publicações selecionadas
-
artigo académico
- Percurso(s) para a transformação digital. Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português». Palavras. 2023
- Cognitive and metacognitive strategy use in poor comprehenders: an exploratory study. Australian Journal of Learning Difficulties. 2023
- Cross-lagged relations among linguistic skills in European Portuguese: A longitudinal study. . Reading Research Quarterly. 2020
- Antonymy and networking lexical organization in the 1st CEB: teaching proposal using bimodal narratives and increased reality 2019
- O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção 2017
- Reevaluation of Self-Expanding Metal Stents as a Bridge to Surgery for Acute Left-Sided Malignant Colonic Obstruction: Six Years Experience 2016
- Adaptation and validation of the reading strategy use scale for the Portuguese population.. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica. 2015
- GESTÃO DE TALENTOS E O BOM PROFESSOR PARA ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE DE CLUSTERS 2015
- Listening Comprehension Assessment: Validity Studies of Two Vertically Scaled Tests for Portuguese Students [Evaluación de la Comprensión Oral: Estudios de Validez de Dos Tests con Versiones Escaladas Verticalmente para Alumnos Portugueses]. Universitas Psychologica. 2014
- Los desafíos de enseñar a comprender. Investigaciones sobre Lectura. 2014
- A Morphological Awareness Test (PCM): Contribution to its validation 2014
- Los desafíos de enseñar a compreender. [The challenges of teaching how to comprehend]. Investigaciones sobre Lectura. 2014
- Los desafíos de enseñar a comprehender. Investigaciones sobre lectura [The challenges of teaching to understand. Reading research] 2014
- Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura [Evaluation of an intervention program in reading fluency]. Revista Ibero-Americana de Educação. 2012
- A aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes: Um estudo exploratório. AMAzônica. 2012
- A leitura de histórias como veículo de promoção da qualidade das interacções entre pais e filhos [Storytelling as vehicle to promote quality of interactions between parents and children]. Diversidades. 2012
- Aprender a Compreender. Da teoria à prática pedagógica. Exedra, Número temático - “Português: Investigação e Ensino”. 2012
- Aprender a Compreender. Da teoria à prática pedagógica. Exedra, Número temático - “Português: Investigação e Ensino”. 2012
- Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica [Learning comprehension. From theory to practice] 2012
- Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica. [Learning how to comprehend. From theory to pedagogical practice]. Exedra. Português: Ensino e Investigação.. 2012
- Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura. Revista Ibero-Americana de Educação. 2012
- Descrição e avaliação dos efeitos do programa: Ler e escrever para aprender 2012
- Ler bem para aprender melhor: descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura 2010
- A aprendizagem cooperativa e tutoria de pares na escola 2008
- Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários [Self-regulation: differences according to year and area in university students]. Psicologia, Educação e Cultura. 2007
- Auto-regulação: Influência no sucesso escolar dos alunos universitários [Self-regulation: Influence on academic sucess of college students] 2007
- Desempenho em leitura em função do método. Um estudo longitudinal [Reading performance according to the method. A longitudinal study] 2007
- Desempenho em leitura em função do método: um estudo longitudinal 2007
- Desempenho na leitura em função do método. Um estudo longitudinal [Performance in reading according to the method. A longitudinal study]. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 2007
- Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico [Previous knowledge, school success and learning trajectories: from the 1st to the 2nd cycle of basic education]. Análise Psicológica. 2006
- Speed of information processing on intelligence definition and assessment.. Psicologia, Educação e Cultura. 2005
- Velocidade de processamento da informação na definição e avaliação da inteligência [Speed of information processing on intelligence definition and assessment]. Psicologia, Educação e Cultura. 2005
- Dificuldades de aprendizagem na leitura: Um projecto de intervenção com alunos do 1.º ano de escolaridade [Learning disabilities in reading: a intervention project with students from the 1st grade] 2005
- Influência das competências de compreensão leitora no sucesso académico [nfluence of reading comprehension skills on academic achievement]. Psicologia e Educação. 2005
- Padrões de erros nos testes escolares de alunos no ensino básico [Patterns of errors in elementary school students’ tests] 2004
- Projectos de formação dos estudantes do ensino superior [Training projects of students in higher education]. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Avaliação diagnóstica: O Questionário de Percepção de Aprendizagem (QPA) [Diagnostic assessment: Learning Perception Survey] 2003
- Projectos de Formação de Estudantes do Ensino Superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Estudo acompanhado: O modelo de infusão curricular para o 1.º ciclo do ensino básico [Accompanied study: The curriculum infusion model for the 1st cycle of basic education]. Aprender. 2002
- Validity of a reading comprehension test for Portuguese students.. Psicothema. 2000
- Estudo acompanhado: Opções teóricas e metodológicas 2000
- Validez estructural de las pruebas de evaluación de realización cognitiva [Structural validity of cognitive performance evaluation tests]. Psicothema. 2000
- Avaliação de estratégias cognitivas e metacognitivas através da análise de conteúdo das tarefas escolares: Uma metodologia a considerar 1999
- Testes centrados em critério: a sua incidência em educação 1994
- A inteligência, o raciocínio e as analogias: Especificação sucessiva dos aspectos genéricos da mente humana 1993
- Effects of the Future Problem Solving Program On Children's Concerns About the Future. Gifted Child Quarterly. 1992
- Provas de avaliação da realização cognitiva (PARC): Fundamentação e estudos exploratório. Revista de Psicologia Militar. 1992
-
artigo de conferência
- Learning Reading And Writing Through The Digital Resource "Ensinar E Aprender Português": A Social Validity Analysis 2024
- Ensinar e aprender Português: a digital resource for learning to read and write 2021
- Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contexto municipal [I am still learning: Assessment and intervention in reading disabilities in a municipal context] 2019
- Avaliação e intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura num contexto municipal 2019
- I am still learning: Assessment and intervention in reading disabiities in a municipal context 2019
- I'm still learning: Assessment and intervention in reading disabilities in a municipality 2019
- Effects of listening comprehension, word recognition and oral Reading fluency on Reading comprehension in second grade students 2016
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students 2016
- I’m still learning: a web platform for the intervention in reading disabilities 2016
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students 2015
- I’m still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities 2015
- ). Jogos interativos de leitura: um programa de literacia familiar [Interactive reading games: A family literacy program] 2014
