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergente 2017
- Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para Jardim de Infância (2ª Ed. revista) 2017
- MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. Manual técnico. [MacArthur-Bates Communicative Cevelopment Inventory. Technical manual.] 2017
- MacArthur-Bates: inventários de desenvolvimento comunicativo: manual técnico 2017
- AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [I'm still learning: The technologies in the support for reading difficulties assessment and intervention] 2016
- Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura 2016
- Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura 2016
- Afabetização em países de língua portuguesa: pesquisa e intervenção 2014
- Alfabetização em países de língua portuguesa: pesquisa e intervenção 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - informativo. Manual técnico. [TRC-e: Test of Reading Comprehension - expository texts. Technical manual] 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura- narrativo. Manual técnico. [TRC-n: Test of Reading Comprehension - narrative texts. Technical manual] 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade oral - narrativo. Manual técnico. [TLC-n: Test of Listening Comprehension - narrative texts. Technical manual] 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade oral- informativo. Manual técnico. [TLC-e: Test of Listening Comprehension - expository texts. Technical manual] 2014
- Teste de leitura de palavras. Manual técnico. [Test of word reading. Technical manual] 2014
- O Ensino da Escrita: Dimensões gráfica e ortográfica. [The Teaching of Writing: Dimensions graphic and orthographic] 2011
- Aprender a Compreender torna mais fácil o saber [Learning to understand makes learn easier] 2010
- Aprender a compreender. Do saber… ao saber fazer. [Learning to understand. Of knowing ... to learn to do.] 2010
- Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico 2010
- Compreensão da leitura. Dos modelos teóricos ao ensino explícito. [Reading comprehension. Theoretical models of the explicit teaching] 2010
- O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica [The teaching of reading comprehension. From theory to practice teaching] 2010
- O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico 2010
- Dos Leitores que temos aos leitores que queremos. Ideias e Projetos para promover a leitura 2009
- O Ensino da leitura: A avaliação. [Teaching reading: The assessment.] 2009
- Dar vida às letras: promoção do livro e da leitura 2007
- Para a avaliação do desempenho de leitura 2007
- Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal 2002
- Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas. [Da linguagem oral à leitura. Construção e validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas] 2002
- Da linguagem oral à leitura: construção e validação do teste de Identificação de competências linguísticas 2002
- Leitura: da aprendizagem informal à aprendizagem formal. [Reading: of informal learning to formal learning.] 2002
- Melhor falar para melhor ler: um programa de desenvolvimento de competências linguísticas 4-6 anos 2002
-
teses
- Competência comunicativa oral. Desenho e sistematização de uma intervenção didática 2022
- A leitura como fator de inclusão social: desenvolvimento de um instrumento de avaliação para o 1.º ano de escolaridade 2019
- Literacia e inclusão social: um estudo de caso com recurso à plataforma «Ainda estou a aprender» 2019
- Fluência de leitura: construção, aplicação e avaliação de sequências didáticas e materiais de intervenção pedagógica 2018
- Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: relações entre descodificação e compreensão 2018
- Adaptação do inventário de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates: estudos de validação 2017
- Consciência fonológica. Do constructo à avaliação 2017
- Contributo das operações lógicas para a aprendizagem da leitura 2017
- Fluência em leitura e hábitos de leitura: impacto de um programa de intervenção no 5º ano de escolaridade 2017
- "De mãos dadas com o Livro": promoção da linguagem oral e da literacia emergente com crianças de etnia cigana e com crianças provenientes de contextos socioeconómicos desfavorecidos 2015
- A estimulação cognitiva através da aprendizagem mediada: uma proposta de promoção das habilidades cognitivas em crianças de meio social desfavorecido 2015
- "O ensino da escrita": apropriação do sistema ortográfico : plano de intervenção 2014
- Aquisição da linguagem em função do contexto: uma análise contrastiva: creche e família 2014
- Avaliação do reconhecimento de palavras em alunos com dificuldades de aprendizagem da leitura 2014
- A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico 2013
- Brincar para falar, falar para ler 2013
- Avaliar leitura no 1.º ciclo do ensino básico: construção e validação do TCL (Teste de Compreensão Leitora) 2012
- Implementação de estratégias de regulação do comportamento no 1º Ciclo do Ensino Básico 2012
- Do sentir ao ler: contributo do texto poético para a compreensão da leitura 2011
- Inventário de compreensão de textos na modalidade de leitura: construção e validação 2011
- Práticas e hábitos de leitura dos alunos com necessidades educativas especiais e acesso ao livro 2011
- A consciência fonológica e as conceptualizações precoces sobre a escrita na aprendizagem da ortografia 2009
- O sentir e o significar : para uma leitura do papel das narrativas no desenvolvimento emocional da criança 2008
- Como ensinar a compreensão leitora no primeiro ciclo do ensino básico 2006
- Promover a linguagem : promover a saúde 2006
- Efeitos de estimulação multi-sensorial no desempenho de crianças em creche 2005
- Leitura e insucesso escolar : percursos de crianças "de risco" - um estudo de caso 2004
- A Gestão Curricular e o Desenvolvimento de Competências (Meta)linguísticas na Criança de 4 e 5 Anos 2002