- Battery of Reading Asssessment: description and validity studies 2014
- Battery of reading assessment: Description and validity studies 2014
- Battery of reading assessment: Description and validity studies 2014
- Programas de intervenção em letramento emergente no contexto ibero-americano: uma revisão da literatura 2014
- Evaluación de la comprension de textos: opciones teóricas y metodológicas 2011
- Los desafios de enseñar a compreender. Como puede la teoria orientar la práctica pedagógica? 2011
- Ler melhor para ler mais 2011
- Adaptação da Escala Reading Strategy Use para a população portuguesa 2010
- Adaptação portuguesa da escala de estratégias metacognitivas de leitura numa segunda língua 2010
- Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e de escrita 2010
- Produção de textos: construção e implementação de um programa de intervenção com alunos do 4.º ano de escolaridade 2010
- Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita 2009
- Escrita de texto no quarto ano de escolaridade: Desenvolvimento e implementação de um programa de intervenção 2009
- Promoção da Compreensão Leitora: Avaliação da eficácia de um programa 2009
- Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita 2008
- Dificuldades iniciais de aprendizagem de leitura/escrita: caracterização das competências e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção 2008
- Atitudes face aos TPC. Diferenças em função do ano e do contexto 2005
- Influência das componentes de compreensão leitora no sucesso escolar dos alunos em diferentes áreas curriculares 2005
- Sucesso e insucesso no ensino básico : relevância de variáveis sócio-familiares e escolares em alunos do 5º ano 2005
- Um programa de estratégias de aprendizagem: Sua avaliação e implicações educativas 1999
- Programa de desenvolvimento de competências de estudo: avaliação de resultados 1992
- Desenvolvimento de competências de estudo: Caracterização de um programa 1990
-
artigo de revista
- The Relationship of Oral Reading Fluency Endurance to Comprehension in an Intermediate Depth Orthography. Psicologia Educativa. 2023
- Reading strategy use scale: an analysis using the rasch rating scale model. Reading and Writing. 2022
- Reading, linguistic, and metacognitive skills: are they reciprocally related past the first school years?. Reading and Writing. 2022
- An Intervention in Reading Disabilities Using a Digital Tool During the COVID-19 Pandemic. Frontiers in Physiology. 2022
- Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2022
- Assessing oral reading fluency within and across grade levels: Development of equated test forms. Behavior Research Methods & Instrumentation. 2022
- Parental Reports of Preschoolers' Lexical and Syntactic Development: Validation of the CDI-III for European Portuguese. Frontiers in Physiology. 2021
- Growth, stability and predictors of word reading accuracy in European Portuguese: A longitudinal study from Grade 1 to Grade 4. Current Psychology. 2021
- Cross-Lagged Relations Among Linguistic Skills in European Portuguese: A Longitudinal Study. Reading Research Quarterly. 2020
- Developing and Validating Tests of Reading and Listening Comprehension for Fifth and Sixth Grade Students in Portugal. Frontiers in Physiology. 2020
- The development of vocabulary and grammar: A longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers. Journal of Child Language. 2019
- The development of vocabulary and grammar: A longitudinal study of European Portuguese-speaking toddlers. Journal of Child Language. 2019
- Efeitos de Intervenções em Letramento Emergente: Uma Revisão Bibliográfica na Base ScIELO. Psicologia, Educação e Cultura. 2019
- Early lexical development: Do day care attendance and maternal education matter?. First Language. 2018
- Validity Evidence of the Test of Word Reading for Portuguese Elementary Students. European Journal of Psychological Assessment. 2017
- The interrelatedness between infants’ communicative gestures and lexicon size: A longitudinal study. Infant Behavior & Development. 2017
- Lexical, morphological and syntactic development in toddlers between 16 and 30 months old: A comparison across European Portuguese and Galician. First Language. 2017
- Parents' reports of lexical and grammatical aspects of toddlers' language in European Portuguese: Developmental trends, age and gender differences. First Language. 2017
- A utilização da plataforma Ainda Estou a Aprender na avaliação e na intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura: um estudo de caso [The platform I'm still learning in the assessment and intervention on reading disabilities: A case study]. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2017
- Assessing reading comprehension with narrative and expository texts: Dimensionality and relationship with fluency, vocabulary and memory. Scandinavian Journal of Psychology. 2017
- Communicative development of Portuguese infants aged between 8 and 15 months. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología. 2017
- Compreensão de textos: Diferenças em função da modalidade de apresentação da tarefa, tipo de texto e tipo de pergunta. Análise Psicológica. 2017
- Development of a word reading test: Identifying students at-risk for reading problems. Learning and Individual Differences. 2017
- Homework self-regulation strategies: a gender and educational level invariance analysis. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2017
- Homework self-regulation strategies: a gender and educational level invariance analysis. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2017
- O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção [Explicit teaching reading comprehension. Impact analysis of an intervention program]. Revista Brasileira de Educação. 2017
- O ensino explícito da compreensão da leitura. Análise do impacto de um programa de intervenção [Explicit teaching reading comprehension. Impact analysis of an intervention program]. Revista Brasileira de Educação. 2017
- The role of word recognition, oral reading fluency and listening comprehension in the simple view of reading: a study in an intermediate depth orthography. Reading and Writing. 2017
- Validity of the test of word reading for portuguese elementary students. European Journal of Psychological Assessment. 2017
- Measurement invariance of the Utrecht Work Engagement Scale for Students: A study across secondary school pupils and university students. European Journal of Developmental Psychology. 2016
- An application of the Rasch model to reading comprehension measurement. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2016
- Beyond word recognition, fluency and vocabulary: The influence of reasoning on Reading comprehension. Australian Journal of Psychology. 2016
- Well-being and academic achievement in secondary school pupils: The unique effects of burnout and engagement. Journal of Adolescence. 2016
- Experiences of babies with written language. Psicologia, Educação e Cultura. 2015
- Adaptation and validation of the reading strategy use scale for the Portuguese population. Revista Iberoamericana de Diagnóstico y Evaluación e Avaliação Psicológica. 2015
- Development of Listening Comprehension Tests with Narrative and Expository Texts for Portuguese Students. The Spanish Journal of Psychology. 2015
- Listening comprehension assessment: Validity studies of two vertically scaled tests for Portuguese students. Universitas Psychologica. 2015
- Prova de Consciência Morfológica (PCM): contributos para a sua validação. Caleidoscópio: Revista de Comunicação e Cultura. 2014
- Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. Anales de Psicología. 2014
- Evaluating listening comprehension in children using a dynamic assessment approach : an exploratory study. European Journal of Developmental Psychology. 2014
- Effect of an intervention program on the reading comprehension processes and strategies in 5th and 6th grade students. Psicothema. 2014
- Invariance on a reading comprehension test in European Portuguese: A differential item functioning analysis between students from rural and urban areas. European Journal of Developmental Psychology. 2014
- Los desafíos de enseñar a comprender. Investigaciones sobre Lectura. 2014
- Propriedades psicométricas da Prova de Reconhecimento de Palavras. Psicologia: Reflexão e Crítica. 2013
- Validity of a reading comprehension test for Portuguese students. Psicothema. 2013
- Aprender a compreender. Da teoria à prática pedagógica. Exedra. Português: Ensino e Investigação.. 2012
- Avaliação de um programa de intervenção na fluência de leitura. Revista Ibero-Americana de Educação. 2012
- A leitura de histórias : qualidade das interações entre pais e filhos. Revista Diversidades. 2012
- Descrição e avaliação dos efeitos do programa “Ler e escrever para aprender” 2012
- A aplicação do Future Problem Solving Program International em adolescentes: Um estudo exploratório. AMAzônica. 2012
- Ler bem para aprender melhor : descrição e fundamentação teórica de um programa de intervenção no âmbito das dificuldades de aprendizagem da leitura 2010
- Auto-regulação: diferenças em função do ano e área em alunos universitários. Psicologia, Educação e Cultura. 2007
- Desempenho em leitura em função do método: um estudo longitudinal. Psicologia: Teoria, Investigação e Prática. 2007
- Conhecimentos prévios, sucesso escolar e trajectórias de aprendizagem : do 1.º para o 2.º ciclo do ensino básico. Análise Psicológica. 2006
- Velocidade de processamento da informação na definição e avaliação da inteligência. Psicologia, Educação e Cultura. 2005
- Projectos de formação de estudantes do ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2003
- Validez estructural de las pruebas de evaluación de realización cognitiva. Psicothema. 2000
-
capítulo de livro
- Teaching reading comprehension strategies: Differential effects of an intervention program as a function of gender and socioeconomic status 2022
- Teaching reading comprehension strategies: Differential effects of an intervention program as a function of gender and socioeconomic status. 2022
- A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco 2019
- A monitorização no quadro dos modelos multinível. Contributos para a identificação e intervenção atempada de alunos em risco [Monitoring in the framework of multilevel models. Contributions for the timely identification and intervention of students at risk] 2019
- AEA - Ainda estou a aprender 2019
- AEA - Ainda estou a aprender [I am still learning] 2019
- Da concepção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível [From conception to the validation of an integrated model of intervention in reading. Contributions to the operationalization of the multilevel model] 2019
- Ensinar a compreender. Perspetivas e propostas [Teaching comprehension. Perspectives and proposals] 2019
- Ensinar a compreender: Perspectivas e propostas 2019
- Ensinar a compreender: Perspectivas e propostas [Teaching to comprehend: perspectives and proposals] 2019
- Ensinar a compreender: Perspectivas e propostas [Teaching to understand: Perspectives and proposals] 2019
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância : como a investigação suporta a ação 2019
- Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar 2019
- Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar [For a positive look at the role of the family in family literacy] 2019
- Para um olhar positivo sobre o papel da família na literacia familiar[For a positive look at the role of the family in family literacy] 2019
- Projeto Litteratus 2019
- Projeto Litteratus [Litteratus Project] 2019
- Projeto «Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível 2019
- Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática [Developing emerging literacy skills in preschool: how research sustains practice] 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática. [Developing emergent literacy competences in preschool: How research supports practice] 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente: inserção do programa DECOLE no contexto da educação infantil no Brasil 2017
- Desenvolvendo competências de letramento emergente: inserção do programa DECOLE no contexto da educação infantil no Brasil [Developing emerging literacy skills: insertion of the DECOLE program in the context of early childhood education in Brazil] 2017
- Escala de influência da família – Versão para estudantes (EIF) [Family influence scale - Student version (EIF)] 2017
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a ação 2017
- Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a ação [Speaking, reading and writing in kindergarten: how research supports action] 2017
- Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação (edição revista) [Speaking, reading and writing: How research supports action (revised edition)] 2017
- Instrumentos de avaliação da linguagem: uma perspetiva global 2017
- Instrumentos de avaliação da linguagem: uma perspetiva global [Language assessment instruments: a global perspective] 2017
- Ler antes de Ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? [Read before reading. How to facilitate learning to read and write?] 2017
- Ler, ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípios [Read, listen, reflect and understand ... Operationalizing principles] 2017
- Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática 2017
- Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática [Read, listen, reflect ... From theory to practice] 2017
- «Ler», ouvir, refletir e compreender... Operacionalizando princípios 2017
- Falar, ler e escrever no jardim e infância. Como a investigação suporta a ação 2014
- Prova de reconhecimento de palavras (PRP) 2014
- Alicerces da aprendizagem da leitura e da escrita 2014
- Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida 2014
- Avaliar leitura. Questões conceptuais e de medida. [Reading assessments. Conceptual and measurement issues] 2014
- Avaliação do programa Falar Ler e Escrever no Jardim de Infância 2014
- Bateria de Avaliação da Leitura. Descrição e opções de construção 2014
- Bateria de avaliação da leitura. Descrição e opções de construção [Reading assessment battery. Description and construction options] 2014
- Compreensão de textos. Considerações teóricas e implicações para a sua avaliação 2014
- Falar, ler e escrever no jardim de infância. Como a investigação suporta a ação. [Speaking, reading and writing in kindergarten. How research supports action] 2014
- Falar, ler e escrever no jardim de infância.Como a investigação suporta a acção 2014
- Introdução [a "Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler"] 2014
- Leitura de palavras. Considerações teóricas e implicações para a sua avaliação 2014
- Ler, ouvir, refletir … da teoria à prática 2014
- Ler, ouvir, refletir... Da teoria à prática 2014
- Ler, ouvir, refletir… Da teoria à prática 2014
- Opções metodológicas e estatísticas na construção dos testes da Bateria de Avaliação da Leitura 2014
- PRP. Prova de Reconhecimento de Palavras 2014
- Padrinhos de leitura. Um projeto de tutoria para a promoção da fluência em leitura 2014
- Prova de reconhecimento de Palavras – PRP 2014
- TCL: Teste de Compreensão da Leitura 2014
- “Ler” antes de ler. Como facilitar a aprendizagem da leitura e da escrita? 2014
- Avaliação dos efeitos de um programa de promoção de competências de literacia emergente. [Assessment of the effects of an emergent literacy competencies intervention program] 2013
- Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer : apresentação de um programa de literacia familiar 2012
- Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer : apresentação de um programa de literacia familiar [Reading and writing to help my child grow: Introducing a family literacy program] 2012
- Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer. Apresentação de um programa de literacia familiar 2012
- Ler e escrever para ajudar o meu filho a crescer: apresentação de um programa de literacia familiar 2012
- Envolvimento parental na génese do desenvolvimento da literacia 2009
- Hábitos de leitura de filhos e de pais 2009
- Práticas de literacia familiar em idade pré-escolar 2009
- Consulta Psicológica de Aprendizagem e Rendimento Escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação 2007
- Consulta psicológica de aprendizagem e rendimento escolar: Modelos conceptuais e práticas de intervenção e investigação. [Psychological consultation on learning and academic achievement: Conceptual models and research and intervention practices] 2007
- Development of learning strategies: From theoretical approaches to practical answers 2002
- Testes referenciados a critério 2002
- Avaliação Psicológica: seus contributos para o desenvolvimento da Psicologia em Portugal 1995
- Avaliação do pensamento divergente: Estudo de validação com a PARC 1995
- Provas de Avaliação da Realização Cognitiva (PARC): Características métricas dos itens e dos resultados 1994
- A avaliação do pensamento divergente: Proposta de provas para a população jovem adulta portuguesa 1993
- Avaliação psicológica e utilização dos testes em Portugal: Comportamentos e atitudes dos psicólogos 1993
- Porque falar em avaliação e em testes psicológicos 1993
-
documento
- Projeto Litterattus - Relatório final [Project Literattus - Final report] 2022
- Projeto litterattus - Relatório final 2022
- Manual de aplicação e de cotação das Prova de Rastreio – 2º ano | Versão 3 2020 - prova em papel 2020
- Manual de aplicação e de cotação das Provas de Rastreio - 1.º ano | Versão 3 2020 - prova em papel 2020
- A autorregulação da compreensão durante a leitura e o ensino explícito de estratégias 2020
- Como a capacidade linguística, o conhecimento geral as estruturas cognitivas e afetivas do leitor influenciam a compreensão da leitura 2020
- Compreensão da leitura 2020
- Conhecimento lexical 2020
- Conhecimento morfológico e sintático 2020
- Fluência e compreensão da leitura 2020
- A autorregulação da compreensão durante a leitura e o ensino explícito de estratégias. [Self-regulation of comprehension during reading and explicit teaching of strategies] 2020
- Como a capacidade linguística, o conhecimento geral as estruturas cognitivas e afetivas do leitor influenciam a compreensão da leitura. [How reader's language development, general knowledge, cognitive and affective structures influence reading comprehension] 2020
- Compreensão da leitura.[Reading comprehension] 2020
- Conhecimento lexical. [Lexical knowledge] 2020
- Conhecimento morfológico e sintático. [Sintactic and morphological knowledge] 2020
- Fluência e compreensão da leitura. [Fuency and reading comprehension] 2020
- Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: Um estudo de caso. [Screening, monitoring and learning universal design. A case study] 2019
- Teste de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação [Test of Fluency Assessment: Construction and validation] 2019
- Desenvolvimento de medidas de avaliação da compreensão para alunos do 5º ano: Evidências de validade[Development of comprehension assessment measures for 5th grade students: Evidence of validity] 2019
- Projeto Litteratus: Projeto de promoção da compreensão e da fluência de leitura [Projeto Litteratus: Project to promote understanding and reading fluency] 2019
- Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: Um estudo de caso[ Tracking, monitoring and universal design for learning: A case study] 2019
- este de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação [Fluency Assessment Test (TAF): Construction and validation] 2019
- AEA - Ainda estou a aprender 2019
- Projeto Litteratus 2019
- Projeto «Da conceção à validação de um modelo integrado de intervenção na leitura. Contributos para a operacionalização do modelo multinível 2019
- Antonímia e organização lexical em redes no 1º CEB: proposta didática com recurso a narrativas bimodais e à realidade aumentada 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 1.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 2.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 3.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version2] 2019
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação da Prova de Rastreio 4.º ano, Versão 2 [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 4th graders, version2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1.º ano, versão 2 [Know, act and change: application and quotation manual for screening tests, 1st grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2.º ano, versão 2A [Know, act and change: application and quotation manual for screening tests, 2nd grade, version 2 2019
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3.º ano, versão 2 [know, act and change: application and quotation manual for screening tests, 3rd grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4.º ano, versão 2 [Know, execute and change: application manual and quotation of screening tests, 4th grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1.º ano, versão 2 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 1st grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 2nd grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 2A 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 2A [Know, act and change: screening test, 2nd grade, version 2 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3.º ano, versão 2A 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3.º ano, versão 2A [Know, act and change: screening test, 3rd grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4.º ano, versão 2 [Know, act and change: screening test, 4th grade, version 2] 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4.º ano, versão 2A 2019
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4.º ano, versão 2A [Know, act and change: screening test, 4th grade, version 2] 2019
- Desenvolvimento de medidas de avaliação da compreensão para alunos do 5º ano: Evidências de validade 2019
- EAP - Ensinar e Aprender Português 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1º ano, versão 2 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1º ano, versão 2 [Screening tests application and quotation manual, 1st year, version 2] 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2.º ano, Versão 2A [Screening tests application and quotation manual, 2nd year, Version 2A] 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2º ano, versão 2A 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3º ano, Versão 2 [Screening test application and quotation manual, 3rd year, Version 2] 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3º ano, versão 2 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4º ano, 2ª versão 2019
- Manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4º ano, 2ª versão [Screening evidence application and quotation manual, 4th year, 2nd version] 2019
- Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB 2019
- Narrativas bimodais e ferramentas multimédia para o ensino das relações semânticas entre palavras no 1.º CEB [Bimodal narratives and multimedia tools for teaching semantic relations between words in the 1st CEB] 2019
- Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.º Ciclo do Ensino Básico 2019
- Organização do léxico e visão do(s) mundo(s): uma proposta multimédia de abordagem das relações lexicais no 1.º Ciclo do Ensino Básico [Lexicon organization and world view (s): a multimedia proposal to approach lexical relations in the 1st Cycle of Basic Education] 2019
- Rastreio, monitorização e desenho universal para a aprendizagem: Um estudo de caso 2019
- Teste de Avaliação da Fluência (TAF): Construção e validação 2019
- Ainda Estou a Aprender. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [I'm still learning. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1] 2018
- Ainda Estou a Aprender. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio, 2º ano, Versão 1 [I'm still learning. Screening Evidence Application and Quotation Manual, 2nd grade, Version 1] 2018
- Ainda estou a aprender: prova de rastreio 2º ano, versão 1, 2018 2018
- Ainda estou a aprender: prova de rastreio 2º ano, versão 1, 2018 [I'm still learning: 2nd grade screening test, version 1, 2018] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 1º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 1st graders, version1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 3º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 2º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 2nd graders, version1] 2018
- Conhecer, Atuar e Mudar. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio 4º ano, Versão 1. [To know, to act and to change. Manual of application and scoring of the screening test for 4th graders, version1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1.º ano, versão 1 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1.º ano, versão 1 [Know, act and change: application and quotation manual for screening tests, 1st grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 1º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2.º ano, versão 1 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2.º ano, versão 1 [Know, act and change: application and quotation manual for screening tests, 2nd grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 2º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3.º ano, versão 1 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3.º ano, versão 1 [Know, act and change: application and quotation manual for screening tests, 3rd grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 3º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4.º ano, versão 1 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4º ano, versão 1 [Know, act and change: application and quotation manual for screening tests, 4th grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: manual de aplicação e de cotação das provas de rastreio, 4º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 1st grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 1º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2.º ano, versão 1 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 2nd grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 2º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3.º ano, versão 1 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 3rd grade, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 3º ano, versão 1, 2018 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4.º ano, versão 1 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4º ano, versão 1 [Know, act and change: screening test, 4th, version 1] 2018
- Conhecer, atuar e mudar: prova de rastreio, 4º ano, versão 1, 2018 2018
- Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validade 2018
- Construção de uma prova de fluência de leitura de textos para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico: evidências de validade [Construction of a fluency test of reading texts for students of the 2nd Cycle of Basic Education: evidence of validity] 2018
- Litteratus. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio, 3.º ano [Litteratus. Screening Evidence Application and Quotation Manual, 3rd grade] 2018
- Litteratus. Manual de Aplicação e de Cotação das Provas de Rastreio, 3.º ano, Versão 2. [Litteratus. Manual of application and scoring of the screening test for 3rd graders, version2] 2018
- Litteratus: prova de rastreio 3º ano, versão 2 [Litteratus: 3rd grade screening test, version 2] 2018
- Litteratus: prova de rastreio 3º ano, versão 2, 2018 2018
- A longitudinal study of word reading skills: growth, stability and predictions in students from Grade 1 and Grade 4 2017
- A promoção da literacia emergente 2017
- A promoção da literacia emergente [Promoting emerging literacy] 2017
- Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas dificuldades na aprendizagem na leitura [I'm still learning. Presentation of an educational intervention platform for learning difficulties in reading] 2017
- Ainda estou a aprender. Apresentação de uma plataforma educativa de intervenção nas di¿culdades na aprendizagem na leitura 2017
- MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. ed. 1 [MacArthur-Bates Communicative Development Inventories. ed. 1] 2017
- Developmental trends, age and gender differences in toddlers’ communicative development: A study in European Portuguese. 2016
- European Portuguese infants’ communicative development: A longitudinal study. 2016
- Is listening comprehension in preschool a significant predictor of reading abilities in the first grade? 2016
- Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance 2015
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students 2015
- Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions 2015
- I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities 2015
- Diagnostic accuracy of oral reading fluency in reading performance. 2015
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students. 2015
- Examining the differences between disabled and non-disabled readers in three reading conditions. 2015
- I am still learning. A web platform for the intervention in reading disabilities. 2015
- The influence of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension: A study with second graders. 2015
- Introdução [a "Ler para ser. Os caminhos antes, durante e... depois de aprender a ler"] 2014
- Teste de compreensão da leitura (TCL) 2014
- Ainda estou a aprender. Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura (Relatório de progresso n.º4)[I am still learning. Development of an online educational platform for assessment and intervention in reading learning difficulties (Progress Report No. 4)] 2014
- Ainda estou a aprender. Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura (Relatório de progresso n.º 6)[I'm still learning. Development of an online educational platform for assessment and intervention in reading learning difficulties (Progress Report No. 6)] 2014
- Ainda estou a aprender. Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura (Relatório de progresso n.º1) [I'm still learning. Development of an online educational platform for assessment and intervention in reading learning difficulties (Progress report no. 1)] 2014
- Ainda estou a aprender. Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura (Relatório de progresso n.º2)[I'm still learning. Development of an online educational platform for assessment and intervention in reading learning difficulties (Progress report no. 2)] 2014
- Ainda estou a aprender. Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura (Relatório de progresso n.º3)[I'm still learning. Development of an online educational platform for assessment and intervention in reading learning difficulties (Progress Report No. 3)] 2014
- Ainda estou a aprender. Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura(Relatório de progresso n.º5) [I'm still learning. Development of an online educational platform for assessment and intervention in reading learning difficulties (Progress report no. 5)] 2014
- Análise do papel da precisão e da velocidade de descodificação na identificação de alunos com problemas de leitura [The role of decoding precision and speed in signaling at-risk readers] 2014
- Assessment of word reading, listening and reading comprehension in elementary students 2014
- Desenvolvimento de uma plataforma educativa online de avaliação e intervenção nas dificuldades de aprendizagem da leitura 2014
- Jogos Interativos de Leitura 2014
- Os inventários de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates 8-15 e 16-30 meses. [MacArthur-Bates communicative development inventories - 8-15 e 16-30 months] 2014
- TCTML-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2º ano [Test of Reading Comprehension of Informative Texts-2] 2014
- TCTML-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 3.º ano [Test of Reading Comprehension of Informative Texts-3] 2014
- TCTML-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano [Test of Reading Comprehension of Informative Texts- 4] 2014
- TCTML-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2º ano [Test of Reading Comprehension of Narrative Texts-2] 2014
- TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3.º ano 2014
- TCTML-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 3º ano [Test of Reading Comprehension of Narrative Texts-3] 2014
- TCTML-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano [Test of Reading Comprehension of Narrative Texts- 4] 2014
- TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2014
- TCTML-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo. Manual Técnico 2014
- TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1º ano [Test of Listening Comprehension of Expository Texts-1] 2014
- TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2º ano[Test of Listening Comprehension of Expository Texts-2] 2014
- TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3º ano [Test of Listening Comprehension of Expository Texts-3] 2014
- TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4º ano [Test of Listening Comprehension of Expository Texts-4] 2014
- TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo. Manual Técnico [Test of Listening Comprehension of Expository Texts, Technical Manual] 2014
- TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano[Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-1] 2014
- TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano [Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-2] 2014
- TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano[Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-3] 2014
- TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano[Test of Listening Comprehension of Narrative Texts-4] 2014
- TCTMO-n: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo. Manual Técnico[Test of Listening Comprehension of Narrative Texts, technical manual] 2014
- TLP - Teste de Leitura de Palavras. Manual Técnico [Test of Word Recognition, Technical Manual] 2014
- TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano [Test of Word Recognition-1] 2014
- TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano [Test of Word Recognition-2] 2014
- TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano [Test of Word Recognition-3] 2014
- TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano [Test of Word Recognition-4] 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 3.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo 4.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Informativo. Manual Técnico 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 2.º ano 2014
- Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura - Narrativo 4.º ano 2014
- Evaluación de los efectos de un programa de comprensión lectora en alumnos Portugueses y Españoles [Assessment of the effects of a program to promote reading comprehension in Portuguese and Spanish students] 2013
- Investigação e avaliação de leitura no 1..º ciclo: Desenvolvimento de inventários de avaliação da leitura (PTDC/PSI-PED/098592/2008) (Relatório final)[Research and reading assessment in the 1st cycle: Development of reading assessment inventories (PTDC / PSI-PED / 098592/2008) (Final report)] 2013
- Reading comprehension assessment. Construction and validation of the TCL test. 2013
- Speaking, reading and writing: Integrative proposals for kindergarten. 2013
- TCTML-i - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade de Leitura-informativo: manual técnico 2013
- TCTMO-i-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 1.º ano [TLC-e-1: Test of Listening Comprehension - expository texts - 1st grade] 2013
- TCTMO-i-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2.º ano [TLC-e-2: Test of Listening Comprehension - expository texts - 2nd grade] 2013
- TCTMO-i-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 3.º ano [TLC-e-3: Test of Listening Comprehension - expository texts - 3rd grade] 2013
- TCTMO-i-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 4.º ano [TLC-e-4: Test of Listening Comprehension - expository texts - 4rd grade] 2013
- TCTMO-i: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Informativo 2013
- TCTMO-n - Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral-narrativo: manual técnico 2013
- TCTMO-n-1: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 1.º ano [TLC-n-1: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 1st grade] 2013
- TCTMO-n-2: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 2.º ano [TLC-n-2: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 2nd grade] 2013
- TCTMO-n-3: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 3.º ano [TLC-n-3: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 3rd grade] 2013
- TCTMO-n-4: Teste de Compreensão de Textos na Modalidade Oral - Narrativo 4.º ano [TLC-n-4: Test of Listening Comprehension - narrative texts - 4th grade] 2013
- TLP - Teste de Leitura de Palavras: manual técnico 2013
- TLP-1: Teste de Leitura de Palavras 1.º ano [TWR-1: Test of Word Reading - 1st grade] 2013
- TLP-2: Teste de Leitura de Palavras 2.º ano [TWR-2: Test of Word Reading - 2nd grade] 2013
- TLP-3: Teste de Leitura de Palavras 3.º ano [TWR-2: Test of Word Reading - 3rd grade] 2013
- TLP-4: Teste de Leitura de Palavras 4.º ano [TWR-4: Test of Word Reading - 4th grade] 2013
- Alunos com e sem dificuldades de aprendizagem da leitura: Análise diferencial do desempenho no Inventário de Reconhecimento de Palavras [Students with and without reading disabilities. Diferencial performance in the Word Recognition Inventory] 2012
- Assessment of narrative texts comprehension: Development of a reading comprehension test with three equated forms 2012
- Development of a reading comprehension test with equated forms for the assessment of informative texts comprehension. 2012
- Evaluation of word recognition in elementary school 2012
- Investigação e avaliação de leitura no 1..º ciclo: Desenvolvimento de inventários de avaliação da leitura (PTDC/PSI-PED/098592/2008)(Relatório de progresso n.º2)[Research and reading assessment in the 1st cycle: Development of reading assessment inventories (PTDC / PSI-PED / 098592/2008) (Progress report no. 2)] 2012
- Narrative and informative reading comprehension tests: Validity studies 2012
- Oral comprehension of informative texts: construction of an assessment test with vertically scaled forms 2012
- Oral comprehension of narrative texts: Construction of an assessment test 2012
- TCL – Teste de Compreensão de Leitura. Manual técnico 2012
- TCL2 – Teste de Compreensão de Leitura [Reading Comprehension Test 2] 2012
- TCL3 – Teste de Compreensão de Leitura [Reading Comprehension Test 3] 2012
- TCL4 – Teste de Compreensão de Leitura [Reading Comprehension Test 4] 2012
- Word recognition in students with and without learning disabilities 2012
- Ler melhor para ler mais 2011
- Dados de validação do questionário PLCEPE - Práticas de literacia em contextos de educação pré-escolar [Validation of the questionnaire for the assessment of literacy practices in preschool contexts] 2011
- Ensinar (e aprender) a compreender: Apresentação de dois programas de intervenção [Teaching (and learning) to comprehend:Presentation of two intervention programs] 2011
- Inventário de Reconhecimento de Palavras: Opções metodológicas e dados psicométricos [Word Recognition Inventory: Methodological options and psychometric data] 2011
- Investigação e avaliação de leitura no 1.º ciclo: Desenvolvimento de inventários de avaliação da leitura (PTDC/PSI-PED/098592/2008) (Relatório de progresso n.º1)[Research and reading assessment in the 1st cycle: Development of reading assessment inventories (PTDC / PSI-PED / 098592/2008) (Progress report no. 1)] 2011
- Teste de Compreensão Leitora (TCL): Análise dos itens e construção de versões por ano de escolaridade [Test of Reading Comprehension (TCL): Item analysis and construction of versions per school grade] 2011
- Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e escrita [Characterization of an intervention program in the initial difficulties of reading and writing] 2010
- Construção e validação do Teste de Compreensão Leitora (TCL): análises do modelo Rasch [Construction and validation of the Reading Comprehension Test (TCL): analysis of the Rasch model] 2010
- Avaliação da leitura no 1.º Ciclo: Construção de Inventários de Avaliação de Leitura [Reading assessment in elementary school: Construction and validation of reading assessment inventories] 2010
- Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais de leitura e de escrita 2010
- PRP- Prova de Reconhecimento de palavras. Manual Técnico 2010
- PRP- Prova de Reconhecimento de palavras[Word recognition test] 2010
- Caracterização de um programa de intervenção precoce nas dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita 2009
- Caracterização de um programa de intervenção nas dificuldades iniciais na aprendizagem da leitura/escrita 2008
- Dificuldades iniciais de aprendizagem de leitura/escrita: caracterização das competências e avaliação dos efeitos de um programa de intervenção 2008
- Domínio de Psicologia. Técnico Administrativo (Programa) 1995
- Provas de Pensamento Divergente: Manual de Cotação 1994
- Ainda estou a aprender [Plataforma eletrónica]
- Ainda estou a aprender [Plataforma eletrónica]
-
livro
- Arriscar a Mudança: os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita 2023
- Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita 2023
- Arriscar a mudança. Os desafios dos modelos multinível no ensino da leitura e da escrita. [Risking change. The challenges of multilevel models in the teaching of reading and writing] 2023
- DECOLE:Desenvolvendo competências de letramento emergente [DECOLE: Developing emerging literacy skills] 2017
- Falar, ler e escrever: propostas integradoras para jardim de infância (2ª edição) [Speaking, reading and writing: integrative proposals for kindergarten] 2017
- MacArthur-Bates Inventários de Desenvolvimento Comunicativo. Manual técnico. [MacArthur-Bates Communicative Cevelopment Inventory. Technical manual.] 2017
- MacArthur-Bates: inventários de desenvolvimento comunicativo: manual técnico 2017
- MacArthur-Bates: inventários de desenvolvimento comunicativo: manual técnico[MacArthur-Bates: communicative development inventories: technical manual] 2017
- AINDA ESTOU A APRENDER. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura [I'm still learning: The technologies in the support for reading difficulties assessment and intervention] 2016
- Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura 2016
- Ainda Estou a Aprender. As tecnologias no apoio à avaliação e à intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura 2016
- BAL - Bateria de avaliação da leitura. Abordagens teóricas e opções metodológicas [Battery of Reading Assessment: Theoretical approaches and methodological options] 2014
- Falar, ler e escrever: propostas integradoras para jardim de infância 2014
- Ler para ser. Os caminhos antes, durante e depois de aprender a ler [To read is to Be. The paths before, during and after learning how to read] 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura - informativo. Manual técnico. [TRC-e: Test of Reading Comprehension - expository texts. Technical manual] 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade de leitura- narrativo. Manual técnico. [TRC-n: Test of Reading Comprehension - narrative texts. Technical manual] 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade oral - narrativo. Manual técnico. [TLC-n: Test of Listening Comprehension - narrative texts. Technical manual] 2014
- Teste de compreensão de textos na modalidade oral- informativo. Manual técnico. [TLC-e: Test of Listening Comprehension - expository texts. Technical manual] 2014
- Teste de leitura de palavras. Manual técnico. [Test of word reading. Technical manual] 2014
- Aprender a compreender torna mais fácil o saber. Um programa de intervenção para o 3.º e 4.ºanos E.B. [Learning to understand. An intervention program for 3rd and 4th graders] 2010
- Aprender a compreender. Do saber …ao saber fazer. Um programa de intervenção para o 2.º ciclo do ensino básico [Learning to understand. An intervention program for 5th and 6th graders] 2010
- Compreensão da leitura : dos modelos teóricos ao ensino explícito: um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico 2010
- Compreensão da leitura. Dos modelos teóricos ao ensino explícito [Reading comprehension. From theoretical models to explicit teaching] 2010
- O ensino da compreensão leitora. Da teoria à prática pedagógica [Teaching reading comprehension. From theory to practice] 2010
- O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica : um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico 2010
- Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Ideias e projectos para promover a leitura [From the readers we have to the readers we want. Ideas and projects to improve literacy] 2009
- Mudanças no desempenho e na estrutura cognitiva das aptidões: Contributos para o estudo da diferenciação cognitiva em jovens 1998
- Avaliação Psicológica: Formas e contextos V 1997
- Avaliação psicológica: Formas e contextos III 1995
- Domínio de Psicologia. Técnico Administrativo- Programa 1995
- Avaliação Psicológica: Formas e contextos II 1994
- Família e desenvolvimento 1994
- A organização dos serviços de Psicologia em Portugal 1993
- Avaliação psicológica: Formas e contextos 1993
- Desenvolvimento de competências de estudo: Manual de instruções 1991
-
teses
- A aquisição de termos mentais das crianças com Perturbação do Espetro do Autismo em idade pré-escolar: uma comparação com crianças com Desenvolvimento Típico 2023
- Fatores associados ao risco de fala tardia: influência do sexo, posição na fratria, escolaridade materna e tempo de creche em crianças portuguesas de 24 meses 2023
- Efeito da memória, compreensão oral, vocabulário, nomeação rápida automática (RAN) na fluência de leitura 2022
- Efeitos na compreensão oral de um programa de promoção da compreensão da leitura 2022
- O efeito do raciocínio, da memória de trabalho, da aritmética, da fluência da leitura e da compreensão da leitura na resolução de problemas de matemática 2022
- O impacto da fluência e da prosódia na compreensão de leitura 2022
- Reciprocal relations between listening comprehension, oral reading fluency, metacognitive skills, vocabulary and reading comprehension: a longitudinal study with students from grades 4 to 6 2022
- Traduzir a intencionalidade: discursos de final de curso e mensagens de inclusão para novas gerações 2022
- Dificuldades na aprendizagem da leitura. Caracterização, prevalência e avaliação da eficácia de um programa de intervenção 2021
- Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura 2021
- Impacto da ortografia, do vocabulário e da fluência de escrita na composição textual 2021
- Impacto de variáveis cognitivo - linguísticas na compreensão da leitura 2021
- O papel dos componentes da fluência na identificação do risco na leitura 2021
- Vocabulário e compreensão oral: efeitos num programa de intervenção na compreensão leitora 2021
- Dificuldades de aprendizagem de emergência tardia: preditores e perfis de desempenho [Learning difficulties of late emergence: predictors and performance profiles] 2019
- Dificuldades na aprendizagem da leitura: avaliação dos efeitos de um programa [Difficulties in learning to read: evaluating the effects of a program] 2019
- Impacto das práticas de literacia familiar e do temperamento no desenvolvimento linguístico 2019
- Impacto das práticas de literacia familiar e do temperamento no desenvolvimento linguístico [Impact of family literacy and temperament practices on language development] 2019
- Perfis de dificuldades e preditores do desempenho da leitura em jovens [Profiles of difficulties and predictors of reading performance in young people] 2019
- Precisão vs tempo: qual o melhor preditor de dificuldades da leItura? [Accuracy vs time: what is the best predictor of reading difficulties?] 2019
- O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica 2018
- O efeito do uso de imagens na avaliação da consciência fonológica [The effect of using images on the assessment of phonological awareness] 2018
- Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: relações entre descodificação e compreensão 2018
- Para uma avaliação abrangente de leitura no 1.º ciclo do Ensino Básico: relações entre descodificação e compreensão [For a comprehensive reading assessment in the 1st cycle of Basic Education: relationships between decoding and compreension] 2018
- Adaptação do inventário de desenvolvimento comunicativo de MacArthur-Bates: estudos de validação 2017
- A prática psicológica em contextos educativos: reflexão sobre a atividade profissional 2016
- Avaliação e intervenção em psicologia escolar e da educação 2016
- Intervenção em contexto escolar: relato de uma experiência 2016
- Leitura de palavras: Avaliação e trajetórias de aprendizagem em alunos do 1.º ciclo do ensino básico 2016
- Práticas de literacia familiar, desenvolvimento lexical e gramatical em bebés 2016
- Avaliação e intervenção psicológica em contexto escolar 2015
- Effects of listening comprehension, word recognition, and oral reading fluency on reading comprehension in second-grade students 2015
- Impacto da fluência de leitura e da metacompreensão na compreensão da leitura 2015
- O efeito das condições de leitura no reconhecimento de palavras 2015
- Psychometric properties of the Utrecht Work Engagement Scale for Sudents in a Portuguese sample of high school and college students 2015
- Aprendizagem cooperativa e autonomia em contexto escolar: um estudo no ensino básico 2014
- Avaliação do reconhecimento de palavras em alunos com dificuldades de aprendizagem da leitura 2014
- Influence of fluency, vocabulary, and reasoning on reading comprehension 2014
- Intervenção psicológica em contexto escolar 2014
- O efeito de variáveis linguísticas na escrita do texto narrativo 2014
- Test of reading fluency: validation studies 2014
- Adaptação da escala Reading Strategy Use para a população Portuguesa 2013
- Avaliar leitura no 1.º ciclo do ensino básico: construção e validação do TCL (Teste de Compreensão Leitora) 2012
- Crenças dos profissionais de saúde acerca de determinantes de comportamentos de saúde: Construção de um instrumento de avaliação [Health professionals beliefs about health behaviours determinants] 2012
- Promoção da compreensão da leitura : avaliação dos efeitos de um programa de intervenção 2012
- Avaliação do impacto do programa Falar, ler e escrever no jardim de infância no desenvolvimento das competências de literacia emergente” [Assessing the impact of the program Speaking, reading and writing in the kindergarten in developing emergent literacy skills] 2011
- Inventário de compreensão de textos na modalidade de leitura: construção e validação 2011
- Inventário de reconhecimento de palavras : estudos de validação 2011
- Mudança nos hábitos e práticas de leitura nos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico 2011
- Práticas de literacia familiar e o desenvolvimento literácito das crianças 2011
- Práticas e hábitos de leitura dos alunos com necessidades educativas especiais e acesso ao livro 2011
- Lês para mim? Influência do contexto familiar nas práticas de leitura das crianças” [Do you read for me? Influence of the family context in the reading practices of children] 2010
- Promoção da Criatividade no contexto Escolar: Um estudo exploratório com alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico” [Promoting creativity at schools: An exploratory study with middle school students] 2010
- Reconhecimento de Palavras: dos modelos conceptuais à avaliação” [Word Recognition: conceptual models and assessment] 2010
- Validação de provas de avaliação da compreensão leitora para alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico” [Validation of reading comprehension assessment tests in the middle school] 2010
- Penso, logo compreendo. Consciência metacognitiva de estratégias de leitura e compreensão de textos” [I think, therefore I comprehend. Metacognitive awareness of reading strategies and text comprehension] 2009
- “Aprender a compreender, torna mais fácil o saber: Conceptualização e avaliação das trajectórias de compreensão leitora” [Conceptualization and evaluation of reading comprehension trajectories] 2009
- Trajectórias individuais na aprendizagem da leitura de crianças do 1º ano de escolaridade : um estudo exploratório 2008
- “Experiência de literacia nos bebés dos 0-24 meses” [Literacy experiences for babies aged 0-24 months] 2008
- Padrinhos da leitura. Avaliação de um programa de desenvolvimento da leitura em voz alta” [Godparents of reading: Assessment of a reading development program] 2006
- "Ler bem para aprender melhor" : um estudo exploratório de intervenção no âmbito da descodificação leitora 2005
- A compreensão leitora e o rendimento escolar um estudo com alunos do 4.º ano de escolaridade 2005